1 Conceito

O aplicativo Linx Postos Comanda Mobile permite o registro de pedidos na comanda através do aplicativo, gerando uma pré-venda diretamente no caixa do AutoSystem para efetuar a baixa. Além do registro de comandas, é possível fazer o gerenciamento de pedidos, permitindo a consulta de comandas abertas e pendentes, o lançamento e cancelamento de itens através de tablets e smartphones, e a consulta de itens cadastrados.

O aplicativo permite acessar a câmera do dispositivo para efetuar o registro de comandas, a abertura, o lançamento e o cancelamento de itens através da captura de código de barras dos produtos.


2 Requisitos

Para utilizar o aplicativo Linx Postos Comanda Mobile será necessário:

  • Ter o módulo Comanda Mobile liberado na chave da Linx;
  • Possuir um dispositivo Smartphone com sistema operacional Android na versão igual ou superior a 4.4;
  • O dispositivo deverá estar conectado na mesma rede em que o serviço da comanda está sendo executado.

 3 Módulo Gerencial

Para funcionamento do aplicativo Linx Postos Comanda Mobile necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial, que serão vistas a seguir.

3.7.1 Lotes

Ao configurar um lote de comanda, é possível estabelecer o funcionamento da mesma. Para configurar os lotes de comanda será necessário acessar no módulo Gerencial/ Configurações > Módulos > Comanda Eletrônica > Lotes. A imagem a seguir será exibida:



Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá adicionar um lote de comandas;
  • Editar: permitirá editar as configurações de um lote de comandas já existente;
  • Excluir: permitirá excluir um lote de comanda;
  • Listar: gerará um relatório com os códigos dos lotes de comandas e os códigos criptografados;
  • Fechar: permitirá fechar esta tela.

Ao clicar no botão Novo ou Editar, será exibida a tela conforme imagem abaixo:



Esta tela possui os campos:

  • Código: campo preenchido automaticamente;
  • Nome: informar o nome do lote de comandas;
  • Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa);
  • Prefixo: informar o prefixo que será utilizado antes da numeração;
  • Tamanho: informar o número de dígitos utilizados na numeração;
  • Nr. Inicial: informar o número da primeira comanda do lote; 
  • Nr. Final: informar o último número da comanda do lote;
  • Nr. extraviados: informar o número das comandas extraviadas. Caso houver mais de uma, separar os números por ponto e vírgula.

Na aba Terminais, selecionar os terminais que utilizarão o lote de comandas.


Na aba Configurações serão apresentadas as seguintes opções:


 Para utilizar o aplicativo, deverão ser selecionadas apenas as configurações abaixo: 

  • Preencher com zeros a esquerda automaticamente: com esta opção habilitada, o sistema preencherá automaticamente o número da comanda com zeros a esquerda até completar o tamanho do algoritmo. Se houverem prefixos configurados, os zeros serão colocados entre o prefixo e o número da comanda. 

A opção Utilizar criptografia permitirá selecionar as opções:

  • Sim: permitirá utilizar criptografia das comandas;
  • Não: não permitirá utilizar criptografia das comandas;
  • Regra da empresa: utilizará a criptografia conforme selecionado na regra da empresa.


A aba Produtos possui a opção:


  • Restringir Grupos e Subgrupos de produtos que podem ser lançados neste lote: permitirá restringir grupos e subgrupos de produtos a serem movimentados através do lote de comandas. Ao habilitar esta opção, selecionar quais grupos/subgrupos de produtos serão restringidos.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

Ao selecionar um ou mais lotes e clicar no botão Listar será exibida a tela conforme imagem abaixo:



Ao selecionar as opções, clicar no botão Gerar relatório, será exibido um relatório conforme imagem abaixo:


3.7.2 Terminal

Após instalado o aplicativo, é necessário configurar o mesmo no Módulo Gerencial. Para configurar um terminal será necessário acessar no módulo Gerencial Configurações > Módulos > Comanda Eletrônica > Terminais. A imagem a seguir será exibida:



Clicar no botão Novo para cadastrar um novo terminal. A tela a seguir será exibida:


  • Nome: informar o nome do terminal;
  • Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa);
  • Departamento: informar o departamento;
  • Modelo: informar o modelo Mobile para utilização do aplicativo.

A aba Grupos de Produto permitirá adicionar grupos de produto específicos para movimentação neste terminal.
Esta aba possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar um grupo de produto à relação;
  • Excluir: permitirá excluir um grupo de produto da relação.

Caso nenhum grupo de produto for informado, o sistema considerará todos os grupos de produtos cadastrados.

Na aba Senha de Acesso cadastrar os funcionários que terão acesso ao aplicativo. A seguir imagem da aba:


Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar usuários de acesso;
  • Editar: permitirá editar o usuário de acesso selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o usuário de acesso selecionado.

