Sumário

1. Conceito

No Cadastro de Produtos, é possível realizar a definição de diversas informações que influenciarão na consulta dos relatórios para análise das vendas e movimentação dos produtos. Com isso é de extrema importância que as configurações dos produtos estejam todas corretas para não ocasionar distorções ou informações incorretas. Dentre elas:

  • Onde cada produto poderá ser vendido;
  • Situação tributária;
  • Percentual de alíquota que será tributada no momento da venda;
  • Tipo do produto, dentre outras informações. 


O Cadastro Padrão BR, conhecido como CPBR, era responsável pela criação do cadastro dos produtos e estrutura mercadológica de forma centralizada, padronizando estes cadastros para toda a rede BR. A partir de Maio de 2018, essa atividade passou a ser realizada através do sistema Seller Digital. Os produtos do Cadastro Padrão possuem códigos EAN8, EAN12, EAN13 e DUN14 têm restrição quanto à alteração de algumas informações no cadastro de produtos do sistema Seller WEB. As informações que dizem respeito à natureza do produto e suas particularidades que foram definidas pela Matriz: código, descrição, tipo e subtipo, unidade de venda e estrutura mercadológica da Franqueadora não poderão ser alteradas pelo franqueado. Já as demais informações, tais como: tributação, preço de venda, margem, etc, são de responsabilidade do franqueado.

*Obs.: A Descrição e Descrição resumida de um produto do Cadastro Padrão poderão ser alteradas pelo franqueado desde que o produto esteja configurado no Cadastro Padrão, permitindo essa operação.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Para os franqueados é permitido o cadastro de um número limitado de produtos “não padronizados”, isto é, produtos que não existem no Cadastro Padrão (produtos de fabricação própria, produtos regionais e outros). Estes produtos são classificados como “Produtos que ocupam Posição Livre”, desde que estejam associados ao setor Loja e sejam do tipo Mercadoria para Revenda. É permitido o cadastro de no máximo 50 produtos que ocupem posição livre.

3. Funcionalidades

Para cadastrar um novo produto é necessário acessar ao menu Cadastros > Produtos > Produtos, em seguida clicar no botão <Incluir> e informar um Código Produto, é necessário realizar a validação, para isso clicar em <Verifica>. Caso desejar verificar um produto já cadastrado clicar em <Pesquisar na Rede>. Caso o produto não esteja cadastrado no sistema, será apresentada a mensagem abaixo:


Após clicar em <OK>, será disponibilizado o cadastro.

3.1 Informações do Cadastro de Produtos

Ao acessar o cadastro será apresentada a seção Dados Base, onde deverão ser preenchidos todos os campos obrigatórios solicitados e os demais contribuem para que o cadastro fique mais completo. O Cadastro do produto será apresentado já com seu status "Ativo", o campo  Data Cadastro será preenchido automaticamente com a data de inclusão do produto e o campo Código será preenchido com o código EAN informado. 

Ainda é possível informar os campos disponibilizados abaixo:

Em Inativo em Operação o produto está inativo, porém eventualmente caso seja necessário a comercialização, ao clicar nesse botão o mesmo ficará disponível. Para Inativo fora de operação o produto está inativo sem possibilidade de comercialização. É possível realizar uma classificação em Favorito, no campo Código Rápido é possível reduzir o código principal cadastrado e em Descrição* informe uma nomenclatura para o produto cadastrado, na Descrição Resumida* é possível informar uma nomenclatura reduzida, e no campo Marca informe a marca vinculada ao produto, e marcar a caixa de seleção 

Na seção Identificação, inclua as informações relacionadas ao Tipo* onde será informado se este será: Ativo Imobilizado, Material de Uso e Consumo, Mercadoria para Revenda, Outros Insumos ou ServiçosA partir do Tipo* selecionado, será disponibilizado o Subtipo*, é necessário selecionar uma das opções liberadas. Se o produto for do Cadastro Padrão, esses campos serão automaticamente preenchidos pelo sistema.



