Bem-vindo ao EMSys Transporte, desenvolvido para gerenciar de forma eficiente todos os aspectos do transporte, desde a configuração de documentos fiscais até a criação e gerenciamento de ordens de carregamento e conhecimentos de transporte. Este manual tem como objetivo apresentar visão geral ao colaborador Linx sobre o módulo. Serão apresentados os parâmetros necessários para a utilização do sistema e as principais funções

Sumário

1. Obtenção Material de Instalação

Para realizar a instalação do Módulo EMSys Transporte, transfira o arquivo executável EMSysTransporte.exe para a unidade Disco Local (C:) na pasta Emsys3 da máquina que receberá o processo de instalação.





2. Operação de Transporte - Parâmetros

2.1. Empresa

Acesse: Sistema → Empresa → Transportadora

  • Informe o código RNTC - Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Carga.
  • Selecione o tipo de Transporte - Defina o tipo de transporte que será utilizado. 
  • Associe o Modelo de Documento Fiscal. É importante destacar que cada tipo de transporte e situação requer um modelo de documento fiscal específico, o que garante a conformidade legal e eficiência nos processos logísticos, neste caso serão utilizados os modelos abaixo:

    • 57 - Conhecimento de Frete - CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico): Obrigatório para transporte interestadual de carga lotação coberta por um único Conhecimento de Transporte Eletrônico.
    • 58 - MDF-e (Manifesto Eletrônico de documento Fiscal): Necessário para transporte interestadual de bens ou mercadorias cobertos por uma única NF-e, realizado com veículos próprios, arrendados ou mediante contratação de transportador autônomo.
  • Salve o Registro - Após o preenchimento, salve as informações para finalizar a configuração.





2.2. Parâmetros Empresa

Acesse: Sistema → Parâmetros Empresa → Módulo TR



Menu 1:

  • Tomador: Informe configuração do tomador de serviços no contrato.]
  • Permite Contrato sem Cota: Define se contratos podem ser feitos sem a atribuição de cotas.
  • Modelo CT-e: Selecione o modelo de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
  • Gerar N° CT-e: Configura a geração automática de número de CT-e.
  • Modelo MDF-e: Escolha o modelo de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).
  • Gerar N° MDF-e: Configura a geração automática de número de MDF-e.
  • Permitir utilizar contrato da Matriz: Define se a filial pode utilizar o contrato da matriz.
  • Permitir Cota ultrapassar o limite da carga no Contrato: Define se as cotas podem ultrapassar o limite de carga.
  • Seguradora: Especifique a seguradora responsável pelo transporte.
  • Somar/ Subtrair horas nos Eventos: Caso cliente utilize horário diferente de Brasília, é necessário ajustar.


Menu 2:

Nesta tela, é possível ajustar as configurações para o envio de e-mails, caso necessário. As principais opções incluem:

  • Gerar Conhecimento de Frete na Finalização da Ordem de Carregamento: Configuração para a geração automática do conhecimento de frete ao finalizar a ordem de carregamento.
  • Permitir Emitir Contrato em outra UF: Autoriza a emissão de contratos fora do estado da sede.
  • Utilizar regras de CFOP de Transporte: Aplicar as regras do Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) no transporte.



Menu 3:

Nesta tela, também é possível ajustar as configurações de envio de e-mails para diferentes partes envolvidas no processo:​

  • Tomador: Configurações específicas para o tomador de serviços.​
  • Remetente: Ajustes para o remetente das comunicações.​
  • Destinatário: Definições para quem receberá os e-mails.​
  • Expedidor: Configurações relacionadas ao expedidor.​
  • Recebedor: Personalização dos dados do recebedor.​
  • Agregado/Terceiro: Ajustes para terceiros que possam ser envolvidos.​



Menu 4:

  • Permitir Emissão de CT-e em Fretes com Origem e Destino no mesmo Município: Autoriza a emissão de CT-e mesmo quando origem e destino estão no mesmo município.



Menu 5:

  • Template Conhecimento: Modelo padrão para geração do conhecimento de frete.
  • Template Minuta: Modelo padrão de minuta.
  • Template OS: Modelo padrão de Ordem de Serviço (OS).


Menu 6:

  • Almoxarifado p/ Baixa de Estoque no Lançamento de O.S. Interna: Definir o almoxarifado padrão para movimentação de estoque em ordens de serviço internas.
  • Tipo de Movimento p/ baixa de Estoque no Lançamento de O.S. Interna: Configuração para o tipo de movimento no lançamento da OS.
  • Tipo de OS para Manutenção na Entrada de veículos na Garagem: Defina o tipo de OS para manutenções de veículos que entram na garagem.




