Bem-vindo ao EMSys Transporte, desenvolvido para gerenciar de forma eficiente todos os aspectos do transporte, desde a configuração de documentos fiscais até a criação e gerenciamento de ordens de carregamento e conhecimentos de transporte. Este manual tem como objetivo apresentar visão geral ao colaborador Linx sobre o módulo. Serão apresentados os parâmetros necessários para a utilização do sistema e as principais funções
1. Obtenção Material de Instalação
Para realizar a instalação do Módulo EMSys Transporte, transfira o arquivo executável EMSysTransporte.exe para a unidade Disco Local (C:) na pasta Emsys3 da máquina que receberá o processo de instalação.
2. Operação de Transporte - Parâmetros
2.1. Empresa
Acesse: Sistema → Empresa → Transportadora
- Informe o código RNTC - Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Carga.
- Selecione o tipo de Transporte - Defina o tipo de transporte que será utilizado.
Associe o Modelo de Documento Fiscal. É importante destacar que cada tipo de transporte e situação requer um modelo de documento fiscal específico, o que garante a conformidade legal e eficiência nos processos logísticos, neste caso serão utilizados os modelos abaixo:
- 57 - Conhecimento de Frete - CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico): Obrigatório para transporte interestadual de carga lotação coberta por um único Conhecimento de Transporte Eletrônico.
- 58 - MDF-e (Manifesto Eletrônico de documento Fiscal): Necessário para transporte interestadual de bens ou mercadorias cobertos por uma única NF-e, realizado com veículos próprios, arrendados ou mediante contratação de transportador autônomo.
- Salve o Registro - Após o preenchimento, salve as informações para finalizar a configuração.
2.2. Parâmetros Empresa
Acesse: Sistema → Parâmetros Empresa → Módulo TR
Menu 1:
- Tomador: Informe configuração do tomador de serviços no contrato.]
- Permite Contrato sem Cota: Define se contratos podem ser feitos sem a atribuição de cotas.
- Modelo CT-e: Selecione o modelo de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
- Gerar N° CT-e: Configura a geração automática de número de CT-e.
- Modelo MDF-e: Escolha o modelo de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).
- Gerar N° MDF-e: Configura a geração automática de número de MDF-e.
- Permitir utilizar contrato da Matriz: Define se a filial pode utilizar o contrato da matriz.
- Permitir Cota ultrapassar o limite da carga no Contrato: Define se as cotas podem ultrapassar o limite de carga.
- Seguradora: Especifique a seguradora responsável pelo transporte.
- Somar/ Subtrair horas nos Eventos: Caso cliente utilize horário diferente de Brasília, é necessário ajustar.
Menu 2:
Nesta tela, é possível ajustar as configurações para o envio de e-mails, caso necessário. As principais opções incluem:
- Gerar Conhecimento de Frete na Finalização da Ordem de Carregamento: Configuração para a geração automática do conhecimento de frete ao finalizar a ordem de carregamento.
- Permitir Emitir Contrato em outra UF: Autoriza a emissão de contratos fora do estado da sede.
- Utilizar regras de CFOP de Transporte: Aplicar as regras do Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) no transporte.
Menu 3:
Nesta tela, também é possível ajustar as configurações de envio de e-mails para diferentes partes envolvidas no processo:
- Tomador: Configurações específicas para o tomador de serviços.
- Remetente: Ajustes para o remetente das comunicações.
- Destinatário: Definições para quem receberá os e-mails.
- Expedidor: Configurações relacionadas ao expedidor.
- Recebedor: Personalização dos dados do recebedor.
- Agregado/Terceiro: Ajustes para terceiros que possam ser envolvidos.
Menu 4:
- Permitir Emissão de CT-e em Fretes com Origem e Destino no mesmo Município: Autoriza a emissão de CT-e mesmo quando origem e destino estão no mesmo município.
Menu 5:
- Template Conhecimento: Modelo padrão para geração do conhecimento de frete.
- Template Minuta: Modelo padrão de minuta.
- Template OS: Modelo padrão de Ordem de Serviço (OS).
Menu 6:
- Almoxarifado p/ Baixa de Estoque no Lançamento de O.S. Interna: Definir o almoxarifado padrão para movimentação de estoque em ordens de serviço internas.
- Tipo de Movimento p/ baixa de Estoque no Lançamento de O.S. Interna: Configuração para o tipo de movimento no lançamento da OS.
