O Recebimento de Compra realiza a conferência de pedido de compra de acordo com os produtos recebidos e assim é possível lançar a nota fiscal vinda do fornecedor. Esta rotina é dividida em duas partes: Recebimento de Mercadorias e Parâmetros Adicionais.
Recebimento de Mercadoria - Serão apresentados os pedidos de compras Aprovados ou Pendentes.
Recebimento de mercadorias
No campo "Fornecedor" somente serão listados os fornecedores ativos e que possuem pedidos aprovados e/ou pendentes. Desta forma, ao selecionar o fornecedor desejado, serão listados todos os pedidos para a seleção de um ou mais.
A listagem dos Pedidos apresentará os seguintes dados:
- Pedido: número do pedido de compras;
- Data de Emissão: data de emissão do pedido de compras;
- Previsão de Entrega: data de previsão de entrega do pedido de compras;
- Itens/Peças: quantidade de produtos e quantidade de itens dos produtos;
- Total: total líquido do pedido (considerando acréscimos e deduções).
Após a seleção do pedido, o quadro "Parâmetros Adicionais" deverá ser preenchido.
Parâmetros Adicionais - Devem ser inseridas as informações adicionais.
Parâmetros adicionais
Os campos são:
- Natureza de Operação: listará apenas naturezas de entrada que possuem a opção "Somar em Relatório" marcada, caso a natureza selecionada no cadastro do pedido não atenda a esta exigência, o campo será apresentado em branco, para que seja selecionada uma configuração correta. Além disso, não serão apresentadas as naturezas bloqueadas para o usuário (Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque > Permissão "Naturezas de Operação bloqueadas (para lançamentos fiscais de entrada)");
- Série: serão consideradas as séries cadastradas para a empresa (Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Série Entrada) e que não estiverem bloqueadas para o usuário (Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque > Permissão "Séries de Entrada bloqueadas (para lançamentos fiscais de entrada");
- Modelo: listará somente os modelos:
- 01 - Nota Fiscal;
- 55 - Nota Fiscal Eletrônica.
- Depósito: serão apresentados os depósitos disponíveis, trazendo sempre pré-selecionado o primeiro item da listagem. Além disso, o sistema considerará apenas os que não estiverem bloqueados para o usuário (Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque > Permissão "Depósitos bloqueados");
- Reajustar Custo Atualizando: apresentará as seguintes opções:
Nenhum: somente estará disponível para escolha quando o tipo de custo configurado para o CMV for diferente de “C - Médio”;
Preço de Venda;
Markup.
Dica
Os campos Série e Modelo, Natureza de Operação e Reajustar Custo Atualizando serão preenchidos automaticamente com os dados informados no primeiro pedido selecionado, quando ele possuir essas informações. Quando houver e o preenchimento ocorrer automaticamente o usuário poderá alterar essas informações.
Importação de Arquivos - Permite inserir arquivos com os códigos de barras dos produtos recebidos.
A funcionalidade de importar arquivo .txt deverá permitir que o usuário selecione o arquivo ou então arraste-o para o local indicado.
- Formato Aceito: arquivo tipo .txt, com um código de barras por linha. Caso o pedido tenha 5 produtos iguais, deve ter 5 códigos de barras iguais, um em cada linha.
Exemplo de arquivo
Se o arquivo possuir produtos que não pertencem a nenhum pedido selecionado será exibido um alerta informando que nenhum produto foi encontrado. Para substituir o arquivo informado o usuário precisa excluí-lo através do ícone e importar novamente.
Produto não encontrado
Se o arquivo possuir produtos que não estejam no pedido, será apresentado um alerta informando que estes produtos serão ignorados.
Produtos ignorados
ICMS ST Antecipado
Ao finalizar a conferência de um pedido pela rotina e ele possuir o ICMS ST Antecipado na Nota Fiscal, será exibido o ícone .
Finalização da rotina recebimento de compra
Ao acionar o botão, o usuário é direcionado para uma página em que será possível preencher os dados relativos ao pagamento do ICMS ST Antecipado, devem ser inseridos os seguintes campos:
- Código do modelo do documento de arrecadação: deve ser selecionada uma opção entre "Selecione um código", "0 - DARE" ou "1 - GNRE". Após preencher este campo pela primeira vez, nas próximas entradas, o sistema traz a última opção selecionada e permite a alteração caso necessário;
- Número do DARE: caso o campo "Código do modelo do documento de arrecadação" estiver preenchido como "0 - DARE", este campo será liberado para o usuário inserir o número da DARE;
- Código do Ajuste de débito: deverá inserir o "Código do Ajuste de débito informado no Registro C197 da EFD ICMS/IPI". Após preencher este campo pela primeira vez, nas próximas entradas, o sistema traz a última opção digitada e permite a alteração caso necessário.
Tela para pagamento do ICSM ST Antecipado