Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


O Recebimento de Compra realiza a conferência de pedido de compra de acordo com os produtos recebidos e assim é possível lançar a nota fiscal vinda do fornecedor. Esta rotina é dividida em duas partes: Recebimento de Mercadorias e Parâmetros Adicionais.

Recebimento de Mercadoria - Serão apresentados os pedidos de compras Aprovados ou Pendentes.


Recebimento de mercadorias


No campo "Fornecedor" somente serão listados os fornecedores ativos e que possuem pedidos aprovados e/ou pendentes. Desta forma, ao selecionar o fornecedor desejado, serão listados todos os pedidos para a seleção de um ou mais.

A listagem dos Pedidos apresentará os seguintes dados:

  • Pedido: número do pedido de compras;
  • Data de Emissão: data de emissão do pedido de compras;
  • Previsão de Entrega: data de previsão de entrega do pedido de compras;
  • Itens/Peças: quantidade de produtos e quantidade de itens dos produtos;
  • Total: total líquido do pedido (considerando acréscimos e deduções).

Após a seleção do pedido, o quadro "Parâmetros Adicionais" deverá ser preenchido.


Parâmetros Adicionais - Devem ser inseridas as informações adicionais.


Parâmetros adicionais


Os campos são:

  • Natureza de Operação: listará apenas naturezas de entrada que possuem a opção "Somar em Relatório" marcada, caso a natureza selecionada no cadastro do pedido não atenda a esta exigência, o campo será apresentado em branco, para que seja selecionada uma configuração correta. Além disso, não serão apresentadas as naturezas bloqueadas para o usuário (Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque > Permissão "Naturezas de Operação bloqueadas (para lançamentos fiscais de entrada)");
  • Série: serão consideradas as séries cadastradas para a empresa (Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Série Entrada) e que não estiverem bloqueadas para o usuário (Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque > Permissão "Séries de Entrada bloqueadas (para lançamentos fiscais de entrada");
  • Modelo: listará somente os modelos:
    • 01 - Nota Fiscal;
    • 55 - Nota Fiscal Eletrônica.
  • Depósito: serão apresentados os depósitos disponíveis, trazendo sempre pré-selecionado o primeiro item da listagem. Além disso, o sistema considerará apenas os que não estiverem bloqueados para o usuário (Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque > Permissão "Depósitos bloqueados");
  • Reajustar Custo Atualizando: apresentará as seguintes opções:
    • Nenhum: somente estará disponível para escolha quando o tipo de custo configurado para o CMV for diferente de “C - Médio”;

    • Preço de Venda;

    • Markup.


Dica
titleDica

Os campos Série e Modelo, Natureza de Operação e Reajustar Custo Atualizando serão preenchidos automaticamente com os dados informados no primeiro pedido selecionado, quando ele possuir essas informações. Quando houver e o preenchimento ocorrer automaticamente o usuário poderá alterar essas informações.


Importação de Arquivos -  Permite inserir arquivos com os códigos de barras dos produtos recebidos.

A funcionalidade de importar arquivo .txt deverá permitir que o usuário selecione o arquivo ou então arraste-o para o local indicado.

  • Formato Aceito: arquivo tipo .txt, com um código de barras por linha. Caso o pedido tenha 5 produtos iguais, deve ter 5 códigos de barras iguais, um em cada linha.


Exemplo de arquivo


Se o arquivo possuir produtos que não pertencem a nenhum pedido selecionado será exibido um alerta informando que nenhum produto foi encontrado. Para substituir o arquivo informado o usuário precisa excluí-lo através do ícone  e importar novamente.


Produto não encontrado


Se o arquivo possuir produtos que não estejam no pedido, será apresentado um alerta informando que estes produtos serão ignorados.


Produtos ignorados


ICMS ST Antecipado

Ao finalizar a conferência de um pedido pela rotina e ele possuir o ICMS ST Antecipado na Nota Fiscal, será exibido o ícone 


Finalização da rotina recebimento de compra


Ao acionar o botão, o usuário é direcionado para uma página em que será possível preencher os dados relativos ao pagamento do ICMS ST Antecipado, devem ser inseridos os seguintes campos:


  • Código do modelo do documento de arrecadação: deve ser selecionada uma opção entre "Selecione um código", "0 - DARE" ou "1 - GNRE". Após preencher este campo pela primeira vez, nas próximas entradas, o sistema traz a última opção selecionada e permite a alteração caso necessário;
  • Número do DARE: caso o campo "Código do modelo do documento de arrecadação" estiver preenchido como "0 - DARE", este campo será liberado para o usuário inserir o número da DARE;
  • Código do Ajuste de débito: deverá inserir o "Código do Ajuste de débito informado no Registro C197 da EFD ICMS/IPI". Após preencher este campo pela primeira vez, nas próximas entradas, o sistema traz a última opção digitada e permite a alteração caso necessário.


Tela para pagamento do ICSM ST Antecipado

Âncora
Like
Like