Na guia Vincular Convênios é realizado o vínculo do cliente com os convênios aos quais ele pertence e a configuração das regras dos convênios para o cliente. Para que o cadastro do cliente seja efetuado ele precisa estar vinculado a pelo menos  01 convênio, caso contrário o processo será abortado.

Os campos, para configurações de regras e cadastro das informações referentes ao vínculo "Cliente x Convênio", estarão distribuídos em suas abas: Geral, Descontos e Bloqueios, Observação e Mensagem, Dependentes, Informações Adicionais, Limites Cheque e Big Convênios, que mencionaremos mais à frente. Todas as informações e configurações realizadas nesta guia e em suas abas, serão aplicadas ao cliente no convênio que estiver selecionado.

Na parte superior desta guia, será selecionado o convênio a ser vinculado ao cliente e também apresentará a identificação dos convênios quando já estiverem vinculados ao cliente.

No campo Convênios Vinculados aparecerão os convênios já vinculados ao cliente, para realizar manutenções nos vínculos existentes. Selecione o convênio desejado e pressione o botão "Editar" para que as regras e tratativas deste convênio para o cliente, sejam carregadas em tela e fiquem disponíveis para edição.

Ao pressionar o botão "Novo" e insira o código do convênio que será vinculado ao cliente ou busque-o através do atalho F2 - Consultar. Ao realizar manutenção em algum vínculo, ele será preenchido automaticamente com as informações do convênio selecionado no menu "Convênios Vinculados", os campos CPF/CNPJ e Tipo de convênio serão preenchidos automaticamente após a seleção do convênio.

Após a inserção do convênio a ser vinculado ao cliente e após realizar alterações nos vínculos existentes clique em "Aplicar" para salvá-las ou no botão "Cancelar" para anulá-las.

Clique nos links abaixo para saber maiores informações sobre cada um das abas da guia Vincular Convênios.

Nesta aba apresenta as principais identificações e regras do cliente no convênio selecionado.

  • Matrícula: Este campo poderá ser preenchido manualmente com uma numeração desejada, como o número do telefone do cliente a fim de facilitar no atendimento Delivery/Tele Entregas, e também através da importação de arquivos encaminhados pela própria Empresa conveniada a farmácia (convênio), que contenham a matrícula dos clientes.

    • Quando o campo "Matrícula" não for preenchido, ao gravar o cadastro, o sistema gerará uma numeração automaticamente a partir da junção: Código do Cliente + Código do Convênio, conforme poderá observar na imagem abaixo:

Se o código do convênio for menor que 04 (quatro) dígitos, será completado com 00(zeros) à esquerda, conforme exemplo acima.

Quando o convênio vinculado possuir a configuração de Integração com Itaipu, ao editar/aplicar as informações, o sistema irá exigir que o campo Matrícula contenha 12 dígitos (quantidade de dígitos apresentados na carteirinha do conveniado), caso contrário o sistema irá emitir mensagem solicitado que o campo seja ajustado.


  • Situação: este campo sinalizará o status do vínculo do cliente com o convênio selecionado, ou seja, a situação se referencia ao vínculo e não ao cadastro do cliente. O cliente será considerado inativo quando a situação do vínculo, em TODOS os convênios vinculados a ele, estiver: INATIVO.

  • Limite de Crédito: informe o limite de crédito, que o cliente terá neste convênio, para realizar compras durante o mês na farmácia. Ressaltando que, como o limite é por convênio, se o cliente possuir vínculo com 02 (dois) convênios, ele poderá ter 02 (dois) valores de limite de crédito mensais para compras. Este é o valor máximo que o cliente poderá comprar em cada fechamento do convênio. A partir de uma compra que ultrapasse esse valor, o sistema solicitará a senha de liberação para continuar a venda ao cliente. Caso a farmácia não queira utilizar limite de crédito para seus clientes, apenas deixe este campo em branco.

O limite de crédito é calculado por fechamento, ou seja, o valor informado pode ser gasto pelo cliente todos os meses desde que a farmácia possua cadastrada alguma condição de pagamento para 30, 60, 90, 120 dias ou mais.