- Tipo de OS para Manutenção na Entrada de veículos na Garagem: Defina o tipo de OS para manutenções de veículos que entram na garagem.
Menu 7:
- Comissão de vendedor.
- Plano de Incentivo.
- Romaneio.
Menu 8:
- Bloquear Finalização de OS sem Pedido de Compra Vinculado: Configuração para impedir a finalização de OS sem um pedido de compra vinculado.
- Bloquear Finalização de OS sem Nota Fiscal Vinculada: Configuração para impedir a finalização de OS sem uma nota fiscal associada.
2.3. Parâmetros do Sistema
Acesse: Parâmetros do Sistema → Sistema → Módulos Adicionais → Transportadora.
Menu 1:
- Tipo de Movimento de Estoque na saída p/ Recapagem: Defina o tipo de movimentação que ocorrerá ao enviar pneus para recapagem.
- Tipo de Movimento de Estoque na entrada p/ Recapagem: Defina o tipo de movimentação para quando os pneus recapados retornarem ao estoque.
- Tipo de Movimento de Estoque (Saída) ao alocar pneu no veículo: Parâmetro para a movimentação de saída de estoque ao alocar pneus em veículos.
- Tipo de Movimento de Estoque (Entrada) ao retirar pneu no veículo: Parâmetro para a movimentação de entrada ao remover pneus dos veículos.
Menu 2:
- Template de Contrato de Frete: Escolha o modelo de contrato de frete a ser utilizado.
- Template das Cotas e Carregamentos: Defina o modelo padrão para cotas e carregamentos.
Menu 3:
- Compartilhar Contratos de Frete entre as Empresas: Permitir ou restringir o compartilhamento de contratos de frete entre diferentes filiais.
- NOP D.E.: Configuração para "Nota de Ordem de Pagamento" de entrada.
- NOP F.E.: Configuração para "Nota de Ordem de Pagamento" de saída.
Menu 4:
- Lista Modas ICMS: Configuração para a lista de modas aplicáveis ao ICMS.
- Lista Modas ICMS-ST: Configuração para a lista de modas aplicáveis ao ICMS Substituição Tributária (ST).
3. Cadastros
3.1. Pessoa
Acesse: Pessoas → Cadastro de Pessoas.
- Agregado/Terceiro: Marcar o cadastro como Agregado/ ou Terceiro para a seleção no Cadastro de Frota.
- Motorista: É necessário ter pelo menos um cadastro completo para emissão de CT-e e MDF-e. Incluir documentos que podem bloquear o carregamento, cadastráveis.
3.2. Tipo de Documento
- Se necessário incluir documentos que podem bloquear o carregamento. O cadastro destes está disponível no menu Pessoa → Tipo de Documento.
3.3. Cadastro de Item
- Alterar o tipo de item para Natureza de Carga.
- Incluir informações de Unidade e Subcategoria.
- Acessar a aba Transportadora e, se o produto for inflamável, marcar como Produto Perigoso.
- Incluir informações como N° ONU, Classe de Risco, Nome p/ Embarque, Ponto de Fulgor e Grupo de Embalagem
3.4. Frota
Acessar: Veículos → Frota.
- Selecionar a propriedade da Frota.
- Informar o número RNTRC da frota.
- Selecionar a base de dados responsável pela frota.
- Se a propriedade da frota for de terceiro ou agregado, selecionar o cadastro de pessoa responsável pela frota.
3.5. Pneu
- É necessário realizar o cadastro prévio de Tipo, Modelo, Marca, Tamanho, Estágio, Sulco e Pressão.
- Na aba Detalhe: informar R$ Compra, Almoxarifado e Item Estoque.
- É possível cadastrar vários pneus com as mesmas características de uma só vez acessando Pneus → Cadastro de Pneus em Lote e informando Sulco e Pressão.
3.6. Rotas
- Para cada percurso utilizado na Ordem de Carregamento, cadastrar a rota.
- Informar cidade de Origem e Destino da carga.
- Se necessário, incluir pontos de parada/apoio no cadastro de Rotas, sendo cada ponto previamente cadastrado como Pessoa.
3.7. Veículos
Acesse: Veículos.
IMPORTANTE
É necessário o cadastro prévio de: Marca, Modelo, Tipo, Grupo, Cor, Tipo de Caixa e Tipo de Tração. Todos estes encontram-se disponíveis para cadastro no menu Veículos.
