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O que é a ferramenta? 

Temos no SetaERP um controle de estoque de defeitos, que separa os produtos do estoque de venda dos produtos para devolução. É a partir do estoque de defeitos que realizamos as devoluções aos fornecedores, ou seja, o processo correto é sempre realizar a devolução seguindo os passos que serão explicados, mesmo que o produto não possua defeito. 

Lembrando que na Devolução ao Fornecedor nós temos 2 outros temas relacionados:

  1. ESTOQUE: Como realizar uma devolução sem marcar defeito - F9 - Devolução sem defeito.
  2. ESTOQUE: Como Marcar Produto com Defeito no SetaERP?

Dúvidas frequentes (FAQ)

O que eu faço quando fiz uma Devolução ao fornecedor e não movimentou estoque?

  1. Caso a nota fiscal ainda esteja no prazo de cancelamento, o cliente poderá cancelar o documento fiscal e refazer o processo pela tela de devolução ao fornecedor, marcando o produto como defeito,
  2. Se o cliente não aceitar cancelar o documento fiscal, poderá realizar o acerto de estoque,
  3. Caso esteja fora do prazo de cancelamento do documento fiscal e o cliente não quiser fazer acerto de estoque, terá que realizar o estorno da nota fiscal de devolução (pela mesma tela que foi feita a nota de devolução) e refaz o processo pela tela de devolução ao fornecedor, marcando o produto como defeito.


Fiz uma devolução ao fornecedor errada e já passou o prazo de cancelamento, preciso realizar uma nota de estorno da operação, como proceder?

  1. Se foi feita pela tela Fiscal -> Emissão de nota fiscal -> o estorno vai ser feito por lá também, elencando o tipo de operação como 76 – Estorno de NF-e, colocando o fornecedor e o(s) produto(s), lembrando que a tributação da nota de estorno é igual a tributação que foi na nota de devolução ao fornecedor.
  2. Se feita pela tela de Estoque -> Devolução ao fornecedor -> o estorno vai ser feito por lá também, filtrar o status como “enviado”, colocar o número da nota da devolução ao fornecedor, marcar o(s) produto(s) e clicar em “Estorno de NF-e” e vai emitir a nota fiscal de estorno, lembrando que a tributação da nota fiscal de estorno tem que ser igual da nota de devolução ao fornecedor.


Como cancelar nota fiscal de devolução ao fornecedor (quando o documento ainda está dentro do prazo de cancelamento)?

?Se tiver no prazo de cancelamento, na tela Fiscal -> consulta de nota fiscal -> filtrar a nota fiscal que precisa ser cancelada, marcar o documento e clicar em “Cancelar NFE”, lembrando que os produtos vão voltar para o estoque de defeito, não para o estoque saldável da loja.



Se marcar o produto para defeito de forma incorreta, consigo desfazer essa operação?

Sim, consegue.

  1. Acesse o modulo Retaguarda, menu Estoque, opção Devolução ao Fornecedor;
  2. Verifique se o produto se encontra com status Baixado, e baixado por Acerto;
  3. É preciso que o cliente tenha permissão para fazer o acerto de estoque
  4. Caso o produto não esteja baixado, realize a baixa manual do produto, através do botão F9 - Baixar Manual;
  5. E no tipo de baixa selecione a opção ACERTO;

        6. Feito a baixa manual, volte a tela anterior, e filtre o status por Baixado.

        7. O produto estando como baixado por acerto o botão estará habilitado, basta selecionar o produto e clicar em DESFAZER DEFEITO, para que o produto possa voltar ao estoque de venda. 

Irá aparecer uma mensagem de confirmação

Depois que clicar em Sim, irá aparecer 'Operação realizada com sucesso'

Obs.: Caso esse produto já alterou seu status de desfeito irá aparecer a mensagem abaixo. Mesmo que ele tenha alterado o status, ele ainda fica nessa tela.


Faço uma devolução de um produto cujo o mesmo está como defeito mas ao passar no caixa não informou que era defeito e fez como devolução normal, como proceder agora ?

  1. Verificar se a devolução está vinculada a uma nova venda e essa esta dentro do prazo de cancelamento do documento fiscal (30 min), caso sim, por gentileza cancelar a nova venda e a devolução e fazer o processo novamente marcando diretamente no caixa o produto como defeito;
  2. Caso esteja expirado o prazo será possível apenas marcar o produto como defeito através do retaguarda, para isso verificar se o usuário tem acesso as telas de Retaguarda → Estoque→ Acerto de estoque ou Retaguarda → Estoque→ Devolução ao fornecedor;
  3. Há 2 formas de marcar para defeito:

1) Fazer um acerto de estoque marcando o produto como defeito através da tela :

Retaguarda → Estoque→ Acerto de estoque, informar o produto ao qual foi devolvido no caixa mas não foi marcado como defeito, fazer uma saída e marcar a opção "Produto com Defeito"



2) A segunda opção é marcar o produto como defeito diretamente na tela de Devolução ao fornecedor no seguinte caminho:

Retaguarda → Estoque→ Devolução ao fornecedor;

Na tela inicial da devolução ao fornecedor clicar em "Marcar como Defeito"


Após informar todos os dados do defeito clicar em "Marcar como Defeito" para salvar as informações. 



Vídeos da ferramenta


Manual de uso da ferramenta

Neste manual você aprenderá como realizar a devolução de produtos com defeito ao fornecedor. 

