Sumário

1. Conceito

Visando o aprimoramento no controle de custos dos produtos próprios, foi criada uma nova funcionalidade, semelhante à que já existe para os produtos BR Mania, que atende especificamente os produtos próprios (produtos montados pelo franqueado, que ocupam posição livre, como saladas, pratos, etc.). A estrutura da solução é semelhante, a diferença básica é que todo o controle desta funcionalidade fica com o franqueado, não envolve a BR.

Foram disponibilizadas e ajustadas as seguintes funcionalidades: Cadastro de ingredientes e grupo de ingredientes; Associação do conjunto de ingredientes a um produto, formando assim sua composição para o preparo; Configuração do percentual de perda por cocção; Configuração dos ingredientes próprios, indicando quantidade e valor da embalagem na aquisição dos ingredientes; Consulta dos custos dos produtos próprios disponíveis em seu estabelecimento, assim como as vendas de produtos próprios e seus ingredientes e a auditoria das configurações dos ingredientes.


1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2. Funcionalidades

2.1 Cadastro de Grupos de Ingredientes


Foi disponibilizado no Seller WEB, o novo cadastro de grupos de ingredientes disponível em: Cadastros > Produtos > Ingredientes > Grupos.
Esse cadastro possibilitará criar agrupamentos para organização de ingredientes incluídos pelo franqueado e facilitará a composição de ingredientes no cadastro de produtos.
Os grupos de ingredientes cadastrados no Seller Web serão classificados como origem “Próprio”. Os grupos de ingredientes do CPBR, ou seja, de origem “BR Mania” não serão exibidos neste cadastro.
Nesse cadastro deve ser preenchido o campo “Descrição” conforme exemplificado na imagem a seguir:


Para que o usuário logado no sistema tenha acesso a esse novo cadastro, é necessário que seu perfil de acesso possua permissão para a opção: “Cadastro de grupo de ingredientes”.


2.2 Cadastro de Ingredientes


No cadastro de Ingredientes disponível no menu: Cadastros > Produtos > Ingredientes são apresentados tanto os ingredientes cadastrados no CPBR quanto os ingredientes cadastrados no Seller WEB.

Nesse cadastro são configurados os ingredientes do CPBR quando algum produto do CPBR que possui composição de ingredientes é comercializado no estabelecimento. Nesse cadastro também são incluídos os ingredientes próprios.

Devem ser configurados a quantidade do ingrediente por embalagem (conforme indicado no campo “Unidade de medida”) e o custo da embalagem que é o valor (R$) pago na aquisição de uma unidade da embalagem do ingrediente.

O início de vigência é utilizado para informar o momento em que o sistema começará a considerar para cálculo de custo, os valores informados para esse ingrediente e consequentemente, ao produto ao qual esse ingrediente está associado. Esse campo é de preenchimento opcional. Caso não seja informado, as configurações serão aplicadas desde a primeira movimentação do produto.

Essas configurações do cadastro de ingredientes são utilizadas no cálculo de custo tanto dos produtos próprios quanto produtos BR Mania.

O campo “Produto Associado” será de preenchimento opcional quando o regime de tributação da empresa for “Simples Nacional” ou “Simples Nacional – Excesso Sublimite” e obrigatória quando o regime de tributação for “Lucro Presumido” ou “Lucro Real”.
Para informar o produto associado, informe o código do mesmo no campo “Código Produto” ou utilize o botão do binóculo para pesquisar e selecionar o produto. A unidade de venda do produto associado deverá ser igual à unidade de medida do ingrediente.
Ao realizar venda do produto que possui composição de ingredientes será efetuada automaticamente a movimentação de estoque (baixa) dos produtos associados aos ingredientes. A movimentação de estoque do produto associado ao ingrediente se dará a partir do momento em que for efetuada a associação e não a partir da data de início de vigência da composição, não havendo reprocessamento de estoque para períodos retroativos.
Os produtos indicados nesta associação deverão ser do tipo “Mercadoria para Revenda”, subtipo “Simples” ou do tipo “Material de Uso e Consumo”, do setor “Loja” e a unidade de venda do produto associado deverá ser igual à unidade de medida do ingrediente.
Caso o ingrediente não possua produto associado, a baixa do estoque do produto deverá ser realizada manualmente, através da operação “saída de estoque” disponível no menu Operações > Estoque > Movimentação > Ajuste de estoque. Para saber a quantidade vendida do ingrediente pode-se consultar o relatório “Custos de Ingredientes” disponível em Consultas > Auditoria, marcando a opção “Quantidade de Ingredientes Vendidos” e informando o período que deseja consultas as vendas. Para maiores detalhes sobre esse relatório, consultar o item “2.7 Consulta Custos de Ingredientes” desse guia.
Os ingredientes de origem “BR Mania” podem ser visualizados, mas não podem ser excluídos e a alteração só é permitida para as informações de “Valores” e “Produto Associado”. Na imagem a seguir, segue exemplo de um ingrediente do CPBR (origem “BR Mania”):