 Menu 7:

  • Comissão de vendedor.
  • Plano de Incentivo.
  • Romaneio.


Menu 8:

  • Bloquear Finalização de OS sem Pedido de Compra Vinculado: Configuração para impedir a finalização de OS sem um pedido de compra vinculado.
  • Bloquear Finalização de OS sem Nota Fiscal Vinculada: Configuração para impedir a finalização de OS sem uma nota fiscal associada.




2.3. Parâmetros do Sistema

Acesse: Parâmetros do Sistema → Sistema → Módulos Adicionais → Transportadora.




Menu 1:

  • Tipo de Movimento de Estoque na saída p/ Recapagem: Defina o tipo de movimentação que ocorrerá ao enviar pneus para recapagem.
  • Tipo de Movimento de Estoque na entrada p/ Recapagem: Defina o tipo de movimentação para quando os pneus recapados retornarem ao estoque.
  • Tipo de Movimento de Estoque (Saída) ao alocar pneu no veículo: Parâmetro para a movimentação de saída de estoque ao alocar pneus em veículos.
  • Tipo de Movimento de Estoque (Entrada) ao retirar pneu no veículo: Parâmetro para a movimentação de entrada ao remover pneus dos veículos.




Menu 2:

  • Template de Contrato de Frete: Escolha o modelo de contrato de frete a ser utilizado.
  • Template das Cotas e Carregamentos: Defina o modelo padrão para cotas e carregamentos.


Menu 3:

  • Compartilhar Contratos de Frete entre as Empresas: Permitir ou restringir o compartilhamento de contratos de frete entre diferentes filiais.
  • NOP D.E.: Configuração para "Nota de Ordem de Pagamento" de entrada.
  • NOP F.E.: Configuração para "Nota de Ordem de Pagamento" de saída.

Menu 4:

  • Lista Modas ICMS: Configuração para a lista de modas aplicáveis ao ICMS.
  • Lista Modas ICMS-ST: Configuração para a lista de modas aplicáveis ao ICMS Substituição Tributária (ST).



3. Cadastros

3.1. Pessoa

Acesse: Pessoas → Cadastro de Pessoas.

  •  Agregado/Terceiro: Marcar o cadastro como Agregado/ ou Terceiro para a seleção no Cadastro de Frota. 
  •  Motorista: É necessário ter pelo menos um cadastro completo para emissão de CT-e e MDF-e. Incluir documentos que podem bloquear o carregamento, cadastráveis. 



3.2. Tipo de Documento

  • Se necessário incluir documentos que podem bloquear o carregamento. O cadastro destes está disponível no menu Pessoa →  Tipo de Documento.


3.3. Cadastro de Item

  • Alterar o tipo de item para Natureza de Carga.
  •  Incluir informações de Unidade e Subcategoria.
  •  Acessar a aba Transportadora e, se o produto for inflamável, marcar como Produto Perigoso.
  • Incluir informações como N° ONU, Classe de Risco, Nome p/ Embarque, Ponto de Fulgor e Grupo de Embalagem




3.4. Frota

Acessar: Veículos → Frota.

  • Selecionar a propriedade da Frota.
  • Informar o número RNTRC da frota.
  • Selecionar a base de dados responsável pela frota.
  • Se a propriedade da frota for de terceiro ou agregado, selecionar o cadastro de pessoa responsável pela frota.





3.5. Pneu

  • É necessário realizar o cadastro prévio de Tipo, Modelo, Marca, Tamanho, Estágio, Sulco e Pressão.
  • Na aba Detalhe: informar R$ Compra, Almoxarifado e Item Estoque.
  • É possível cadastrar vários pneus com as mesmas características de uma só vez acessando Pneus → Cadastro de Pneus em Lote e informando Sulco e Pressão.





3.6. Rotas

  • Para cada percurso utilizado na Ordem de Carregamento, cadastrar a rota.
  • Informar cidade de Origem e Destino da carga.
  • Se necessário, incluir pontos de parada/apoio no cadastro de Rotas, sendo cada ponto previamente cadastrado como Pessoa.




3.7. Veículos

Acesse: Veículos.


IMPORTANTE

É necessário o cadastro prévio de: Marca, Modelo, Tipo, Grupo, Cor, Tipo de Caixa e Tipo de Tração. Todos estes encontram-se disponíveis para cadastro no menu Veículos.


