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Temos no SetaERP um controle de estoque de defeitos, que separa os produtos do estoque de venda dos produtos para devolução. É a partir do estoque de defeitos que realizamos as devoluções aos fornecedores, ou seja, o processo correto é sempre realizar a devolução seguindo os passos que serão explicados, mesmo que o produto não possua defeito. 

Neste manual você aprenderá como realizar a devolução de produtos com defeito ao fornecedor. 


Devolução ao fornecedor

Este processo se inicia na tela de venda, onde o cliente devolve um produto com defeito e, na devolução, seguindo a política da empresa, marca-se o produto como defeito, onde será gerado crédito na hora para o cliente (o produto também pode ser marcado como análise de loja ou fábrica que não geram crédito na hora).


Passo 01: Para iniciar a devolução, acesse o Módulo Retaguarda, vá até o Menu Estoque e clique na opção Devolução ao Fornecedor.


Será aberta a tela Devolução ao Fornecedor:

Nesta tela temos, estão disponíveis alguns filtros que facilitam a busca dos produtos com defeito, são eles:


Categoria Filtros:

  • Produtos: clique na lupa a direita e abra a tela de pesquisa de produto, todos os filtros de produtos podem ser utilizados;
  • Marca: digite uma marca para pesquisar ou clique na lupa para mostrar as marcas cadastradas no SetaERP;
  • Fornecedor Produto: digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para acessar a tela de pesquisa de fornecedor, este campo pesquisa os fornecedores que estão no cadastro do produto;
  • Empresa: esse campo permite pesquisar produtos por empresa, caso possua mais de uma empresa na rede;
  • Representante: clicando na lupa será aberta a tela de cadastros de representantes;
  • Nota Fiscal: informe o número da nota de entrada para facilitar a busca;
  • Operação: selecione uma das opções disponíveis: Defeito, Análise de Fábrica ou Todos;
  • Status: você pode pesquisar pelos status do produto. Esse status muda de acordo com a movimentação da devolução. Selecione uma opção entre as disponíveis: Na Loja, Pré-Envio, Enviado ou Baixado;
  • Coleta: quando utilizamos o aplicativo SetaApp Inventário para coletar os produtos com defeitos, podemos filtrar produtos com coleta e sem coleta. O status deve estar como enviado;
  • Complemento Status: após o produto ter retornado será adicionado o complemento de status referente a troca, autorizado, recusado ou acerto. O status deve estar como baixado;
  • Crédito: busca pelo status do crédito ao cliente. Selecione uma das opções disponíveis: todos, com crédito ou sem crédito. A operação deve estar como Análise de Fábrica;
  • Data de devolução/baixa: de acordo com o status do produto, poderá buscar a data da devolução ou da baixa do produto;
  • Defeito: é possível realizar a busca de acordo com o defeito lançado nos produtos. Os defeitos podem ser cadastrados no Menu Cadastros > Defeitos;


Categoria Marcar os Produtos com Nota Fiscal de Entrada

  • Fornecedor: este recurso permite que busque e selecione para devolução os produtos de um determinado fornecedor da nota fiscal de entrada, digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para abrir a tela de pesquisa de fornecedor.


Na lateral esquerda da tela, as seguintes ações estão disponíveis:

  • F8-Filtrar: após informar os filtros desejados, clique neste botão ou pressione a tecla F8 para avançar na devolução;
  • Marcar Defeito: esta função permite buscar produtos do estoque e marcar como defeitos. Importante: é necessário que o estoque esteja positivo para que o produto fique como defeito;
  • Importar Coleta: realiza a importação de coleta de produtos advindas do SetaApp Inventário;
  • Relatórios: atalho para a tela Relatórios de Devoluções;
  • Fechar: fecha a tela de Devolução de Fornecedores.



Passo 02: Após preencher os campos com as informações desejadas e clicar no botão F8-Filtrar, o sistema abrirá a tela Produtos com Defeito, apresentando os produtos de acordo com o Status selecionado.


Passo 03: Clique no título da coluna X para marcar todos os produtos e clique no botão F3-Devolver.



Os produtos marcados com o status Na Loja, permitem utilizar as seguintes funções:

  • F3-Devolver: esta função irá gerar uma nota de devolução ao fornecedor. Ao clicar neste botão, será solicitada uma confirmação para gerar a NF-e de devolução e encaminhado para tela de nota fiscal;
    • Nesta tela preencha o fornecedor e confira os dados fiscais do itens.
      • F8-Emitir: realiza o envio e grava o retorno da Sefaz;
      • F7-Transportador: utilizado para preencher os dados da transportadora que irá levar os produtos;
      • Pré-Nota: esta opção gera uma pré-nota para validar com o fornecedor e posteriormente emitir a nota;
      • NF Referenciada: para realizar uma devolução é necessário referenciar as notas de compra de cada item, nesta tela informamos a chave das notas fiscais de entrada;
  • Importante: clicando em cima do código do produto e usando o atalho F5, será aberta a tela para referenciar a nota de entrada de cada item, este processo é necessário caso os produtos devolvidos sejam provenientes de notas de entradas diferentes.
  • Gerar Observação: habilita o campo Observações;
  • Impressora: configura a impressora para a nota fiscal;
  • Habilitar NF: habilita os campos Número da Nota e Data de Saída, utilizados em lançamentos de nota manual.
  • Cancelar: cancela o processo de emissão fiscal.

Palavras-chave: Devolução ao Fornecedor, Seta, Calçados

 Quer saber como marcar um produto como Defeito no Seta ERP? Clique aqui. 


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