A rotina de entrada de produtos no estoque permite o lançamento de notas de compra, ou seja, de quantidades recebidas dos itens e permite efetuar o reajuste automático do custo do produto (no entanto, apenas se a natureza da operação estiver configurada para reajuste).
O reajuste de custo poderá ser realizado atualizando o preço de venda ou markup (opção "Reajustar Custo Atualizando"). No reajuste por preço de venda, mantém o mesmo markup e atualiza o preço de venda. No reajuste por markup é o markup que é atualizado e o preço de venda fica o mesmo. A atualização de preço de venda ou markup é realizada para se adequar ao novo custo do produto.
A opção "Nenhum" deve ser marcada quando não se deseja atualizar o custo do produto, pois se esta opção estiver marcada não será possível efetuar reajuste no custo do(s) produto(s).
Desta forma, não será efetuada nenhuma alteração no markup e no preço de venda, pois será mantido o mesmo preço de custo. Maiores explicações e exemplos podem ser encontrados no ícone .


Opções de reajuste de custo


Nota

  • A atualização do custo do produto somente ocorrerá se a natureza de operação utilizada na operação permitir atualização de preços de custo (Ou seja, se a opção "Não atualizar" não estiver marcada) e é na natureza de operação que o usuário deverá indicar como o custo será atualizado (Custo de Reposição ou Custo Médio). Mais explicações vide Manual Faturamento -> Cadastros auxiliares -> Natureza de Operação -> "Campo Atualizar preços de custo Por".
  • O campo Fornecedor também poderá apresentar a Razão Social, a Razão Social com o CPF/CNPJ, o Nome Fantasia ou ainda o Nome Fantasia com o CPF/CNPJ do fornecedor, conforme o configurado no parâmetro "Exibir Nome Fantasia ou Razão Social" localizado em "Menu Empresa->Parâmetros Globais->CRM->Grupo Outros".
  • A forma preferencial de reajuste de custo pode ser configurada em Empresa -> Parâmetros Globais -> Estoque, no grupo "Outras Configurações" no parâmetro "Forma preferencial de reajuste de custo", onde podem ser escolhidas as opções "Nenhum", "Preço de Venda" ou "Markup". A opção "Nenhum" somente estará disponível para escolha quando o tipo de custo para o CMV, configurado para a empresa, for diferente de "C - Médio". Se este parâmetro estiver marcado, no filtro "Reajustar Custo atualizando" da página da entrada de compras, a opção que foi configurada no parâmetro será selecionada automaticamente, podendo ser alterada. Para que este recurso esteja disponível e para realizar a configuração do tipo de custo é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
  • Se o parâmetro "Bloquear estoque para movimentações anteriores a" estiver configurado em: Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Proteção de Estoque e a natureza utilizada para entrada de compras estiver com a opção "Atualizar estoque" marcada, o sistema efetuará um bloqueio exibindo a seguinte mensagem:

Período bloqueado

O cálculo do ICMS ST é regido pelo Regime de Estimativa Simplificado nas operações internas e interestaduais envolvendo empresas do estado do Mato Grosso. Este cálculo é realizado para os produtos, inclusos na Nota Fiscal, que possuam Configuração Tributária com o "Percentual de Carga Tributária Média" preenchido. Para mais informações sobre esta configuração, consulte o manual Estoque, tópico "Config. Tributária".


Dica

  • O parâmetro "Bloquear estoque para movimentações anteriores a" em: Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Proteção de Estoque bloqueia os lançamentos que envolvem custo do produto, desta forma ao habilitá-lo não será possível realizar inserção, alteração ou exclusão no estoque.


Proteção de Estoque


Não é possível configurá-lo com uma data atual ou posterior, sendo assim, o mínimo permitido é de um dia anterior. Por exemplo, se a data atual for 06/09/2016 será permitido utilizar 05/09/2016, na tentativa inserir algo superior o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Data informada não pode ser igual ou superior


  • Todas as alterações realizadas neste parâmetro registarão um log, que poderá ser consultado em Empresa > Segurança > Pesquisar Logs, conforme abaixo.



Listagem de logs


Log gerado


  • Para que seja possível pesquisar os logs das transações efetuadas no sistema é necessário que o usuário supervisor acesse: Empresa > Segurança > Configurar usuários > Criação/Alteração de usuários e marcar a opção "Visualizar logs".