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titleVincular Convênios: Dados Gerais

Nesta aba apresenta as principais identificações e regras do cliente no convênio selecionado.

  • Matrícula: Este campo poderá ser preenchido manualmente com uma numeração desejada, como o número do telefone do cliente a fim de facilitar no atendimento Delivery/Tele Entregas, e também através da importação de arquivos encaminhados pela própria Empresa conveniada a farmácia (convênio), que contenham a matrícula dos clientes.

    • Quando o campo "Matrícula" não for preenchido, ao gravar o cadastro, o sistema gerará uma numeração automaticamente a partir da junção: Código do Cliente + Código do Convênio, conforme poderá observar na imagem abaixo:

Informações

Se o código do convênio for menor que 04 (quatro) dígitos, será completado com 00(zeros) à esquerda, conforme exemplo acima.


Nota

Quando o convênio vinculado possuir a configuração de Integração com Itaipu, ao editar/aplicar as informações, o sistema irá exigir que o campo Matrícula contenha 12 dígitos (quantidade de dígitos apresentados na carteirinha do conveniado), caso contrário o sistema irá emitir mensagem solicitado que o campo seja ajustado.


  • Situação: este campo sinalizará o status do vínculo do cliente com o convênio selecionado, ou seja, a situação se referencia ao vínculo e não ao cadastro do cliente. O cliente será considerado inativo quando a situação do vínculo, em TODOS os convênios vinculados a ele, estiver: INATIVO.

  • Limite de Crédito: informe o limite de crédito, que o cliente terá neste convênio, para realizar compras durante o mês na farmácia. Ressaltando que, como o limite é por convênio, se o cliente possuir vínculo com 02 (dois) convênios, ele poderá ter 02 (dois) valores de limite de crédito mensais para compras. Este é o valor máximo que o cliente poderá comprar em cada fechamento do convênio. A partir de uma compra que ultrapasse esse valor, o sistema solicitará a senha de liberação para continuar a venda ao cliente. Caso a farmácia não queira utilizar limite de crédito para seus clientes, apenas deixe este campo em branco.

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titleComo funciona o limite de crédito?

O limite de crédito é calculado por fechamento, ou seja, o valor informado pode ser gasto pelo cliente todos os meses desde que a farmácia possua cadastrada alguma condição de pagamento para 30, 60, 90, 120 dias ou mais.

Toda compra feita pelo cliente terá uma data de fechamento e uma data de vencimento para o título, ambas serão às datas configuradas no cadastro do convênio selecionado. Quando o convênio for do tipo: Particular, VIP I ou VIP II poderá ser configurado uma data de vencimento diferenciada ao cliente, ou ainda conceder à ele dias de prazo para o vencimento de suas compras.

A configuração do mês em que a venda, para o cliente, será cobrada deve ser realizada no Cadastro de Convênios. Assim como a parametrização referente aos dias de carência para deduzir os títulos vencidos do seu limite de crédito. Além disso, neste mesmo programa, o convênio pode determinar como o limite será calculado e liberado ao cliente, utilizando o campo "Cálculo de Limite de Crédito", podendo optar entre: "Único para Compras" ou "Mensal/Database".

Para melhor compreensão referente ao comportamento do sistema, mediante à cada opção escolhida, observe os exemplos abaixo. Neles consideramos uma farmácia que trabalha com modalidades de pagamento para 30,60 e 90 dias.

Cálculo de limite de crédito "Mensal/Database":

Exemplo 1 - O cliente possui um limite de R$ 200,00, não deve nenhum valor à farmácia e quer realizar uma compra.

      • Ao ver o valor total da compra, informou que deseja pagá-la em 3x. Neste caso o sistema liberará:


Exemplo 2 - O cliente possui limite de R$200,00 e deseja realizar uma compra, porém o vendedor identificou os seguintes títulos para este cliente.

      • Ao tentar comprar para 30 dias, o sistema fará o seguinte cálculo:


      • Ao tentar comprar para 60 dias o cálculo será o mesmo:


      • Ao tentar comprar para 90 dias também seguirá o mesmo cálculo:


Cálculo de limite de crédito "Único para Compras":

Exemplo 3 - O sistema somará todos os títulos ativos do cliente (vencidos e a vencer) e deduzirá do limite de crédito informado no cadastro do cliente. O que restar de saldo é o que o cliente ainda pode gastar na farmácia.

      • Ao tentar comprar para 90 dias o sistema fará o seguinte cálculo:


Aviso
  • O limite de crédito não é influenciado pelo fechamento oficial do convênio e sim pelo Pagamento de Convênio. O que pode causar confusão é o fato da farmácia trabalhar somente com uma condição de venda a prazo (30 dias). Se o cliente usar todo o limite no mês não poderá comprar no próximo mês. Quando chegar a data de fechamento, as compras desse cliente vão para o próximo mês, liberando mais uma vez o limite.
  • Títulos vencidos não dependem do fechamento oficial do convênio, ou seja, no ato da venda o sistema já calcula a data de fechamento e data de vencimento.


  • Quando a farmácia trabalha com a distribuição de cartões fidelidade aos clientes, insira no campo Cartão o número do mesmo que pertencerá ao cliente.

  • A data de cadastro é preenchida automaticamente pelo sistema com a data em que o cliente foi cadastrado no sistema. Para segurança, este campo é bloqueado para alterações.

  • A identificação refere-se ao código do cliente no convênio, deve ser preenchido se a farmácia possuir tal controle no cadastro de seus clientes.

