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Acesso Rápido

Localização: Compras > Importar e Faturar > Pendências

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F11:Vincular código de barras
F12:Cadastro do fornecedor/produto
ALT+A:Atualizar fornecedor
ALT+GSalvar
ALT+N:Nota fiscal eletrônica - NF-e
ALT+F:Sair
  • Através do atalho ALT+NF/ botão NF-e é possível visualizar o DANFE ou XML da nota selecionada.


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  • P1 - produtos em blacklist de entrada: esta pendência sinalizará os produtos que estão cadastrados na Blacklist com o tipo 'Sempre gerar pendência'. Em tela serão listados os produtos que pertençam a blacklist, para que o usuário revise e ajuste a fração dos mesmos, Através do atalho F11-Alterar Fração de Lançamento, será possível ajustar a fração de lançamento do item. Caso o produto venha com a mesma descrição, mas código de barras diferentes (mesmo estando vinculados no sistema), serão apresentados separadamente nas divergências, permitindo informar uma fração diferente para cada código. Após informar a fração correta, deverá pressionar o botão "Liberar Pendência", para que a pendência seja ajustada. Lembrando que, esta será uma pendência opcional, caso a loja não queira gerá-la, basta não cadastrar produtos na blacklist. 
  • P2 - produtos com variação maior que 20% no custo: será gerada quando houver uma oscilação maior que 20% no custo do produto, podendo ser para mais ou para menos. A principal causa dessa oscilação é a fração errada, onde o custo de compra pode ficar muito alto ou muito baixo. Lembrando que, a filial é quem definirá, no programa Parâmetros da Empresa (Parâmetros >  Parâmetros), se esta situação deve ou não ser considerada uma pendência. Em tela serão apresentados todos os produtos que estão com uma variação maior que 20%, e qual o percentual de oscilação entre o custo da compra e o custo atual do item.  Para ajustar esta pendência o usuário pode optar em: 

    • cadastrar o produtos para controle específico do item (blacklist)

    • ajustar a fração de lançamento do item.

    • abrir o cadastro do item, para ajustá-lo, caso o problema esteja em alguma informação do cadastro.

    • Está pendência está vinculada ao P7 - Divergência no check-in de produtos.
      • Caso apresente pendência do P7 - Divergência no check-in de produtos e P2 - produtos com variação maior que 20% no custo e corrigido primeiramente a pendência P2, e depois em seguida corrigido a pendência do P7, será recalculado os custos do produto podendo assim apresentar novamente a pendência do P2 - produtos com variação maior que 20% no custo.
  • P3 - produtos ativados automaticamente: listará todos os produtos que foram ativados automaticamente na entrada de mercadorias, permitindo que o usuário revise esses cadastros antes que a nota seja lançada. Lembrando que, a filial é quem definirá, no programa Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros), se esta situação deve ou não ser considerada uma pendência. Para esta pendência, será possível acessar o cadastro do produto, através do atalho "F12-Cadastro do Produto", caso queira realizar alguma revisão no cadastro do item. Depois pressionar o botão "Liberar Pendência" para que o ajuste seja efetivado e apendência liberada.

  • P4 - Ausência de duplicatas: será gerada quando a nota de compra não possuir as duplicatas relacionadas no XML, ou que vierem com informações parciais. Em tela, serão apresentados os campos necessários para que os dados da duplicata sejam informados e lançados. Para o ajuste, o usuário precisa apenas informar os dados da duplicata, adicionando duplicata a duplicata, assim que concluir a inserção, pressione no botão "Liberar Pendência".

  • P5 - Divergências Fiscais: será gerada quando a nota possuir divergências fiscais. Se trata da mesma pendência, indicada pela bolinha azul no programa de "Pré-entrada de Mercadorias". Para esta pendência, estará disponível o botão "Ajustar Divergências Fiscais", que abrirá o programa Alteração de Notas para ajustar as divergências, ao gravar as alterações realizadas, o sistema verificará se ainda há divergências na nota, caso não exista, a pendência será ajustada.

  • P6 - Divergências de GNRE: será gerada quando for identificado divergência de GNRE na nota. Para isso, o sistema respeitará o parâmetro "Conferir ICMS ST – GNRE na importação de NF-e", localizado no programa Parâmetros da Empresa,  caso esteja MARCADO e exista divergência, esta pendência será gerada. Para esta pendência, estará disponível o botão "Ajustar Divergência de GNRE", que abrirá o programa GNRE para ajustar as divergências. Caso já tenha uma GNRE lançada para aquela nota, o sistema já trará as informações carregadas, bastando ao usuário apenas realizar os ajustes necessários. Após gravar os ajustes e retornar à tela de pendências, o sistema verificará se existem divergências na nota ainda, caso exista a pendência continuará ativa, se não, a pendência será ajustada.

  • P7 - Divergência no check-in de produtos: será gerada para as notas com divergência no check-in de produtos. Ou seja, quando, ao realizar a contagem e conferência dos itens, ocorrer divergência na contagem: quantidade a mais, ou a menos. Lembrando que, a filial poderá definir no programa Parâmetros da Empresa, se esta pendência deve ou não impedir o faturamento da nota. Para ajustar esta pendência, o usuário terá as seguintes opções:

    • Ajustar a fração do produto: ao alterar a fração, o sistema já recalculará e verificará se a quantidade conferida confere com a da nota; se conferir, a pendência será ajustada, caso contrário a mesma permanecerá ativa até que seja informada a fração correta.

    • Refazer o Check-in: caso deseja refazer o check-in, pressionando este botão, será solicitado se o usuário realmente deseja refazer o check-in, e na sequência a pendência "P7" será anulada. A nota passará do status "Com pendência" para o status "Em Check-in de Produtos", com a situação de check-in: Rejeitado, e o usuário poderá realizar a conferência dos itens novamente.

    • Liberar pendência: caso queira liberar a pendência da nota sem realizar nenhum ajuste, poderá pressionar este botão, com isso a pendência será anulada, e a nota estará liberada para ser faturada. A partir deste momento a nota ficará sinalizada como "Faturada com Divergências de Check-in" e com a situação de check-in: Encerrado. Importante ressaltar que, neste caso, a quantidade a ser lançada no sistema, será a quantidade da nota e não a quantidade conferida.

  • Várias pendências: quando a nota possuir mais de uma pendência, todas elas serão sinalizadas e especificadas. Clicando sob cada tipo de pendência, a mesma ficará destacada com fundo amarela e, em tela, serão apresentados os campos correspondentes para que a pendência seja ajustada.

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