A Entrada de Compras Manual é utilizada nos processos de recebimentos de mercadorias, onde a nota fiscal emitida é do tipo física.

A permissão de acesso entrada de compras (manual) está disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Estoque > Permissões Gerais do Grupo Estoque deve estar marcada.

Ao acessar Suprimentos > Estoque > Entrada de Compras > Entrada Manual é possível fazer a entrada manual dos produtos e gerar a nota fiscal, ou pesquisar as notas fiscais de entrada. 

ENTRADA DE PRODUTOS NO ESTOQUE/DADOS INICIAIS

Preenchimento opcional:

  • Data de Emissão;
  • Data de Entrada;
  • Utiliza Declaração Única de Importação (DUImp): essa opção será visível apenas se a natureza de operação utilizada estiver com o parâmetro

  • Exibir código de barras;

Preenchimento obrigatório:

  • Pedido de compra;
  • Fornecedor;
  • Série da Nota Fiscal;
  • Número da Nota Fiscal;
  • Modelo da nota fiscal: esse campo será preenchido somente se a opção Utilizar série de saída não esteja marcada;
    • Conforme o modelo de nota fiscal selecionado, poderá abrir na tela outros campos relacionados a este modelo selecionado, como no caso de Nota de Energia Elétrica que abre os campos "Classe de consumo", "Tipo de ligação", dentre outros, que são específicos para energia elétrica.
  • Chave da NF-e: este campo só será visível ao selecionar o modelo Nota Fiscal Eletrônica
  • Conhecimento de Frete;
  • Natureza de operação;
  • Comprador;
  • Reajustar custo atualizando.

Após preencher os campos clique em prosseguir, na tela seguinte será possível inserir os itens.

Dica

  • Para mais informações sobre o cadastro de série de entrada, clique aqui;
  • Para consultar as últimas notas fiscais de entrada geradas, clique no botão ao lado do campo prosseguir, serão apresentadas as últimas cinco notas fiscais;
  • A chave da NF-e é composta dos seguintes dados: Código da UF (fornecedor), Ano e Mês de Emissão, CNPJ do Fornecedor, Modelo, Série, Número da NF-e, Código Numérico e Dígito Verificador.
Sobre a Entrada Manual


NOTA

Além da nota de entrada de produtos e as outras já existentes atualmente, a partir da Release de Novembro/2023 já é possível emitir também as seguintes notas:

  • Nota Fiscal Fatura Eletrônica de Serviços de Comunicação - NFCom, modelo 62
    • Ainda é possível utilizar as notas modelo 21 e 22, antes de serem substituídas. Mas a partir de Julho/2024 elas serão descontinuadas e será obrigatório utilizar somente a nota modelo 62.
  • Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica, modelo 66 
    • Ainda é possível utilizar a nota modelo 6, antes de ser substituída. Mas a partir de Julho/2024 ela será descontinuada e será obrigatório utilizar somente a nota modelo 66.

Para emitir uma dessas notas, basta selecioná-la no campo “Modelo da Nota Fiscal”.

Ao ser selecionada um desses modelos de nota, surgirão abaixo outros campos de preenchimento obrigatório, específicos do modelo selecionado.

Quando no campo “Finalidade da nota”, for selecionada a opção “2: Substituição”, será exibido campos específicos desta opção. Neste caso, bastará preencher o campo “Hash Documento Referenciado”. Mas se caso este campo não for preenchido, é obrigatório preencher todos os outros.

A inclusão de itens pode ser feita de diversas formas, como: inserção rápida, inserir itens e inserir itens via arquivo em lote.

  • Inserção rápida: você informa apenas a quantidade e código de barras do produto.

  • Inserir itens: você pesquisa os itens através do Nome, Código, Referência, Código de Barras, Código Auxiliar, Notas Fiscais e Marca. Também é possível selecionar as opções Listar apenas produtos do fornecedor e Pesquisa cumulativa (continuar pesquisando e mantes itens.

Para replicar os valores incluídos em um produto para os demais da listagem, basta clicar na seta para baixo. Ao replicar os valores, eles constarão em todos os produtos buscados e listados na primeira pesquisa, mesmo que tenha realizado outra busca e reduzido o número de produtos.

É possível inserir o valor da despesa por item, para isso basta habilitar o parâmetro Utiliza despesa por item disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque.

Caso queira retirar os itens, basta selecioná-los e clicar no botão excluir.


Para entrada de serviços, ficarão disponíveis para preenchimento os campos PIS, COFINS, ISS, INSS, IR.



  • Inserir itens via arquivo em lote: é possível importar o arquivo .txt com as informações dos itens e quantidade. Para utilizar, clique em inserir itens e depois em inserir itens via arquivo em lote.