                                                  Exemplo de ingrediente próprio



Na tela de pesquisa do cadastro de ingredientes foram incluídos os filtros “Grupo” onde estão separados os grupos de ingredientes “BR Mania” (do CPBR) e “Próprio” (do franqueado) e o filtro “Origem” que permite consultar somente os ingredientes de origem “BR Mania” ou “Próprios” ou “Todos”.

Para que o usuário logado no sistema tenha acesso a esse cadastro, é necessário que seu perfil de acesso possua permissão para a opção: “Cadastro de ingredientes”.



2.3 Cadastro de Produtos


No Seller WEB foi disponibilizado no cadastro de Produtos no menu: Cadastros > Produtos > Produtos, para os produtos cadastrados no estabelecimento e que possuírem ingredientes configurados no CPBR, o botão Ingredientes conforme exemplificado na imagem a seguir:


Em modo de alteração, o botão Ingredientes é habilitado e após clicar no mesmo, é apresentada a tela Ingredientes que permite a visualização da composição de ingredientes do produto selecionado. Para produtos do CPBR não é permitido alterar a composição de ingredientes e para que o sistema calcule os custos e margem da composição, é necessário que todos seus ingredientes estejam configurados no cadastro de ingredientes.


Serão exibidos também os campos: Valor Custo Total S/ Perda, Valor Custo Total C/ Perda, Preço de Venda e Margem Bruta.

O conteúdo do campo Valor Custo Total S/ Perda é a soma dos custos dos ingredientes existentes na composição sem incidência do valor percentual de perda por cocção.

O conteúdo do campo Valor Custo Total C/ Perda é a soma dos custos dos ingredientes existentes na composição incidindo o valor percentual de perda por cocção.

O campo Valor Custo Total por Quilo (C/ Perda) será exibido apenas se a unidade de venda do produto for kilograma. O conteúdo deste campo ( ) é calculado pela fórmula:

Onde corresponde ao Valor Custo Total C/ Perda; e corresponde à soma das quantidades dos ingredientes utilizados na composição selecionada.

O conteúdo do campo Preço de Venda é o preço de venda apresentado na tela de cadastro base do produto.

O valor do campo Margem Bruta ( ) é calculado pela fórmula: 


Onde lb corresponde ao valor de lucro bruto do produto; e pv corresponde ao preço de venda. 

O valor da variável lucro bruto (lb) é calculado:

Quando a unidade de venda do produto for kilograma, subtrair do Preço de Venda o Valor Custo Total por Quilo.

Quando a unidade de venda do produto for diferente de kilograma, subtrair do Preço de Venda o Valor Custo Total C/ Perda.

A aba Preços e Margens, na página principal do cadastro de produtos exibirá no campo Preço de Compra, o valor Custo Total C/ Perda ou Custo Total por Quilo (se unidade de venda for kilograma) da composição de ingredientes. Quando a forma de reajuste utilizada pelo produto for Margem Bruta (%), será exibido o percentual de margem bruta calculado através do custo da composição de ingredientes.

Para produtos que não são do CPBR, ou seja, produtos próprios, é necessário criar a composição de ingredientes para os produtos que utilizam ingredientes em sua composição. Somente é permitido criar composição de ingredientes para produtos que são do "Setor Loja" e do tipo “Mercadoria para Revenda”, "subtipo “Simples” e não são do CPBR.

