Esta tela é utilizada para realizar ajuste de pendências das notas de entradas emitidas pelos fornecedores. O tipos de pendências variam, e podem ser identificadas tanto na importação do XML, como no processamento da nota. Algumas pendências impedem o processamento da nota, outras poderão impedir o faturamento da mesma. A seguir, explicaremos cada uma destas pendências e como ajustá-las.

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Localização: Compras > Importar e Faturar > Pendências

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F11:Vincular código de barras
F12:Cadastro do fornecedor/produto
ALT+A:Atualizar fornecedor
ALT+GSalvar
ALT+N:Nota fiscal eletrônica - NF-e
ALT+F:Sair
  • Através do atalho ALT+NF/ botão NF-e é possível visualizar o DANFE ou XML da nota selecionada.

Ajustes de pendências

Ao acessar a tela o usuário visualizar todas as pendências serem corrigidas, no entanto quando o mesmo não possuir acesso apenas conseguirá ver quais correções precisam ser feitas, porém não consegue ver os dados a serem aprovados.

Quanto as pendências de produtos não cadastros e produtos sem código de barras, será possível imprimir um relatório com os itens.

Faltas graves

São consideradas Faltas Graves, as pendências que impedem o processamento da nota. Estas, serão classificadas como P1P2P3 e P4, e somente após serem ajustadas é que a nota poderá ser processada.

As notas com faltas estarão na situação "A Processar" e destacadas em vermelho, até que a pendência seja ajustada.

No quadro Relação de Notas, estarão listadas todas as notas selecionadas no programa Importar e Faturar e que possuem algum tipo de falta grave. Ou seja, dentre as notas selecionada, apenas as que possuírem pendências, do tipo falta grave, serão carregadas. Nas colunas "P1", "P2", "P3" e "P4", a cor da bolinha apresentada indicará se há pendência, e se o usuário possui acesso para ajustá-la.

  • Sinalizador verde: indica que a nota não possui tal pendência indica que a pendência existe  - indica que o usuário não tem acesso para ajustar a pendência.
  • Sinalizador vermelho:  logo abaixo do quadro, estará a referência da falta de cada nota. Ou seja, sempre que selecionar uma nota, será especificado as faltas existentes nela.
  • Sinalizador preto: veja a seguir, quais são estas pendências e os ajustes necessários para corrigi-las.

Tipos de pendências graves: 

  • P1– Fornecedor não cadastrado: esta pendência será gerada quando o fornecedor do XML/nota não estiver cadastrado no sistema. Em tela, serão disponibilizados campos para que o fornecedor seja cadastrado. Caso o usuário NÃO tenha acesso ao programa Cadastro de fornecedor, todos os campos estarão preenchidos conforme as informações da nota XML e permanecerão bloqueados para edição. Neste caso, recomendamos que o responsável pela manutenção dos cadastros de fornecedores, revise essas informações. Para os usuários que tiverem acesso ao programa, será possível acessá-lo diretamente desta tela, pelo atalho "F12-Cadastro do Fornecedor".   Após informar/editar as informações, pressionando o botão "Gravar", o fornecedor será cadastrado. Ao gravar o cadastro, se em tela houver outra nota com pendência idêntica, a mesma será ajustada.

  • P2 – Produto não cadastrado: essa pendência será gerada quando o produto da nota, não estiver cadastrado no sistema. Para validar se o item está ou não cadastrado, o sistema considerará todos os códigos de barras configurados para o mesmo (principal e múltiplos). Em tela, serão listados todos os produtos que não estão cadastrados no sistema, para que sejam vinculados a um cadastro existente ou cadastrados. Após o vínculo ou cadastro, a pendência será ajustada. Junto aos produtos, serão apresentadas suas informações conforme a nota XML, tais como: código interno, código de barras e descrição. Além destas, estarão as colunas:  Código Interno (que corresponderá ao código interno do item na loja); Vinculado (que indicará se o produto foi vinculado); Cadastrado (indicará se o produto foi cadastrado). Através do atalho F11 será permitido vincular um código de barras existente, ou F12 cadastrar um novo produto. Na tela de ajustes, o código interno do produto será carregado, e a coluna "Cadastrado" ficará sinalizado com um 'X', indicando que o item foi cadastrado. Para efetivar o ajuste, clique no botão "Gravar".

  • P3 - Produto sem código de barras no XML: essa pendência ocorrerá quando o produto da nota não possuir código de barras. Em tela serão apresentados os produtos que não contém código de barras, e para corrigir a pendência, deverá vinculá-lo à um cadastro existente através do atalho F11. Caso a nota também possua a pendência do tipo "P1", esta, deverá ser ajustada primeiro, pois para realizar ajustes no produto é necessário que o cadastro do fornecedor esteja correto.