Vamos ver alguns dos principais subtipos de produtos do sistema:

  • Simples;
  • Composto;
  • Embalagem;
  • Kit.

3.2 Tipos de produto

3.2.1 Produto Simples

É o produto unitário e não possui composição. Exemplo: refrigerante, suco, biscoito, etc.

Após informar o código do produto e o sistema liberar sua inclusão, é necessário preencher as informações de todos os campos obrigatórios e desejados e após, clicar no botão <Salvar>. Caso seja identificada alguma inconsistência, o sistema indicará através de mensagens de alerta, realize os devidos ajustes e salve novamente. É importante destacar que em Subtipo*, deverá ser selecionada a opção: Simples.



Se o produto for um produto do Cadastro Padrão, os campos: código, descrição, descrição resumida, tipo, subtipo, unidade de venda, setor e estrutura mercadológica da Franqueadora não poderá ser alterada pelo franqueado.

As descrições de um produto do Cadastro Padrão só podem ser alteradas pelo franqueado se o produto estiver configurado para isso no Cadastro Padrão (Seller Digital).

3.2.2 Produto Composto

O produto composto é a união de dois ou mais produtos formando um terceiro como item de venda. Ex.: “Cachorro Quente”.

O sistema efetua o cálculo dos custos dos produtos compostos baseado no somatório dos custos e quantidades dos produtos que fazem parte da sua composição. No registro da venda de um produto composto, é impresso o produto composto com suas respectivas informações e com preço de venda conforme definidos na composição do produto composto.

Os produtos compostos, por padrão, até que tenham sua composição definida, tem seu status igual a Inativo fora de operação, portanto, para liberá-los para comercialização, após definir sua composição, é necessário alterar seu status para Ativo.


Atenção

Os produtos compostos podem ter sua composição alterada mesmo que já tenha sido vendido ou realizada movimentação de estoque, desde que seja um produto "Posição Livre".


O produto composto ocupa posição livre desde que esteja associado ao setor "Loja" e não exista no cadastro de produtos do Cadastro Padrão.
Para incluir um produto composto de posição livre, primeiramente deve ser cadastrado o produto composto com seus dados base e demais campos obrigatórios e após salvar, é necessário informar sua composição.



No Cadastro de Produtos, ao pesquisar pelos produtos cadastrados, deverá ser selecionado o produto composto para o qual deseja cadastrar sua composição. 



Deverá clicar no botão <Alterar> e em seguida, no botão <Compor>. 



Quando selecionada a opção COMPOR, será apresentada a tela KIT/COMPOSTO, primeiramente será informado o produto composto onde será realizada inclusão de composição. No formulário <> (Adicionar Produto), devem ser incluídos os produtos que fazem parte do produto composto. Para isso, informe o código de cada produto/componente no campo Código Produto* (pode-se ler o código de barras através do leitor ótico (scanner)), ou clicar no botão de <Pesquisa> e selecionar o produto desejado.  



É necessário informar o Código Produto*, digitando a sua numeração ou realizando a busca através do botão <>, é necessário informar a quantidade de produtos na composição e o Valor Venda Atual já irá vir preenchido automaticamente, se desejar é possível alterar esse campo. 



Com o produto da composição inserido é possível identificar na seção Produtos do composto, todos os produtos que foram incluídos para a composição. É possível excluí-lo, verificar seu código, verificar seu agrupador, o custo individual, a quantidade do produto de composição, o valor de venda final da composição, ainda é possível manter a caixa de seleção Inativo selecionada.

Ainda será apresentado o Valor Custo Total e o Valor Sugestão, o campo Preço de Venda possibilita informar com base no valor dos custos totais e o valor sugestão, um preço para comercialização do produto.


Dica

Caso tenha incluído um produto que não faz parte da composição é possível removê-lo, para isso basta clicar no botão <Excluir> apresentado ao lado do produto que deseja remover da composição.


Logo após clique em <Salvar> para prosseguir ou <Cancelar> para abortar a operação.



Ao clicar em <Salvar> será apresentada a mensagem de confirmação da operação.



