Você sabia que é possível parametrizar um programa de fidelidade para operar como Cashback?

A seguir, detalharemos alguns recursos do módulo de Fidelidade do Linx Reshop para que você passe a utilizar o seu programa de fidelidade como uma ferramenta para fomentar ainda mais o engajamento dos seus clientes.

Parâmetros essenciais no cadastro

No cadastro do programa de fidelidade, que você acessa seguindo o caminho Fidelidade > Gestão > Cadastro, existem três parâmetros que podem dar ao seu programa um caráter de ação de Cashback:

  • Expirar se não utilizado - Indica que, caso o consumidor não efetue nenhum resgate de um saldo acumulado na compra anterior, esse saldo será expirado.
  • Expirar saldo ao resgatar - Indica que, caso o consumidor não efetue o resgate TOTAL do seu saldo acumulado na compra anterior, o saldo remanescente será expirado.
  • Limite de resgate(% da Venda) - Indica que o consumidor poderá efetuar o resgate de apenas um percentual da venda.

Imagem de Exemplo do Cadastro de fidelidade: (campos podem ser vistos no fim da imagem, já próximo do botão salvar)


 Passo 1: Quero tornar o resgate total obrigatório e caso não ocorra, o saldo seja zerado


Os parâmetros acima devem estar MARCADOS, para que assim esteja assegurado que, caso ele não resgate nenhum valor do seu saldo, este será expirado.

E ainda mesmo que ele resgate de forma parcial, o saldo remanescente também será expirado. Ou seja, o consumidor sempre optará por efetuar o resgate total do seu saldo para que não o perca total ou parcialmente.


Exemplo: Um cliente possui o saldo disponível para resgate de 1000 pontos, que equivale a R$ 100 (valor do ponto = R$ 0,10).

Caso ele faça uma compra de R$ 70 e opte por não comprar nenhum outro produto, efetuando o resgate de apenas R$ 70, os outros R$ 30 do saldo remanescente será expirado automaticamente;

Caso não efetue o resgate nessa compra, todo o seu saldo será expirado.


Passo2: Quero aumentar meu ticket médio


O parâmetro acima, aliado aos outros dois parâmetros citados anteriormente, faz com que o cliente precise efetuar compras com valor % maior do que o seu saldo, para que ele efetue o resgate total desse saldo e não perca nada do seu benefício. 


Exemplo 1: O campo Limite de resgate(% da Venda) está parametrizado com o valor "50%".

Um cliente possui o saldo disponível para resgate de 1.000 pontos, que equivalem a R$ 100 (valor do ponto = R$ 0,10).

Para que o consumidor efetue o resgate total do seu saldo (R$ 100), ele deve efetuar uma compra de, no mínimo, R$ 200, ou seja, para resgatar todo o seu saldo, a venda precisará ser de no mínimo o dobro desse saldo. Caso ele faça uma compra de R$ 150,00, o sistema só permitirá que ele efetue o resgate de R$ 75,00 do seu saldo.

Como o parâmetro Expirar saldo ao resgatar estará marcado, os outros R$ 25 serão expirados.


Exemplo 2: O campo Limite de resgate(% da Venda) está parametrizado com o valor "30%".

Um cliente possui o saldo disponível para resgate de 1.000 pontos, que equivalem a R$ 100 (valor do ponto = R$ 0,10).

Para que o consumidor efetue o resgate total do seu saldo (R$ 100), ele deve efetuar uma compra de, no mínimo, R$ 334 (R$ 100 / 0,3). Caso ele faça uma compra de R$ 200,00, o sistema só permitirá que ele efetue o resgate de R$ 60,00 do seu saldo. Como o parâmetro Expirar saldo ao resgatar estará marcado, os outros R$ 40 serão expirados.

Disponibilidade do Limite de Resgate

A configuração de Limite de Resgate estão disponíveis somente para os PDV's Linx POS e Degust. Aguardar liberação dessa funcionalidade em outros PDV's.