Sobre a Intelispost:
Impulsione suas vendas na Linx Commerce através de Infinitas possibilidades de regras de frete!
A Intelipost é a plataforma TMS líder no Brasil em gestão de fretes, integrando de forma inteligente embarcadores (como e-commerce, varejo e indústria) e transportadoras, proporcionando uma visão completa das entregas.
Empresas de e-commerce desejam aumentar a taxa de conversão em vendas, aumentando a rentabilidade do seu negócio digital. As soluções da Intelipost permitem que o seu e-commerce otimize seus custos e ofereça as melhores opções de entrega para o seu cliente final.
Vantagens:
- Reduza custos com envios criando regras de frete personalizadas para cada canal de venda;
- Aprimore a experiência de compra dos seus clientes com entregas mais rápidas;
- Aumente a sua taxa de conversão em vendas oferecendo as melhores opções de frete para cada necessidade do seu cliente;
- Tome decisões assertivas ao acompanhar a performance de cada entrega;
- Integre a sua plataforma de e-commerce, ERP e marketplaces com inteligência em um só lugar;
- Ofereça uma experiência de entrega de destaque, entregando bem com prazos e custos que façam sentido para o seu negócio crescer de forma escalável.
Área de cobertura:
- Por ser um TMS, é possível ter integração com transportadoras que atendem todo o território nacional.
Site:
1 - Habilitando Intelipost:
1.1 No painel, acesse Integrações > Configurar Intelipost
1.2 Na guia Grupo de configuração, selecione qual ou quais canais a Intelipost estará ativa
1.3 Em Configurar Intelipost, selecione Sim no item Ativo e então insira no campo API Key a chave API da intelipost.
- Clique em Salvar ao finalizar as configurações
2 - Configuração do Meio de entrega:
2.1 Configs > Meios de Entrega > Adicionar Meio de Entrega:
- Tipo = Transportadora;
- Transportadora = Intelipost;
- Método de Entrega = Intelipost
- Nome;
- Álias; será preenchido automaticamente, mas poderá ser alterado;
- Status: ativo ou inativo;
- Marque Ativo no campo Múltiplas cotações
- No campo Utilizar faixas de peso dos meios mapeados marque sim;
- Será exibido um campo para mapear os meios de entrega no gateway. Preencha o campo Alias conforme e selecione o meio de entrega a ser vinculado.
- Clique em Adicionar para mapear outros meios de entrega
- Exibir se a Cotação for Zero:
- Descrição;
- Identificador de Integração.
Os meios de entrega que serão mapeados na Intelipost devem ser cadastrados separadamente na plataforma. A Intelipost é responsável por fornecer o ID de cada meio de entrega mapeado!
Preencha o campo Alias com os IDs das transportadoras cadastradas na Intelipost!
2.2 URL de Tracking é o link para rastrear o pedido, caso queira utilizar o rastreamento, é necessário verificar com a transportadora qual a URL e os parâmetros da mesma.
2.3 Caso queria incluir uma Faixa de valor permitido, preencha o Valor Inicial, que deve ser maior que 0 e Valor Final. Para cotações sem restrição de valor do gateway, manter os valores zerados.
2.4 Caso possua Ajuste no valor do frete, selecione o Tipo de Ajuste e configure de acordo:
Se utilizado Tempo de Manuseio e Cross Docking em alguns produtos, é necessário ativar o Ajuste no prazo de entrega
2.6 Faixa de Peso Permitido:
- Selecione a opção Definir Manualmente e preencha o Peso Inicial e Final ou selecione para Utilizar faixa de peso definida automaticamente pelo Gateway de entrega.
Confira junto a Intelipost a faixa de peso mais indicada para suas entregas e de acordo com o seu negócio!
