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O que é a ferramenta?
Temos no SetaERP um controle de estoque de defeitos, que separa os produtos do estoque de venda dos produtos para devolução. É a partir do estoque de defeitos que realizamos as devoluções aos fornecedores, ou seja, o processo correto é sempre realizar a devolução seguindo os passos que serão explicados, mesmo que o produto não possua defeito.
Lembrando que na Devolução ao Fornecedor nós temos 2 outros temas relacionados:
- ESTOQUE: Como realizar uma devolução sem marcar defeito - F9 - Devolução sem defeito.
- ESTOQUE: Como Marcar Produto com Defeito no SetaERP?
Dúvidas frequentes (FAQ)
Vídeos da ferramenta
Manual de uso da ferramenta
Neste manual você aprenderá como realizar a devolução de produtos com defeito ao fornecedor.
Como configurar as permissões de acesso
Acessar: Acesso a tela de devoluções de produtos.
Modificar: Permite criar e modificar uma devolução.
Sem venda: Permite fazer devolução de produto sem venda.
Manual de Devolução ao fornecedor
Este processo se inicia na tela de venda, onde o cliente devolve um produto com defeito e, na devolução, seguindo a política da empresa, marca-se o produto como defeito, onde será gerado crédito na hora para o cliente (o produto também pode ser marcado como análise de loja ou fábrica que não geram crédito na hora).
Passo 01: Para iniciar a devolução, acesse o Módulo Retaguarda, vá até o Menu Estoque e clique na opção Devolução ao Fornecedor.
Será aberta a tela Devolução ao Fornecedor:
Nesta tela temos, estão disponíveis alguns filtros que facilitam a busca dos produtos com defeito, são eles:
Categoria Filtros:
- Produtos: clique na lupa a direita e abra a tela de pesquisa de produto, todos os filtros de produtos podem ser utilizados;
- Marca: digite uma marca para pesquisar ou clique na lupa para mostrar as marcas cadastradas no SetaERP;
- Fornecedor Produto: digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para acessar a tela de pesquisa de fornecedor, este campo pesquisa os fornecedores que estão no cadastro do produto;
- Empresa: esse campo permite pesquisar produtos por empresa, caso possua mais de uma empresa na rede;
- Representante: clicando na lupa será aberta a tela de cadastros de representantes;
- Nota Fiscal: informe o número da nota de entrada para facilitar a busca;
- Operação: selecione uma das opções disponíveis: Defeito, Análise de Fábrica ou Todos;
- Status: você pode pesquisar pelos status do produto. Esse status muda de acordo com a movimentação da devolução. Selecione uma opção entre as disponíveis: Na Loja, Pré-Envio, Enviado ou Baixado;
- Coleta: quando utilizamos o aplicativo SetaApp Inventário para coletar os produtos com defeitos, podemos filtrar produtos com coleta e sem coleta. O status deve estar como enviado;
- Complemento Status: após o produto ter retornado será adicionado o complemento de status referente a troca, autorizado, recusado ou acerto. O status deve estar como baixado;
- Crédito: busca pelo status do crédito ao cliente. Selecione uma das opções disponíveis: todos, com crédito ou sem crédito. A operação deve estar como Análise de Fábrica;
- Data de devolução/baixa: de acordo com o status do produto, poderá buscar a data da devolução ou da baixa do produto;
- Defeito: é possível realizar a busca de acordo com o defeito lançado nos produtos. Os defeitos podem ser cadastrados no Menu Cadastros > Defeitos;
Categoria Marcar os Produtos com Nota Fiscal de Entrada
- Fornecedor: este recurso permite que busque e selecione para devolução os produtos de um determinado fornecedor da nota fiscal de entrada, digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para abrir a tela de pesquisa de fornecedor.
Na lateral esquerda da tela, as seguintes ações estão disponíveis:
- F8-Filtrar: após informar os filtros desejados, clique neste botão ou pressione a tecla F8 para avançar na devolução;
- Marcar Defeito: esta função permite buscar produtos do estoque e marcar como defeitos. Importante: é necessário que o estoque esteja positivo para que o produto fique como defeito;
- Importar Coleta: realiza a importação de coleta de produtos advindas do SetaApp Inventário;
- Relatórios: atalho para a tela Relatórios de Devoluções;
- Fechar: fecha a tela de Devolução de Fornecedores.
Passo 02: Após preencher os campos com as informações desejadas e clicar no botão F8-Filtrar, o sistema abrirá a tela Produtos com Defeito, apresentando os produtos de acordo com o Status selecionado.
Passo 03: Clique no título da coluna X para marcar todos os produtos e clique no botão F3-Devolver.
Os produtos marcados com o status Na Loja, permitem utilizar as seguintes funções:
- F3-Devolver: esta função irá gerar uma nota de devolução ao fornecedor. Ao clicar neste botão, será solicitada uma confirmação para gerar a NF-e de devolução e encaminhado para tela de nota fiscal;
- Nesta tela preencha o fornecedor e confira os dados fiscais do itens.
- F8-Emitir: realiza o envio e grava o retorno da Sefaz;
- F7-Transportador: utilizado para preencher os dados da transportadora que irá levar os produtos;
- Pré-Nota: esta opção gera uma pré-nota para validar com o fornecedor e posteriormente emitir a nota;
- NF Referenciada: para realizar uma devolução é necessário referenciar as notas de compra de cada item, nesta tela informamos a chave das notas fiscais de entrada;
- Nesta tela preencha o fornecedor e confira os dados fiscais do itens.
- Importante: clicando em cima do código do produto e usando o atalho F5, será aberta a tela para referenciar a nota de entrada de cada item, este processo é necessário caso os produtos devolvidos sejam provenientes de notas de entradas diferentes.
- Gerar Observação: habilita o campo Observações;
- Impressora: configura a impressora para a nota fiscal;
- Habilitar NF: habilita os campos Número da Nota e Data de Saída, utilizados em lançamentos de nota manual.
- Cancelar: cancela o processo de emissão fiscal.
Palavras-chave: Devolução ao Fornecedor, Seta, Calçados
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