Sumário



1 Conceito

O Linx Postos AutoSystem® fornecerá total controle dos cheques emitidos e recebidos pela empresa, permitindo realizar consultas, vendas, gerar arquivos de custódia dentre outras funcionalidades.


2 Requisitos

Para utilizar corretamente o controle de cheques será necessário:

  • Possuir as contas cheque devidamente cadastradas;
  • Possuir bancos e contas corrente configurados;
  • Possuir os motivos de movimentação configurados.


3 Bancos Homologados

Abaixo pode ser conferida a relação de bancos homologados para a conciliação de cheques:


CódigoBanco
001Banco do Brasil S.A.
237Bradesco S.A.
341Itaú Unibanco S.A.
399Kirton Bank S.A. - Banco Múltiplo
748Sicredi S.A.


4 Leitor de Cheques


O LINX Postos AutoSystem® possui integração com alguns modelos de leitores de código de barras agilizando a inserção dos dados do cheque, que só funcionará de acordo se estiver configurado. Antes de realizar a compra de equipamento para leitura de cheque, consulte a lista e modelos.
Para configurar o leitor de cheque acessar o módulo Configurar Estação > Leitor de Documento, a janela abaixo será exibida:




Esta janela possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo do leitor de documentos;
  • Tipo: selecionar o tipo de leitor;
  • Porta: informar a porta de comunicação a qual o leitor está conectado. 

Possui a opção:

  • Leitor envia Enter no final da leitura do CMC7: após o CMC7 será enviado um comando "Enter" permitindo assim que as informações do cheque sejam exibidas automaticamente.

Após informar os campos será possível testar a comunicação do leitor, clicar no botão Testar comunicação. Para registrar as informações clicar no botão Salvar.

5 Motivos de Movimentação

Para realizar as operações, será necessário configurar alguns motivos de movimentação.


5.1 Forma de Pagamento - Cheque à Vista

Para criar o motivo de movimentação acessar o menu Cadastros > Motivos de Movimentação. A janela abaixo será exibida:



Clicar no botão Novo e informar os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação, por padrão utilizar Cheque à Vista;
  • Conta debitar: informar a conta Cheque àvista;
  • Conta creditar: informar a conta caixa utilizada;
  • Tipo movto: selecionar a opção FORMA DE PAGAMENTO;
  • Tipo movto: marcar a opção FormaPagamento.

Na aba Informações informar o seguinte campo:

  • Informações adicionais: este campo permitirá selecionar as opções:
  • Cheque: exibirá a forma de pagamento de forma simplificada na tela do caixa. 

Conforme imagem abaixo:




Esta janela possui os campos:

  • CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ do titular do cheque;
  • Titular: informar o titular;
  • Nr. banco: informar o código do banco;
  • Nr. cheque: informar o número do cheque;
  • C3: informar o C3;
  • Valor: informar o valor do cheque;
  • Bom para: informar a data em que o cheque será compensado. Possui a opção:
  • Cheque de Terceiro: marcar está opção caso o cheque seja de terceiro.
  • Cheque completo: exibirá a forma de pagamento de forma completa na tela do caixa. Conforme imagem a seguir:




Esta janela possui os campos:

  • CMC7: informar o CMC7, ao informar os campos de identificação do cheque serão preenchidos automaticamente;
  • CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ do titular do cheque;
  • Nome titular: informar o titular;
  • Comp: informar o número de compensação;
  • Banco: informar o código do banco;
  • Agência: informar o número da agência;
  • C1: informar o C1;
  • Conta: informar o número da conta;
  • C2: informar o C2;
  • Nr. Cheque: informar o número do cheque;
  • C3: informar o C3;
  • Valor: informar o valor do cheque;
  • Bom para: informar a data de compensação; Possui a opção:
  • Cheque de Terceiro: marcar está opção caso o cheque seja de terceiro.
  • Cheque completo placa: exibirá a forma de pagamento de forma completa na tela do caixa. Conforme imagem abaixo:



Esta janela possui os campos:

  • CMC7: informar o CMC7, ao informar os campos de identificação do cheque serão preenchidos automaticamente;
  • CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ do titular do cheque;
  • Nome titular: informar o titular;
  • Comp: informar o número de compensação;
  • Banco: informar o código do banco;
  • Agência: informar o número da agência;
  • C1: informar o C1;
  • Conta: informar o número da conta;
  • C2: informar o C2;
  • Nr. Cheque: informar o número do cheque;
  • C3: informar o C3;
  • Valor: informar o valor do cheque;
  • Bom para: informar a data de compensação;
  • Placa: informar a placa;
  • Fone: informar o telefone. 

