Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleAtalhos de acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: F2 - Consulta clientes.

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2Mensagem do cliente
F5Tela de leitura biométrica
ALT+TConsulta por telefone
CTRL+AAvança a tabulação

...


Consulta por clientes

Nas opções de buscas: Por nome, Por convênio, Por cartão e Inativos, serão localizados os vínculos do cliente encontrados a partir da informação inserida para a busca.

...

  • Por Nome: Permite ao usuário consultar os vínculos ativos do cliente na farmácia. Para a consulta ser realizada, poderá informar o nome do cliente ou a matrícula do cliente no convênio que deseja realizar a operação e pressionar ENTER. A busca também poderá ser realizada a partir das iniciais do nome, neste caso serão localizados os clientes cujos nomes possuem as iniciais informadas no campo de pesquisa.

    • Após localizar o cliente/vínculo desejado, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma o vínculo (cliente + convênio) selecionado, será carregado em tela para editá-lo/alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo.

  • Por Convênio: Esta opção é utilizada para localizar somente os clientes que possuem vínculo com determinado convênio. Para isso, informe o convênio desejado ou busque-o através do atalho F2 - Consulta Convênios, depois informe o nome ou a matrícula do cliente no convênio e pressione ENTER.

    • Após localizar o cliente desejado, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma o cliente selecionado, será carregado em tela para editá-lo/alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo neste convênio.

  • Inativos: Ao utilizar esta opção, o sistema localizará todos os vínculos que estão inativados. No campo de pesquisa, informe o nome do cliente, que possui vínculo inativo com algum convênio, ou informe a matrícula do mesmo no convênio em que seu vínculo está na situação INATIVO.

    • Após localizar o vínculo, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma este vínculo (cliente + convênio) inativo, será carregado em tela para alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo.

Informações
titleObservações

Se desejar ATIVAR este vínculo, é necessário selecioná-lo no Cadastro de Clientes > Vincular Convênios > aba Geral alterar o campo "Situação" para diferente de INATIVO (normal, bloqueado ou suspenso).

  • Por cartão: Esta consulta é utilizada para consultar os clientes da farmácia pelo código de seu cartão. Esta opção agiliza a consulta dos clientes que possuem a carteirinha/cartão. Para a busca selecione o tipo de cartão (Softpharma, Big Convênios ou Big Fidelidade), informe o número do cartão ao qual procura e pressione ENTER. O sistema localizará o cliente no convênio em que ele possui este número de cartão no tipo de cartão selecionado.

    • Após localizar o cliente desejado, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma este vínculo (cliente + convênio), será carregado em tela para editá-lo/alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo.

    • Se houver mais de um cliente, com o número de cartão informado e no tipo de cartão selecionado, ambos aparecerão.

title
Informações
Importante

Quando cliente estiver vinculado a um convênio do tipo: "Convênio c/ Cartão", ao realizar a consulta do cliente informando o número do cartão na aba "Por Cartão", e pressionar ENTER, o sistema não adiciona o cliente à tela em que está sendo consultado. Isso se deve ao fato de que toda venda realizada para clientes deste convênio deverá ser somente com a apresentação do cartão (cartão próprio de fidelização da farmácia), dificultando a seleção "manual" do cliente sem a identificação através do cartão.

  • Consultar por CPF: Marque esta opção para buscar o cliente pelo CPF do mesmo. Ao marcá-lo, insira o CPF completo do cliente no campo de pesquisa.

  • Consultar por Telefone/Celular: Marque esta opção para buscar o cliente pelo número do telefone/celular do mesmo. Ao marcá-lo, insira o número no campo de pesquisa.

  • Agrupar Convênios Vinculados: Quando marcado, independente de quantos convênios o cliente possui vínculo, o sistema apresentará o cliente apenas uma vez com a informação de convênio vinculado - Vários - e após selecionar o cliente no campo "Convênios Vinculados" da guia "Vincular Convênios" estarão todos os convênios vinculados ao cliente. Se mantê-lo desmarcado, ao buscar pelo cliente o mesmo aparecerá conforme a quantidade de vínculos que possuir, ou seja, se possuir vínculo com 03 (três) convênios o cliente aparecerá três vezes.

Nota
titleAtenção

Este parâmetro NÃO estará disponível em todos os programas que disponibilizam a consulta de clientes. Ele será disponibilizado conforme a necessidade de sua funcionalidade.

...

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Consulta de Clientes - CAR198" e Image Addedclique em "Outras Opções" Image Added. Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

...