Esta rotina permitirá ao usuário realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. No entanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr. de Loja e realizar as configurações do grupo "Trocas/Devoluções".


Parametrização para troca


Além disso, em Adm./Financeiro > Contabilidade > Operações Padrões, as operações "Devolução de Venda - Frente de Loja (53)" e "Vale-Trocas (30)" devem estar definidas para o correto lançamento contábil. 


Operação padrão "Devolução de Venda - Frente de Loja (53)"


Operação padrão "Vale-Trocas (30)"


Dica

  • Sugere-se que as Operações Padrões sejam configuradas sob a consultoria do contador responsável pela empresa.
  • O lançamento de vale-trocas está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir as devidas permissões em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Frente de Loja, opção "Troca de Mercadorias".


Realizadas as configurações corretamente, para cada troca lançada, uma nota de devolução será gerada, registrada no banco de dados e visualizada nos relatórios. Os produtos devolvidos entrarão no depósito que está relacionado ao motivo de devolução escolhido (para mais informações sobre cadastro de motivo de devolução, vide tópico Motivo de Devolução no Manual de Faturamento). 

A troca pode ser realizada de duas maneiras, por cupom ou por item, conforme a seguir.


Efetuar troca por Cupom ou Item


Cupom

Para lançar esse tipo de troca é necessário inserir o número correspondente ao cupom fiscal, a série, ECF (impressora fiscal em que foir emitido o cupom) e o reinício.


Troca por Cupom


Além disso, é possível buscar o número do cupom através da pesquisa representada pelo ícone de lupa , na página que será exibida poderão ser aplicados os filtros de cliente, período correspondente a venda, produto, forma de pagamento utilizada, vendedor responsável, faixa de valor da venda, número do documento, série, natureza de operação, ECF ou reinício. 


Pesquisa de documentos para devolução


Dica

O recurso "Pesquisa de Documentos para Devolução" está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar usuários habilitados, grupo "Faturamento", subgrupo "Permissões Gerais do Grupo Faturamento", permissão "Permitir pesquisa de notas de origem na Devolução de Venda (Loja/Faturamento)".


Na listagem retornada, ao clicar sobre o número do cupom desejado, os dados serão transferidos para página inicial da troca.


Resultado da busca de documentos


Documento selecionado


Caso o cliente possua o ticket de troca com um número de "Token" válido, ao informá-lo, os campos de cupom fiscal, série, ECF e reinício serão preenchidos automaticamente.


Token


Ao prosseguir serão exibidos os dados da venda para conferência (quantidade, itens, valor, vendedor, cliente, etc.). Nesta página, será necessário marcar as o itens que serão devolvidos, escolher a forma de ressarcimento, o vendedor, o cliente, o motivo e uma observação para nota. 


Dados da venda


Nota

  • Ao prosseguir com a troca, caso existam valores de desconto, frete, seguro, despesas acessórias, ICMS e IPI serão exibidos.

Valores complementares

  • Os cadastros disponíveis no campo "Motivo" são previamente configurados em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Motivos de Devolução. Para mais informações consulte tópico Motivo de Devolução, no Manual de Faturamento.
  • Se em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr. Loja > Grupo Trocas/Devoluções o parâmetro "Troca somente para clientes válidos" estiver selecionado como "Sim", não será possível efetuar a troca para Consumidor Final, e será obrigatório informar um cliente válido. Caso esteja configurado como "Não", o campo "Cliente" ficará bloqueado para alteração.
  • Os créditos gerados para o cliente/fornecedor serão consultados no Crédito ao Cliente, Em CRM > Crédito Avulso > "Crédito ao Cliente" ou "Crédito com o Fornecedor". Mais informações vide manual Crédito ao Cliente / Fornecedor.
  • Ao gerar uma devolução de venda gerando crédito ao cliente/fornecedor, é obrigatório informar o motivo da geração.


Após a finalização do lançamento do vale será exibido o número da troca, com a possibilidade de impressão para que o cliente utilize futuramente. 


Vale-trocas gerado


Operação Interna com cliente de fora do estado

Quando a operação de troca ocorrer para um cliente que reside em um estado diferente da loja, o sistema deve respeitar algumas regras e a tributação ocorrerá de maneira diferenciada. Mais informações podem ser consultadas clicando aqui.

CF-e


Caso a série selecionada seja do tipo CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico), na tela de troca, o campo "Cupom" será modificado para "CF-e" e o campo "Data" ficará disponível para preenchimento. Do mesmo modo, caso o cliente possua o ticket de troca com um número de "Token" válido, ao informá-lo o sistema preencherá dados automaticamente. 


Troca série CF-e


Nota

Após incluir o número de CF-e e prosseguir, será apresentado o fluxo normal de troca.