Toda compra feita pelo cliente terá uma data de fechamento e uma data de vencimento para o título, ambas serão às datas configuradas no cadastro do convênio selecionado. Quando o convênio for do tipo: Particular, VIP I ou VIP II poderá ser configurado uma data de vencimento diferenciada ao cliente, ou ainda conceder à ele dias de prazo para o vencimento de suas compras.

A configuração do mês em que a venda, para o cliente, será cobrada deve ser realizada no Cadastro de Convênios. Assim como a parametrização referente aos dias de carência para deduzir os títulos vencidos do seu limite de crédito. Além disso, neste mesmo programa, o convênio pode determinar como o limite será calculado e liberado ao cliente, utilizando o campo "Cálculo de Limite de Crédito", podendo optar entre: "Único para Compras" ou "Mensal/Database".

Para melhor compreensão referente ao comportamento do sistema, mediante à cada opção escolhida, observe os exemplos abaixo. Neles consideramos uma farmácia que trabalha com modalidades de pagamento para 30,60 e 90 dias.

Cálculo de limite de crédito "Mensal/Database":

Exemplo 1 - O cliente possui um limite de R$ 200,00, não deve nenhum valor à farmácia e quer realizar uma compra.

      • Ao ver o valor total da compra, informou que deseja pagá-la em 3x. Neste caso o sistema liberará:


Exemplo 2 - O cliente possui limite de R$200,00 e deseja realizar uma compra, porém o vendedor identificou os seguintes títulos para este cliente.

      • Ao tentar comprar para 30 dias, o sistema fará o seguinte cálculo:


      • Ao tentar comprar para 60 dias o cálculo será o mesmo:


      • Ao tentar comprar para 90 dias também seguirá o mesmo cálculo:


Cálculo de limite de crédito "Único para Compras":

Exemplo 3 - O sistema somará todos os títulos ativos do cliente (vencidos e a vencer) e deduzirá do limite de crédito informado no cadastro do cliente. O que restar de saldo é o que o cliente ainda pode gastar na farmácia.

      • Ao tentar comprar para 90 dias o sistema fará o seguinte cálculo:


  • O limite de crédito não é influenciado pelo fechamento oficial do convênio e sim pelo Pagamento de Convênio. O que pode causar confusão é o fato da farmácia trabalhar somente com uma condição de venda a prazo (30 dias). Se o cliente usar todo o limite no mês não poderá comprar no próximo mês. Quando chegar a data de fechamento, as compras desse cliente vão para o próximo mês, liberando mais uma vez o limite.
  • Títulos vencidos não dependem do fechamento oficial do convênio, ou seja, no ato da venda o sistema já calcula a data de fechamento e data de vencimento.

  • Quando a farmácia trabalha com a distribuição de cartões fidelidade aos clientes, insira no campo Cartão o número do mesmo que pertencerá ao cliente.

  • A data de cadastro é preenchida automaticamente pelo sistema com a data em que o cliente foi cadastrado no sistema. Para segurança, este campo é bloqueado para alterações.

  • A identificação refere-se ao código do cliente no convênio, deve ser preenchido se a farmácia possuir tal controle no cadastro de seus clientes.

  • A data de alteração é atualizada pelo sistema, sempre que houver uma alteração no cadastro do cliente, para que seja possível saber quando foi alterado pela última vez. Para segurança, este campo é bloqueado para alterações.

  • Através do menu Integração Fidelidade é possível selecionar o programa de fidelidade que o referido convênio utiliza para beneficiar os clientes.

  • É possível visualizar a data de última compra realizada pelo cliente, que será atualizada automaticamente pelo sistema. Para segurança, este campo é bloqueado para alterações.

  • O campo curva possibilita a análise de classificação de seu cliente, com relação ao seu potencial de compra. Dentro do cálculo da curva ABC do cliente o sistema informa se o nível de compra deste cliente na farmácia é: Alta (A), média (B), pouca (C) ou se ele não efetuou compras no período de classificação da curva (D). Esta classificação é feita pelo programa Curva ABC de Clientes.