Clicar no botão Adicionar para cadastrar um usuário, a tela a seguir será exibida:



Para a utilização da Comanda no aplicativo Linx Postos Comanda Mobile, não será utilizada a senha cadastrada no módulo. A autenticação no aplicativo é feita através do login e senha do usuário atrelado ao funcionário.


A guia Funções Administrativas possui as opções:

  • Permite cancelar itens da comanda: permitirá cancelar os itens da comanda;
  • Permite reabrir comanda pré-fechada: permitirá reabrir comandas pré- fechadas

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registra as informações.

O usuário que não possui a opção Reabrir marcada, não poderá reabrir uma comanda que já tenha realizada a impressão e possui o status pendente. A opção Cancelar estando desmarcada, não permitirá o usuário cancelar itens. Essas ações podem ser feitas apenas por usuários autorizados.


Na aba Lotes de Comanda será necessário vincular o lote cadastrado conforme capítulo A seguir imagem da aba:



A aba Opções permitirá realizar configurações gerais do módulo. A seguir imagem da aba: 



A guia Balança não deverá ser preenchida quando o terminal for destinado ao uso do módulo Comanda Mobile.

Na guia Geral as opções de seleção para utilização do Linx Postos Comanda Mobile são as seguintes:

  • Solicitar o lançamento do local de entrega: solicitará o lançamento do local de entrega do pedido, para lançamento do produto na pré-venda.
  • Permite imprimir pré-fechamento: libera impressão de pré-fechamento de uma ou mais comandas;

3.7.3 Impressora

Para configurar uma impressora será necessário acessar no módulo Gerencial Configurações > Módulos > Comanda Eletrônica > Impressoras. A imagem a seguir será exibida:


Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá adicionar uma impressora;
  • Editar: permitirá editar as configurações de uma impressora existente;
  • Excluir: permitirá excluir uma impressora da relação;
  • Fechar: permitirá fechar esta tela.

Ao clicar no botão Novo, será exibida uma tela conforme imagem abaixo:



Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa);
  • Nome: informar o nome que identificará a impressora no sistema;
  • Porta: informar a porta de comunicação em que a impressora está conectada ou o nome da impressora na rede.
  • A opção Impressora padrão habilitará esta impressora como padrão no sistema.
  • A guia Configurações possui as opções:
  • Colunas: informar o número de colunas em que será feita a impressão;
  • Separação: informar o número de linhas em que será feita a impressão

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

Importante

Apenas impressoras não fiscais devem ser cadastradas.

3.7.4 Regras de Impressão

As regras de impressão serão necessárias para impressão de ordem de produção e pré-fechamento. Poderão ser configuradas diferentes impressoras para diferentes grupos ou subgrupos de produtos.
Para imprimir o pré-fechamento será necessário que a primeira impressora a ser cadastrada não tenha restrição a nenhum grupo de produto, subgrupo ou produto, desta forma, todos os pedidos serão impressos.
Deve-se associar uma impressora a um grupo de produto, subgrupo ou produto quando for utilizada uma impressora distinta para determinada finalidade. Por exemplo, nos casos das cozinhas de restaurantes, onde existir uma impressora destinada a impressão dos lanches dos pedidos, e outra para as bebidas dos pedidos.
Para configurar uma impressora será necessário acessar no módulo Gerencial Configurações > Módulos > Comanda Eletrônica > Regras de Impressão. A imagem a seguir será exibida



Esta janela possui os botões:

  • Novo: permitirá adicionar uma regra de impressão;
  • Editar: permitirá editar as configurações de uma regra de impressão existente;
  • Excluir: permitirá excluir regras de impressão;
  • Filtrar: permitirá filtrar as regras de impressão;
  • Imprimir: gerará um relatório com as regras de impressão;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Ao clicar no botão Novo ou Editar, será exibida a tela conforme imagem abaixo:



Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa);
  • Lote: informar o lote de comandas que utilizará a regra de impressão;
  • Terminal: informar o terminal que utilizará a regra;
  • Grupo Produto: informar o grupo de produtos;
  • Subgrupo Produto: informar o subgrupo de produtos;
  • Produto: informar o produto;
  • Impressora: informar a impressora.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.


4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Para o lançamento de um prefixo numérico em uma comanda, acesse o módulo Gerencial/ Configurações > Módulos > Comanda Eletrônica > Lotes. A imagem a seguir será exibida:



Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá adicionar um lote de comandas;
  • Editar: permitirá editar as configurações de um lote de comandas já existente;
  • Excluir: permitirá excluir um lote de comanda;
  • Listar: gerará um relatório com os códigos dos lotes de comandas e os códigos criptografados;
  • Fechar: permitirá fechar esta tela.

