Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Manual do projeto E-Commerce da Nissan, contendo os passos de configuração e as funcionalidades no Linx DMS. |
Produto | LinxDMS |
---|---|
Menu | LinxDMSIntegrador |
Data | 24/05/2022 |
Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D DMS |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Este documento tem a finalidade de detalhar a configuração e a operação do projeto E-Commerce da Nissan no Linx DMS. |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Este documento destina-se a todas as concessionárias da marca Nissan. |
Painel | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O projeto E-Commerce Nissan trata-se de um processo de troca de informações entre a Rede de Concessionárias com o Data Lake Nissan. Esta troca de informações contemplam os dados dos veículos novos disponíveis no estoque da concessionária que serão apresentados no portal do E-Commerce Nissan. Após a confirmação do veículo selecionado no portal, a Nissan gera um lead para a concessionária que será enviado através do Nissan DI na interface Hot Leads. Configuração no Linx DMSA seguir são descritos os pontos de configuração do sistema para a utilização do processo. Parâmetros do Fábrica Menu: Fabrica > Nissan > Parâmetros Acessar a aba E-Commerce e preencher os campos solicitados. Figura 1 : Manutenção de Parâmetros Nissan - E-commerceCampos:
Dica: o parâmetro ficando desmarcado, não haverá o envio da movimentação do veiculo imediatamente a sua integração, somente na próxima Carga Full, portanto, será possível editar o cadastro do veículo e indicar o parâmetro "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan". Origem do de Tráfego Menu: CRM Plus > Cadastros > Origem de Tráfego Deve ser realizado o De > Para da da Mídia de Atração Nissan código "28. E-Commerce". Figura 2 : Mídia de Atração E-commercePermissão de Função Menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Permissão por Menu / Função Para permitir a alteração do campo “Preço E-Commerce Nissan” nas telas do Linx DMS é necessário liberar a função “879 - ALTERAR PREÇO E-COMMERCE” aos usuários responsáveis. Configuração no Linx DMS Integrador A seguir são descritos os pontos de configuração para envio das informações. Linx DMS Integrador Menu: LDIConfig > Configuração > E-Commerce Nissan Na aba Configuração, informar os dados de acesso ao banco de dados. Figura 3 : Configuração E-Commerce NissanO campo “Permanência do log no Banco” controla a forma de gravação das informações do log. Valores possíveis:
Clicar em “Testar Conexão” para validar as informações. Clicar em “Next” somente se for apresentada a mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso!”. Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS. Na aba E-Commerce – Estoque, informar os dados de acesso ao serviço. Figura 4 : Configuração E-commerce NissanCampos
(o endereço de comunicação foi fornecido pela Montadora portanto, pode ser alterada. Qualquer situação relacionada a isso, a própria montadora deve ser acionada.)
Importante:
Clicar em “Next” para acessar a aba Conclusão. Figura 5 : Configuração E-commerce NissanClicar em “Finish” para salvar as informações. Para iniciar a comunicação é necessário reiniciar o serviço do Linx DMS Integrador. Durante a execução do processo, é possível consultar a comunicação através do menu Configuração > Monitor Log de Execução. Esta opção está disponível apenas quando a configuração estiver com o parâmetro “Permanência do Log no Banco” diferente de 0 (zero). Figura 6 : Monitor do Log de Execução do Linx DMS IntegradorOs registros específicos do E-Commerce podem ser acessados filtrando pelo “Módulo – dll” igual a “eLDIECommerceNissan.exe”. Os registros com Tipo XML e SQL podem ser acessados através de dois cliques. Para o tipo XML é apresentada a requisição enviada/recebida e para o tipo SQL é apresentado o comando executado no banco. Para verificação de informações mais completas, poderá acessar o log que fica na pasta Linx DMS Integrador, nomeado com a data conforme exemplo: “LDIServer_20220517.log”, onde 20220517 corresponde à data invertida. Utilização no Linx DMSO Linx DMS Integrador é responsável por enviar as informações dos veículos novos em estoque da concessionária para a o portal da Nissan. Será enviado diariamente uma carga Full contendo todos os veículos novos que estão Disponíveis conforme a situação, e também os eventos conforme detalhamento abaixo. O veículo é considerado disponível no estoque com base na Situação do veículo. São consideradas as seguintes Situações:
Menu Veículos > Cadastros > Tipo de Situação Figura 7 : Manutenção de Tipos de Situação