  • A data de alteração é atualizada pelo sistema, sempre que houver uma alteração no cadastro do cliente, para que seja possível saber quando foi alterado pela última vez. Para segurança, este campo é bloqueado para alterações.

  • Através do menu Integração Fidelidade é possível selecionaro programa de fidelidade que o referido convênio utiliza para beneficiar os clientes.

  • É possível visualizar a data de última compra realizada pelo cliente, que será atualizada automaticamente pelo sistema. Para segurança, este campo é bloqueado para alterações.

  • O campo curva possibilita a análise de classificação de seu cliente, com relação ao seu potencial de compra. Dentro do cálculo da curva ABC do cliente o sistema informa se o nível de compra deste cliente na farmácia é: Alta (A), média (B), pouca (C) ou se ele não efetuou compras no período de classificação da curva (D). Esta classificação é feita pelo programa Curva ABC de Clientes.

  • Informe o dia de Fechamento ou o Prazo para as vendas

    • Fechamento/Vencimento: O sistema traz automaticamente o dia de fechamento que está configurado no cadastro do convênio. No caso de convênios particulares poderá ser informada a data de vencimento dos títulos.

    • Dias Prazo: Caso deseja controlar por dias de prazo e não por data de fechamento/vencimento, informe para quantos dias após a compra será a data de vencimento do título. Exemplo: Se informado 30 (dias) neste campo, o título ficará com data de vencimento para 30 dias após a compra do cliente. Importante: O sistema aceita somente uma das informações (Vencimento ou Dias Prazo), para cada cliente.

Informações

Os campos "Vencimento" e "Dias Prazo" serão exibidos, apenas quando o convênio selecionado pertencer aos tipos: Particular, VIP I ou VIP II. Se o convênio for do tipo: Normal, prevalecerão as datas configuradas no Cadastro de Convênios.

    • Carência: Este campo somente é exibido para clientes pertencentes aos convênios do tipo Particular, VIP I e VIP II. A informação configurada na carência do cliente é superior à carência configurada para o convênio, ou seja, a carência do convênio será considerada somente quando este campo não possuir  nenhuma carência configurada para este cliente.

  • Cobrar Juros/Multa por Atraso: Se este campo for marcado em todos os títulos em atraso deste cliente e que foram originados em compras realizadas no convênio selecionado, o sistema cobrará juros conforme configurado em Parâmetros Filiais. Caso contrário o sistema irá sugerir o juro, mas o mesmo não será adicionado automaticamente ao valor do título.

  • Cobrar Juros na Venda: Quando o convênio selecionado for do tipo "Particular", este campo ficará habilitado para marcação e ao marcá-lo os juros serão cobrados no ato da venda. Se o tipo do convênio for diferente de "Particular" este campo ficará bloqueado e o sistema acatará a parametrização configurada no cadastro do convênio.

  • Bloquear Sistema Fidelidade: Marque esta opção caso não queira que sejam gerados pontos de fidelidade para este cliente em específico. Este campo é utilizado quando, para o convênio está liberado o sistema de fidelidade, porém não deseja que gere pontos para alguns clientes.

    • Para convênios que possuem integração com WindTEF (SoftCred) mas não querem que para determinado cliente faça comunicação com o software de sistema de fidelidade, basta marcar este campo.

  • Cartão Entregue: Se a farmácia trabalha com a distribuição de cartões aos clientes, marque este parâmetro para sinalizar que o cartão foi entregue ao cliente.

  • Quando PBM, não permitir entrada A Prazo: Ao marcá-lo definirá que, para o cliente em questão, a entrada na venda PBM não poderá ser recebida na condição "A Prazo".

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titleVincular Convênios: Dependentes

Esta aba é utilizada para autorizar os dependentes, já cadastrados na guia "Dependentes", a comprarem no convênio selecionado. Poderá observar que no quadro, localizado na parte inferior desta aba, já estarão aparecendo as informações de cada dependente cadastrado. 

Ao lado de cada nome há um campo para marcação, para marcá-los pressione com o mouse sobre ele ou pressione a tecla 'Espaço' sobre o registro do dependentes. Os dependentes que forem marcados estarão devidamente autorizados a comprarem neste convênio.

Pressione a tecla 'Enter' ou pressione duplo clique, sobre o registro do dependente, para alterar o limite e/ou cartão do mesmo.

No campo limite é possível inserir o limite de crédito que o dependente terá para compras no convênio selecionado, e o campo cartão permitirá informar o número do cartão fidelidade da farmácia do dependente.

Informações

Os dependentes que estiverem com sua situação INATIVO continuarão aparecendo e poderão até ser marcados, porém ao selecioná-lo para alterar as informações o sistema apresentará a mensagem: "Dependente selecionado está inativo". .


Nota

Quando o convênio vinculado possuir a configuração de Integração com Itaipu, ao editar/aplicar as informações, o sistema irá exigir que o campo Cartão tenha 12 dígitos para o dependente que estiver marcado para uso no convênio.



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titleVincular Convênios: Informações Adicionais

Nesta aba são cadastradas informações referentes ao local de trabalho do cliente e informações necessárias para cobranças em débito automático.

Os dados solicitados são: onde trabalha, função, cidade, endereço (rua, bairro, número), telefone de contato e data de admissão.

E os dados bancários para fins de débito automático: banco, operação, agência e conta corrente/poupança.

Caso não localize o banco e a operação poderá realizar o cadastro pelo programa LP/TD/Cidade (Parâmetros).

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