Verifique o processo passo-a-passo, desde o início da venda, até a entrega da mercadoria para o comprador:

1. Para cada operação comercial (venda, transferência, devolução ou importação de mercadorias), a empresa emitente de nota fiscal deverá gerar um arquivo digital (NF-e) com as informações fiscais, conforme a legislação vigente.

2. A NF-e é encaminhada para a Linx SD, que possui as ferramentas necessárias para certificação digital do arquivo, garantindo a integridade dos dados e a autoria das informações. A SEFAZ não aceita arquivos sem assinatura digital.

3. A Linx SD envia o arquivo assinado digitalmente para a SEFAZ do Estado, conforme a jurisdição do contribuinte. A Receita Federal também funciona como um repositório nacional, que armazena todas as notas fiscais eletrônicas emitidas em ambiente nacional.

4. Ao receber o arquivo eletrônico, a SEFAZ realiza uma pré-validação do arquivo. Caso o arquivo atenda às especificações determinadas, a SEFAZ envia um arquivo digital (no formato *.XML), com protocolo de recebimento, chamado também de "Autorização de Uso", sem o qual não poderá haver o trânsito de mercadorias. Se o arquivo não atender os requisitos da pré-validação, é enviado um arquivo digital, contendo o motivo da rejeição.

5. Para as notas fiscais autorizadas, é emitido o DANFE, que acompanhará a mercadoria até o destino final. Para as notas rejeitadas, a empresa emitente deverá retificar as informações conforme indicação dos motivos de rejeição e enviar novamente à SEFAZ. A Linx SD encaminha os protocolos retornados pela SEFAZ para a empresa emitente.

6. A Chave da NF-e é enviada por e-mail para a empresa destinatária, que poderá consultar a nota fiscal eletrônica no site da Secretaria da Fazenda.