Dica

Quando utilizada a opção Inserir itens via arquivo em lote, e o arquivo for do tipo Posição fixa, deverá ser configurada a posição da despesa em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque> Leitura do arquivo de produtos (formato TXT). No campo Posição início despesas e Posição fim despesas deverá ser informada a posição em que iniciará e terminará o valor da despesa no arquivo txt que será importado no sistema.


Após localizar o item, preencha a quantidade e demais informações dos impostos e taxas, depois clique em prosseguir. Com isso, você irá para a última etapa de finalização da nota fiscal.


NOTA

Sobre exclusão de ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS na Entrada Manual

    • Ao emitir a nota, caso no parâmetro "Excluir o ICMS da Base de Cálculo do PIS e COFINS na emissão dos documentos" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS esteja MARCADA a opção "Entrada", e a Natureza de Operação utilizada também for de Entrada, o ICMS será excluído da Base de Cálculo do PÌS/COFINS desta nota;

Sobre exclusão de FCP da base de cálculo do PIS e COFINS na Entrada Manual

    • Caso o parâmetro "Exclui também o FCP (Fundo de Combate a Pobreza) nas operações definidas acima" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS esteja MARCADO, o FCP também será excluído da Base de Cálculo do PIS e COFINS, das notas que tenham a mesma opção marcada no parâmetro de exclusão do ICMS, citado acima;


Parâmetros para exclusão de ICMS e FCP, da Base de cálculo do PIS e COFINS


Esta dedução tanto do ICMS quanto do FCP só ocorre caso o produto esteja com a CST 00, 20 e 90.

Caso esses parâmetros citados estejam DESMARCADOS, ao se emitir a nota, o ICMS e o FCP serão calculados normalmente, nas notas emitidas.

A Alíquota de PIS e COFINS é obtida do Detalhamento da Configuração Tributária vinculada ao produto, e o cálculo só ocorre em empresas dos regimes Lucro Real ou Lucro Presumido. Empresas do Simples Nacional não tem esses cálculos.

Parametrização

Referente a obrigatoriedade do CEST

Se o produto não possuir um CEST configurado e o parâmetro Habilitar obrigatoriedade do código CEST estiver ativo, não será permitido realizar a inclusão do item na nota. Mais informações sobre a configuração do CEST vide manual Habilitar obrigatoriedade do código CEST, tópico "Grupo - Classificação dos Produtos".

NOTA

Sobre CST x61

  • Há empresas que adquirem combustível apenas para consumo próprio e sendo assim recebem Nota Fiscal constando produtos classificados com "tributação monofásica". Neste caso, elas podem gerar o lançamento apenas da ENTRADA dessas notas, utilizando a CST x61. Como a alíquota de ICMS para este CST x61 é zero, o valor do ICMS também ficará zerado.
  • É importante lembrar que o produto que consta na nota, deve ser lançado no cadastro de produtos e a Configuração Tributária utilizada para ele, deve constar a Natureza de operação de Entrada e também, o CST x61. 
  • Para a inserção de itens via arquivo em lote com arquivo de texto delimitado por ponto e vírgula, só será carregado os produtos se:
    • Utilizar o layout Cod.Produto/Barras - Quantidade - Valor Despesas, separando cada um por ponto e vírgula;
    • Em alguns casos será preciso habilitar o parâmetro "Usa arquivo TXT da Lupo" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque. Quando habilitado, terá um layout específico para este caso.


NOTA

Sobre entrada de produto com inconsistência de dados tributários


Botão de Inserção Rápida

Quando o produto adicionado por meio da inserção rápida e tiver alguma inconsistência de dados tributários, será aberta uma mensagem informando tal fato e listando quais itens precisam ser ajustados, conforme a figura abaixo:

Mensagem informando inconsistência de dados tributários no produto


Para realizar o ajuste de configuração tributaria do produto, clique no botão "Clique aqui para cadastrá-lo" e então será direcionado para a tela de inclusão ou de edição de detalhamento, conforme cada caso. 

Após o ajuste realizado, o produto em questão já estará disponível e corrigido para ser adicionado à entrada de compra manual.


Botão Inserir Itens

Quando o produto adicionado por meio do botão "Inserir Itens", será aberta a listagem do(s) produto(s) pesquisados na busca e o(s) que tiver(em) alguma inconsistência de dados tributários, terão um ícone logo em frente a linha, que informando tal fato. conforme a figura abaixo:


Ícone na linha do produto que está com divergência de dados tributários


Ao clicar neste ícone, abrirá uma tela informando quais itens precisam ser ajustados.