1. Selecione Tipos, Grupos, Marcas e Modelos e insira as informações necessárias.
2. Selecione Tipo de Caixa, Tipo de Tração, Marcas de Motor e insira as informações necessárias.
3. Acesso o menu Veículos → Veículos.
Nesta tela informe os dados como Placa do veículo, Ano do veículo, Renavam (Registro Nacional de Veículos), CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), Chassi e Condutor (deve estar classificado no Cadastro de Pessoas como Motorista).
Na aba Complemento, informe os dados como Tipo de Tração, Tipo de Rodado, Tipo de Carroceria: Combustível, Frota, Cidade de Licenciamento e Representação informe o número de eixos.
Na aba Pneus:
- Clique com o botão direito em cima e clique em Selecionar.
- Busque o pneu que está alocado no veículo e clique em Ok.
- Informe Data e hora da movimentação do pneu, Sulco e Pressão.
4. Conhecimento de Frete/Minuta
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (Modelo 57) é um documento fiscal eletrônico que pode substituir os seguintes documentos fiscais:
- Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8
- Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9
- Conhecimento Aéreo, modelo 10
- Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11
- Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27
- Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas
- Também pode ser utilizado como documento fiscal eletrônico no transporte dutoviário e em transportes multimodais
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com a finalidade de documentar prestações de serviço de transporte. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e pela Autorização de Uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte.
4.1. Obrigatoriedade
Os contribuintes do ICMS devem substituir os documentos citados acima com o CT-e:
- Contribuintes do modal rodoviário, dutoviário, aéreo, ferroviário
- Contribuintes do modal aquaviário
- Contribuintes do modal rodoviário, cadastrados com regime de apuração normal
- Contribuintes do modal rodoviário, optantes pelo regime do Simples Nacional e cadastrados como operadores no sistema Multimodal de Cargas
5. Modelo de Documento Fiscal
É importante destacar que cada tipo de transporte e situação requer um modelo de documento fiscal específico, o que garante a conformidade legal e eficiência nos processos logísticos, neste caso serão utilizados os modelos abaixo:
- 57 - CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico): Obrigatório para transporte interestadual de carga com lotação coberta por um único CT-e.
- 58 - MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais): Obrigatório para transporte interestadual de bens cobertos por uma NF-e, utilizando veículos próprios, arrendados ou transportador autônomo.
6. Contrato de Frete
1. Informar Validade, Condição, Tipo, Tomador, Modal, Vendedor e Origem.
2. Incluir Item/Carga:
- Informar Item/Carga, QTD/Vol e Destinatário. Se necessário, incluir Expedidor e Recebedor.
- Na aba Valores do Frete: preencher R$ Frete, Cobrar por, Alíquota ICMS, Modal ICMS, KM Total e Código CST.
- Na aba Pedágios: informar Tipo de Pedágio, Modal Pedágio e Pedágio Volta.
- Na aba Documento: selecionar o tipo de documento Conhecimento de Frete ou MinutaSe necessário, incluir a Cota de Carregamento.
- Cotas de Carregamento: Informar Quantidade, Prev. Início e Prev. Fim, Não ultrapassar a Qdt. Máx. se necessário.
- incluir o Veículo da Cota, apenas pesquisar e incluir.
7. Ordem de Carregamento
7.1. Com Contrato de Frete
- Buscar o Contrato de Frete e a Cota (o contrato precisa estar marcado na tela de "Contrato de Frete" como "Comercial Aguardando Ap." e "Fiscal Aguardando Ap." para que seja exibido na tela "Ordem de Carregamento".
- Verificar as informações preenchidas automaticamente.
- Documentos: Informar o documento fiscal referente à carga (Nota Fiscal Eletrônica ou Nota Fiscal de Formulário).
- Veículos: Selecionar o veículo responsável pela carga, caso não tenha sido informado no Contrato de Frete.
- Sub-aba Equipe/Motorista: Informar dados, caso não esteja registrado no cadastro do Veículo.
- Pedágio: Será preenchido automaticamente a partir das configurações do parâmetro.
- Valores do Frete: Será preenchido automaticamente a partir das configurações do parâmetro.
- Componente: Não possui necessidade de informar.
- Comissão: Não possui necessidade de informar.
- Coleta e Entrega: Não possui necessidade de informar.
- Seguro: Preencher averbação, pois esta informação não é preenchida automaticamente, as demais informações serão preenchidas automaticamente a partir das configurações do parâmetro.