Possui a opção:

  • Cheque de Terceiro: marcar está opção caso o cheque seja de terceiro.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar o motivo de movimentação.


5.2 Forma de Pagamento - Cheque Pré-Datado

Para criar o motivo de movimentação acessar o menu Cadastros > Motivos de Movimentação. A janela abaixo será exibida: 




Clicar no botão Novo e informar os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação, por padrão utilizar Cheque Pré-datado;
  • Conta debitar: informar a conta Cheque à vista;
  • Conta creditar: informar a conta caixa utilizada;
  • Tipo movto: selecionar a opção FORMA DEPAGAMENTO;
  • Tipo movto: marcar a opção Forma Pagamento. Na aba Informações informar o seguinte campo:
  • Informações adicionais: permitirá selecionar as mesmas opções explicadas no capítulo 4.1.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar o motivo de movimentação.

5.3 Baixa de Títulos PDV

Este motivo de movimentação será necessário para realizar a baixa de títulos no módulo Caixa. Para criar o motivo de movimentação acessar o menu Cadastros > Motivos de Movimentação. A janela abaixo será exibida: 




Clicar no botão Novo e informar os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta caixa;
  • Conta creditar: informar a conta notas a prazo;
  • Tipo movto: selecionar a opção Baixa de Pendência e FormaBaixa.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar o motivo de movimentação.


5.4 Baixa de Títulos no Gerencial

Este motivo de movimentação será necessário para realizar a baixa de títulos no módulo Gerencial. Para criar o motivo de movimentação acessar o menu Cadastros > Motivos de Movimentação. A janela abaixo será exibida: 




Clicar no botão Novo e informar os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta em que será depositado o lançamento;
  • Conta creditar: informar a conta dos cheques;
  • Tipo movto: selecionar a opção BAIXA DE PENDÊNCIA;
  • Tipo movto: marcar a opção FormaBaixa.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar o motivo de movimentação.


6 Operações no Caixa


No módulo Caixa do Linx Postos AutoSystem® será possível realizar diversas operações, tais como vendas com cheque, consultas dentre outras.

6.1 Consulta de Cheques

No caixa será possível realizar a consulta de cheques através da consulta de crédito ou através da consulta CheckExpress.

6.1.1 Consulta de Crédito

Para realizar a consulta de crédito será necessário acessar o módulo Caixa e clicar no botão Consultar Cliente. A janela abaixo será exibida: 



Informar os campos:

  • Identificação: informar o CPF, placa, código ou identificação do cliente;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Forma pgto: informar a forma de pagamento.


Após informar os campos clicar no botão Consultar Crédito – F5. A janela abaixo será exibida: 



Nesta janela será possível verificar o crédito geral do cliente, o quanto foi utilizado e quanto está disponível.
A aba Resumo exibirá o total de pendências do cliente, conforme imagem abaixo: 




A aba Detalhes exibirá os documentos em aberto do cliente, exibindo o valor, a data de vencimento, o número do documento entre outras informações. Conforme imagem abaixo: 



6.1.2 CheckExpress

O módulo Check Express permitirá realizar a consulta dos dados do cheque, permitindo avaliar a concessão de crédito, análise de risco, prevenção de fraude, inadimplência. Para adquirir este módulo é necessário entrar em contato com o setor comercial da Linx® Sistemas ou com seu canal de atendimento.

Acessar o módulo Caixa e clicar no botão Caixa ou a tecla de atalho F10. A janela abaixo será exibida: 



Acessar o menu Consultas > Consultas realizadas CheckExpress, a janela abaixo será exibida: 



Nesta janela informar os campos:

  • CPF ou CNPJ: informar o CPF ou CNPJ para a consulta;
  • Nr. da consulta: informar o número da consulta que deseja consultar;
  • Banco: informar o número do banco;
  • Nr. do cheque: informar o número do cheque.

Após informar os campos clicar no botão Consultar – F5 para que os resultados sejam exibidos.

6.2 Vendas com Cheque

O Linx Postos AutoSystem® permitirá vendas com cheques à vista e a prazo, conforme a seguir:

6.2.1 À Vista

Para realizar vendas com cheque à vista, acessar o módulo Caixa e selecionar a forma de pagamento Cheque à Vista.

A tela abaixo será exibida: 



Após informar os campos clicar no botão Confirmar para finalizar a venda.

6.2.2 A Prazo

Para realizar vendas com cheque a prazo, acessar o módulo Caixa e selecionar a forma de pagamento Cheque Pré-datado.

A tela abaixo será exibida: 



Após informar os campos clicar no botão Confirmar para finalizar a venda.