Tela informando as divergências que precisam ser ajustadas


Basta clicar onde está escrito "Clique aqui para ajustar", e então, será direcionado para a tela da  Configuração Tributária, onde é possível criar um detalhamento novo, ou editar um detalhamento que já exista, conforme a necessidade em cada caso.

Após o ajuste realizado, o produto em questão já estará disponível e corrigido para ser adicionado à entrada de compra manual.


Mais informações

  • Caso não exista o detalhamento necessário para este produto, será direcionado para a tela de edição de detalhamento de Configuração Tributária,
  • Caso já tenha o detalhamento mas algum dado esteja incorreto na configuração, será direcionado para a tela de Edição de Detalhamento de Configuração Tributária.


Após ter efetuado a inserção dos produtos desejados, ao pressionar o botão prosseguir, o sistema apresentará a página de finalização da nota fiscal. Esta página é dividida em quatro grupos, sendo: 

  • Dados e Valores da Nota: possível alterar os valores de IPI, Base ICMS e Valor ICMS através do botão . Além disso, para cancelar a edição, deve-se pressionar o botão . Realizadas as edições necessárias será possível definir os planos de pagamento;
  • Dados Complementares: valores somados ao total da nota;
  • Dados do Transportador:
  • Observações.

Crédito Avulso como Pagamento

Se a empresa utilizar a rotina de crédito avulso, ao emitir uma nota de compra de um fornecedor que possua crédito, será apresentado o campo Crédito e ao seu lado será apresentado o saldo disponível, este crédito pode ser utilizado como forma de pagamento.

Ao preencher o valor do crédito a ser utilizado, serão apresentados todos os créditos e o sistema irá ratear o valor informado entre os créditos pertencentes ao cliente utilizando sempre o crédito mais antigo. 

Ao informar o valor total da Nota no campo Crédito o sistema irá realizar a seleção de um plano de pagamento que possua a forma de pagamento Dinheiro e que não possua índice de acréscimo ou desconto. Ao prosseguir, o sistema realizará a integração com o financeiro e contábil. Ao acessar o documento interno Faturamento > Relatórios > Movimento Diário o valor pago com crédito estará especificado como dinheiro.


Nota

  • Para utilizar o crédito como forma de pagamento a empresa não pode estar utilizando múltiplos planos de pagamento. Para realizar a desativação desta funcionalidade é necessário entrar em contato com o suporte técnico.
  • Caso o parâmetro "Incluir observação do pedido na entrada manual"  disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Compras esteja marcado, a observação incluída no pedido de compra será integrada na entrada manual no campo de complemento;

Suporte técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para ativar ou desabilitar a funcionalidade de múltiplos planos de pagamento é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento" deve estar desmarcado.

Ao prosseguir será apresentada a parte dois da finalização, que é dividida em:

  • Dados da Nota;
  • Valores;
  • Integração com Financeiro: na finalização da nota, no grupo Integração com Financeiro será apresentado o campo Categoria, com este campo preenchido, ao gerar uma fatura esta informação será replicada para a fatura. Caso o usuário informe uma categoria que não esteja cadastrada, será apresentada uma opção de cadastro;
  • Detalhamento das Faturas: o detalhamento de faturas somente será exibido caso seja informado um plano de pagamento que gere faturas e nele poderão ser visualizadas as seguintes informações: 
    • Número: deverá ser informado o número da fatura;
    • Data de Vencimento: deverá ser informado Dia, Mês e Ano para vencimento da fatura;
    • Valor: será apresentado o valor a ser pago em cada fatura;
    • Observação: poderá ser informada uma observação para as faturas;
    • Cód. Barras / Linha digitável: poderá ser informado o código de barras de cada fatura, definidas pelo fornecedor. Este número poderá ser observado na alteração de faturas;
  • Contabilidade.

Ao finalizar a análise e preenchimento de todos os campos, clique em prosseguir e será gerada a nota fiscal.

Ao concluir, a nota será gerada e o sistema exibirá o número, o nome do cliente/fornecedor, a data de emissão e o valor total. Além disso, estarão disponíveis as seguintes opções:

  • Nova Nota: para que seja possível iniciar um novo lançamento;
  • Imprimir Nota: que exibirá o documento interno para a conferência das informações;
  • Conferir os preços de venda dos itens que foram atualizados;
  • Imprimir etiquetas dos produtos desta nota.

Ao efetuar uma entrada de compras com CST x.60 ou CSOSN x.500, na finalização da nota, será exibida uma mensagem com o link para que sejam informados os valores de base de cálculo, alíquota e valor de ICMS - ST retido na nota. Na página serão exibidos os dados referentes a nota e para cada item inserido que possua incidência de ST será necessário informar os valores de ICMS-ST Retido e FCP do ICMS-ST Retido.