O código padrão para a situação de Trânsito Montadora é informado nos parâmetros do módulo de Veículos, aba Faturamento da Fábrica, campo “Situação” Figura 8 : Manutenção dos Parâmetros de Veículos - Dados do Veículo - SituaçãoImportante: Todos os veículos que estejam na situação acima serão enviados para a Nissan, tanto na Carga Full como nos eventos, porém o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” do cadastro do veículo é que vai indicar se ele deverá ser exibido ou não no portal do E-commerce. Este parâmetro será detalhado em um tópico específico deste manual. O Linx DMS Integrador efetua o envio do estoque nas seguintes situações:
Eventos:
A seguir, são detalhados os pontos de integração das informações com o Portal da Nissan. Cadastro de Veículos Menu Veículos > Cadastros > Veículos No cadastro do veículo é possível informar se ele será enviado a Nissan com a disponibilidade para venda no Portal E-commerce. Figura 9 : Manutenção de VeículosOpções do processo:
Caso o valor estiver abaixo do limite determinado nos parâmetros do Fábrica será apresentada a mensagem a seguir e não será possível prosseguir: Figura 10 : MensagemO preço apresentado é o valor mínimo conforme o parâmetro do Fábrica em relação à Ficha Gama do veículo. Para a mensagem acima, a Ficha Gama é de 97.390,00 e o parâmetro de % Mínimo é igual 80. Caso o valor estiver acima do valor da Ficha Gama do veículo, será a mensagem a seguir apenas como um alerta, ou seja, o Veículo será enviado para o portal com o valor acima da Ficha Gama. Figura 11 : MensagemO preço apresentado é o valor da Ficha Gama do veículo. Importante: Se o campo “Preço E-Commerce Nissan” ficar em branco, será enviado o valor atual da Ficha Gama do veículo para o portal. Caso seja modificado algum dos campos a seguir, o registro do veículo será enviado para o Portal da Nissan como um evento:
O botão “Integra E-Commerce” permite enviar um veículo novamente para o portal sem que sejam alteradas as informações. Utilizado apenas para reenviar o veículo, ou seja, não é necessário utilizar a todo momento. Os seguintes campos, quando alterados na Ficha de Seguimento, também enviam uma atualização para o Portal da Nissan:
Os Campos "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan" e "Preço E-Commerce Nissan (879)", somente ficam habilitados para veículos novos em Estoque. Recebimento de Veículos Menu Veículos > Transações > Entradas > Recebimento de Veículos Durante o processo de efetivação da Nota de entrada de veículos Novos também é possível informar se o veículo ele será enviado a Nissan com a disponibilidade para venda no Portal E-commerce. Esta opção fica visível para os usuários que tem permissão para essa função. Figura 12 : Recebimento Veículos
Atualização da Ficha Gama Nissan DI- Configuração (679)- Ficha Gama de Veículos. No processo de atualizada da Ficha Gama de Veículos, que é efetuado pelo Nissan DI, os valores dos modelos podem ser atualizados. A cada modelo atualizado é verificada a necessidade de envio de um Evento para a Nissan. Exemplo de cálculo realizado: Parâmetro do Fabrica indicando no campo %Mínimo da Ficha Gama para o Preço E-Commerce" = 70% Valor do modelo do veículo (ficha Gama) = 113.000,00 Valor do Mínimo da Ficha Gama para o Preço E-Commerce = 79.100,00 Veículo (Veículos > Cadastros > Veículos) Com o campo Preço E-Commerce Nissan(879) = 79.100,00 Veículo teve a atualização da Ficha Gama, passando o valor do modelo para um valor de R$ 125.000,00, o valor %Minimo da Ficha Gama passa a ser R$ 87.500,00, portanto o valor do veiculo no cadastro, será Zerado. Após a execução completa da atualização da Ficha Gama, é enviado um Correio Eletrônico para o usuário configurado no Nissan DI, contendo os veículos atualizados, conforme a seguir: Figura 13 : CorreioManutenção de Preços E-Commerce Nissan Menu Veículos > Cadastros > Preço E-Commerce Nissan Figura 14: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - FiltroPrograma criado para consultar os veículos novos disponíveis em estoque, respeitando os parâmetros de situação citados anteriormente. Opções de filtro:
Ao pesquisar os veículos, é apresentada uma grade com os registros selecionados. Figura 15: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - ResultadoNa grade são apresentados os principais dados do veículo e as informações do último envio de "eventos" realizados para a Nissan. Na coluna "Tipo Inclusão" é apresentado qual evento específico disparou o envio. Ao clicar duas vezes no registro, é possível efetuar a manutenção dos seguintes campos:
O valor informado é validado da mesma forma que no Cadastro de Veículos.
