Índice

1 Conceito

A aplicação Linx Smart Order permite o registro de pedidos na comanda através do aplicativo, gerando uma pré-venda diretamente no caixa do PDV Linx Postos POS para efetuar a baixa. Além do registro de comandas, é possível fazer o gerenciamento de pedidos, permitindo a consulta de comandas abertas e pendentes, o lançamento e cancelamento de itens e a consulta de itens cadastrados através de tablets, smartphones e a grande novidade desta aplicação, a integração no equipamento SmartPOS, possibilitando realizar os pagamentos com a facilidade do aplicativo Smart POS. 

O aplicativo permite acessar a câmera do dispositivo para efetuar o registro de comandas, a abertura, o lançamento e o cancelamento de itens através da captura de código de barras dos produtos e também leitura de QRcode.

2 Requisitos 

Para utilizar o aplicativo Linx Smart Order será necessário:

  • Ter os módulos Comanda Mobile e Comanda Eletrônica liberados na chave da Linx;
  • Possuir um dispositivo Smartphone/Tablet com sistema operacional Android na versão igual ou superior a 6.0;
  • O dispositivo deverá estar conectado na mesma rede em que o serviço da comanda está sendo executado;
  • Equipamentos SmartPOS nos modelos A8, P2, CIELO LIO, GPOS 700 (de acordo com a adquirente escolhida).

O aplicativo Linx Smart Order está disponível para download apenas na Google Play para Android

Tela inicial do Comanda Mobile no Smartphone

Tela inicial do Comanda Mobile no Tablet

3 Terminais e Retaguarda

Para que o equipamento se comunique com a retaguarda Empório PRO / Seller será necessário realizar as seguintes configurações.

3.1 Cadastro de Equipamentos

Acessar na plataforma Empório PRO o Menú> Cadastros> Estabelecimentos> Periféricos, selecionar a aba Periféricos e incluir um novo equipamento clicando no botão.  

ATENÇÃO!

Deve ser realizado um cadastro para cada dispositivo que for utilizado.


Todos os campos devem ser preenchidos conforme as instruções abaixo:

  • Descrição: informar qual o nome do equipamento que será cadastrado Smart, Celular ou Tablet, exemplo da imagem acima;
  • Tipo de Equipamento: será sempre SMART POS para todos os tipos de dispositivo, Smart, Celulares e Tablets;
  • Equipamento: virá preenchido como Smart POS;
  • Porta de Comunicação: informar qual a porta de comunicação que será utilizada para o equipamento;
  • Número de Série: informar qual o número de série do equipamento (ver quadro abaixo);
  • Código de Ativação: informar se houver (esta informação é obtida com a adquirência que o cliente optar).

Temos ainda a opção:

  • Habilitar o modo de gerenciamento de comandas: esta opção combinada com o módulo Comanda Mobile no CNPJ do cliente, habilita o botão Comanda na tela inicial do SmartPOS, conforme vermos nos capítulos a seguir.

Após preenchido os campos clicar em.

IMPORTANTE!

Ao informar o número de série de Celulares e Tablets, não utilizar o número que é encontrado dentro das configurações do equipamento, e sim, utilizar o número de serial que é apresentado na tela inicial de ativação do aplicativo ao instalá-lo, conforme imagem abaixo.



3.2 Cadastro de Terminal

Nesta etapa será vinculado o PDV já existente com os periféricos/equipamentos já cadastrados.

Acessar na plataforma da retaguarda o Menú> Cadastros> Estabelecimentos> Máquinas e escolher o terminal que deseja vincular. Caso necessário, pode ser cadastrado um novo terminal nesta mesma rotina clicando em.


Após selecionado o terminal, será apresentado na tela a aba Detalhes, com as informações do PDV, que neste caso deve ter a opção de Trabalha com comanda ativada e se Integra Smart POS, conforme a imagem abaixo. 


