Através deste relatório será possível consultar os clientes ativos, inativos, prospects e ex-clientes.

Configurações da Rotina

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso ao relatório de Pesquisa de Clientes deve ser realizado através do ambiente Unidade.

Permissão de Usuário

Para consultar o de Pesquisa de Clientes é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de Administrador, Administrativo, Estoquista, Franqueador, Gerente Financeiro ou Recepcionista.

Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Pesquisa de Clientes esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > clicar sobre o link do usuário > será aberta a rotina de cadastro do usuário > habilite a permissão em todos os perfis desejados.

Aviso

Somente o perfil Administrador possui acesso a rotina de usuários.


Executando a Rotina

Para utilizar a rotina acesse Menu Relatórios > Pesquisa de Clientes. Ao acessar o relatório serão exibidos os campos:

  • Origem de Dados: neste filtro deve ser selecionada a origem da busca do relatório: clientes, ex-clientes ou prospects;
  • Consultas: neste campo são salvas as configurações das consultas realizadas, ao selecionar uma das opções serão exibidos detalhes como: consulta, campos, filtros, ordenação etc. 


Campos de pesquisa


Ao selecionar uma consulta já cadastrada será possível excluir um registro através do ícone "" ou editá-lo.


Excluir ou editar consulta

Ao clicar em "Nova Consulta", serão exibidos os seguintes campos:

  • Nome: através deste campo é possível determinar um nome para configuração de filtros personalizada;
  • Opção Visível apenas a mim: ao selecionar esta opção serão exibidos os clientes que somente o usuário logado pode visualizar;
  • Colunas: através deste campo será possível escolher quais serão as colunas que comporão o relatório;


Filtro personalizado por coluna


  • Filtros: através deste campo será possível inserir um filtro específico no relatório, como por exemplo: ao selecionar a opção Sexo será possível escolher se pertencerá a lista ou não e definir o gênero masculino ou feminino;

Filtros personalizados


  • Ordenação: neste campo será possível configurar a ordenação do relatório, se crescente/alfabética ou inversa.

Filtros personalizados por ordenação


Para apenas gravar uma consulta, basta inserir os filtros e clicar no botão Gravar. Para executá-la, basta selecioná-la e clicar no botão Pesquisar. Abaixo dos campos de filtros será exibida a listagem com o resultado da pesquisa, as colunas exibidas seguirão os filtros anteriormente inseridos.


Resultados da pesquisa


Ao final da página serão exibidos os botões:

  • Exportar: que permite realizar o download da listagem para o Excel;
  • Enviar e-mail: permite enviar um e-mail para o cliente em questão;
  • Gerar Etiquetas: ao selecionar esta opção será possível gerar uma etiqueta;
  • Gerar Cartas: através desta opção será possível gerar cartes;
  • Imprimir: será possível imprimir a listagem.