Clique em <OK> novamente e será apresentada a mensagem "Registro salvo com sucesso."



Com as informações salvas com sucesso, é necessário voltar ao cadastro do produto e disponibilizá-lo.



Se desejar utilizar o preço de venda sugerido, basta clicar em <OK>.



Após salvar o produto é necessário deixar marcado como Ativo.


Atenção!

Um produto composto do Cadastro Padrão não pode ter sua composição alterada mesmo que não tenha sofrido movimentação de estoque, pois quem define a composição do produto é o Cadastro Padrão. Somente é permitido alterar seu preço de venda.

3.2.3 Produto Embalagem

Para formar a composição de uma embalagem é indicado apenas um produto e a sua quantidade. Exemplo: ENERGETICO RED BULL LT 250ML 4PACK.

O sistema permite o cadastramento de produtos de subtipo Embalagem. Ao incluir um produto embalagem de Posição Livre, após selecionar no campo Subtipo* a opção Embalagem, serão exibidos os campos para informar qual o produto contido na embalagem: Código Produto Unitário* e Qtd por embalagem*.

No Código Produto Unitário* deve ser informado o código EAN do produto contigo na embalagem, é possível digitar o código diretamente nesse campo utilizando o botão <>ou fazer sua leitura com leitor ótico (scanner). Também é possível pesquisar o produto utilizando o botão de pesquisa. Após selecionado o produto unitário, no campo Qtd por embalagem*, informe a quantidade do produto na embalagem que está sendo cadastrada.



Preencha os demais dados obrigatórios para concluir o cadastro da embalagem e clique em <Salvar>.


Observação: O sistema não permite que o produto unitário da embalagem esteja em um almoxarifado diferente do almoxarifado do produto embalagem.


Ao incluir um produto embalagem do Cadastro Padrão, após informar o código do produto embalagem, o sistema automaticamente exibirá o produto unitário e a quantidade do mesmo na embalagem conforme configurado no Cadastro Padrão.
Observação: Ao incluir um produto embalagem do Cadastro Padrão, o sistema verifica se o unitário existe no cadastro do estabelecimento. Caso não exista, será exibida mensagem informando que antes de cadastrar o produto embalagem, deve ser cadastrado o seu unitário e somente após a inclusão do unitário será possível cadastrar o produto embalagem.

3.2.4 Produto Kit/Combo

O sistema possibilita trabalhar com produtos de subtipo Composto e Kit/Combo. O tipo destes produtos sempre será “Mercadoria para Revenda”.

Produto Kit/Combo: Produto que possui composição formada por PRODUTOS SIMPLES, COMPOSTOS e/ou EMBALAGEM.

Kit é quando um ou mais produtos são vendidos juntos, por exemplo: "Torrada + suco" ou uma "Cesta de Natal", normalmente ocorre quando é realizada promoção.

Para incluir um produto kit, primeiramente deve ser cadastrado o produto kit, com seus dados base e após salvar, é necessário informar sua composição.



É necessário informar o código do produto na tela de pesquisa, e com o produto selecionado, clicar no botão <Alterar>, em seguida clique em <COMPOR>. Será apresentada a tela para preenchimento dos produtos que compõem o kit.
Na seção Adicionar Produto, devem ser incluídos os produtos que fazem parte do produto kit. Para isso, informe o código de cada produto/componente no campo Código Produto (pode-se ler o código de barras através do leitor ótico (scanner)) ou clicar no botão de <Pesquisa> e selecionar o produto desejado.
Informe a quantidade do produto na composição, selecione o tipo de desconto e o valor ou percentual do desconto ou o valor do preço fixo, conforme o tipo de desconto utilizado e clique no botão <Adiciona>.
Realize este mesmo procedimento para os demais produtos que fazem parte do produto kit.