Para realizar o vínculo com os dispositivos, acessar a aba Periféricos, clicar no botão e no quadro Dados para cadastro do periférico, informar o Tipo de Equipamento como SMART POS e na sequencia procurar pelo equipamento na lista. 

Logo após clicar no botão  para adicionar o equipamento ao quadro de Periféricos Cadastrados e clicar em.

Após realizados esses procedimentos, deve ser efetuada a sincronia de dados. 

Cada um dos periféricos cadastrados acima gerará um log de serviço identificado pelo nome do serviço + a porta de comunicação do equipamento.

Serão apresentadas mais informações sobre o serviçohubserver no capítulo 4 Funcionalidades.

3.3 Regras de Impressão

O cadastro das regras de impressão serão necessárias para impressão de ordem de produção.

Para cadastrar acessar a plataforma da retaguarda em Menu> Cadastros> Estabelecimentos> Comandas> Regras de Impressão, clicar no botão e preencher os campos listados.

Quadro Dados Gerais:

  • Nome da Regra: descrever o nome que essa regra terá.

Quadro Regras:

  • Impressora: selecionar uma impressora já previamente cadastrada (o cadastro de impressoras também é realizado em Periféricos, conforme os equipamentos do tópico 3.1);
  • Lotes de Comandas: informar se houverem lotes cadastrados (campo opcional);
  • Máquina: selecionar o terminal que tem vínculo com os equipamentos, conforme o tópico 3.2. Caso exista mais terminais, devem ser cadastradas uma regra para cada terminal.


4 Funcionalidades

O serviço necessário para o funcionamento da aplicação Comanda Mobile ficará dentro da pasta LinxPostos com o nomehubserver.

Esse serviço gerará um log de nome hubserver que ficará dentro da pasta log no mesmo diretório mencionado acima.

Cada equipamento que estiver cadastrado para rodar com o aplicativo Comanda Mobile, irá também gerar um log, conforme o exemplo acima, hubserver_9010, onde o número representa a porta de conexão do equipamento. 


No exemplo abaixo pode ser visto os backups diários desses logs. 

Atenção!

É imprescindível que o serviço hubserver esteja ativo para que o aplicativo consiga comunicar.


4.1 Ativação

A autenticação no aplicativo Comanda Mobile deverá ser efetuada conforme as instruções e imagens abaixo:


  • Ao realizar o download do aplicativo Comanda Mobile, será apresentada a tela de boas vindas juntamente as informações de configuração. Para avançar, pressione o botão Continuar;
  • Na sequencia deverá informar o CNPJ do estabelecimento e pressionar o botão Continuar para prosseguir com a solicitação;
  • Ao Continuar, o usuário deverá optar pelo tipo de comunicação do aplicativo;




  •  Caso opte por utilizar o serviço de rede Wi-Fi (Conexão local), deverá preencher os dados de endereço de IP da estação que estará com o serviço ativo, e a porta. O endereço do IP deve ser o da máquina no qual o equipamento foi relacionado na retaguarda. A porta de comunicação deve ser a mesma configurada no PDV na retaguarda.
  • Caso o cliente opte por utilizar o serviço através de conexão pela nuvem, não será necessário preencher nenhum campo.

Conexão local

Conexão local

Conexão pela nuvem


Após configurado o tipo de conexão, ao acessar o aplicativo, caso na retaguarda tenha sido configurada a necessidade de informar o Usuário e Senha para acesso ao Comanda Mobile, insira os dados e pressione o botão Entrar para realizar o login, como mostra a imagem abaixo:

usuário e senha utilizados para login no Comanda Mobile são os mesmos utilizados para acesso ao PDV.



5 Permissões de acesso 

Para que seja possível realizar cancelamento de itens, cancelamento de pedidos, edição de pedidos e liberação emergencial no aplicativo Comanda Mobile, a permissão de acesso na retaguarda precisa ser configurada para o operador.

