Todo processo de venda inicia com o cadastro de um "prospect", que tratam-se de pessoas para as quais ainda não foram registradas vendas.

Configurações da Rotina

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O cadastro do prospect deve ser realizado no ambiente Unidade.

Permissão de Usuário

Para realizar o cadastro de prospect é necessário que o usuário esteja logado com o perfil "Recepcionista".

Executando a Rotina

Para iniciar o registro é necessário acessar Clientes > Cadastrar Prospect, no entanto, antes de iniciar é preciso efetuar uma pesquisa para verificar se o prospect em questão já não está cadastrado no sistema. Para tanto, basta informar dados abaixo.


Dados do prospect - pesquisa


  • CPF: número do documento de identificação do prospect;
  • RNE: número do documento de registro estrangeiro do prospect;
  • Nome + Telefone: permite buscar pelo nome e o telefone do prospect;
  • Pesquisar se esta pessoa já possui um cadastro na rede: ao acionar este botão será efetuada uma pesquisa em toda Rede, isso porque os cadastros seguem um modelo integrado que permite manter a unicidade da base de dados e evitar duplicidades.

Caso não sejam localizados registros, será apresentada uma mensagem e as opções: "Efetuar nova pesquisa", através da qual o sistema retornará para a página de pesquisa e "Criar novo registro" que permitirá efetuar um novo cadastro.


Alerta de cadastro não localizado


Dados do Prospect

Para iniciar o cadastro é necessário preencher os seguintes campos:

  • CPF: número do documento de identificação;
  • Nome: este campo é obrigatório, nele deve ser informada a identificação do cadastro;
  • Nascimento: data de nascimento correspondente ao prospect. Caso o cadastro seja realizado no dia do aniversário do prospect, será exibido um lembrete;


Lembrete de aniversário do prospect


  • Estado Civil;
  • Mídia: este campo é obrigatório, nele deve ser informado como o prospect tomou conhecimento da unidade. Ao selecioná-lo serão apresentadas as mídias disponíveis;
  • Nacionalidade: caso o cliente cadastrado seja estrangeiro, deve ser indicada a nacionalidade dele;
  • Sexo;
  • Ocupação: permite informar a profissão correspondente ao prospect;
  • Tipo de Contato: este campo é obrigatório, nele deve ser inserida a forma como o prospect acionou a unidade;
  • Atendente: este campo é obrigatório, nele deve ser selecionado o atendente responsável pelo cadastro, por padrão o sistema apresentará o usuário logado;
  • Deseja receber, por meios tradicionais, eletrônicos e/ou mobile, informação comercial acerca de serviços oferecidos pela unidade: define se o prospect aceitará receber informativos da unidade, por padrão será apresentado marcado;
  • E-mail: endereço eletrônico do prospect;
  • Enviar E-mail: 
  • Adicionar outro e-mail: permite adicionar mais endereços de e-mail.

Dados do prospect


Nota

  • Caso exista algum espaço em branco no campo do E-mail, ao tentar salvar será exibida uma mensagem impedindo de prosseguir.


Aviso para informar e-mail

  • A data de nascimento não pode ser nenhuma data posterior a data em que está sendo efetuado o cadastro. Caso isso aconteça, o sistema irá invalidar a data.





 Endereço Residencial

  • CEP: deve ser informado o CEP do prospect, ao clicar em "Pesquisa Endereço pelo CEP" o sistema buscará a informação do endereço;
  • Endereço: deve ser informado o logradouro e o número, ao clicar em "Pesquisar CEP pelo Logradouro" o sistema buscará através do endereço o número correspondente ao CEP;
  • Complemento: deve ser inseridas informações complementares para o endereço;
  • Ponto de Referência
  • Bairro, Cidade, UF e País.


Endereço Residencial


Telefones

  • Tipo: deve selecionar o tipo do telefone de contato: Residencial, Celular, Comercial, Fax, Bip ou Recado;

  • DDD, Telefone, Ramal e Observação: deve ser informado o DDD da localidade, o telefone, ramal e observação; 
  • Adicionar outro telefone: ao clicar neste campo será exibido outro campo para uma nova informação de contato.


Telefones


Nota

Através do ícone "lixeira" () é possível excluir a informação do campo.


Solicitação / Observações

  • Interesse: este campo é obrigatório e permite informar os serviços pelos quais o prospect tem interesse;
  • Observações: permite incluir observações adicionais correspondente cadastro.

Solicitação e Observações


Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD

Caso o parâmetro da Lei Geral de Proteção de Dados esteja habilitado é necessário aceitar o termo de consentimento marcando a opção.


Termo de consentimento da LGPD


Sem aceitar o termo não será possível concluir o cadastro e um alerta será exibido. 


Aviso sobre termo de consentimento


Nota

O termo de consentimento poderá ser enviado para o e-mail do prospect cadastrado caso o parâmetro de envio esteja habilitado.


Campanhas Promocionais


  • Recebe benefícios de campanhas promocionais: deve-se marcar esta opção caso o cliente deseja participar de campanhas promocionais;


Ativar campanhas promocionais


Nota

Para que seja possível ativar as campanhas promocionais no cadastro do cliente, é necessário obter a contratação da Reshop, pois é ele quem dispara campanhas e promoções.



Para concluir o cadastro basta clicar no botão "Gravar", ao selecionar a opção "Voltar" o sistema redirecionará o usuário para página de consulta de prospect. Ao gravar o cadastro, será exibido um resumo de todos os dados do cliente e atalhos através do campo "O que deseja fazer?".


Resumo do prospect cadastrado


Dica

O prospect somente se efetivará como cliente quando uma venda for fechada em seu nome.