  • Informe o dia de Fechamento ou o Prazo para as vendas

    • Fechamento/Vencimento: O sistema traz automaticamente o dia de fechamento que está configurado no cadastro do convênio. No caso de convênios particulares poderá ser informada a data de vencimento dos títulos.

    • Dias Prazo: Caso deseja controlar por dias de prazo e não por data de fechamento/vencimento, informe para quantos dias após a compra será a data de vencimento do título. Exemplo: Se informado 30 (dias) neste campo, o título ficará com data de vencimento para 30 dias após a compra do cliente. Importante: O sistema aceita somente uma das informações (Vencimento ou Dias Prazo), para cada cliente.

Os campos "Vencimento" e "Dias Prazo" serão exibidos, apenas quando o convênio selecionado pertencer aos tipos: Particular, VIP I ou VIP II. Se o convênio for do tipo: Normal, prevalecerão as datas configuradas no Cadastro de Convênios.

    • Carência: Este campo somente é exibido para clientes pertencentes aos convênios do tipo Particular, VIP I e VIP II. A informação configurada na carência do cliente é superior à carência configurada para o convênio, ou seja, a carência do convênio será considerada somente quando este campo não possuir  nenhuma carência configurada para este cliente.

  • Cobrar Juros/Multa por Atraso: Se este campo for marcado em todos os títulos em atraso deste cliente e que foram originados em compras realizadas no convênio selecionado, o sistema cobrará juros conforme configurado em Parâmetros Filiais. Caso contrário o sistema irá sugerir o juro, mas o mesmo não será adicionado automaticamente ao valor do título.

  • Cobrar Juros na Venda: Quando o convênio selecionado for do tipo "Particular", este campo ficará habilitado para marcação e ao marcá-lo os juros serão cobrados no ato da venda. Se o tipo do convênio for diferente de "Particular" este campo ficará bloqueado e o sistema acatará a parametrização configurada no cadastro do convênio.

  • Bloquear Sistema Fidelidade: Marque esta opção caso não queira que sejam gerados pontos de fidelidade para este cliente em específico. Este campo é utilizado quando, para o convênio está liberado o sistema de fidelidade, porém não deseja que gere pontos para alguns clientes.

    • Para convênios que possuem integração com WindTEF (SoftCred) mas não querem que para determinado cliente faça comunicação com o software de sistema de fidelidade, basta marcar este campo.

  • Cartão Entregue: Se a farmácia trabalha com a distribuição de cartões aos clientes, marque este parâmetro para sinalizar que o cartão foi entregue ao cliente.

  • Quando PBM, não permitir entrada A Prazo: Ao marcá-lo definirá que, para o cliente em questão, a entrada na venda PBM não poderá ser recebida na condição "A Prazo".

Nesta aba são configurados os descontos e bloqueios definidos pelo convênio selecionado e que serão aplicados na venda para este cliente.

Desconto Geral nas Vendas

Nesta opção são configurados os descontos que serão aplicados automaticamente nas vendas para este cliente e convênio, podendo diferenciá-los por modalidades de pagamento. Sempre obedecendo a hierarquia de descontos, informe o percentual de desconto para as vendas conforme a modalidade de pagamento: à vista, a prazo, cheque e/ou cartão.

No campo Praticar o menor preço permite ao usuário configurar se para o cliente selecionado será aplicado o menor preço de venda (SIM), se aplicará a regra de hierarquia de desconto (NÃO) ou se considerará o que foi configurado no convênio na aba Parâmetros > Vendas.

Descontos por Grupo/Tipo/Laboratório/Produto

Os descontos e bloqueios que serão aplicados nas vendas para este cliente e convênio, sempre obedecendo a hierarquia de descontos.

  • Descontos na Venda: através deste menu é possível selecionar se deseja liberar ou bloquear desconto na venda por: grupo principal, tipo de produto, laboratório, produto ou visualizar todos os bloqueios ou todas as liberações.

  • Tipo de Desconto: esse campo aparecerá, sempre que o usuário selecionar opções de Liberar Descontos, podendo optar por:

    • Desconto normal: esta opção permite cadastrar o %(percentual) de desconto por modalidade de pagamento. Basta marcar a caixa ao lado da modalidade desejada, pressionando a tecla 'Espaço' ou clicando com o mouse sobre a mesma, que o campo ficará habilitado para informar o %.