1. Selecione Tipos, Grupos, Marcas e Modelos e insira as informações necessárias.







2. Selecione Tipo de Caixa, Tipo de Tração, Marcas de Motor e insira as informações necessárias.








3. Acesso o menu Veículos → Veículos.

Nesta tela informe os dados como Placa do veículo, Ano do veículo, Renavam (Registro Nacional de Veículos), CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), Chassi e Condutor (deve estar classificado no Cadastro de Pessoas como Motorista). 

Na aba Complemento, informe os dados como Tipo de Tração, Tipo de Rodado, Tipo de Carroceria: Combustível, Frota, Cidade de Licenciamento e Representação informe o número de eixos.






Na aba Pneus:

  • Clique com o botão direito em cima e clique em Selecionar.
  • Busque o pneu que está alocado no veículo e clique em Ok.
  • Informe Data e hora da movimentação do pneu, Sulco e Pressão.





4. Conhecimento de Frete/Minuta

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (Modelo 57) é um documento fiscal eletrônico que pode substituir os seguintes documentos fiscais:

  • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8
  • Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9
  • Conhecimento Aéreo, modelo 10
  • Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas
  • Também pode ser utilizado como documento fiscal eletrônico no transporte dutoviário e em transportes multimodais

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com a finalidade de documentar prestações de serviço de transporte. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e pela Autorização de Uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte.

4.1. Obrigatoriedade

Os contribuintes do ICMS devem substituir os documentos citados acima com o CT-e:

  • Contribuintes do modal rodoviário, dutoviário, aéreo, ferroviário
  • Contribuintes do modal aquaviário
  • Contribuintes do modal rodoviário, cadastrados com regime de apuração normal
  • Contribuintes do modal rodoviário, optantes pelo regime do Simples Nacional e cadastrados como operadores no sistema Multimodal de Cargas


5. Modelo de Documento Fiscal

É importante destacar que cada tipo de transporte e situação requer um modelo de documento fiscal específico, o que garante a conformidade legal e eficiência nos processos logísticos, neste caso serão utilizados os modelos abaixo:

  • 57 - CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico): Obrigatório para transporte interestadual de carga com lotação coberta por um único CT-e.
  • 58 - MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais): Obrigatório para transporte interestadual de bens cobertos por uma NF-e, utilizando veículos próprios, arrendados ou transportador autônomo.





6. Contrato de Frete

1. Informar Validade, Condição, Tipo, Tomador, Modal, Vendedor e Origem.

2. Incluir Item/Carga:

  • Informar Item/Carga, QTD/Vol e Destinatário. Se necessário, incluir Expedidor e Recebedor.
  • Na aba Valores do Frete: preencher R$ Frete, Cobrar por, Alíquota ICMS, Modal ICMS, KM Total e Código CST.
  • Na aba Pedágios: informar Tipo de Pedágio, Modal Pedágio e Pedágio Volta.
  • Na aba Documento: selecionar o tipo de documento Conhecimento de Frete ou MinutaSe necessário, incluir a Cota de Carregamento.
  • Cotas de Carregamento: Informar Quantidade, Prev. Início e Prev. Fim, Não ultrapassar a Qdt. Máx. se necessário.
  • incluir o Veículo da Cota, apenas pesquisar e incluir.



7. Ordem de Carregamento

7.1. Com Contrato de Frete

  • Buscar o Contrato de Frete e a Cota (o contrato precisa estar marcado na tela de "Contrato de Frete" como "Comercial Aguardando Ap." e "Fiscal Aguardando Ap." para que seja exibido na tela "Ordem de  Carregamento".
  • Verificar as informações preenchidas automaticamente.
  • Documentos: Informar o documento fiscal referente à carga (Nota Fiscal Eletrônica ou Nota Fiscal de Formulário).
  • Veículos: Selecionar o veículo responsável pela carga, caso não tenha sido informado no Contrato de Frete.
    • Sub-aba Equipe/Motorista: Informar dados, caso não esteja registrado no cadastro do Veículo.
  • Pedágio: Será preenchido automaticamente a partir das configurações do parâmetro.
  • Valores do Frete: Será preenchido automaticamente a partir das configurações do parâmetro.
  • Componente: Não possui necessidade de informar.
  • Comissão: Não possui necessidade de informar.
  • Coleta e Entrega: Não possui necessidade de informar.
  • Seguro: Preencher averbação, pois esta informação não é preenchida automaticamente, as demais informações serão preenchidas automaticamente a partir das configurações do parâmetro.
  • CT-e: Na aba CT-e, preencha os dados da Natureza de Operação. O Modelo de Documento será preenchido automaticamente a partir das configurações do parâmetro.
  • Outros: Preencha o campo Forma Aut. e Condição.
  • Ao finalizar a Ordem de Carregamento, a tela do Gerenciador CT-e 4.0 será aberta automaticamente para que você valide as informações. Após transmitir a Ordem de Carregamento, ficará vinculada na aba CT-e da tela de Ordem de Carregamento.



