Se o cliente estiver com o parâmetro "Faturamento Liberado" (cadastro/alteração de cliente > aba Comercial) com a opção "Não", não será permitido finalizar a venda com plano a prazo e o sistema exibirá a seguinte mensagem "Esse cliente está bloqueado para compras a prazo".
Faturamento bloqueado
Além disso, há mais duas situações em que o sistema emitirá o alerta:
- Se o cliente tiver faturas vencidas a mais dias do que a quantidade configurada em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro – Campo "Bloquear Faturas vencidas há mais de x dias";
- Se ao menos uma das seguintes opções de bloqueio de crédito estiver marcada como "Sim": "Bloquear crédito p/ crediário", "Bloquear crédito p/ ch. Prazo" ou "Bloquear crédito p/ convênio" (Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais) e se o total da nota que está sendo emitida for superior ao limite de crédito disponível do cliente. Caso nenhuma das três opções de bloqueio estiverem marcadas, mesmo que o cliente tenha limite de crédito, ele não será verificado na Emissão de Nota fiscal, isto é, será desconsiderado.
Obs.: Ao serem bloqueadas as formas de pagamento, na página de finalização de nota, não serão exibidos os planos de pagamento em que a forma de pagamento for crediário, cheque a prazo ou convênio.
O limite de crédito do cliente é informado no Cadastro de clientes – Aba "Comercial". Mas, nas rotinas de vendas, é importante salientar que o sistema verifica o limite de crédito disponível do cliente: valor limite de crédito - valor das faturas em aberto.
Limite do cliente | Total de Faturas em aberto | Limite de crédito disponível |
R$ 2.000,00 (Informado no cadastro de clientes) | R$ 1.200,00 | R$ 800,00 (Pode ser verificado no relatório de Extrato de Cliente) |
Obs: O total de faturas em aberto é composto por faturas abertas de todos os tipos de forma e plano de pagamento.
Nota | ||
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As informações de limite de crédito também podem ser consultadas no Relatório de "Ficha Cadastral com Análise de Crédito", acessada através de um link na consulta de clientes e através do relatório de Extrato de Cliente. |
No frente de loja, diferentemente da rotina de Emissão de Nota Fiscal, estes parâmetros influenciam no cálculo de Limite de crédito disponível.
Por exemplo:
Limite do cliente | Total de Faturas crediário em aberto | Total de Faturas cheque em aberto |
R$ 2.000,00 (Informado no cadastro de clientes) | R$ 1.000,00 | R$ 200,00 |
Situação A: se o parâmetro "Bloquear crédito p/ ch. Prazo" estiver "Sim", o Limite de Crédito será de R$ 1.800,00 (Limite do Cliente – Total de Faturas cheque em aberto), pois considerará no total de faturas em aberto somente as faturas do tipo "Chq. Prazo" (desconsiderando os outros tipos de faturas que estão em aberto).
Situação B: se o parâmetro "Bloquear crédito p/ crediário" estiver "Sim", o Limite de Crédito será de R$ 1000,00 (Limite do Cliente – Total de Faturas crediário em aberto), pois considerará no total de faturas em aberto somente as faturas do tipo "Crediário" (desconsiderando os outros tipos de faturas que estão em aberto, por exemplo, chq. Prazo).
Nota | ||
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Bloqueio |
Âncora | ||||
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