Para realizar esta configuração acesse Cadastros> Sistema> Perfis de Acesso> escolha o perfil de usuário e clique no botãoPermissões, selecionando a aba App do Atendente e marcando as opões de acesso para Cancelar Item, Cancelar Pedido, Editar Pedido e Liberação Emergencial, conforme a imagem abaixo. Após realizar as marcações na retaguarda clique no botão.



Quando uma dessas rotinas não estiverem com a permissão de acesso marcada na retaguarda, a mensagem abaixo será apresentada na tela do Comanda Mobile.  

Mensagem de restrição ao pressionar o botão Liberação


6 Tela inicial no SmartPOS

Utilizaremos o equipamento SmartPOS para realizar a demonstração de usabilidade do aplicativo Comanda Mobile

Caso o cliente tenha habilitado o módulo Smart POS e o módulo Comanda Mobile no CNPJ, ao realizar a ativação e login do aplicativo SmartPOS, será apresentada a tela conforme a imagem abaixo:




Para iniciar o aplicativo Comanda Mobile basta pressionar o botão Comanda, conforme indicado na primeira imagem da sequência. 


Tela aplicativo SmartPOS



Tela inicial aplicativo Comanda Mobile

6.1 Iniciar atendimento

Quando o cliente possuir apenas o módulo Comanda Mobile no CNPJ, ao realizar o login no aplicativo, será apresentada a tela inicial de atendimento, conforme a imagem abaixo. 


Tela inicial aplicativo Comanda Mobile


A tela inicial do Comanda Mobile possui as seguintes funcionalidades:

  1. Iniciar Atendimento: permite que um novo atendimento seja iniciado;
  2. Atendimentospermite fazer lançamentos de produtos nos atendimentos já em andamento, mostrando os pedidos através das comandas já registradas;
  3. Produtoslista os produtos disponíveis para consumo;
  4. Liberaçãolista as comandas pendentes permitindo a seleção para liberação emergencial.


6.2 Novo pedido

Para iniciar um novo pedido/atendimento, siga os passos a seguir:

  • Pressione o botão Iniciar Atendimento na tela inicial do aplicativo;
  • Na sequencia, digite o número da comanda no campo Nº Comanda ou pressione o botão  no canto superior direito, para realizar a leitura do código da comanda;
  • E selecione o produto desejado utilizando o campo Buscar Produto, clicando nos produtos apresentados na tela ou pressionando novamente o botão , alternando a câmera para Produto e realizar a leitura do código do mesmo.


A tela de Novo Pedido possui os campos: 

  • Nº Comanda: permite inserir o número da comanda já previamente cadastrada na retaguarda;
  • Local: permite inserir a localização e/ou número da mesa, assim como outras informações do local. Este campo possui digitação livre, porém limitado em até 15 caracteres;
  • Buscar Produto: permite realizar busca por produtos através da digitação;
  • Total: mostra o valor total dos itens em sacola;
  • Sacola: representando pelo botão, mostra o total de itens e permite visualizar os itens já selecionados.


Ao pressionar o botão  (leitura de código), será apresentada as telas abaixo, que podem ser alternadas através do botão  para mudar de leitura de código de Produto para leitura de código de Comanda e vice-versa. 


Câmera para leitura de código da Comanda

Câmera para leitura de código de Produto



6.3 Lançamento de produtos na comanda 


Como vimos acima, é possível lançar produtos através do botão Buscar Produto ou fazendo a leitura do código de barras através do botão . Na sequencia, veremos o processo de adicionar o produto e visualização da sacola de produtos. 

  • Ao adicionar um item e pressionar o botão Sacola, na parte inferior da tela, o usuário será direcionado a tela de Pedido, conforme mostra a segunda imagem da sequência abaixo;
  • Ao clicar no botão, o usuário será questionado se Tem certeza que deseja limpar o pedido?, como mostra a terceira imagem. 