Como configurar as permissões de acesso

Acessar: Acesso a tela de devoluções de produtos.
Modificar: Permite criar e modificar uma devolução.
Sem venda: Permite fazer devolução de produto sem venda.


Manual de Devolução ao fornecedor

Este processo se inicia na tela de venda, onde o cliente devolve um produto com defeito e, na devolução, seguindo a política da empresa, marca-se o produto como defeito, onde será gerado crédito na hora para o cliente (o produto também pode ser marcado como análise de loja ou fábrica que não geram crédito na hora).


Passo 01: Para iniciar a devolução, acesse o Módulo Retaguarda, vá até o Menu Estoque e clique na opção Devolução ao Fornecedor.


Será aberta a tela Devolução ao Fornecedor:

Nesta tela temos, estão disponíveis alguns filtros que facilitam a busca dos produtos com defeito, são eles:


Categoria Filtros:

  • Produtos: clique na lupa a direita e abra a tela de pesquisa de produto, todos os filtros de produtos podem ser utilizados;
  • Marca: digite uma marca para pesquisar ou clique na lupa para mostrar as marcas cadastradas no SetaERP;
  • Fornecedor Produto: digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para acessar a tela de pesquisa de fornecedor, este campo pesquisa os fornecedores que estão no cadastro do produto;
  • Empresa: esse campo permite pesquisar produtos por empresa, caso possua mais de uma empresa na rede;
  • Representante: clicando na lupa será aberta a tela de cadastros de representantes;
  • Nota Fiscal: informe o número da nota de entrada para facilitar a busca;
  • Operação: selecione uma das opções disponíveis: Defeito, Análise de Fábrica ou Todos;
  • Status: você pode pesquisar pelos status do produto. Esse status muda de acordo com a movimentação da devolução. Selecione uma opção entre as disponíveis: Na Loja, Pré-Envio, Enviado ou Baixado;
  • Coleta: quando utilizamos o aplicativo SetaApp Inventário para coletar os produtos com defeitos, podemos filtrar produtos com coleta e sem coleta. O status deve estar como enviado;
  • Complemento Status: após o produto ter retornado será adicionado o complemento de status referente a troca, autorizado, recusado ou acerto. O status deve estar como baixado;
  • Crédito: busca pelo status do crédito ao cliente. Selecione uma das opções disponíveis: todos, com crédito ou sem crédito. A operação deve estar como Análise de Fábrica;
  • Data de devolução/baixa: de acordo com o status do produto, poderá buscar a data da devolução ou da baixa do produto;
  • Defeito: é possível realizar a busca de acordo com o defeito lançado nos produtos. Os defeitos podem ser cadastrados no Menu Cadastros > Defeitos;


Categoria Marcar os Produtos com Nota Fiscal de Entrada

  • Fornecedor: este recurso permite que busque e selecione para devolução os produtos de um determinado fornecedor da nota fiscal de entrada, digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para abrir a tela de pesquisa de fornecedor.


Na lateral esquerda da tela, as seguintes ações estão disponíveis:

  • F8-Filtrar: após informar os filtros desejados, clique neste botão ou pressione a tecla F8 para avançar na devolução;
  • Marcar Defeito: esta função permite buscar produtos do estoque e marcar como defeitos. Importante: é necessário que o estoque esteja positivo para que o produto fique como defeito;
  • Importar Coleta: realiza a importação de coleta de produtos advindas do SetaApp Inventário;
  • Relatórios: atalho para a tela Relatórios de Devoluções;
  • Fechar: fecha a tela de Devolução de Fornecedores.



Passo 02: Após preencher os campos com as informações desejadas e clicar no botão F8-Filtrar, o sistema abrirá a tela Produtos com Defeito, apresentando os produtos de acordo com o Status selecionado.


Passo 03: Clique no título da coluna X para marcar todos os produtos e clique no botão F3-Devolver.



Os produtos marcados com o status Na Loja, permitem utilizar as seguintes funções:

  • F3-Devolver: esta função irá gerar uma nota de devolução ao fornecedor. Ao clicar neste botão, será solicitada uma confirmação para gerar a NF-e de devolução e encaminhado para tela de nota fiscal;
    • Nesta tela preencha o fornecedor e confira os dados fiscais do itens.
      • F8-Emitir: realiza o envio e grava o retorno da Sefaz;
      • F7-Transportador: utilizado para preencher os dados da transportadora que irá levar os produtos;
      • Pré-Nota: esta opção gera uma pré-nota para validar com o fornecedor e posteriormente emitir a nota;
      • NF Referenciada: para realizar uma devolução é necessário referenciar as notas de compra de cada item, nesta tela informamos a chave das notas fiscais de entrada;
  • Importante: clicando em cima do código do produto e usando o atalho F5, será aberta a tela para referenciar a nota de entrada de cada item, este processo é necessário caso os produtos devolvidos sejam provenientes de notas de entradas diferentes.
  • Gerar Observação: habilita o campo Observações;
  • Impressora: configura a impressora para a nota fiscal;
  • Habilitar NF: habilita os campos Número da Nota e Data de Saída, utilizados em lançamentos de nota manual.
  • Cancelar: cancela o processo de emissão fiscal.

Palavras-chave: Devolução ao Fornecedor, Seta, Calçados

 Quer saber como marcar um produto como Defeito no Seta ERP? Clique aqui.