Após selecionar o produto que deseja criar a composição de ingredientes, clique no botão Alterar e depois no botão Ingredientes. Na tela Ingredientes, informe a data de início de vigência e clique no botão Adicionar. Se não deseja especificar a data, apenas clique no botão Adicionar. A data do início de vigência indica o momento em que a composição de ingredientes informada começará a ser considerada para cálculo de custo.

Em seguida, selecione o grupo onde se encontra o ingrediente que deseja incluir na composição, informe a quantidade do ingrediente para produzir o produto e clique no botão Adicionar.

Se houver mais de um ingrediente na composição do produto, selecione novamente o grupo, depois o ingrediente, informe a quantidade e clique no botão Adicionar. Repita a operação até incluir todos os ingredientes do produto.

Não é permitido incluir ingredientes de origem = BR Mania para produtos que não são do CPBR.

Conforme são incluídos os ingredientes na composição, o sistema automaticamente calcula o “Valor Custo Total S/ Perda R$”, “Valor Custo Total C/ Perda R$” e “Margem Bruta %”.


Após incluir todos os ingredientes do produto, feche a tela de ingredientes e salve o produto. O sistema irá assumir os novos custos e margem bruta.

Se desejar incluir novas composições, basta incluir a nova data de início de vigência e cadastrar a nova composição de ingredientes desejada.


2.4 Gadget Ingredientes


No gadget para controle de Ingredientes serão exibidos os ingredientes cadastrados que são utilizados na composição vigente de algum produto e que não possuem valores de “Quantidade na Embalagem” e/ou “Valor da Embalagem” configurados; e ingredientes que possuem valores, mas existe venda do produto anterior à data inicial de vigência configurada e ingrediente que não possui produto associado e a empresa tem regime de tributação = “lucro real” ou “lucro presumido”.

Na tela de informações do gadget, será exibido o nome do ingrediente pendente de configuração, o indicativo da origem do ingrediente e há um link que quando acessado remete o usuário para o cadastro de ingredientes, onde poderá ser efetuada a configuração.

2.5 Notas Fiscais emitidas no Seller WEB


Assim como em vendas realizadas pelo PDV, na operação de Notas Fiscais do Seller WEB em Operações > Fiscal > Notas Fiscais foi implementado o controle de movimentação de estoque para produtos associados a ingredientes.

Nas notas fiscais de venda, será verificado se os produtos contidos na nota possuem composição de ingredientes vigente na data de emissão da nota e se algum dos ingredientes da composição possui produto associado. Se forem identificados produtos associados, o sistema realizará a movimentação de estoque (saída) das quantidades vendidas destes produtos.

Nas notas fiscais de compra, será verificado se os produtos indicados na nota estão associados a ingredientes. Caso exista a associação, o sistema irá gerar uma nova configuração de embalagem para o ingrediente (no cadastro de ingredientes e na composição de ingredientes do cadastro do produto), indicando o valor da embalagem e a data de início de vigência da configuração iguais ao valor unitário (aplicado o fator de conversão) e a data de entrada da nota fiscal.



2.6 Auditoria de Alteração de Ingredientes


No relatório para consulta das alterações de ingredientes foi incluído o filtro para pesquisa por “Origem” do ingrediente – BR Mania ou Próprio. Além disso, no filtro para pesquisa por grupo, os mesmos são apresentados separados por origem.

Esse relatório possibilita consultar/auditar as alterações realizadas em ingredientes próprios do franqueado e ingredientes BR Mania.
O filtro “Agrupar por” passa a apresentar nova opção de agrupamento: Origem. Ao selecionar este item, o primeiro nível de agrupamento no resultado da consulta será a origem e o segundo nível, os ingredientes classificados em cada origem exibida.

No resultado da consulta serão apresentadas as novas colunas Origem e Produto Associado.



Esta consulta está disponível no menu "Consultas > Auditoria > Alteração de Ingredientes" para os usuários do sistema cujo perfil possuir permissão para a consulta desse relatório. 


2.7 Consulta Custos de Ingredientes


O relatório “Custos de Ingredientes” e está disponível em "Consultas > Auditoria > Custos de Ingredientes".