  • Se precisar editar ou substituir informações, não é necessário refazer todo o cadastramento. Na tela CT-e no campo Tipo, você pode usar a opção de copiar, informando o motivo da ação. Isso ativará automaticamente novas abas que precisam ser preenchidas, como "CT-e de Substituição" ou "CT-e de Complemento".




Autorização da Emissão:

  • Quando todos os dados do CT-e estiverem devidamente preenchidos e você realizar a sua finalização, o sistema abrirá automaticamente uma janela solicitando a confirmação para a emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).
  • Neste ponto, você terá a opção de confirmar a emissão clicando em "Autorizar MD-e", que irá prosseguir com o envio do manifesto à SEFAZ para validação e autorização.

Mensagem de Sucesso:

  • Se o processo for bem-sucedido, o sistema enviará a seguinte mensagem de confirmação: "MD-e emitido com sucesso e autorizado pela SEFAZ."

Mensagens de Erro:

  • Caso haja algum problema no preenchimento ou na comunicação com a SEFAZ, o sistema informará o erro específico, com instruções para correção. Um exemplo de mensagem de erro pode ser: "Erro na emissão do MD-e: Verifique os dados obrigatórios ou a conexão com a SEFAZ."

7.2. Sem Contrato de Frete

  • Selecionar Tomador, Modal, Doc., Modelo e Empresa.
  • Informar Remetente, Destinatário, Expedidor, Recebedor e Tomador.
  • Na aba Documentos: informar o documento fiscal referente à carga (Nota Fiscal Eletrônica ou Nota Fiscal de Formulário).
  • Na aba Veículos: selecionar o veículo responsável pela carga.
  • Informar também na aba Equipe/Motorista, caso não esteja registrado no cadastro do Veículo.
  • Informar a Rota.
  • Na aba Pedágios: informar Tipo de Pedágio, Modal Pedágio e Pedágio Volta. Se necessário, informar o Vale Pedágio.




  • Na aba Valores do Frete: preencher R$ Frete, Cobrar por, Alíquota ICMS, Modal ICMS, KM Total e Código CST.



  • Na aba CT-e/Minuta: informar o Modelo (CT-e ou Minuta) e NOP.



  • Na aba Outros: informar a Condição de pagamento.



  • Ao finalizar a Ordem de Carregamento, o sistema gera automaticamente o CT-e e o MDF-e da carga


8. Carta de Correção

1. O Evento Carta de Correção serve para corrigir informações de um CT-e já emitido. É permitido alterar apenas algumas informações:

  • Variáveis que determinam o valor do imposto (base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da prestação)
  • Dados cadastrais que impliquem mudança do emitente, tomador, remetente ou destinatário
  • Data de emissão ou de saída
  • Caso o CT-e contenha um valor incorreto, o contribuinte pode emitir um CT-e complementar, contendo as diferenças faltantes, gerando um arquivo XML no mesmo padrão do primeiro emitido.

2. Acessar o menu CT-e > Conhecimento de Frete no módulo Transporte.
3. Buscar o CT-e que necessita de correção.
4. Clicar em Emitir CC-e na parte superior da tela.



4. Informar os dados do evento e incluir o registro:

  • Data do Evento: incluir a data vigente em que a CC-e será emitida.

5. Informar as correções:

  • Grupo: informar o Grupo de Informações que contém o dado a ser corrigido.
  • Campo: informar qual campo será modificado.
  • Valor: informar o dado correto.
  • N° item: preencher nos casos onde há mais de uma informação para o mesmo item (por exemplo, modificar a série de uma nota fiscal específica).




Importante: As informações sobre Grupo e Campo devem ser fornecidas pelo contador devido à diversidade no XML. Em caso de dúvidas, consulte o Manual de Orientações do Contribuinte no site  http://www.cte.fazenda.gov.br/ na seção Manuais.

9. Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é um documento digital emitido e armazenado eletronicamente, que visa vincular os documentos fiscais envolvidos na operação de transporte a uma unidade de carga específica. Este documento, que possui validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente e pela autorização de uso concedida pela administração tributária da unidade federada, é utilizado para registrar e monitorar documentos fiscais em trânsito. O MDF-e tem como principal objetivo agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito, além de identificar a unidade de carga e outras características relevantes do transporte.

9.1. Modelo de Documento Fiscal

Acesse: Fiscal → Modelo de documento Fiscal.

Conforme mencionado anteriormente neste manual, no Menu 2. Operação de Transporte - Parâmetros, cada atividade deve possuir seu modelo de documento específico. Para a emissão do CT-e, serão utilizados os seguintes modelos:

  • 57 - Conhecimento de Frete - CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico): Obrigatório para transporte interestadual de carga lotação coberta por um único Conhecimento de Transporte Eletrônico.
  • 58 - MDF-e (Manifesto Eletrônico de documento Fiscal): Necessário para transporte interestadual de bens ou mercadorias cobertos por uma única NF-e, realizado com veículos próprios, arrendados ou mediante contratação de transportador autônomo.




Acesse: MDF → Manifesto.

1. Informe:

  • Data de emissão do MDF-e
  • Data de início do documento
  • Número de série do documento
  • Código de CIOT (Código Identificador de Operação de Transporte)
  • Série/ Sub-Série se houver.

2. Selecione:

  • Modalidade do transporte
  • Empresa 
  • Veículo
  • Modelo de Documento Fiscal
  • Veículo Reboque (se aplicável)
  • UF de Início e UF de Fim

3. Na aba Documentos:

  • Selecione o tipo de documento do manifesto (Conhecimento de Frete, Nota Fiscal de Saída, Nota Fiscal de Entrada ou NF-e Avulsa)
  • Informe o número ou sequência do documento que será manifestado

4. Na aba Condutores:

  • Informe os dados do condutor do veículo e clique em incluir

5. Na aba Carregamento:

  • Selecione a cidade onde será realizado o carregamento do veículo

6. Na aba Percurso:

Selecione todas as cidades por onde o veículo passará (caso as UF não sejam fronteiriças)

  • Após a inclusão de todas as informações, o MDF-e estará pronto para a transmissão pelo gerenciador.
  • Após a transmissão, o documento ficará pendente até que a carga chegue ao destino.
  • Quando o veículo chegar ao destino, o usuário deverá encerrar a transmissão do MDF-e. O sistema preencherá automaticamente os dados da tela com a cidade e o motivo do encerramento/transbordo de mercadoria.



10. Manutenção

10.1. Checklist

1. Modelo de Checklist

Acesse: Checklist → Modelo de Checklist.

  • Marcar o tipo: Segurança, Manutenção, Obrigatoriedade ou Pneu.
  • Se necessário, obrigar o preenchimento do checklist no Controle de Portaria.
  • Caso o checklist receba uma resposta negativa, proceder conforme as diretrizes estabelecidas.







2. Execução de Checklist

Acesse: Administrativo → Execução de Checklist.

  • Todo checklist realizado na portaria é salvo na Execução de Checklist, permitindo a verificação de itens com respostas negativas.
  • É possível alterar a resposta ao questionário após a inclusão.




10.2. Controle de Portaria

Acesse: Portaria → Controle de Portaria.

1. Informar Veículo, Condutor, Data de Entrada e KM Prev. Saída.

  • Se for marcado Manutenção, o sistema abrirá automaticamente uma Ordem de Serviço Interna com as manutenções informadas no Checklist.
  • Informar a Observação do motorista, se aplicável.

2. O veículo só terá a saída liberada após a aprovação dos responsáveis em cada departamento.

  • A função Liberação de Veículos carrega apenas veículos pendentes de liberação para usuários com a função liberada em seu controle de acesso.




  • No menu Liberação dos Departamentos, é possível vincular setores e definir quais usuários terão permissão para liberar veículos em cada setor, sendo que apenas esses usuários poderão realizar as liberações.

Acesse: Portaria → Departamento → Liberação Saídas.


Acesse: Portaria → Departamento → Liberação de Veículos.



  • Se a opção "Manutenção" estiver marcada, uma ordem de serviço será gerada ao realizar a liberação.


10.3. Tipo de Manutenção

Acesse: Manutenção → Tipo de manutenção.

1. Vincular nas sub-abas produtos e serviços que serão consumidos durante a manutenção.

2. No cadastro do Tipo de Manutenção, é possível informar qual checklist deve ser preenchido na portaria.

  • Caso o checklist receba uma resposta negativa, o sistema abrirá uma Ordem de Serviço Interna já preenchida com o Tipo de Manutenção, Produtos e Serviços.