Ao editar um lote de comanda já existente ou adicionar um novo lote de comanda, a tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os campos:

  • Código: campo preenchido automaticamente;
  • Nome: informar o nome do lote de comandas;
  • Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa);
  • Prefixo: informar o prefixo que será utilizado antes da numeração;
  • Tamanho: informar o número de dígitos utilizados na numeração;
  • Nr. Inicial: informar o número da primeira comanda do lote;
  • Nr. Final: informar o último número da comanda do lote;
  • Nr. extraviados: informar o número das comandas extraviadas. Caso houver mais de uma, separar os números por ponto e vírgula.

Para habilitar o lançamento de comanda com o prefixo numérico, o campo prefixo deve conter o valor desejado. 



Os campos Nr, inicial e Nr. final referem-se a quantidade de comandas e deverão ser preenchidos com a numeração inicial e final das mesmas. 



Na aba Configurações deverá ser selecionada a opção Preencher com zeros a esquerda automaticamente. Desta maneira, o sistema preencherá automaticamente o número da comanda com zeros a esquerda até completar o tamanho configurado.


Caso a opção for pela não indicação do prefixo numérico nas comandas, esses campos não deverão ser preenchidos.


4.1 Lançamento de comanda com ou sem local de entrega

Para lançar uma comanda com local de entrega, deverá ser acessado o módulo Gerencial/ Configurações > Módulos > Comanda Eletrônica > Terminais e seguido os passos de acordo com o que consta no tópico 3.7.2, a seguir na aba opções, selecionar a opção solicitar o lançamento do local de entrega.

Caso o local da entrega não deva ser indicado na comanda, a opção não deverá ser selecionada.


4.2 Lançamento de comanda com produto com complemento

Para realizar o lançamento de uma comanda com produto com complemento, deverá ser acessado no módulo Gerencial/ Cadastros > Produtos.

Na guia Composição, acessar a Sub-Guia Complementos e selecionar o produto com complemento. A tela a seguir será exibida:


Clique em Confirmar e o produto será selecionado.


4.3 Lançamento de comanda com prefixo com letra

Para inserir uma letra no prefixo da comanda, deverá ser acessado o módulo Gerencial/ Configurações > Módulos >  Comanda Eletrônica > Lotes.

No campo Prefixo inserir a letra desejada para a comanda.  


Na aba Configurações deverá ser selecionada a opção Preencher com zeros a esquerda automaticamente. Desta maneira, o sistema preencherá automaticamente o número da comanda com zeros a esquerda até completar o tamanho configurado.



4.4 Lançamento de comanda com criptografia

Para realizar o lançamento de uma comanda com criptografada, deverá ser acessado o módulo Gerencial/ Configurações > Módulos > Comanda Eletrônica > Geral e marcar a opção Utilizar número da comanda criptografado.


Para configuração das opções de local de entrega e prefixo numérico nas comandas criptografadas, deverá ser seguido o procedimento de acordo com o que consta nos tópicos 4 e 4.1.


5 Funcionalidades

Para iniciar o serviço, é necessário criar um atalho do paf e adicionar o parâmetro --pdvmovel.

Por padrão, o serviço será executado na porta 8080. Caso queira alterar a porta, adicionar o parâmetro porta= e o valor correspondente, conforme o exemplo abaixo:



5.1 Login

A autenticação no aplicativo Linx Postos Comanda Mobile deverá ser efetuada de acordo com o descrito no tópico 3.7.2 - Terminal.
A seguir imagem da tela de login:



Esta tela possui os campos:

  • Servidor: Porta: informar o servidor e a porta.
  • Usuário: informar o login do funcionário;
  • Senha: informar a senha cadastrada.


6 Tela de atendimento

Ao acessar o aplicativo Linx Postos Comanda Mobile será apresentada a tela de atendimento, conforme a imagem a seguir:



Esta tela possui os campos:

  • Lançamento rápido: permite de forma rápida realizar o registro de novas comandas onde o lançamento dos itens é realizado apenas pelo código do produto;
  • Lançamento: permite fazer lançamentos de produtos nas comandas;
  • Comandas abertas: lista as comandas ativas e em consumo;
  • Comandas pendenteslista as comandas pendentes de fechamento.


6.1 Novo atendimento

Para iniciar um novo atendimento, clique no botão + Novo atendimento e a tela a seguir será exibida:



Esta tela apresenta a opção que permite digitar o número da comanda para iniciar o atendimento. O ícone  permite acessar a câmera do dispositivo para efetuar o registro do número da comanda através do código de barras.

Ao digitar o número da comanda ou fazer a captura através da câmera, pode-se dar início ao atendimento e adicionar os produtos à comanda através do botão Adicionar Produto.

É possível iniciar um atendimento sem informar o número da comanda, porém o mesmo será solicitado conforme se verá no tópico 6.2, antes do registro do pedido.