A tela de Pedido possui as seguintes funcionalidades: 

  1. Limpar pedido: permite excluir todos os itens do pedido;
  2. Remover item: representado pelo botão em cada item, permite remover apenas o item desejado; 
  3. Observação: Permite inserir uma observação de preparo ao item do pedido;
  4. Adicionar ou diminuir item: representado pelo botãoem cada item, permite aumentar ou diminuir a quantidade de um mesmo item, onde o mínimo deve ser de uma unidade;
  5. Voltar: representado pelo botão, permite voltar para a tela de produtos;
  6. Prosseguir: permite registrar o pedido na comanda, conforme tela a seguir.


Rotinas de cancelamento e edição de item exigem permissão de usuário, conforme apresentado no tópico 4 Permissões de acesso.


Após adicionar os itens, ao pressionar o botão Prosseguir, será apresentada a tela abaixo, indicando que a comanda foi registrada. 



No momento em que a comanda é registrada, será impressa a ordem de serviço ou o pedido será enviado ao KDS, ou o estabelecimento poderá trabalhar com as duas modalidades de serviço e adotar ambos.

Emissão da ordem de produção para a cozinha


6.4 Envio de pedido ao KDS 

É possível trabalhar também com o aplicativo Monitor de Controle (KDS), onde o estabelecimento faz o acompanhamento dos pedidos efetuados pelos clientes, seu fluxo desde o preparo até chamada do consumidor para a retirada do pedido. 

Em verde, a entrada de um novo pedido ao KDS

Para saber mais sobre o Monitor de Controle (KDS) clique aqui.


7 Atendimentos

Após registrar a comanda, todos os pedidos registrados e comandas poderão ser encontrados no botão Atendimentos da tela inicial. 



7.1 Aba Comandas


Ao pressionar o botão Atendimentos, o usuário será direcionado a aba Comandas, que listará todas as comandas pendentes no estabelecimento.

  • Na primeira imagem, apresenta a tela inicial da aba Comandas, podendo realizar a busca pela comanda na listagem apresentada na tela, através da digitação do número ou pressionando o botão de leitura de código  (nesta aba Comandas a câmera é fixa no modo leitura de comandas, sem possibilidade de alternar para produto).
  • Ao selecionar uma comanda, será possível editar um pedido através do botão Editar, realizar um novo pedido pressionando o botão Novo Pedido ou até mesmo cancelar a comanda.


A tela de seleção da comanda apresenta as seguintes funcionalidades:

  1. Status: apresenta o status atual da comanda;
  2. Cancelar Comanda: permite cancelar a comanda;
  3. Total: apresenta o valor total da comanda;
  4. Editar: permite realizar a edição do pedido, incluindo a alteração do Local, para quando um cliente muda de mesa; 
  5. Listagem de itens: mostra data e hora de inclusão do item, descrição, quantidade, valor unitário e valor total;
  6. Novo Pedido: permite realizar um novo pedido para ser incluído nesta comanda. 

Serão listados abaixo os status possíveis da comanda:

  • Aberta
  • Bloqueada
  • Cancelada
  • Livre
  • Fechamento
  • Finalizada


7.2 Cancelar Comanda

Dentro da aba Comandas será possível cancelar a comanda, conforme a sequencia:

  • Quando pressionado o botão Cancelar Comanda, como apresentado nas telas acima, o usuário será questionado se Tem certeza que deseja cancelar a comanda?
  • Após confirmar o cancelamento da comanda, será apresentada a segunda tela abaixo, informando que a comanda foi cancelada com sucesso.





Logo após a comanda ser cancelada, será impresso o cancelamento da ordem de produção na cozinha.



7.3 Aba Pedidos

Ainda no botão Atendimentos será possível acessar a aba Pedidos que listará todos os pedidos pendentes.

  • A primeira imagem mostra a tela com a listagem de pedidos, onde será possível fazer a busca por um pedido, via código, através da lupa ou pela rolagem na tela. 
  • Ao selecionar um pedido o usuário poderá editar itens, adicionar mais produtos e até mesmo cancelar um pedido ainda em andamento.