10.4. Ordem de Serviço Interna

1. Incluir Veículo, Odômetro e Mecânico.



2. Na aba Manutenção selecionar Tipo de Manutenção, Motivo da Manutenção e Tipo de Documento.


3. Se não houver produto em estoque, gerar um Pedido de Compra.

  • Informar a Prioridade como Urgente.
  • O Seq. Pedido será automaticamente incluído nos detalhes do item.
  • Quando o pedido for atendido e a NF-e for lançada no sistema, o Seq. Nota e Num Nota serão preenchidos automaticamente.
  • Todos os pedidos de compra realizados na OS estarão registrados na aba Pedido de Compra.


4. Se o produto estiver em estoque, gerar uma Requisição.

  • Informar a Prioridade como Normal ou Reposição.

6. Quando o produto estiver no almoxarifado correto, o item aparecerá com o status Disponível no Estoque.

7. Com todos os itens em estoque, gerar Romaneio.

  • Na aba Romaneio, informar de qual almoxarifado será retirada a peça e qual funcionário está realizando a retirada.
  • Após atender o romaneio, a OS terá o status alterado para Em Andamento.
  • Não é possível excluir um romaneio já atendido.


9. Se forem disponibilizados mais itens do que o necessário, é possível devolver a quantidade excedente. Informar a quantidade em Devolução nos detalhes do item.

10. Finalizar a OS. Se necessário, realizar novamente o checklist.

necessário incluir essas informações em todos os itens da OS, independentemente do tipo.

10.5. Despesa

Não é possível informar Seq. Nota e Num Nota.

1. Incluir o Tipo de Despesa em Item → Despesa. Esta opção estará disponível apenas se o cliente utilizar o módulo TR.

  • A utilização deste módulo será permitida somente se o CFOP gerar despesa.
  • Será criada automaticamente uma despesa para o centro de custo (veículo) da OS.
  • Válido somente se o item for do tipo Serviço.

2. Ao devolver itens para o estoque, o sistema ajustará o valor da despesa criada.



10.6. Ordem de Serviço Externa

Para veículos externos que não fazem parte da frota, é possível realizar a Ordem de Serviço por motivos específicos.

1. Incluir Veículo, Odômetro, Fornecedor e Mecânico.
2. Selecionar Tipo de Manutenção, Motivo da Manutenção e Tipo de Documento.
3. Seguir o mesmo fluxo da Ordem de Serviço Interna até o momento em que os itens são registrados no sistema.
4. Com o item em estoque, gerar uma nota de transferência informando o Destinatário.

  • Após o processo acima, a tela de Pré Venda será aberta para realizar o faturamento e a transmissão da Nota de Saída.




Importante: Se os parâmetros "Bloquear Finalização de OS sem Pedido de Compra Vinculado" e "Bloquear Finalização de OS sem Nota Fiscal Vinculada" estiverem ativados, é

11. Recapagem 

A Recapagem é o processo de substituir a banda de rodagem desgastada de um pneu por uma nova. Este processo pode ser realizado de duas maneiras: a frio ou a quente.

  • Recapagem a Frio: Utiliza um pneu pré-moldado com uma banda de rodagem já desenhada e uma cola especial no lado oposto. O processo é realizado a uma temperatura de 110ºC, onde a cola faz com que a nova banda se fixe ao pneu.
  • Recapagem a Quente: Utiliza uma banda de borracha crua que é moldada no pneu. O desenho da banda é formado e o pneu é colocado em um molde a uma temperatura de 150ºC para completar o processo.


Importante! É necessário realizar o cadastro prévio das seguintes informações: Pneu, Item Pneu, Marcas de Bandagem, Bandagens, Tipos de Borracha e Tipos de Recapagem.


Acesse: Pneus → Recapagem → Recapagem.

1. Informar o Fornecedor, Bandagens, Marca, Tipo de Recapagem e Tipo de Borracha.
2. Selecionar os Pneus, pesquisando e incluindo-os conforme necessário.
3. Quando o pneu retornar ao estoque, incluir a nota de entrada:

  • O item da nota deve ser o pneu de 2ª vida, conforme informado no cadastro do Pneu.
  • Acessar a aba "Pneus" e selecionar "Pneus p/ Retorno da Recapagem".
  • O sistema atualizará automaticamente o cadastro de Recapagem e o cadastro de Pneus.


  • Sem rótulos