- CT-e: Na aba CT-e, preencha os dados da Natureza de Operação. O Modelo de Documento será preenchido automaticamente a partir das configurações do parâmetro.
- Outros: Preencha o campo Forma Aut. e Condição.
- Ao finalizar a Ordem de Carregamento, a tela do Gerenciador CT-e 4.0 será aberta automaticamente para que você valide as informações. Após transmitir a Ordem de Carregamento, ficará vinculada na aba CT-e da tela de Ordem de Carregamento.
- Se precisar editar ou substituir informações, não é necessário refazer todo o cadastramento. Na tela CT-e no campo Tipo, você pode usar a opção de copiar, informando o motivo da ação. Isso ativará automaticamente novas abas que precisam ser preenchidas, como "CT-e de Substituição" ou "CT-e de Complemento".
Autorização da Emissão:
- Quando todos os dados do CT-e estiverem devidamente preenchidos e você realizar a sua finalização, o sistema abrirá automaticamente uma janela solicitando a confirmação para a emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).
- Neste ponto, você terá a opção de confirmar a emissão clicando em "Autorizar MD-e", que irá prosseguir com o envio do manifesto à SEFAZ para validação e autorização.
Mensagem de Sucesso:
- Se o processo for bem-sucedido, o sistema enviará a seguinte mensagem de confirmação:
"MD-e emitido com sucesso e autorizado pela SEFAZ."
Mensagens de Erro:
- Caso haja algum problema no preenchimento ou na comunicação com a SEFAZ, o sistema informará o erro específico, com instruções para correção. Um exemplo de mensagem de erro pode ser:
"Erro na emissão do MD-e: Verifique os dados obrigatórios ou a conexão com a SEFAZ."
7.2. Sem Contrato de Frete
- Selecionar Tomador, Modal, Doc., Modelo e Empresa.
- Informar Remetente, Destinatário, Expedidor, Recebedor e Tomador.
- Na aba Documentos: informar o documento fiscal referente à carga (Nota Fiscal Eletrônica ou Nota Fiscal de Formulário).
- Na aba Veículos: selecionar o veículo responsável pela carga.
- Informar também na aba Equipe/Motorista, caso não esteja registrado no cadastro do Veículo.
- Informar a Rota.
- Na aba Pedágios: informar Tipo de Pedágio, Modal Pedágio e Pedágio Volta. Se necessário, informar o Vale Pedágio.
- Na aba Valores do Frete: preencher R$ Frete, Cobrar por, Alíquota ICMS, Modal ICMS, KM Total e Código CST.
- Na aba CT-e/Minuta: informar o Modelo (CT-e ou Minuta) e NOP.
- Na aba Outros: informar a Condição de pagamento.
- Ao finalizar a Ordem de Carregamento, o sistema gera automaticamente o CT-e e o MDF-e da carga
8. Carta de Correção
1. O Evento Carta de Correção serve para corrigir informações de um CT-e já emitido. É permitido alterar apenas algumas informações:
- Variáveis que determinam o valor do imposto (base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da prestação)
- Dados cadastrais que impliquem mudança do emitente, tomador, remetente ou destinatário
- Data de emissão ou de saída
- Caso o CT-e contenha um valor incorreto, o contribuinte pode emitir um CT-e complementar, contendo as diferenças faltantes, gerando um arquivo XML no mesmo padrão do primeiro emitido.
2. Acessar o menu CT-e > Conhecimento de Frete no módulo Transporte.
3. Buscar o CT-e que necessita de correção.
4. Clicar em Emitir CC-e na parte superior da tela.
4. Informar os dados do evento e incluir o registro:
- Data do Evento: incluir a data vigente em que a CC-e será emitida.
5. Informar as correções:
- Grupo: informar o Grupo de Informações que contém o dado a ser corrigido.
- Campo: informar qual campo será modificado.
- Valor: informar o dado correto.
- N° item: preencher nos casos onde há mais de uma informação para o mesmo item (por exemplo, modificar a série de uma nota fiscal específica).
Importante: As informações sobre Grupo e Campo devem ser fornecidas pelo contador devido à diversidade no XML. Em caso de dúvidas, consulte o Manual de Orientações do Contribuinte no site http://www.cte.fazenda.gov.br/ na seção Manuais.
9. Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é um documento digital emitido e armazenado eletronicamente, que visa vincular os documentos fiscais envolvidos na operação de transporte a uma unidade de carga específica. Este documento, que possui validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente e pela autorização de uso concedida pela administração tributária da unidade federada, é utilizado para registrar e monitorar documentos fiscais em trânsito. O MDF-e tem como principal objetivo agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito, além de identificar a unidade de carga e outras características relevantes do transporte.
9.1. Modelo de Documento Fiscal
Acesse: Fiscal → Modelo de documento Fiscal.
Conforme mencionado anteriormente neste manual, no Menu 2. Operação de Transporte - Parâmetros, cada atividade deve possuir seu modelo de documento específico. Para a emissão do CT-e, serão utilizados os seguintes modelos:
- 57 - Conhecimento de Frete - CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico): Obrigatório para transporte interestadual de carga lotação coberta por um único Conhecimento de Transporte Eletrônico.
- 58 - MDF-e (Manifesto Eletrônico de documento Fiscal): Necessário para transporte interestadual de bens ou mercadorias cobertos por uma única NF-e, realizado com veículos próprios, arrendados ou mediante contratação de transportador autônomo.
Acesse: MDF → Manifesto.
1. Informe:
- Data de emissão do MDF-e
- Data de início do documento
- Número de série do documento
- Código de CIOT (Código Identificador de Operação de Transporte)
- Série/ Sub-Série se houver.
2. Selecione:
- Modalidade do transporte
- Empresa
- Veículo
- Modelo de Documento Fiscal
- Veículo Reboque (se aplicável)
- UF de Início e UF de Fim
3. Na aba Documentos:
- Selecione o tipo de documento do manifesto (Conhecimento de Frete, Nota Fiscal de Saída, Nota Fiscal de Entrada ou NF-e Avulsa)
- Informe o número ou sequência do documento que será manifestado
4. Na aba Condutores:
- Informe os dados do condutor do veículo e clique em incluir
5. Na aba Carregamento:
- Selecione a cidade onde será realizado o carregamento do veículo
6. Na aba Percurso:
Selecione todas as cidades por onde o veículo passará (caso as UF não sejam fronteiriças)
- Após a inclusão de todas as informações, o MDF-e estará pronto para a transmissão pelo gerenciador.
- Após a transmissão, o documento ficará pendente até que a carga chegue ao destino.
- Quando o veículo chegar ao destino, o usuário deverá encerrar a transmissão do MDF-e. O sistema preencherá automaticamente os dados da tela com a cidade e o motivo do encerramento/transbordo de mercadoria.
10. Manutenção
10.1. Checklist
1. Modelo de Checklist
Acesse: Checklist → Modelo de Checklist.
- Marcar o tipo: Segurança, Manutenção, Obrigatoriedade ou Pneu.
- Se necessário, obrigar o preenchimento do checklist no Controle de Portaria.
- Caso o checklist receba uma resposta negativa, proceder conforme as diretrizes estabelecidas.
2. Execução de Checklist
Acesse: Administrativo → Execução de Checklist.
- Todo checklist realizado na portaria é salvo na Execução de Checklist, permitindo a verificação de itens com respostas negativas.
- É possível alterar a resposta ao questionário após a inclusão.
10.2. Controle de Portaria
Acesse: Portaria → Controle de Portaria.
1. Informar Veículo, Condutor, Data de Entrada e KM Prev. Saída.
- Se for marcado Manutenção, o sistema abrirá automaticamente uma Ordem de Serviço Interna com as manutenções informadas no Checklist.
- Informar a Observação do motorista, se aplicável.
2. O veículo só terá a saída liberada após a aprovação dos responsáveis em cada departamento.
- A função Liberação de Veículos carrega apenas veículos pendentes de liberação para usuários com a função liberada em seu controle de acesso.
- No menu Liberação dos Departamentos, é possível vincular setores e definir quais usuários terão permissão para liberar veículos em cada setor, sendo que apenas esses usuários poderão realizar as liberações.
Acesse: Portaria → Departamento → Liberação Saídas.
Acesse: Portaria → Departamento → Liberação de Veículos.
- Se a opção "Manutenção" estiver marcada, uma ordem de serviço será gerada ao realizar a liberação.
10.3. Tipo de Manutenção
Acesse: Manutenção → Tipo de manutenção.
1. Vincular nas sub-abas produtos e serviços que serão consumidos durante a manutenção.
2. No cadastro do Tipo de Manutenção, é possível informar qual checklist deve ser preenchido na portaria.
- Caso o checklist receba uma resposta negativa, o sistema abrirá uma Ordem de Serviço Interna já preenchida com o Tipo de Manutenção, Produtos e Serviços.