  • Quando marcar a caixa da modalidade à vista, por exemplo e não informar nenhum valor, o sistema aplicará 0,00% de desconto e não passa para a próxima regra da hierarquia. 
  • Este processo é utilizado apenas quando a farmácia deseja "bloquear" o desconto para o cliente cliente em determinadas mercadorias.
    • Desconto por faixa: Esse desconto será aplicado por intervalos de valores totais da compra, do cliente e pela modalidade de pagamento utilizada pelo mesmo. No campo desconto selecione a modalidade de pagamento desejada (à Vista, à Prazo, cheque e cartão), posteriormente informe a faixa inicial e a final de valor que o sistema deverá aplicar o desconto e depois o percentual de desconto que será aplicado nas vendas cujo total esteja entre o valor inicial e o valor final mencionado. Por exemplo: Em compras de medicamentos, na modalidade de pagamento à vista e se a compra totalizar entre R$0,01 à R$15,00 o cliente receberá desconto de 5%. Neste caso, a próxima configuração para o grupo medicamentos e para modalidade à vista, a "Faixa Inicial" será R$15,01 e assim por diante).

Conforme mencionado, quando ainda não houver nenhuma faixa cadastrada, o valor da "Faixa Inicial" será de R$ 0,01 e caso não informe o valor de "Faixa Final", será  inserido automaticamente o valor R$999.999,99 para o mesmo, que é o valor máximo aceito por cada compra e com isso não será permitido cadastrar outras faixas. Desta forma precisará alterar o valor final da última faixa cadastrada.

Para a opção de desconto "Liberar desc. Produto", NÃO estará disponível o tipo de "Desconto por Faixa", pois este tipo de desconto foi desenvolvido para que a farmácia pudesse trabalhar com descontos altos em produtos de baixo custo.

    • Desconto por condição: Esse desconto possui a mesma funcionalidade do "Desconto por Condição" do Cadastro de Convênios. Será atribuído um % (percentual) de desconto à determinadas condições de pagamentos.
      • Condição de Pagamento: Informe o código da condição de pagamento desejada ou busque-a através do atalho F2-Consultar.
      • % Desc: Informe o percentual de desconto que será aplicado na opção de desconto selecionada e de acordo com a condição de pagamento mencionado.

Observações gerais:

Quando for "Desconto Por Grupo/Tipo/Laboratório/Produto":

  • Após as configurações das regras, quando selecionar as opções utilizadas em: "Descontos na Venda" e "Tipo de Desconto", no quadro ao lado aparecerão as regras devidamente configuradas e que serão aplicadas nas vendas ao cliente.

  • Para excluir alguma regra pressione a tecla DELETE sobre a mesma. Se desejar alterá-la, clique duas vezes sobre a regra que a mesma será carregada para edição.

  • Estarão disponíveis os botões: Liberar Descontos  e  Retirar Liberação que auxiliarão na liberação dos mesmos descontos e bloqueios para todos os clientes de determinado convênio. Desta forma, estas regras serão aplicadas no vínculo dos clientes com este convênio e se desejar aplicar regras diferenciadas, para algum cliente em específico, utilize as opções disponibilizadas e mencionadas acima.

Para todos os tipos de venda, os descontos do Cadastro de clientes serão interpretados e deverão seguir a seguinte hierarquia:

  •  Desconto por Produto: O sistema validará primeiro o "Desconto por condição" de pagamento, depois o "Desconto Normal"

  •  Desconto por Laboratório: O sistema validará primeiro "Desconto por condição" de pagamento, depois "Desconto por faixa" e por último o "Desconto Normal"

  •  Desconto por Tipo de Produto: O sistema validará primeiro "Desconto por condição" de pagamento, depois "Desconto por faixa" e por último o "Desconto Normal".

  •  Desconto por Grupo Principal: O  sistema validará primeiro "Desconto por condição" de pagamento, depois "Desconto por faixa" e por último o "Desconto Normal".