Existem 4 opções para configuração do desconto do produto componente do kit:

Valor sobre uni.: valor do desconto a ser aplicado sobre cada unidade do componente na composição. O sistema calcula o preço de venda final com base no preço de venda atual do produto no cadastro;

Valor sobre tot.: valor do desconto a ser aplicado sobre o total do componente na composição. O sistema calcula o preço de venda final com base no preço de venda atual do produto no cadastro;

Fixo: preço de venda final do componente na composição. Nesse caso, não é feito cálculo para o preço de venda. O sistema utilizará o valor informado na composição;

Percentual: percentual do desconto a ser aplicado sobre o total do componente na composição. O sistema calcula o preço de venda final com base no preço de venda atual do produto no cadastro.


Após incluir os produtos que fazem parte da composição, os mesmos serão apresentados na guia Produtos do kitCaso tenha informado a quantidade errada para algum dos produtos, para alterá-la basta informar a quantidade correta no campo Qtde. do respectivo produto. Também é possível alterar o tipo do desconto e seu valor, para isso, basta alterar a opção selecionada no filtro Utilizar e alterar o valor ou percentual do desconto ou valor do preço fixo.
Caso tenha incluído um produto que não faz parte da composição é possível removê-lo, para isso basta clicar no botão <Excluir> apresentado ao lado do produto que deseja remover da composição.
A cada produto incluído na composição, o sistema automaticamente calcula o "preço de venda do kit" conforme o "somatório do valor final dos componentes" incluídos na composição. Caso desejar um preço diferente do calculado, o ajuste deve ser feito entre os componentes.
A cada produto incluído na composição, o sistema automaticamente calcula o preço de venda do kit conforme o somatório do valor final dos componentes incluídos na composição. Caso desejar um preço diferente do calculado, o ajuste deve ser feito entre os componentes.
Para finalizar a composição e inclusão do produto kit, é necessário ativá-lo para liberá-lo para venda. Para isso, marque a opção Ativar este produto. Para concluir a montagem do produto kit, clique no botão <Salvar> e <Atualizar Preço Venda>.
Feche a tela Kit / Composto, o sistema retorna para a tela com o produto kit, clique no botão <Salvar> para concluir a operação.
Caso não tenha marcado a opção Ativar este produto na tela Kit / Composto, o produto será mantido com status Inativo fora de operação. Posteriormente é possível ativar o produto composto pelo cadastro de produtos.



Se você estiver na dúvida se um determinado produto é kit ou composto, utilize a seguinte regra: “O que pode ser desmontado e vendido separadamente novamente, é kit, o que não pode ser desmontado e disponibilizado para venda, é composto. Ex.: Você pode desmontar uma cesta de natal e devolver os componentes para a prateleira (kit), no entanto você NÃO pode desmontar um cachorro quente e devolver a salsicha para a lata, a maionese para o pote, a ervilha para a lata, etc. (composto).


Produto KIT no Cadastro Padrão

Ao incluir um produto kit do Cadastro Padrão, o sistema verifica se todos os produtos que o compõem estão cadastrados no cadastro de produtos do estabelecimento. Caso algum não exista no cadastro do estabelecimento ou esteja com status Inativo fora de operação, é exibida mensagem informando que não é possível cadastrar o produto kit enquanto seus componentes não estiverem todos cadastrados e ativos no estabelecimento.
Uma vez que todos os componentes estão cadastrados e ativos no estabelecimento, será permitida a inclusão do produto kit do Cadastro Padrão. No cadastro de produtos, clique no botão <Incluir>, informe o código do produto kit e clique no botão <Verifica>. Por se tratar de um produto do Cadastro Padrão, será exibida mensagem informando que o código do produto pertence a um produto do Cadastro Padrão e questionando se deseja prosseguir com o cadastro. Confirme clicando no botão <OK>. Será exibida a tela de cadastro com as informações do produto no Cadastro Padrão já preenchidas, informe os dados faltantes e clique no botão <Salvar> para concluir a operação ou em <Cancelar> para abortar.

