O pedido de compras é o registro do compromisso firmado com o fornecedor na aquisição de bens ou serviços.
Um pedido de compras pode ser gerado de três origens diferentes:
- Diretamente da tela de pedidos, de forma manual, e que é o único objeto a ser tratado neste módulo;
- Pela tela de planejamento de estoque (será demonstrado em outra oportunidade);
- Pela formalização de: requisição > cotação > Pedido de compras (será demonstrado em outra oportunidade);
A baixa do pedido de compras é realizada no momento da entrada da nota fiscal, seja por XML ou de digitação manual. Pode-se cancelar tanto o pedido global quanto itens no total ou parcialmente. O acesso à tela de pedidos segue o caminho abaixo
Abrindo-se a tela abaixo
Nesta tela são registrados os dados básicos do pedido tais como: data de emissão, identificação do fornecedor, valor de frete, condição de pagamento, data de previsão da entrega. Esta data é muito importante para o cálculo do fluxo de caixa. Para a inclusão dos itens, abre-se a tela abaixo
Ao selecionar o fornecedor e o item, o sistema identifica qual o último preço de compra praticado na relação fornecedor x item e o traz na tela como parâmetro de negociação ou embalagem. Pode-se realizar consulta ao item focado, identificando-se o almoxarifado e o saldo atual do item, pedidos pendentes sujeitos a atendimento ou passível de exclusão/cancelamento.
APROVAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRAS
Os pedidos para serem válidos devem ser aprovados por uma alçada superior que muda o status para pendente. O caminho para as aprovações é o abaixo.
A tela que se abre para a aprovação do pedido é a abaixo.
Após a seleção dos pedidos de compra a serem aprovados, clicar no botão:
Existe uma parametrização na tela de cadastro de empresas conforme imagem
Esse parâmetro desabilita a inclusão de itens de forma manual na nota fiscal de entrada.