NFC-e

Da mesma forma, se a série selecionada corresponder ao modelo NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (65)), o campo "Cupom" será modificado para "NFC-e" e caso o cliente possua o ticket de troca com um número de "Token" válido, ao informá-lo o sistema preencherá dados automaticamente. 


Troca série NFC-e


Nota

Após incluir o número de NFC-e e prosseguir, será apresentado o fluxo normal de troca.


Ainda com relação à devoluções de NFC-e em virtude de troca, em atendimento a Resolução GSEFAZ 006/2015 publicada pela Sefaz do Amazonas, o estabelecimento emissor de NFC-e deverá emitir uma NF-e modelo 55 para documentar a entrada. Desta forma, quando tratar-se de devoluções de NFC-e para consumidor final e não contribuinte, na nota emitida, os dados do destinatário serão os mesmos do emissor. Isso ocorrerá se:

  • Em CRM > Cadastro de Clientes e Fornecedores a empresa em questão estiver cadastrada como cliente;
  • Em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais, o parâmetro "Destinatário com os mesmo dados do remetente" estiver marcado. A disponibilidade desta parametrização estará condicionada ao cadastro da empresa como cliente no CRM, caso contrário a seguinte mensagem será exibida:


Alerta


Desta forma, ao realizar a devolução o sistema gravará automaticamente os dados referentes ao cliente nos seguintes documentos:

  • No arquivo XML da NF-e;
  • No respectivo documento interno;
  • No campo "Informações Complementares" do DANFE.

Que podem ser visualizados em:

  • Livros Fiscais (Report Viewer > Fiscal > Livros Fiscais > Livro Registro de Entradas);
  • Arquivo para o Sintegra (Adm. Financeiro > Fiscal > Exportação Fiscal > Sintegra > Geração de Arquivo);
  • SPED Contribuições (SPED > Iniciar SPED > SPED EFD Contribuições);
  • SPED Fiscal (SPED > Iniciar SPED > SPED EFD Fiscal).


Item

Para lançar a troca por item é necessário informar os códigos dos produtos que serão devolvidos. Através do campo "Pesquisa de Produtos", é possível buscar pelos itens e inseri-los na troca. 


Troca por item


Além disso, através da opção "Utilizar leitor de código de barras" é possível inserir os itens em lote utilizando o leitor, ou bipando os itens individualmente selecionando a opção "Cód. Barras". 


Inserir itens em lote com leitor de código de barras


A tabela de preço também poderá ser alterada no momento da troca, no entanto, o usuário deverá ter as devidas permissões configuradas em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Frente de Loja, opção "Altera tabela de preço em troca de mercadorias por item". Do mesmo modo, apenas serão exibidas para seleção as tabelas disponíveis para usuário em questão, para verificá-las acesse: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, opção "Tabelas de preço bloqueadas".

Caso o mesmo produto seja inserido duas vezes na troca, o sistema questionará a ação e se usuário confirmá-la, será alterada a quantidade do item.


Repetir a inserção do item 


Alteração de quantidade


Além disso, se o produto inserido na troca esteve em promoção em algum momento, o sistema exibirá o seguinte alerta sobre o período de vigência e o valor da promoção. 


Produto em promoção


Após inserir os itens, será necessário conferir os dados, marcar as o itens que serão devolvidos, escolher a forma de ressarcimento, o vendedor, o cliente, o motivo e uma observação para nota. Finalizada a troca, será exibido o número do vale, com a possibilidade de impressão para que o cliente utilize futuramente. Além disso, na página de finalização é possível iniciar o processo de geração de um novo vale. 


Vale-trocas gerado


Tributação

A tributação das trocas realizadas por item são diferenciadas, pois o sistema entende que a operação está sendo realizada com o cliente no balcão, sendo assim a tributação é interna do estado da empresa. O comportamento do Microvix ERP será o seguinte:

  • Identificar a configuração tributária do produto;
  • Verificar a natureza de operação selecionada pelo usuário;
  • Identificar a classe fiscal da empresa, configurada em Empresa > Dados da Empresa > "Classe Fiscal - Consumidor Final".

Com essas informações o sistema encontrará o detalhamento da configuração tributária do produto, de acordo com a natureza de operação utilizada, que esteja configurada com a classe fiscal da empresa e irá tributar a operação como interna conforme as demais informações do detalhamento. Caso não haja detalhamento ou o CFOP esteja incorreto, será apresentado um ícone de alerta para cada produto.

Após a gravação da operação, os valores de CFOP, CST e impostos apresentados no Documento Interno, Livros Fiscais e SPED estarão de acordo com a operação interna.


Nota

  • É possível realizar o bloqueio da Troca por Item, obrigando a informação de um documento fiscal, para tanto é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para correta configuração.
  • Será possível definir um prazo de validade para utilização do vale-troca, para tanto é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr. de Loja > Grupo "Trocas/Devoluções", e marcar o parâmetro "Considerar prazo de validade em vale-compras" e configurar a opção "Quantidade de meses de validade". Desta forma, ao gerar o vale será gravada uma data de vencimento levando em consideração a parametrização realizada e se durante a venda for informado um vale vencido, o sistema exibirá um alerta impossibilitando a utilização.