6.3 Recebimento com Cheque

O módulo Caixa permitirá realizar recebimentos de contas a receber, podendo receber notas a prazo, faturas a receber dentre outras. Para realizar recebimentos, clicar na tecla de atalho R. A janela abaixo será exibida: 



Esta janela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Conta: informar a conta;
  • CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ do cliente;
  • Placa: informar a placa.

Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar – F5 para visualizar as contas a receber referentes aos filtros informados. Conforme imagem abaixo: 



Selecionar os títulos desejados e clicar no botão Baixar títulos selecionados – F5. Será possível realizar os pagamentos com cheque à vista ou pré-datado, conforme abaixo:

  • À vista: para realizar vendas com cheque à vista, selecionar a forma de pagamento Cheque à Vista. Conforme imagem a seguir:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar. O sistema questionará se deseja lançar mais formas de pagamento, conforme imagem abaixo: 


Ao clicar no botão Sim, retornará a janela de forma de pagamento.
Se clicar no botão Não, prosseguirá com a operação. A janela abaixo será exibida: 



Esta janela possui as guias:

  • Títulos a baixar: exibirá os títulos a baixar com suas informações. Exibirá o valor total a receber, total de juros entre outros;
  • Formas de recebimento: exibirá as formas de pagamento selecionadas, permitindo adicionar ou remover as mesmas;
  • Formas de troco: exibirá as formas de troco, permitirá adicionar ou remover;
  • Informações: informar observações sobre a baixa dos títulos.

Após verificar os campos, clicar no botão Confirmar recebimento – F5 para finalizar a operação.

  • Pré-datado: para realizar vendas com cheque a prazo, selecionar a forma de pagamento Cheque Pré-datado. Conforme imagem abaixo:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar. O sistema questionará se deseja lançar mais formas de pagamento, conforme imagem abaixo: 



Ao clicar no botão Sim, retornará a janela de forma de pagamento.
Se clicar no botão Não, prosseguirá com a operação. A janela a seguir será exibida:


Esta janela possui as guias:

  • Títulos a baixar: exibirá os títulos a baixar com suas informações. Exibirá o valor total a receber, total de juros entre outros;
  • Formas de recebimento: exibirá as formas de pagamento selecionadas, permitindo adicionar ou remover as mesmas;
  • Formas de troco: exibirá as formas de troco, permitirá adicionar ou remover;
  • Informações: informar observações sobre a baixa dos títulos.


Após verificar os campos, clicar no botão Confirmar recebimento – F5 para finalizar a operação. Será impresso no ECF um comprovante do recebimento. Conforme imagem abaixo: 



Será possível realizar recebimentos através do menu Caixa, acessar o módulo
Caixa e clicar no botão Caixa ou na tecla de atalho F10




Após acessar o menu Caixa, selecionar a aba Recebimentos e clicar no botão
Novo – F8. Serão exibidas as janelas conforme explicado anteriormente.


7 Baixa de Cheques

Para realizar a baixa de cheques acessar o botão Contas no módulo Gerencial. A janela abaixo será exibida:

 


Informar os campos:

  • Conta: informar a conta cheque desejada;
  • Período: informar o período;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Grupo: informar o grupo de pessoa;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Placa: informar a placa;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Vencto: informar a data de vencimento;
  • Período baixa: informar o período da baixa;
  • Valor: informar o valor;
  • Obs: informar observações referentes ao lançamento;
  • Apenas lançamentos pendentes: marcar está opção para que o sistema exiba apenas os lançamentos pendentes.

Após informar os campos clicar no botão Confirmar. A janela abaixo será exibida: 




Serão exibidos os títulos de acordo com os filtros informados. Para realizar a baixa clicar no botão Novo.

A janela abaixo será exibida: 



Selecionar a forma de baixa desejada e clicar no botão Confirmar. A janela abaixo será exibida: 



Informar os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Motivo de baixa: exibirá o motivo de baixa selecionado;
  • Motivo: informar o motivo de movimentação do cheque;
  • Pessoa: informar a pessoa vinculada ao título;
  • Grupo de pessoas: informar o grupo de pessoa;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Número do lote: informar o número do lote;
  • Data lançamento: informar a data de lançamento;
  • Vencto até: informar a data de vencimento.

Após informar os campos clicar no botão Próximo. Selecionar os títulos desejados e clicar no botão Próximo, conforme imagem abaixo: 



Selecionar a conta em que será dada a entrada do valor baixado. Conforme imagem abaixo: 



Informar os campos:


  • Data baixa: informar a data da baixa;
  • Subtotal: exibirá o subtotal dos títulos;
  • Multa: informar o valor da multa;
  • Juros: informar o valor dos juros;
  • Desconto: informar o valor do desconto;
  • Total: exibirá o valor total;
  • Observação: informar observações relacionadas a baixa;
  • Forma baixa: selecionar a forma de baixa.