6.2 Lançamento de produtos nas comandas

Após iniciar um atendimento com o número da comanda correspondente, é possível visualizar a lista de produtos disponíveis para a venda. Será possível fazer a inclusão dos itens através do ícone que permite inserir os produtos na comanda através dos códigos, conforme imagem a seguir: 




Após lançados os produtos na comanda, clique no botão Adicionar Produtos.


Caso na configuração for selecionada a opção de indicar o local da entrega do pedido, essa informação deverá ser preenchida com o número da mesa para a entrega do pedido.

Não ocorrendo o fornecimento da informação, a seguinte mensagem será apresentada:



Da mesma forma, será solicitado um número de comanda para o pedido informado. Caso o número da comanda já tenha sido fornecido ao iniciar um atendimento, o mesmo virá preenchido automaticamente.

Se essa informação não tenha sido fornecida inicialmente ao abrir um atendimento, o aplicativo solicitará nesse momento, para o registro do pedido. Caso não seja informado o número da comanda, o pedido não seguirá a diante e a seguinte mensagem será apresentada:



Insira as informações de local e número da comanda e aperte o botão Registrar.



Ao registrar a comanda, a mesma indicará o número, a relação de produtos, e o status.



Nesta tela através dos ícones abaixo também será possível:

  •   Excluir itens da lista da comanda;
  •   Iniciar a impressão da comanda.


Não será possível excluir o último item da comanda.



6.3 Impressão das comandas

Após adicionados os produtos e registrada a comanda, é possível proceder a impressão das mesmas.

Para isso, na tela do pedido acesse o ícone que se encontra no canto superior direito, conforme imagem a seguir:



Após selecionada a opção de impressão de comandas, a seguinte mensagem será apresentada:



Após confirmada a impressão da comanda a mesma passará do status Comanda em Aberto para Comanda Pendente.


6.4 Alteração de quantidade

É possível fazer a alteração da quantidade de itens do pedido acessando a tela de itens selecionados na comanda.

Selecione + ou - para aumentar ou diminuir as quantidades.



7 Atalhos para a comanda

Na tela inicial do aplicativo Linx Postos Comanda Mobile além da opção Novo atendimento, que inicia um novo atendimento requerendo informações necessárias para a identificação da comanda como: número da comanda, produtos, quantidades e local de entrega, há a opção de atalhos que servem para acessar mais rapidamente as opções de atendimento.



Esta tela possui as opções:

  • Lançamento rápido: permite de forma rápida realizar o registro de novas comandas onde o lançamento dos itens é realizado apenas pelo código do produto;
  • Lançamento: apresenta a lista completa de produtos, permitindo fazer lançamentos nas comandas;
  • Comandas abertaslista as comandas ativas e em consumo;
  • Comandas pendenteslista as comandas pendentes de fechamento.


7.1 Lançamento Rápido

O menu Lançamento Rápido permitirá o lançamento de itens para uma determinada comanda. Ao acessar o Lançamento Rápido, será apresentada a lista de produtos disponíveis para a venda. É possível visualizar a lista de produtos disponíveis para a venda. 

Esta tela apresenta a opção que permite acessar a câmera do dispositivo através do ícone  para registrar o código de barras dos produtos, indicar o local da entrega no ícone e digitar o nome ou código do produto no campo , conforme a imagem abaixo:




Após inseridos os produtos na comanda, selecione a opção Registrar.


7.2 Comandas abertas

Na tela de atalhos para a comanda há a opção de consultar as Comandas Abertas. Nessa opção será possível visualizar todas as comandas abertas e proceder com o processo de inclusão e exclusão de itens e proceder a impressão das mesmas, similar ao listado no tópico 6.2.



7.3 Lançamento

Ao acessar a opção Lançamento será apresentada a lista completa de produtos. Os procedimentos para inclusão, exclusão e impressão dos mesmos nas comandas poderão ser consultados no tópico 6.2.

7.4 Comandas pendentes

Nesta opção o aplicativo permite visualizar através do atalho as comandas pendentes de fechamento. Comandas pendentes são as comandas que foram encaminhadas para a impressão, porém ainda não foram fechadas no caixa.


 


Para adicionar produtos em comandas pendentes, basta selecionar a comanda desejada e clicar em Adicionar Produtos. Após adicionados os produtos desejados, a comanda será registrada novamente.


8 Efetuar Logoff

Para efetuar logoff do aplicativo, o usuário deverá acessar o canto superior direito da tela inicial o ícone . A seguinte tela será apresentada:


Após, deverá  clicar em Efetuar Logoff.

Esta tela possui os campos:

    • Identificação do usuário: identifica o usuário logado;
    • Sobretraz informações acerca do aplicativo;
    • Efetuar Logoffpermite o usuário fazer logoff do aplicativo.