Essa hierarquia de descontos afetará somente o processo de desconto dos clientes. Essa regra não será aplicada quando existir uma regra mais específica (desconto PBM, cesta básica, tabloide, e outros). O desconto do Cadastro de Clientes sempre será validado/acatado, pelo sistema, antes do desconto configurado no Cadastro de Convênios, independentemente do tipo de desconto que há configurado para aplicar ao cliente.

Nesta aba são configuradas  as observações e mensagens deste cliente no convênio selecionado, através dos campos observação e mensagem, lembrando que a mensagem é exibida no momento da venda, logo poderá ser utilizada como um lembrete ou alerta ao vendedor referente às vendas para o cliente no convênio.

Esta aba é utilizada para autorizar os dependentes, já cadastrados na guia "Dependentes", a comprarem no convênio selecionado. Poderá observar que no quadro, localizado na parte inferior desta aba, já estarão aparecendo as informações de cada dependente cadastrado. 

Ao lado de cada nome há um campo para marcação, para marcá-los pressione com o mouse sobre ele ou pressione a tecla 'Espaço' sobre o registro do dependentes. Os dependentes que forem marcados estarão devidamente autorizados a comprarem neste convênio.

Pressione a tecla 'Enter' ou pressione duplo clique, sobre o registro do dependente, para alterar o limite e/ou cartão do mesmo.

No campo limite é possível inserir o limite de crédito que o dependente terá para compras no convênio selecionado, e o campo cartão permitirá informar o número do cartão fidelidade da farmácia do dependente.

Os dependentes que estiverem com sua situação INATIVO continuarão aparecendo e poderão até ser marcados, porém ao selecioná-lo para alterar as informações o sistema apresentará a mensagem: "Dependente selecionado está inativo". .

Quando o convênio vinculado possuir a configuração de Integração com Itaipu, ao editar/aplicar as informações, o sistema irá exigir que o campo Cartão tenha 12 dígitos para o dependente que estiver marcado para uso no convênio.

Nesta aba são cadastradas informações referentes ao local de trabalho do cliente e informações necessárias para cobranças em débito automático.

Os dados solicitados são: onde trabalha, função, cidade, endereço (rua, bairro, número), telefone de contato e data de admissão.

E os dados bancários para fins de débito automático: banco, operação, agência e conta corrente/poupança.

Caso não localize o banco e a operação poderá realizar o cadastro pelo programa LP/TD/Cidade (Parâmetros).

Esta aba estará habilitada quando o convênio selecionado for do tipo "Cheque pré-datado", para configurar as informações necessárias para o controle da farmácia, neste tipo de venda e configuração

  • Limite de crédito: Informe o limite crédito que o cliente, terá para compra neste convênio.

  • Intervalo de Valor: Este campo possibilita configurar exceções para o recebimento na modalidade  Cheque, ou seja, valores que ultrapassam o limite de crédito estipulado ao cliente, mas que serão aceitos pela farmácia. Para isso deverá informar o "Valor Inicial" e "Valor Final".

  • Autorizado por: Selecione se para o recebimento de cheques nestes valores configurados deverá ser autorizado por: Nenhum, Gerente ou Supervisor.

Se foi estipulado R$600,00 como limite de crédito ao cliente, na primeira configuração de outros valores para recebimento o "Valor Inicial" será 600,01 e assim por diante. Os valores configurados e o tipo de autorização que será solicitada, aparecerão no quadro localizado na parte inferior e ao lado esquerdo da tela. Para excluir algum valor configurado pressione DELETE sobre o mesmo.

Os campos Comprovante de endereço, CPF e RG deverão ser marcados para sinalizar que a cópia, destes documentos, foram retidas no momento de realizar as liberações ao cliente. Após marcá-los o sistema solicitará a identificação do colaborador, para que o mesmo esteja ciente que mediante a devolução de algum cheque deste cliente, o financeiro solicitará estas cópias.

Esta aba estará habilitada quando o convênio possuir integração com o "Linx Conecta", deverá ser informado pelo usuário: Número do cartão, Chapa, Tipo de cartão, Empresa, Limite.