  • P4 - Validação fornecedor: essa pendência ocorrerá quando a cidade ou Inscrição Estadual do fornecedor no XML estiver divergente do seu cadastro no sistema. Em tela, serão apresentadas as informações do fornecedor, para que sejam ajustadas e atualizadas. Após revisão e alteração necessária, pressione o botão "Atualizar Fornecedor", para que as informações sejam atualizadas no cadastro do fornecedor, e a falta seja ajustada.

  • Várias faltas: quando a nota possuir mais de uma falta grave, todas elas serão sinalizadas  e especificadas.  Clicando sob cada tipo de falta, a mesma ficará destacada com fundo amarelo e, em tela, serão apresentados os campos correspondentes para que a falta seja ajustada.

Pendências

As pendências não impedem o processamento da nota, mas que também precisam ser vistas com mais atenção. Classificamos elas em P1P2P3P4P5P6 e P7.

Algumas pendências serão geradas de acordo com as parametrizações da filial, ou seja, a loja poderá definir no programa Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros), se determinada situação deve ser ou não considerada uma pendência, e se a mesma deve impedir o faturamento da nota até que seja ajustada, como por exemplo: "Produtos com Variação Maior que 20% no Custo". Outras sempre serão consideradas pendências, pois podem ocasionar problemas em outros processos da loja, como é o caso das pendências: "Ausência de Duplicatas" e "Divergências Fiscais".

No quadro "Relação de Notas", estarão listadas todas as notas selecionadas no programa Importar e Faturar e as mesmas estarão sinalizadas de acordo com sua falta. Nas colunas "P1", "P2", "P3", "P4", "P5", "P6" e "P7" a cor da bolinha apresentada indicará se há pendência, e se o usuário possui acesso para ajustá-la, também será sinalizado quando a filial não estiver parametrizada para trabalhar com a pendência.

  •  - indica que a nota não possui tal pendência
  •  - indica que a pendência existe  
  •  - o usuário não tem acesso para ajustar a pendência
  •  - indicará que a filial não está configurada para trabalhar com a pendência.

Logo abaixo do quadro, estará a referência da pendência de cada nota. Ou seja, sempre que selecionar uma nota, será especificado as faltas existentes nela.

Veja a seguir, quais são estas pendências e os ajustes necessário para corrigi-las. 

  • P1 - produtos em blacklist de entrada: esta pendência sinalizará os produtos que estão cadastrados na Blacklist com o tipo 'Sempre gerar pendência'. Em tela serão listados os produtos que pertençam a blacklist, para que o usuário revise e ajuste a fração dos mesmos, Através do atalho F11-Alterar Fração de Lançamento, será possível ajustar a fração de lançamento do item. Caso o produto venha com a mesma descrição, mas código de barras diferentes (mesmo estando vinculados no sistema), serão apresentados separadamente nas divergências, permitindo informar uma fração diferente para cada código. Após informar a fração correta, deverá pressionar o botão "Liberar Pendência", para que a pendência seja ajustada. Lembrando que, esta será uma pendência opcional, caso a loja não queira gerá-la, basta não cadastrar produtos na blacklist. 
  • P2 - produtos com variação maior que 20% no custo: será gerada quando houver uma oscilação maior que 20% no custo do produto, podendo ser para mais ou para menos. A principal causa dessa oscilação é a fração errada, onde o custo de compra pode ficar muito alto ou muito baixo. Lembrando que, a filial é quem definirá, no programa Parâmetros da Empresa (Parâmetros >  Parâmetros), se esta situação deve ou não ser considerada uma pendência. Em tela serão apresentados todos os produtos que estão com uma variação maior que 20%, e qual o percentual de oscilação entre o custo da compra e o custo atual do item.  Para ajustar esta pendência o usuário pode optar em: 

    • cadastrar o produtos para controle específico do item (blacklist)

    • ajustar a fração de lançamento do item.

    • abrir o cadastro do item, para ajustá-lo, caso o problema esteja em alguma informação do cadastro.

    • Está pendência está vinculada ao P7 - Divergência no check-in de produtos.
      • Caso apresente pendência do P7 - Divergência no check-in de produtos e P2 - produtos com variação maior que 20% no custo e corrigido primeiramente a pendência P2, e depois em seguida corrigido a pendência do P7, será recalculado os custos do produto podendo assim apresentar novamente a pendência do P2 - produtos com variação maior que 20% no custo.
  • P3 - produtos ativados automaticamente: listará todos os produtos que foram ativados automaticamente na entrada de mercadorias, permitindo que o usuário revise esses cadastros antes que a nota seja lançada. Lembrando que, a filial é quem definirá, no programa Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros), se esta situação deve ou não ser considerada uma pendência. Para esta pendência, será possível acessar o cadastro do produto, através do atalho "F12-Cadastro do Produto", caso queira realizar alguma revisão no cadastro do item. Depois pressionar o botão "Liberar Pendência" para que o ajuste seja efetivado e apendência liberada.

  • P4 - Ausência de duplicatas: será gerada quando a nota de compra não possuir as duplicatas relacionadas no XML, ou que vierem com informações parciais. Em tela, serão apresentados os campos necessários para que os dados da duplicata sejam informados e lançados. Para o ajuste, o usuário precisa apenas informar os dados da duplicata, adicionando duplicata a duplicata, assim que concluir a inserção, pressione no botão "Liberar Pendência".

  • P5 - Divergências Fiscais: será gerada quando a nota possuir divergências fiscais. Se trata da mesma pendência, indicada pela bolinha azul no programa de "Pré-entrada de Mercadorias". Para esta pendência, estará disponível o botão "Ajustar Divergências Fiscais", que abrirá o programa Alteração de Notas para ajustar as divergências, ao gravar as alterações realizadas, o sistema verificará se ainda há divergências na nota, caso não exista, a pendência será ajustada.

  • P6 - Divergências de GNRE: será gerada quando for identificado divergência de GNRE na nota. Para isso, o sistema respeitará o parâmetro "Conferir ICMS ST – GNRE na importação de NF-e", localizado no programa Parâmetros da Empresa,  caso esteja MARCADO e exista divergência, esta pendência será gerada. Para esta pendência, estará disponível o botão "Ajustar Divergência de GNRE", que abrirá o programa GNRE para ajustar as divergências. Caso já tenha uma GNRE lançada para aquela nota, o sistema já trará as informações carregadas, bastando ao usuário apenas realizar os ajustes necessários. Após gravar os ajustes e retornar à tela de pendências, o sistema verificará se existem divergências na nota ainda, caso exista a pendência continuará ativa, se não, a pendência será ajustada.

  • P7 - Divergência no check-in de produtos: será gerada para as notas com divergência no check-in de produtos. Ou seja, quando, ao realizar a contagem e conferência dos itens, ocorrer divergência na contagem: quantidade a mais, ou a menos. Lembrando que, a filial poderá definir no programa Parâmetros da Empresa, se esta pendência deve ou não impedir o faturamento da nota. Para ajustar esta pendência, o usuário terá as seguintes opções:

    • Ajustar a fração do produto: ao alterar a fração, o sistema já recalculará e verificará se a quantidade conferida confere com a da nota; se conferir, a pendência será ajustada, caso contrário a mesma permanecerá ativa até que seja informada a fração correta.

    • Refazer o Check-in: caso deseja refazer o check-in, pressionando este botão, será solicitado se o usuário realmente deseja refazer o check-in, e na sequência a pendência "P7" será anulada. A nota passará do status "Com pendência" para o status "Em Check-in de Produtos", com a situação de check-in: Rejeitado, e o usuário poderá realizar a conferência dos itens novamente.

    • Liberar pendência: caso queira liberar a pendência da nota sem realizar nenhum ajuste, poderá pressionar este botão, com isso a pendência será anulada, e a nota estará liberada para ser faturada. A partir deste momento a nota ficará sinalizada como "Faturada com Divergências de Check-in" e com a situação de check-in: Encerrado. Importante ressaltar que, neste caso, a quantidade a ser lançada no sistema, será a quantidade da nota e não a quantidade conferida.

  • Várias pendências: quando a nota possuir mais de uma pendência, todas elas serão sinalizadas e especificadas. Clicando sob cada tipo de pendência, a mesma ficará destacada com fundo amarela e, em tela, serão apresentados os campos correspondentes para que a pendência seja ajustada.

Configurações por usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários (Parâmetros > Usuários) informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Pendências de Faturamento-IMP401" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

  • Pendências: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à pendência "P1-Produtos em Blacklist de Entrada".

Tabulações:

  • Tabulação 2: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à pendência "P2-Produtos com Variação Maior que 20% no Custo".
  • Tabulação 3: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à pendência "P3-Produtos Ativados Automaticamente".
  • Tabulação 4: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à pendência "P4-Ausência de Duplicatas".
  • Tabulação 5: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à pendência "P5-Divergências Fiscais".
  • Tabulação 6: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à pendência "P6-Divergências de GNRE".
  • Tabulação 7: Desmarque para que o usuário não tenha acesso à pendência "P7-Divergência no Check-in de Produtos".
  • Quando todas estas tabulações estiverem desmarcadas, no programa "Importação NF-e e Faturamento" o usuário não terá acesso para filtrar notas "Com Pendências".

Guias

  • Guia 1: Desmarque para que o usuário não tenha acesso a ajustar o tipo de falta "P1-Fornecedor não cadastrado". (bolinha preta)
  • Guia 2: Desmarque para que o usuário não tenha acesso a ajustar o tipo de falta "P2-Produto não cadastrado". (bolinha preta)
  • Guia 3: Desmarque para que o usuário não tenha acesso a ajustar o tipo de falta "P3-Produto sem código de barras no XML". (bolinha preta)
  • Guia 4: Desmarque para que o usuário não tenha acesso a ajustar o tipo de falta "P4-Validação Fornecedor". (bolinha preta)