10.4. Ordem de Serviço Interna
1. Incluir Veículo, Odômetro e Mecânico.
2. Na aba Manutenção selecionar Tipo de Manutenção, Motivo da Manutenção e Tipo de Documento.
3. Se não houver produto em estoque, gerar um Pedido de Compra.
- Informar a Prioridade como Urgente.
- O Seq. Pedido será automaticamente incluído nos detalhes do item.
- Quando o pedido for atendido e a NF-e for lançada no sistema, o Seq. Nota e Num Nota serão preenchidos automaticamente.
- Todos os pedidos de compra realizados na OS estarão registrados na aba Pedido de Compra.
4. Se o produto estiver em estoque, gerar uma Requisição.
- Informar a Prioridade como Normal ou Reposição.
6. Quando o produto estiver no almoxarifado correto, o item aparecerá com o status Disponível no Estoque.
7. Com todos os itens em estoque, gerar Romaneio.
- Na aba Romaneio, informar de qual almoxarifado será retirada a peça e qual funcionário está realizando a retirada.
- Após atender o romaneio, a OS terá o status alterado para Em Andamento.
- Não é possível excluir um romaneio já atendido.
9. Se forem disponibilizados mais itens do que o necessário, é possível devolver a quantidade excedente. Informar a quantidade em Devolução nos detalhes do item.
10. Finalizar a OS. Se necessário, realizar novamente o checklist.
necessário incluir essas informações em todos os itens da OS, independentemente do tipo.
10.5. Despesa
Não é possível informar Seq. Nota e Num Nota.
1. Incluir o Tipo de Despesa em Item → Despesa. Esta opção estará disponível apenas se o cliente utilizar o módulo TR.
- A utilização deste módulo será permitida somente se o CFOP gerar despesa.
- Será criada automaticamente uma despesa para o centro de custo (veículo) da OS.
- Válido somente se o item for do tipo Serviço.
2. Ao devolver itens para o estoque, o sistema ajustará o valor da despesa criada.
10.6. Ordem de Serviço Externa
Para veículos externos que não fazem parte da frota, é possível realizar a Ordem de Serviço por motivos específicos.
1. Incluir Veículo, Odômetro, Fornecedor e Mecânico.
2. Selecionar Tipo de Manutenção, Motivo da Manutenção e Tipo de Documento.
3. Seguir o mesmo fluxo da Ordem de Serviço Interna até o momento em que os itens são registrados no sistema.
4. Com o item em estoque, gerar uma nota de transferência informando o Destinatário.
- Após o processo acima, a tela de Pré Venda será aberta para realizar o faturamento e a transmissão da Nota de Saída.
Importante: Se os parâmetros "Bloquear Finalização de OS sem Pedido de Compra Vinculado" e "Bloquear Finalização de OS sem Nota Fiscal Vinculada" estiverem ativados, é
11. Recapagem
A Recapagem é o processo de substituir a banda de rodagem desgastada de um pneu por uma nova. Este processo pode ser realizado de duas maneiras: a frio ou a quente.
- Recapagem a Frio: Utiliza um pneu pré-moldado com uma banda de rodagem já desenhada e uma cola especial no lado oposto. O processo é realizado a uma temperatura de 110ºC, onde a cola faz com que a nova banda se fixe ao pneu.
- Recapagem a Quente: Utiliza uma banda de borracha crua que é moldada no pneu. O desenho da banda é formado e o pneu é colocado em um molde a uma temperatura de 150ºC para completar o processo.
Importante! É necessário realizar o cadastro prévio das seguintes informações: Pneu, Item Pneu, Marcas de Bandagem, Bandagens, Tipos de Borracha e Tipos de Recapagem.
Acesse: Pneus → Recapagem → Recapagem.
1. Informar o Fornecedor, Bandagens, Marca, Tipo de Recapagem e Tipo de Borracha.
2. Selecionar os Pneus, pesquisando e incluindo-os conforme necessário.
3. Quando o pneu retornar ao estoque, incluir a nota de entrada:
- O item da nota deve ser o pneu de 2ª vida, conforme informado no cadastro do Pneu.
- Acessar a aba "Pneus" e selecionar "Pneus p/ Retorno da Recapagem".
- O sistema atualizará automaticamente o cadastro de Recapagem e o cadastro de Pneus.