Após salvar, clique no botão <Alterar> e em seguida no botão <Compor>. Será apresentada a tela Kit / Composto. O sistema já faz a sugestão do preço de venda conforme o somatório do valor final dos componentes do produto kit. Caso desejar um preço diferente do calculado, o ajuste deve ser feito entre os componentes.
Também é necessário ativar o produto para liberá-lo para venda, para isso, marque a opção Ativar este produto. Para concluir a montagem do produto kit, clique no botão <Salvar> e <Atualizar Preço Venda> ou em <Cancelar> para abortar a operação.
 Após salvar, feche a tela Kit / Composto, o sistema retorna para a tela com o produto kit, clique no botão <Salvar> para concluir a operação ou em <Cancelar> para abortar.


Caso não tenha marcado a opção Ativar este produto na tela Kit / Composto, o produto será mantido com status Inativo fora de operação. Posteriormente é possível ativar o produto kit pelo cadastro de produtos.
Observação: um produto kit do Cadastro Padrão não pode ter sua composição alterada mesmo que não tenha sofrido movimentação de estoque, pois quem define a composição do produto é o Cadastro Padrão. Somente é permitido alterar seu preço de venda.


O produto kit ocupará posição livre se pertencer ao setor Loja e um ou mais de seus componentes for um produto que não consta no cadastro de produtos do CPBR. Além disso, produto kit que em sua composição contenha somente uma única unidade de um único produto, mesmo que seja do Cadastro Padrão, ocupará posição livre.
Qualquer produto do setor Loja classificado como “Produto que ocupa posição livre” e que esteja com status Inativo fora de operação deixará de ocupar posição livre.
Somente produtos com status Ativo ou Inativo em operação podem ocupar posição livre. 

3.2.5 Inserindo Imagens no Cadastro do Produto

Para os produtos que não pertencem ao Cadastro Padrão, é escolher um arquivo e inserir uma imagem para o produto, também é possível alterar a imagem de um produto já cadastrado.
Para incluir uma imagem ao um novo cadastro de produto, basta clicar no botão <Escolher arquivo>.



Com a imagem salva no computador, selecione-a e clique em <Abrir>, conforme imagem a seguir:



A imagem será apresentada no cadastro do produto conforme abaixo:


3.2.6 Unidade de Medida e Detalhes do Produto

Na seção Unidade informe unidade de medida que será realizada a Compra* e a Venda*. Na seção Detalhes, selecione a Estrutura Mercadológica*, o Fabricante e o Setor* que será comercializado. Também é permitido informar maiores detalhes do produto ao marcar nas caixas de seleção uma ou mais opções: 



Na aba Preços e Margens, serão liberadas as opções na seção Detalhamento do Preço. Para isso informe o Preço de Venda, Selecione a forma de reajuste a ser aplicada*, são eles:



A aba Níveis de Preço, será liberada caso o Subtipo informado for Combustível, onde é possível informar e adicionar um Nível de Preço.



Na aba Fiscal, inclua preencha as seções Informações Fiscais, se pertence a Escala Não Relevante e a Tributação para venda*.



Na aba Estoque é possível incluir as informações relativas ao estoque na seção Informações de Quantidade, informando a Qtde. Mínima e a Qtde. Máxima, selecione um Almoxarifado e clique em <Adiciona>.



A aba Fornecedores é possibilitado preencher todas os campos da seção Informações do Fornecedor, primeiramente preencha o campo Fornecedor, podendo selecioná-lo como Fornecedor Principal, informe o Prazo Entrega, a Condição Pagto., os Descontos (%), Acréscimos (%), e o Preço. Também é possível preencher os campos da seção Para facilitar importação de XML de NF-e, informando a Referência, a Unidade Compra e


Caso o necessário, é possível preencher a aba Ingredientes & Informações Nutricionais, informando a 



Ao clicar no botão <TODAS INF. NUTR.>, será apresentada a tabela para preenchimento da Informação Nutricional, onde deverão ser preenchidos os campos disponibilizados abaixo.



Para a aba das Franqueadoras, é possível incluir as Informações Franqueadora, selecionando a franqueadora e informando a Estrutura Mercadológica do produto cadastrado. 



Com todas os campos obrigatórios preenchidos é necessário clicar em <Salvar> para finalizar a operação, ou em <Cancelar>, em caso de desistência.