A tela de seleção do Pedido apresenta as seguintes funcionalidades:

  1. Status do pedido: apresenta o status atual do pedido;
  2. Cancelamento do pedido: possibilita realizar o cancelamento do pedido apresentado em tela;
  3. Valor total do pedido: exibe o valor total do pedido apresentado em tela;
  4. Salvar alterações: permite salvar edições realizadas no pedido, ao adicionar mais um produto, por exemplo;
  5. Adicionar ou diminuir quantidade: representado pelo botãoem cada item, permite aumentar ou diminuir a quantidade de um mesmo item, onde o mínimo deve ser de uma unidade;
  6. Remover item: representado pelo botão em cada item, permite remover apenas o item desejado; 
  7. Adicionar mais produtos: permite que seja adicionado mais produtos ao pedido, abrindo a tela de seleção de produtos.

Abaixo os status possíveis do pedido:

  • Aberto
  • Aguardando Preparo
  • Preparo Iniciado
  • Em Preparo
  • Preparo Finalizado
  • Saiu Entrega
  • Entregue
  • Cancelado
  • Em Pagamento
  • Pago
  • Finalizado


7.4 Cancelar Pedido

Dentro da aba Pedidos será possível também cancelar o pedido, conforme a sequencia:

  • O usuário será questionado se Tem certeza que deseja cancelar o pedido?
  • Ao pressionar Sim, será apresentada a tela confirmando o cancelamento do pedido. 
  • Neste momento também será impresso o cancelamento da ordem de produção na cozinha.



Esta rotina exige permissão de usuário, conforme apresentado no tópico 4 Permissões de acesso.


8 Produtos

Na tela inicial é apresentado também o botão Produtos, que possibilita além de da consulta de produtos, registrar novos pedidos dentro de uma comanda. 




  • O usuário poderá procurar o produto das maneiras já relatadas no tópico 4.2 Novo atendimento.
  • Ao pressionar sobre um produto será aberto o rodapé para seleção da quantidade desejada deste produto, conforme mostra a segunda imagem.
  • Após selecionado o produto, no rodapé será exibida a sacola com o produto e na parte superior esquerda, poderá ser informada a comanda para este pedido. 


  • Ao clicar no campo Nº Comanda o teclado numérico será exibido para que seja digitado o número da comanda. 
  • Pode ser utilizado também o botão para realizar a leitura da comanda.
  • Ao pressionar o botão Prosseguir, a comanda será registrada.




8.1 Produtos Pesáveis

Na tela de seleção de produtos, ao selecionar um item cadastrados como pesáveis na retaguarda, será apresentado um campo que permite inserir o peso dos produtos, podendo desta forma, fracionar os itens vendidos por KG nos estabelecimentos e fornecer mais opções para os usuários.


Os produtos cadastrados como pesáveis na retaguarda, aparecerão na listagem da tela de busca de produto com a nomenclatura Kg (conforme a primeira imagem abaixo).

  • Para selecionar um produto pesável, basta selecionar um dos produtos identificados;
  • Inserir o peso do produto e pressionar o botão ao lado, para incluir o produto na sacola.


Produtos pesáveis identificados por Kg

Campo para informar o peso dentro do produto


Na visualização do pedido aparecerá na descrição do produto, abaixo do valor, a quantidade do produto em Kg. 

  • Para seguir com o pedido, basta seguir os procedimentos convencionais;
  • Informar a comanda no campo Nº Comanda, informar o local;
  • Conferir o pedido e pressionar Prosseguir para registrar a comanda. 


Os produtos pesáveis não poderão ser editados na tela como os demais produtos, sendo necessário remove-los em caso de irregularidades. 



9 Liberação

Por fim, ainda na tela inicial, é apresentado o botão Liberação, que permite realizar a liberação emergencial da comanda para situações onde os lavabos, por exemplo, ficam fora da praça de alimentação, sendo necessário liberar Saída e Entrada da comanda para passar pelas catracas. 



