Acessando a Rotina
Para acessar esta rotina, no menu clique em Adm./Financeiro > Gestão Financeira e selecione a aba Contas a Receber.
Utilize os filtros para localizar a fatura que deseja estornar e após encontrar a fatura, clique no ícone de três pontinhos, localizado à direita na linha correspondente. No menu que se abrir, selecione a opção "Estorno".
É possível visualizar os detalhes de apenas uma fatura por vez. E a opção "Estorno" estará disponível somente para faturas com a situação "Paga", ou seja, que já foram baixadas.
Permissão de Acesso
Para realizar o estorno de faturas, é necessário que o parâmetro "Estorno de Faturas" esteja habilitado.
Para isso, acesse o menu Empresa > Segurança > Configurar Usuários. Em seguida, localize e selecione o usuário desejado na lista. Na seção Financeiro - Contas a Receber, dentro de Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Receber, marque a opção "Estorno de Faturas".
Somente após essa configuração será possível realizar estornos de faturas.
Restrição de Estorno de Faturas
Para controlar se um usuário pode realizar a baixa de faturas de outras empresas, é necessário configurar o parâmetro "Não baixar faturas de outras empresas".
Essa configuração deve ser feita acessando o menu Empresa > Segurança > Configurar Usuários. Após selecionar o usuário desejado, vá até a seção Financeiro - Contas a Receber, em Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Receber, e ative o parâmetro. Com isso, o usuário ficará impedido de realizar baixas de faturas de empresas diferentes. Essa restrição também afeta a capacidade de realizar estornos.
Informações
Ainda acessando Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Financeiro - Contas a Receber > Permissões Gerais do Grupo Financeiro, existe o parâmetro "Não estornar faturas de outras empresas".
- Quando o parâmetro NÃO está marcado (valor = 0): será possível estornar faturas baixadas em outras empresas.
- Quando o parâmetro ESTÁ marcado (valor = 1): o sistema bloqueia o estorno de faturas baixadas em outras empresas. Ou seja, caso haja tentativa de realizar o estorno, será exibida uma mensagem de erro.
Portanto, para realizar um estorno, o sistema verificará se o usuário tem permissão para estornar faturas e se há tentativas de estornar faturas na mesma empresa em que está logado.
Além disso, a rotina de estorno considera as permissões de lançamento configuradas no menu Empresas > Parâmetros Globais > Contabilidade. Existem dois controles principais que influenciam o estorno:
Proteger lançamentos anteriores à (data): Este parâmetro define um período protegido, ou seja, uma data limite antes da qual os lançamentos estão bloqueados para alterações ou estornos. Se a fatura que deseja estornar pertence a um período protegido, o estorno não será permitido. Para realizar o estorno, é necessário que o período esteja liberado.
Usuário com exceção de data: Quando este parâmetro está ativado para um usuário, ele ignora a restrição de períodos protegidos definida no item acima. Isso significa que mesmo que a data esteja bloqueada pelo parâmetro "Proteger lançamentos anteriores à", o usuário com exceção de data continuará podendo realizar estornos, inclusive em períodos protegidos.
Estorno de Faturas
Ao acessar a tela "Estornar Fatura", uma mensagem de aviso será exibida, informando que, ao realizar o estorno, a fatura retornará automaticamente ao status anterior, que é o "Em Aberto".
Nesta mesma tela, é obrigatório preencher um campo destinado à descrição do motivo do estorno. Caso o motivo não seja informado, o sistema não permitirá concluir o processo de estorno.
Tela de Estorno de Faturas
Após descrever o motivo, clique em "sim" para concluir o processo.
Será exibida uma mensagem com o número da fatura estornada, informando que o procedimento foi realizado com sucesso.
Mensagem de confirmação de estorno de faturas
Nota
Ao realizar o estorno de fatura, o seu lançamento contábil também é revertido para estado anterior.