Parametrização


Alerta de vale expirado

Além disso, o parâmetro não tem efeito retroativo, ou seja, os vales emitidos antes da parametrização não serão afetados.

  • Caso forem inseridos produtos cuja configuração tributária contenha um dos CSTs abaixo que indique a cobrança de ICMS por substituição tributária:
    • x.10 - Tributada com cobrança de ICMS por substituição tributária;
    • x.30 - Isenta ou não tributada com cobrança de ICMS por substituição tributária;
    • x.60 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária;
    • x.70 - Com redução de base de cálculo e cobrança de ICMS por substituição tributária);
    • x.90 - Outros, desde que com a TAG vICMSST).

Ou uma das seguintes CSONs:

    • x.201 - Tributada pelo simples nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária;
    • x.202 - Tributada pelo simples nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária;
    • x.203 - Isenção do ICMS no simples nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por substituição tributária;
    • x.500 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação;
    • x.900 - outros.

E o parâmetro "Habilitar obrigatoriedade do código CEST" estiver marcado em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais, se o produto não possuir o CEST configurado em seu cadastro, o sistema bloqueará a inserção do item na troca e exibirá o seguinte alerta:


CEST desconfigurado


  • Nos lançamentos de vales-troca por cupom e por item, se a empresa em questão estiver configurada para contabilizar PIS e COFINS, as operações padrões utilizadas serão "PIS sobre devolução de vendas de mercadoria (202)" e "COFINS sobre devolução de vendas de mercadoria (203)" e as mesmas deverão estar devidamente configuradas para o correto funcionamento da rotina.
  • Qualquer cliente que receber um cupom fiscal pode solicitar a emissão da nota fiscal complementar/ajuste. A nota fiscal é solicitada pela necessidade da pessoa jurídica utilizar o crédito do ICMS. O cupom fiscal não gera direito a crédito de ICMS, assim como a nota fiscal a consumidor final.
  • Ao realizar uma nota fiscal de devolução o sistema utilizará o mesmo custo envolvido na nota fiscal de origem. Caso não houver nota fiscal de origem serão consideradas as informações contidas na natureza de operação.
  • Será possível alterar os valores dos campos desconto, frete, seguro e despesas acessórias. Para tanto, deve-se configurar esta parametrização em: ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Sessão, "Informações Editáveis na Entrada de Compras via XML e Devoluções".
  • Após a geração do vale, caso não realizada a impressão, é possível acessar a listagem de vales compras no menu de troca e reimprimi-lo.

Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para realizar o bloqueio da troca por item é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Frente de Loja e marcar o parâmetro "Exige documento origem na devolução".

Dica

  • Para que o campo desconto esteja disponível para preenchimento na troca, é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Modificar valor item (Troca de Mercad. por Item)" configurada em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Frente de Loja.


Numeração Própria

Para empresas que utilizam número próprios para vale-trocas/compras é possível configurar o sistema para informar estes números. Para tanto, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para realizar a parametrização e posteriormente acessar Faturamento > Cadastros Auxiliares > Motivo de Devolução e cadastrar um motivo com a opção "Numeração própria para vale compra/troca" marcada.


Motivo de devolução com numeração própria


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para permitir utilização de numeração própria é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento e marcar os parâmetros "Usa forma de pagamento para vale" e "Utiliza número de vale próprio".


Desta forma, após informar o tipo da troca (Cupom ou Item) e confirmar os dados dos produtos a serem trocados, ao selecionar um motivo de devolução que contenha a opção "Numeração própria para vale compra/troca" marcada, será exibido o campo "Número Próprio" para preenchimento. 


Número próprio


Assim, ao realizar uma venda e utilizar como forma de pagamento o vale, será exibido o campo "Número Próprio" para sinalizar que corresponde ao controle próprio de numeração e o sistema buscará o valor correspondente ao crédito. 


Utilização de vale com numeração própria


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROTINA

Caso os parâmetros  "Ativar validação de GTIN""Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de CEST"estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos ao inserir os itens e clicar em "Prosseguir" será realizada uma validação para verificar se os dados referentes a CEST, NCM e código de barras, anteriormente configurados no produto, foram inseridos corretamente. Se existir divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em "Não, obrigado!" ela será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos. 


Mensagem de alerta


Ao passar o mouse sobre o ícone de alerta será exibida uma mensagem contendo informações referentes as inconsistências do produto, sugestões para correções e links de acordo com as inconsistências do produto que direcionarão o usuário para as rotinas nas quais devem ser realizadas as correções.


Mensagem de informação através do ícone de alerta ""