Esta rotina exige permissão de usuário, conforme apresentado no tópico 4 Permissões de acesso.

Para realizar a liberação emergencial, siga os passos a abaixo:

  • Após pressionar o botão Liberação, será apresentada a tela para seleção da comanda aberta que será liberada, conforme mostra a primeira imagem. 
  • Na segunda imagem, ao selecionar a comanda, o operador irá escolher se deseja liberar a entrada ou saída emergencial com a comanda.
  • Quando pressionado o botão Liberar saída, o operador será questionado se Tem certeza que deseja liberar a saída?


Ao pressionar o botão Sim, será apresentada a tela de confirmação da liberação da comanda para saída.

Lembrando que esta comanda ainda está pendente de pagamento e o cliente irá retornar ao interior do estabelecimento.



Quando é realizada a liberação de saída da comanda, para que o cliente retorne ao ambiente, passando pela catraca novamente, será necessário fazer a liberação de entrada, que seguirá o mesmo passo a passo acima, mas pressionando o botão Liberar entrada


10 Pagamento com SmartPOS

Quando o módulo Smart POS estiver habilitado para o CNPJ do cliente, será possível realizar o pagamento das comandas via equipamento Smart. 

ATENÇÃO!

Essa funcionalidade está disponível apenas para o equipamento SmartPOS com o módulo Smart POS ativo. Tablets e Smartphones não possuem a funcionalidade de pagamentos.

  • Ao pressionar o botão Iniciar Atendimento na tela do aplicativo SmartPOS, o usuário será direcionado para a segunda tela abaixo, que contém as abas nativas do aplicativo, Abastecimentos e Produtos e quando houver a integração com o aplicativo Comanda Mobile na chave, será apresentada a aba Comandas.
  • Nesta rotina será utilizado o conceito de Carrinhopara adicionar o conteúdo de cada uma das três abas.




  • Com o aplicativo SmartPOS, será possível inserir no carrinho abastecimentos da aba Abastecimentos, inserir produtos da aba Produtos e inserir as comandas que deseja fazer recebimento na aba Comandas. 
  • Para realizar o pagamento da comanda, basta selecionar a comanda desejada e a mesma será inserida ao carrinho, conforme mostra a segunda e terceira imagem abaixo.  
  • Nesta terceira tela será possível alterar informações do produto, como quantidade, mas não será possível fazer alterações na comanda já inserida. 


Para saber mais sobre as formas de pagamento com o aplicativo Smart POS, acesse o manual SmartPOS a partir do tópico 6.3, clicando aqui.

  • Ao pressionar Prosseguir o operador será direcionado a tela de seleção da forma de pagamento, conforme mostra a primeira imagem abaixo. 
  • Selecionada a forma de pagamento, pressionar o botão Efetuar Pagamento.
  • Na sequencia informar o valor pago e clicar em Confirmar.


  • Ao pressionar Confirmar o pagamento será processado e na sequencia será apresentada a mensagem de pagamento realizado com sucesso, conforme a tela abaixo. 
  • Mais abaixo serão exibidos os botões de Novo Atendimento e Imprimir Comprovante dessa última venda realizada.


11 Baixa da Comanda no PDV

Quando o estabelecimento não utiliza SmartPOS para pagamentos ou deseja que o pagamento seja realizado no caixa, a comanda registrada virá para a tela do PDV na aba Comanda.

Para abrir a comanda, basta selecionar a mesma na tela do PDV.

Aba Comanda na tela do PDV


Ao selecionar a comanda será exibida a tela detalhada com o consumo da demanda e nesta mesma tela poderá ser adicionado mais produtos ou simplesmente realizar a baixa.


Ao pressionar o botão Baixar, os produtos virão para a tela de finalização venda, onde o operador poderá selecionar a forma de pagamento desejada pelo cliente e finalizar a venda.


Ao completar esses passos, a baixa será realizada e a comanda liberada.

  • Sem rótulos