Figura 16: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - ManutençãoO registro será enviado automaticamente ao salvar as informações, respeitando a situação atual do veículo. A grade “Comunicação com o E-Commerce Nissan” apresenta uma consulta a todas as comunicações realizadas para o veículo com os respectivos valores de Tipo Estoque, Disponibilidade Venda, Tipo Reserva. Os valores possíveis para estas colunas são:
A coluna "Tipo Inclusão" indica o evento que ocasionou o envio da informação a Nissan. Os veículos com Status VE-Vendidos, também serão apresentados nesta tela como forma de consulta, nestes casos, os campos não ficam editáveis para nenhum tipo de manutenção. Figura 17: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - ManutençãoReservas Todo veículo reservado é sinalizado para a Nissan, portanto, no envio da Carga full todo veículo que está marcado com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan”, é enviado a Nissan com o campo Disponibilidade para a Venda como "1-SIM". Quando ocorre uma reserva, será disparado um evento de envio da seguinte forma:
Mesmo que o veículo esteja marcado para ficar disponível para venda no portal E-commerce, quando é realizado uma Reserva no Linx DMS, esse veículo então é enviado com a Disponibilidade igual a "Não" porque não poderá mais ser visível no Portal. Enquanto a reserva ficar ativa, o veículo sempre será enviado desta forma na Carga Full. Caso a Reserva expire ou seja cancelada manualmente, também será enviado um evento, e então conforme a situação do veículo, será disparado um evento de envio da seguinte forma. Quando o veículo está com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” desmarcado.
Quando o veículo está com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” marcado:
No caso de ocorrer a Venda do veículo reservado, será enviado o evento conforme detalhamento do tópico "Emissão e Cancelamento de Notas Ficais" deste manual. Dica: Para as concessionária que utilizam o "Processo Apollo" para derrubar as reservas automaticamente, quando a reserva expirar, também será disparado para a Nissan as informações conforme detalhamento acima. Notas Fiscais de Veículos Faturados O Nissan DI é responsável por efetuar o recebimento das notas fiscais de veículos faturados da Nissan. A interface “NFE Nissan Concessionária (Atacado)” faz o recebimento das Notas Fiscais emitidas pela Nissan para a concessionária. Dentre estas notas, estão as notas referentes aos veículos novos. Ao receber a nota, caso o parâmetro do Fabrica "Envia Estoque em Trânsito Montadora ao Receber a Nota Fiscal no Nissan DI" esteja marcado, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Caso o parâmetro esteja desmarcado, o veículo será enviado na próxima Carga Full, seguindo as mesmas informações. A interface “Cancelamento NFE Nissan Concessionária (Atacado)” faz o recebimento dos dados de cancelamento das NF-e que foram previamente faturados para a concessionária. Ao receber o cancelamento, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Recebimento de Veículos Menu Veículos > Transações > Entradas > Recebimento de Veículos No recebimento dos veículos novos que estavam em trânsito da montadora, é possível atualizar o “Preço E-Commerce Nissan”, na aba Veículo. Ao confirmar a nota fiscal, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Manutenção de Movimento de Notas Fiscais Menu Faturamento > Notas Fiscais > Manutenção Ao excluir uma nota fiscal em andamento referente à veículos novos faturados pela fábrica, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Emissão e Cancelamento de Notas Ficais Na emissão e no cancelamento das notas fiscais referentes aos veículos novos, a informação será atualizada no portal da Nissan conforme a seguir:
Observações:
Recebimento de Leads gerados no portal da Nissan Após os veículos estarem disponíveis no portal, os clientes interessados podem solicitar um contato da concessionária. Este novo lead chega na concessionária através da interface “Hot Leads” do Nissan DI e são gerados com a Origem de Tráfego que possua a Mídia de Atração igual a "28. E-Commerce". A informação do veículo selecionado no portal é disponibilizada nas observações do lead que fica gravada na descrição da providência do contato criado. A partir deste momento, a concessionária segue o fluxo atual para o atendimento do cliente. |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br. |