Mesmo após adquirir um pacote de sessões de determinado serviços, caso o cliente queira, é possível comercializar serviços avulsos. Estes itens avulsos são prestações de serviços ou produtos que não foram previstas na aquisição do pacote.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

  • A venda deve ser realizada no ambiente Unidade.

Permissão de Usuário

  • Para que seja possível realizar uma venda avulsa é necessário que o usuário possua perfil de "Recepcionista".

Executando a Rotina

Gerar Venda Avulsa

Para gerar uma venda avulsa, primeiramente é necessário iniciar o agendamento do serviço. Com o tipo de agenda "Procedimentos", deve ser selecionada uma data e horário para realização do serviço. 


Selecionar data e horário do agendamento


Após a seleção do cliente, deve ser definida a duração e o serviço, neste caso, "Item Avulso". Ao selecionar esta opção, o sistema apresentará os seguintes campos:


  • Convênio: permite indicar a política comercial estabelecida para unidade em questão, ao selecioná-la serão definidos os valores que serão aplicados às vendas;
  • Serviço Avulso: apresentará a lista dos serviços definidos pela Franqueadora como avulsos. Através do botão , é possível conceder desconto unitário.
  • Produto: apresentará uma listagem de produtos que poderão ser comercializados;
  • Desconto: será possível conceder descontos ao serviço que está sendo adquirido;
  • Colaborador: responsável pela execução do serviço contratado;
  • Observação: permitirá inserir informações complementares que auxiliarão na execução do serviço;
  • Status: apresentará a situação do agendamento: agendado, confirmado, presente, executado, faltou e etc.


Nota

A permissão para concessão de desconto, bem como o valor máximo permitido serão definidos pela Franqueadora no ambiente SEDE.


Agendar serviço avulso


As opções "Adicionar Serviço" ou "Adicionar Produto", permitem inserir mais itens avulsos, para excluí-los basta utilizar o ícone representado por uma lixeira .  Ao clicar em "Histórico/Saldo" o sistema exibirá todas as vendas efetuadas para o cliente em questão, bem como a quantidade contratada, utilizada, agendada, cancelada, o saldo e a validade.


Histórico de serviços para o cliente


Após incluir as informações necessárias, o agendamento será incluído na agenda. Para que a venda seja registrada, ele deverá passar por alguns status até chegar ao estado de "executado", são eles:


  • 1º Status: Agendado;
  • 2º Status: Confirmado;
  • 3º Status: Presente;
  • 4º Status: Executado.







Alterar status



Nota

Caso o cliente tenha confirmado o agendamento, porém faltado à sessão, o status deve ser alterado diretamente para "Faltou"




Ao marcar o agendamento como "Executado, o sistema registrará automaticamente o orçamento e gerará uma ficha para o pagamento no Linx Microvix POS.


Finalizar Ficha de Atendimento no Linx Microvix POS

Após criar o orçamento, no Linx Microvix POS deve ser finalizada e paga a ficha de atendimento originada no Estética. Para tanto é necessário acessá-lo e selecionar o Menu Gerencial, opção "Conciliação Fichas de Atend.".


Conciliar ficha de atendimento



A ficha poderá ser pesquisada por data, cliente ou número, ao clicar em "Gerar Relatório" será exibida uma listagem com todas as fichas que satisfaçam os filtros aplicados. 



Buscar fichas de atendimento


Listagem de fichas em aberto


Caso necessário, através do ícone , disponível na coluna "Operação" será possível cancelar a ficha selecionada. Para visualizá-la, basta clicar no botão da coluna "Nº Ficha", serão exibidos os dados do cliente e do orçamento gerado. Para concretizar a venda, basta clicar em "Finalizar".



Resumo da ficha


O sistema direcionará o usuário para tela inicial para que seja encaminhado o pagamento da operação. O cliente e vendedor apresentados serão os mesmos indicados no Estética, ao prosseguir, basta inserir a forma de pagamento e finalizar a operação.


Encaminhar ficha para o pagamento


Finalizar pagamento


Caso seja necessário vender produtos e serviços, primeiramente o POS finalizará a venda dos serviços e depois questionará o usuário sobre a finalização dos produtos, conforme abaixo.


Alerta


Dica

  • Para que seja possível finalizar o orçamento no Linx Microvix POS é importante de todas as parametrizações estejam realizadas corretamente, para mais clique aqui.
  • O vendedor responsável pela venda somente poderá ser alterado se o usuário possuir marcada a permissão "Alterar Vendedor" disponível no Linx Microvix ERP em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS.

Permissão



Acompanhar NFS-e

Após realizar o procedimento e alterar o status do agendamento para "Executado", será realizado o processamento da Nota Fiscal de Serviços. Com o perfil de Administrador, o usuário poderá acompanhar a fila de envio de RPS, o log de RPS gerados e os lotes processados através do Menu NFS. 


Acompanhar NFS-e


Nota

  • O processamento será realizado pela Linx todos os dias durante a noite;
  • A NFS-e será gerada por sessão realizada.