Após verificar os campos clicar no botão Concluir, o sistema fará o seguinte questionamento: 



Para realizar a baixa clicar no botão Sim, serão realizadas as baixas, ao clicar em Não permitirá alterar os dados para posterior baixa. Após clicar no botão Sim o processo será realizado.

8 Depósito de Cheques

O Depósito de Cheques permitirá automatizar o processo de envio dos cheques em um determinado dia para o banco. 


9 Custódia de Cheques

A Custódia de Cheques é um serviço de guarda dos cheques recebidos pela empresa, evitando possível risco de roubo, incêndio ou extravio. 


10 Conciliação de Cheques

A rotina Conciliação de cheques tem como objetivo processar o extrato da conta corrente, registrar automaticamente a compensação dos cheques que foram entregues a clientes e verificar se as informações de compensação do cheque estão de acordo com as informações de emissão do mesmo, para utilizar esta rotina acessar Financeiro > Cheques Emitidos > Conciliação de Cheques

A seguinte janela será exibida: 


Informar os seguintes campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Conta corrente: informar a conta corrente;
  • Arquivo: informar o caminho em que o arquivo se encontra; Após informar os campos clicar no botão Confirmar.

Caso o sistema encontre alguma crítica no arquivo a janela abaixo será exibida: 



Para corrigir as inconsistências encontradas entrar em contato com o suporte de Linx Postos AutoSystem®.

Após clicar no botão Confirmar o sistema questionará se deseja prosseguir com o processamento do arquivo. Conforme imagem abaixo: 




Ao clicar no botão Sim o arquivo será processado e ao finalizar será exibido um relatório com as informações do processamento. Conforme imagem abaixo: 

11 Relatórios

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle de cheques emitidos e recebidos.

11.1 Relação de Cheques

Exibirá as informações referentes aos cheques recebidos ou emitidos para a conta selecionada. Para utilizar este relatório acessar Financeiro > Relatórios > Relação de cheques.
A janela abaixo será exibida: 



Este relatório possui os seguintes filtros:

  • Conta: informar a conta que será consultada;
  • Motivo: informar o motivo de movimentação;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Emissão: informar o período da emissão;
  • Turno: informar o turno;
  • Vencimento: informar o período do vencimento;
  • Titular: informar o titular do cheque;
  • Número cheque: informar o número do cheque;
  • CMC7: informar o CMC7;
  • Banco: informar o banco;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Observação: informar observações relacionadas ao cheque;
  • Placa: informar a placa do veículo relacionado ao cheque. 

O filtro Modo permitirá selecionar as opções:

  • Analítico: exibirá as informações de forma detalhada;
  • Sintético: exibirá as informações de forma resumida. 

O filtro Agrupar permitirá selecionar as opções:

  • Não agrupar: exibirá as informações sem nenhum agrupamento;
  • Emissão: exibirá as informações agrupadas por data de emissão;
  • Vencimento: exibirá as informações agrupadas por data de vencimento;
  • CPF: exibirá as informações agrupadas por CPF. 

O filtro Ordenar permitirá selecionar as opções:

  • Emissão: exibirá as informações ordenadas por data de emissão;
  • Vencimento: exibirá as informações ordenadas por data de vencimento
  • CPF: exibirá as informações ordenadas por CPF;
  • Decrescente: exibirá as informações ordenadas de forma decrescente. 

O filtro Situação permitirá selecionar as opções:

  • Todos: exibirá os cheques em todas as situações;
  • Somente pendentes: exibirá somente os cheques pendentes;
  • Somente baixados: exibirá somente os cheques baixados. 

O filtro Exibir permitirá selecionar as opções:

  • Normal: exibirá apenas as informações básicas do relatório;
  • Agência, Conta corrente: exibirá o relatório com as colunas Agência e C/C;
  • Observação: exibirá o relatório com a coluna Observação;
  • Contas filhas: exibirá os cheques registrados nas contas filhas.


Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem abaixo: 


11.2 Posição Geral de Cheques

Exibirá as informações referentes a posição dos cheques emitidos pela conta corrente selecionada. Para utilizar este relatório acessar Financeiro > Relatórios > Controles Bancários > Posição geral de cheques.

A janela abaixo será exibida: 


Este relatório possui os filtros:

  • Conta corrente: informar a conta corrente;
  • Período: informar o período;

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem abaixo: