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Nesta tela temos, estão disponíveis alguns filtros que facilitam a busca dos produtos com defeito, são eles:
Categoria Filtros:
- Produtos: clique na lupa a direita e abra a tela de pesquisa de produto, todos os filtros de produtos podem ser utilizados;
- Marca: digite uma marca para pesquisar ou clique na lupa para mostrar as marcas cadastradas no SetaERP;
- Fornecedor Produto: digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para acessar a tela de pesquisa de fornecedor, este campo pesquisa os fornecedores que estão no cadastro do produto;
- Empresa: esse campo permite pesquisar produtos por empresa, caso possua mais de uma empresa na rede;
- Representante: clicando na lupa será aberta a tela de cadastros de representantes;
- Nota Fiscal: informe o número da nota de entrada para facilitar a busca;
- Operação: selecione uma das opções disponíveis: Defeito, Análise de Fábrica ou Todos;
- Status: você pode pesquisar pelos status do produto. Esse status muda de acordo com a movimentação da devolução. Selecione uma opção entre as disponíveis: Na Loja, Pré-Envio, Enviado ou Baixado;
- Coleta: quando utilizamos o aplicativo SetaApp Inventário para coletar os produtos com defeitos, podemos filtrar produtos com coleta e sem coleta. O status deve estar como enviado;
- Complemento Status: após o produto ter retornado será adicionado o complemento de status referente a troca, autorizado, recusado ou acerto. O status deve estar como baixado;
- Crédito: busca pelo status do crédito ao cliente. Selecione uma das opções disponíveis: todos, com crédito ou sem crédito. A operação deve estar como Análise de Fábrica;
- Data de devolução/baixa: de acordo com o status do produto, poderá buscar a data da devolução ou da baixa do produto;
- Defeito: é possível realizar a busca de acordo com o defeito lançado nos produtos. Os defeitos podem ser cadastrados no Menu Cadastros > Defeitos;
Categoria Marcar os Produtos com Nota Fiscal de Entrada
- Fornecedor: este recurso permite que busque e selecione para devolução os produtos de um determinado fornecedor da nota fiscal de entrada, digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para abrir a tela de pesquisa de fornecedor.
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Na lateral esquerda da tela, as seguintes ações estão disponíveis:
- F8-Filtrar: após informar os filtros desejados, clique neste botão ou pressione a tecla F8 para avançar na devolução;
- Marcar Defeito: esta função permite buscar produtos do estoque e marcar como defeitos. Importante: é necessário que o estoque esteja positivo para que o produto fique como defeito;
- Importar Coleta: realiza a importação de coleta de produtos advindas do SetaApp Inventário;
- Relatórios: atalho para a tela Relatórios de Devoluções;
- Fechar: fecha a tela de Devolução de Fornecedores.
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Passo 02: Após preencher os campos com as informações desejadas e clicar no botão F8-Filtrar, o sistema abrirá a tela Produtos com Defeito, apresentando os produtos de acordo com o Status selecionado.
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Os produtos marcados com o status Na Loja, permitem utilizar as seguintes funções:
- F3-Devolver: esta função irá gerar uma nota de devolução ao fornecedor. Ao clicar neste botão, será solicitada uma confirmação para gerar a NF-e de devolução e encaminhado para tela de nota fiscal;
- Nesta tela preencha o fornecedor e confira os dados fiscais do itens.
- F8-Emitir: realiza o envio e grava o retorno da Sefaz;
- F7-Transportador: utilizado para preencher os dados da transportadora que irá levar os produtos;
- Pré-Nota: esta opção gera uma pré-nota para validar com o fornecedor e posteriormente emitir a nota;
- NF Referenciada: para realizar uma devolução é necessário referenciar as notas de compra de cada item, nesta tela informamos a chave das notas fiscais de entrada;
- Nesta tela preencha o fornecedor e confira os dados fiscais do itens.
- Importante: clicando em cima do código do produto e usando o atalho F5, será aberta a tela para referenciar a nota de entrada de cada item, este processo é necessário caso os produtos devolvidos sejam provenientes de notas de entradas diferentes.
- Gerar Observação: habilita o campo Observações;
- Impressora: configura a impressora para a nota fiscal;
- Habilitar NF: habilita os campos Número da Nota e Data de Saída, utilizados em lançamentos de nota manual.
- Cancelar: cancela o processo de emissão fiscal.
- F6-Baixa Manual: caso necessite, você pode fazer a baixa de um produto de forma manual. Selecionando o tipo da baixa e clicando em Ok, o produto será removido do estoque de defeitos.
- Marcar defeito: caso tenha esquecido de marcar algum produto como defeito, basta clicar neste botão para realizar o procedimento;
- Ver registro: nesta tela serão exibidos os registros do produto, podendo registrar alguma Ocorrência, caso necessário;
- Ver Movimentação: abrirá a tela Movimento de estoque de produto por tamanho, apresentando as movimentações de entrada e saída do produto;
- Ver disponibilidade: esta opção estará disponível quando informar um fornecedor na tela inicial de Devolução ao Fornecedor, na categoria Marcar os Produtos com Nota Fiscal de Entrada;
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Os produtos marcados com o status Pré-Envio, são aqueles que estão em uma Nota Fiscal, porém, ainda não foi emitida.
Clicando no botão Editar Envio, será aberta a tela de Emissão de Nota Fiscal, onde poderão ser alteradas as informações necessárias ou apenas emitir a nota.
As demais funções disponíveis são as mesmas detalhadas anteriormente.
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Nesta tela, as seguinte ações estarão disponíveis:
- F5-Baixar: nesta opção você poderá realizar a baixa manual do produto, confirme explicado anteriormente;
- Estornar Nota: esta função efetua o lançamento de uma fiscal de estorno referente a nota fiscal emitida e volta o produto para o estoque de defeitos, sempre será solicitada a confirmação do processo;
- Informações Coleta: nesta tela deverá ser informada a transportadora que coletou o produto.
As demais funções disponíveis são as mesmas explicadas anteriormente.
Os produtos marcados com o status Baixado, são aqueles que estavam com o status Enviado, retornaram do fornecedor e foram baixados.
Nesta tela tratamos o produto após a resposta do fornecedor e podemos concluir o ciclo de devolução que inicia na tela de venda com a devolução de defeito.
Aqui estarão disponíveis as seguintes ações:
- F4-Devolver Cliente: nesta opção, uma nota de venda será gerada ao cliente para que o produto possa ser devolvido ao cliente. A emissão é a mesma que já realizamos para fornecedor mudando apenas a operação;
- F7-Baixar Perda: produtos com status complementar recusado sem nota fiscal podem ser baixados como perda, isso ocorre quando o fornecedor recusa a troca do produto em loja e você precisa gerar uma nota de perda;
- Gerar Conserto: produtos que estiverem em análise, podem ser gerados como e visualizados na tela de Controle dos Defeitos (Menu Estoque);
- Gerar Crédito: a partir desta opção é possível gerar o crédito ao cliente referente ao produto com devolvido, caso ainda não tenha sido gerado.
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Palavras-chave: Devolução ao Fornecedor, Seta, Calçados
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