3.1 Acesse a guia Configuração do gateway e preencha os campos com os dados fornecidos pela Intelipost conforme as informações:
Campo | Descrição |
---|---|
Intelipost.UseDescriptionAsMethodName | Define se o campo "description" do retorno da Intelipost será utilizado como o nome do método de entrega |
Intelipost.ApiKey | Token de autenticação do cliente no Intelipost. |
* Campos Obrigatórios
3.2. Clique em Salvar ou Salvar e Fechar ao finalizar as configurações.
Não esqueça de relacionar o Meio de Entrega ao cadastro do seu canal de venda e a Grupos de Entrega do tipo LEILÃO!
Canais > Canais > Selecione o Canal > Contrato > Meios de Entrega
- Selecione Todos meios de entrega ativos na plataforma, caso o canal deva ser atendido por todas as transportadoras ativas na plataforma.
- Se selecionado para Definir, clique em Selecione e escolha o meio de entrega definido. Clicando em Adicionar Meio de Entrega, caso o canal deva ser atendido por transportadoras específicas.
Para Configuração de Grupos de Entrega, siga a documentação!
Configurações Adicionais!
Configuração de Cadastro de Webhook na Intelipost:
O que são weebhooks?
Webhooks são uma forma de comunicação entre sistemas online. Eles funcionam como mensageiros que notificam uma aplicação quando um evento específico ocorre em outra. Quando o evento desejado acontece, o sistema que o originou envia uma notificação automática para o sistema receptor por meio de um URL predefinido. Isso permite a comunicação e o compartilhamento de informações entre os sistemas em tempo real, automatizando tarefas e processos. Webhooks são amplamente utilizados para integrações entre aplicativos e para manter sistemas sincronizados.
Por isso, a Frete Rápido desenvolveu a funcionalidade que permite o cadastro de URLs para podermos notificar os sistemas sempre que você realizar a liberação de um CTE ao utilizar a funcionalidade de Auditoria de Fretes em nossa ferramenta.
- A atualização dos status de entrega possui eventos na plataforma que são executados quando a Intelipost efetua o disparo para a plataforma e este evento está atrelado a execução de um fluxo.
- Os disparos da Intelipost são efetuados através da configuração do nosso webhook no painel da Intelipost.
- URL do webhook: https://www.nomeDaLoja.com.br/Intelipost/Webhook
Exemplo de configuração no painel da Intelipost.
- A configuração é uma premissa para que haja atualização de status de pedidos na plataforma Linx Commerce;
- Qualquer dúvida nesse tipo de configuração, entre em contato com o suporte da Intelipost!
4 - Atualização de Status na Platafoma:
4.1. Acesse Configs > Fluxos > Acesse o fluxo desejado > Acesse a Aba Eventos > Sales
4.2 Na página dos eventos encontraremos uma listagem com diversos eventos e, entre eles, há todos os eventos que temos da Intelipost.
- Seguindo no exemplo acima, temos o fluxo de Marcar como Entregue que é teoricamente executado quando o pedido for entregue.
- Para que esta ação ocorra quando o pedido for entregue na Intelipost, será necessário marcarmos a caixa do evento IntelipostOrderDelivered vide imagem acima. Abaixo temos uma listagem de todos os eventos existentes. Ou seja, toda vez que um pedido for entregue na Intelipost e eles nos enviarem este evento, o fluxo Marcar como Entregue será executado.
Eventos existentes:
- IntelipostOrderToBeDelivered - Ocorre quando um pedido saiu para entrega na Intelipost.
- IntelipostOrderShipped - Ocorre quando um pedido for despachado na Intelipost.
- IntelipostOrderCancelled - Ocorre quando um pedido foi cancelado na Intelipost.
- IntelipostOrderClarifyDeliveryFail - Ocorre quando um pedido está com possível falha na entrega na Intelipost.
- IntelipostOrderDelivered - Ocorre quando um pedido foi entregue na Intelipost.
- IntelipostOrderDeliveryFailed - Ocorre quando houve falha na entrega do pedido na Intelipost.
- IntelipostOrderInTransit - Ocorre quando um pedido estiver em trânsito na Intelipost.