• Na tela de “Consulta de Clientes” serão apresentadas as opções para (1) Consulta dos clientes/empresas cadastrados na unidade e (2) Cadastro de novos clientes.



  • Para cadastrar um novo cliente/empresa, clique no botão  "Buscar". Com isso, será redirecionado à página de Cadastro de novo cliente. Nesta tela, serão apresentados os filtros de consulta “CPF/CNPJ” e “NOME/RAZÃO SOCIAL + TELEFONE”, para que o usuário, antes de iniciar o cadastro no sistema realize uma pesquisa para verificar se o cliente que deseja cadastrar já possui um cadastro na Rede.Essa pesquisa é importante para evitar duplicidade de cadastros no sistema. Preencha um dos campos apresentados, definindo seu critério de busca. Clique no botão  "Pesquisar" (ou utilize a tecla de atalho – F3).

  • A pesquisa poderá gerar um dos dois tipos de resultado, a seguir descritos:

    1. Cliente já cadastrado: caso os dados preenchidos seja de cliente já castrado, o sistema irá apresentar os principais dados do mesmo, caso seja realmente o cadastro desejado, basta acessar o link disponível no nome do cliente e confirmar o cadastro.



    2. Cadastro não encontrado: caso o sistema não encontre o cadastro pesquisado, será apresentado tela para realizar o cadastro do cliente na unidade.


CADASTRO DE CLIENTES - ORIENTAÇÃOES PARA O CADASTRO:


  • Vejamos a seguir as informações solicitadas, para o cadastro de um novo cliente (as informações obrigatórias e as não obrigatórias). Todos os campos que apresentam o asterisco (*) são de preenchimento obrigatório

1)    Tipo de Pessoa: selecione o tipo de pessoa, para iniciar o cadastro. O usuário deverá escolher entre “Física” (Pessoa Física) e “Jurídica” (Pessoa Jurídica – Empresa). De acordo com o tipo selecionado serão apresentados outros campos para preenchimento (exemplo: se selecionado o tipo “Física” será apresentado o campo “CPF” e se selecionado o tipo “Jurídica”, o campo “CNPJ”).


2)    Nome e Sexo: preencha o nome completo do cliente e selecione o seu sexo.

 

3)    Data de Nascimento: caso deseje poderá preencher a data de nascimento do cliente. Será possível efetuar este cadastro mesmo que o cliente forneça somente a informação do “Dia” e “Mês” de seu nascimento. Clique em  , para “mostrar” ou “esconder” o ANO de nascimento.

 

4)    CPF e RG: apesar de serem campos de preenchimento NÃO obrigatório, caso possua estas informações, cadastre-as no sistema, para que a ficha cadastral do cliente fique completa.


5)    Telefone: informe ao menos um telefone para contato com o cliente (campos – DDD + Telefone + Observação)


 

 

6)    Relacionamento do Cliente com a Unidade:


 

  • Convênio: indica se o cliente possui algum convênio específico com a unidade. Caso não possua, basta deixar habilitado o valor padrão apresentado (NENHUM).
  • Mensalista: indica se o cliente é faturado mensalmente (S) ou não (N).
  • Como conheceu a empresa: indica como o cliente conheceu a unidade (a mídia que deu retorno à unidade)

 

7)    E-mail: campo de preenchimento obrigatório, permitirá a comunicaçaõ com o cliente para informações relacioandas aos seus tickets e comunicações diversas.

 


8)    Endereço: cadastro do endereço do cliente. Caso o usuário deseje, poderá realizar a consulta do Endereço a partir da Busca do CEP ou a consulta do CEP a partir do cadastro do Endereço (para ambos os casos, basta informar os dados necessários e clicar no botão de pesquisa).


  •  Caso realize a consulta a partir do CEP o sistema se encarregará de auto preencher os campos Endereço, Bairro, Cidade e UF. Preencha os demais, para completar o cadastro (Número e Completo, se houver).
  •  Caso realize a consulta a partir do Logradouro será necessário preencher todos os campos marcados com o asterisco (*). O sistema se encarregará de auto preencher o campo CEP.
  • Nas duas buscas, o sistema efetua a verificação de CEP/Logradouro a partir da base dos correios.

 

9)    Observações: campo de preenchimento NÃO obrigatório, para o cadastro de observações relacionadas ao cliente cadastrado.A observação cadastrada neste campo é apresentada em algumas telas do sistema, como por exemplo, na tela de Geração de Tickets.

 

10) Grupo de Entrega: de acordo com o endereço cadastrado o usuário poderá definir um grupo de delivery para coletas e entregas. Caso selecione um grupo específico, o sistema sempre sugerirá para as ações de coleta e/ou entrega o coletor/entregador associado a este grupo.

 


 11) Dias para Coleta Periódica: caso o cliente tenha uma rotina de coletas periódicas será possível indicar a periodicidade para realização das mesmas (quais os dias da semana).Esta informação será apresentada no relatório de “Entregas e Coletas (Delivery)” e na “Consulta de Coletas. No recebimento de peças, caso o cliente possua coleta periódica e ela não tenha sido registrada antes do registro do ticket o sistema apresentará a tela para o cadastro do número da coleta, com a opção de associar ao Ticket (clicando no botão “Confirmar” ) ou prosseguir com o registro do ticket, sem associar à coleta que será cadastrada. 

  

 

12) Finalização do Cadastro: após preencher todos os dados do novo cadastro clique no botão  (ou a tecla de atalho, F10). Informe a sua senha (de 4 dígitos), para concluir a operação. Ao concluir esta operação, a ficha cadastral do novo cliente poderá receber o registro de tickets.