Além disso, quando caso o usuário tenha que informar pedidos de compra para a entrada, porém possua o XML da nota, através do campo Informar valores através do XML do fornecedor será possível realizar o upload do arquivo para que os valores sejam preenchidos automaticamente.

Nota

  • Os campos relacionados ao FCP do ICMS-ST Retido (base, alíquota e valor) somente estarão disponíveis se no cadastro do produto a opção Produto Supérfluo estiver marcada;
  • Após finalização da nota de entrada, se utilizada uma natureza de operação configurada para atualizar o custo por reposição, o sistema apresentará no campo "Despesas" do cadastro do produto o valor informado no item, e não realizará o rateio proporcional aos produtos. Quando utilizada outra configuração na natureza de operação, o campo do cadastro do produto não será atualizado. As demais rotinas do sistema que utilizam este campo para cálculo de impostos e obrigações fiscais não sofreram alteração. Se a natureza de operação que será utilizada estiver configurada para "Atualizar estoque" e "Atualizar Custo Médio", a quantidade do item em estoque e seu custo médio serão atualizados.
  • Produtos para uso e consumo (cadastrados com o campo "Tipo" como "07 - Material de uso e consumo" em: Suprimentos > Estoque > Produtos) que utilizam na natureza de operação a configuração "Não atualizar estoque de produtos para uso e consumo" não terão seu estoque atualizado e, consequentemente, nem suas movimentações registradas. Para mais informações consulte o tópico Natureza de Operação.
  • Os valores informados para desconto, frete, seguro e despesas serão considerados nos cálculos das bases de impostos (ICMS, ICMS ST, IPI, PIS e COFINS).

  • Com o novo layout do EFD Contribuições - versão 1.22 foi incluso na Entrada de Compras Manual o modelo Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e para as operações de prestação de serviços, em desenvolvimento de forma integrada entre a Receita Federal do Brasil e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), conforme o Protocolo de Cooperação ENAT nº 02, de 7 de dezembro de 2007, com previsão de produção e utilização a partir de novembro de 2017.
  • Para utilizar diversos planos de pagamento é necessário habilitar o parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento", para tanto, deve-se entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.
  • Para que seja possível editar os campos "IPI", "Base ICMS" e "Valor ICMS" é necessário habilitar o parâmetro "Ajuste manual de ICMS e IPI", para tanto, deve-se entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.
  • Para empresas dos Estados de SP e RS esta rotina sofrerá alterações, para mais informações clique aqui.
  • Ao realizar o cálculo do Diferencial de Alíquota, a base do IPI somente irá compor a Base de Cálculo quando o item for destinado a uso/consumo ou ativo imobilizado. Ou seja, se a CFOP do produto for 1406, 1407, 1551, 1554, 1556, 1557, 2406, 2407, 2551, 2556, 2554 ,2557, 3551 ou 3556. Esta regra somente será aplicada quando o parâmetro "Base de cálculo para o diferencial de alíquota de ICMS" estar configurado como "Valor Contábil";

Suporte Técnico

Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

  • Para ativar o parâmetro Ajuste manual de ICMS e IPI é necessário acessar ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento.

Para cancelar a nota fiscal de entrada, você pode realizar de duas formas. Sendo:

  • Mostrar últimas notas de entrada

Ao clicar nessa opção, serão listadas as últimas cinco notas de entrada lançadas no sistema.

Em cada nota exibida é possível realizar as ações de visualizar nota no ícone  e cancelar no ícone 

Ao cancelar uma nota, uma nova janela será aberta e conterá as seguintes informações: Data de Emissão, Documento / Série, Cliente e Natureza de Operação. Abaixo terá uma listagem dos produtos emitidos na nota de entrada com o código, descrição, quantidade, valor unitário e valor total.

Para efetuar o cancelamento da nota de entrada, é necessário responder algumas questões com as opções sim ou não e depois clicar em confirma.

  • Pesquisar notas de entrada

Ao pesquisar as notas, serão listadas todas vinculadas ao fornecedor e conforme período informado.

Em cada nota exibida conterá o botão de cancelar, através do ícone 

Ao cancelar uma nota, uma nova janela será aberta e conterá as seguintes informações: Data de Emissão, Documento / Série, Cliente e Natureza de Operação. Abaixo terá uma listagem dos produtos emitidos na nota de entrada com o código, descrição, quantidade, valor unitário e valor total.

Para efetuar o cancelamento da nota de entrada, é necessário responder algumas questões com as opções sim ou não e depois clicar em confirma.

Nota

Nessas duas opções de cancelamento de nota fiscal de entrada, não será possível executar se:

  • O produto serial vinculado tenha sido vendido e/ou transferido;
  • A nota de entrada utilizou em seu cadastrado a opção utilizar série de saída.