Nesse relatório foi incluído o filtro para pesquisa por “Origem” do ingrediente – BR Mania ou Próprio. Além disso, no filtro para pesquisa por grupo, os mesmos são apresentados separados por origem.

Esse relatório possibilita a consulta de custos dos produtos próprios e BR Mania que possuem composição de ingredientes.

A consulta apresentará os produtos com composição de ingredientes classificados pela origem indicada no filtro, vigentes e/ou vendidos no período informado, que possuírem configuração de quantidade e valor de embalagem.
O filtro “Agrupar por” apresenta o novo tipo de agrupamento para seleção: Origem. Ao selecionar este filtro, o primeiro nível de agrupamento no resultado da consulta será a origem, e o segundo nível, os produtos com composição de ingredientes classificados em cada origem.

O resultado da consulta apresentará as novas colunas:

  •  Origem: exibirá na linha do ingrediente, a origem a qual o ingrediente está classificado;
  • Data Início: exibirá na linha do produto, a dada inicial do período de vigência da composição de ingredientes/configuração de embalagem/preço de venda;
  • Data Fim: exibirá na linha do produto, a dada final do período de vigência da composição de ingredientes/configuração de embalagem/preço de venda.

Quando a pesquisa de custos for consolidada, a grade de resultados apresentará um nível de agrupamento por Estabelecimento. O novo nível será o primeiro na hierarquia de apresentação exibindo o nome do estabelecimento. Ao expandir o nível Estabelecimento os demais serão apresentados, conforme opção de agrupamento indicada em tela.

Foi incluída a nova opção de exibição “Movimentação de Estoque”. Esta opção somente será habilitada quando a opção “Produtos Vendidos” estiver marcada.

A grade com totalizadores de ingredientes vendidos passa a apresentar a coluna Origem. Quando o usuário solicitar a exibição de movimentação de estoque será possível expandir em “Quantidade de ingredientes vendidos”, os ingredientes associados a produtos. Serão apresentados o código e a descrição dos produtos associados ao ingrediente e a quantidade movimentada em estoque (venda).

A seguir, exemplo do relatório Custos de Ingredientes:


Esta consulta está disponível para os usuários do sistema cujo perfil possuir permissão para a consulta desse relatório.


2.8 Curva ABC de Vendas


Na emissão do relatório Curva ABC de Vendas disponível em: Consultas > Vendas > Curva ABC, passam a ser considerados no cálculo da coluna “Custo”, os custos das composições de ingredientes do franqueado para as vendas realizadas durante o período de vigência das composições.

Para os produtos sem composição de custo de ingredientes cadastrada ou vendas ocorridas fora de período de vigência, o relatório continuará tratando a coluna da forma como é realizado atualmente (através de valores de notas de compra).

Quando consultado pelo tipo “por Valor”, é apresentada a nova coluna “% Margem Unitária” que apresentará a margem unitária atual do produto.




Quando consultado pelo tipo “por Margem”, no filtro “Margem”, a opção “Todas” e o padrão desse filtro “Todas”.
Também foi disponibilizado o botão Exportar que quando utilizado irá gerar uma planilha Excel contendo apenas as colunas e dados exibidos na grade do resultado da pesquisa conforme ordenação e filtros utilizados para a consulta.




2.9 Vendas Realizadas

No relatório Vendas Realizadas disponível em: "Consultas > Vendas > Realizadas", passa a ser apresentado o campo “Custo Ingredientes”, que irá considerar os custos das composições de ingredientes para as vendas realizadas durante o período de vigência das composições. Para os produtos sem composição de custo de ingredientes cadastrada esse campo será apresentado zerado.

Quando o produto tiver composição de ingredientes, o campo “Custo Ingredientes” será utilizado para cálculo da Margem de Contribuição do produto conforme exemplificado na imagem a seguir


Obs.: Visando facilitar o entendimento do cálculo realizado pelo sistema para a “Margem de Contribuição”, quando utilizada a opção “Considerar PIS/COFINS no cálculo da Margem de Contribuição”, foi adicionada a soma do imposto ao custo do produto.