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Este guia tem por objetivo orientar os procedimentos para utilização do módulo de Consignado/Comodato Comodato que destina-se a estabelecimentos que realizam controle de mercadorias consignadas e comodato de ativos imobilizados. O novo módulo está integrado com a retaguarda e utiliza as funcionalidades existentes no sistema para permitir ao cliente gerenciar os novos pedidos utilizando a base de clientes, produtos e transportadoras que já constam cadastradas.

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Para emissão das notas fiscais de venda, Consignação e Comodato é necessário habilitar no ambientes as configurações gerais para emissão de notas automáticas. Acessar o menu Cadastros > Sistemas > Configurações Gerais, acessar a Guia Pedido e Comodato.

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As configurações gerais de Pedidos e Comodato são separadas em Gerais, Configurações para notas de Consignação, Notas de Remessa de Comodato, Notas de Retorno de Consignação, Notas de Retorno de Comodato.

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Nesta opção devem ser configuradas as informações padrões para  preenchimento da série da notas fiscais, multa contratual de comodato e classificações fiscais para emissões automáticas das notas de faturamentos dos pedidos conforme segue:Image Removed


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  • Série a ser utilizada na emissão das notas de pedidos: o campo aceita apenas valores numéricos, e a série será utilizada para emissão de todas as notas fiscais geradas no módulo de PEDIDOS ;
  • Valor da multa Contratual:  deve ser informado nesse campo o valor em reais da multa contratual que será utilizado nos contratos dos itens de comodato;
  • Valor da multa Contratual:  deve ser informado nesse campo o valor por extenso da multa contratual que será utilizado nos contratos dos itens de comodato;

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Para permitir o faturamento de pedidos com itens consignados é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.Image Removed

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Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Saída de consignação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto.

2.2.3 Configurações para Notas de Remessa de Comodato

Para permitir o faturamento de pedidos com itens remetidos em comodato é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

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Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Remessa de Comodato deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.4 Configurações para Notas de Retorno de Consignação

Para permitir o retorno de mercadorias consignados é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática. 

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Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Retorno (devolução) de consignação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.5 Configurações para Notas de Retorno de Comodato

Para permitir o retorno dos itens enviados em comodato é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

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Dica
titleIMPORTANTE

Em casos de dúvidas relacionadas as classificações fiscais que devem ser utilizadas no estabelecimento deve-se solicitado apoio da equipe contábil do estabelecimento

IMPORTANTE: As notas fiscais de vendas relacionadas ao pedido utilizam a classificação fiscal cadastradas no produto, seguindo o mesmo padrão que é utilizado para as vendas automáticas que são realizadas pelos PDV. Baseando se então no que o estabelecimento configurou na guia fiscal do produto e no menu CFOP por Operação.

3. Funcionalidades

Para cadastrar ou consultar pedidos é necessário acessar o menu: OPERAÇÕES -> PEDIDOS (Módulo Consignado Comodato).

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Na tela inicial são disponibilizadas ao usuários as funcionalidade de inclusão de novo Pedido, Integração Vtex e Pesquisa de pedidos.

3.1 Cadastro de Novo Pedido

O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>

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A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo indicando sua obrigatoriedade para permitir <SALVAR> o pedido.

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Orientações para preenchimentos dos campos:

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  • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;

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  • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;

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  • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
  • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;

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Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Retorno de Comodato deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.6 Configurações para Notas de Venda de Mercadoria em Consignação

Para permitir a emissão de notas fiscais de venda de mercadorias em consignação é necessário configurar apenas o CFOP que será utilizado nas notas de saída, as demais configurações fiscais (alíquotas de ICMS, PIS, Cofins, NCM e Cest) são baseados nas configurações  na guia fiscal do produto.

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Dica
titleIMPORTANTE

Em casos de dúvidas relacionadas as classificações fiscais que devem ser utilizadas no estabelecimento deve-se solicitado apoio da equipe contábil do estabelecimento

IMPORTANTE: As notas fiscais de vendas relacionadas ao pedido utilizam a classificação fiscal cadastradas no produto, seguindo o mesmo padrão que é utilizado para as vendas automáticas que são realizadas pelos PDV. Baseando se então no que o estabelecimento configurou na guia fiscal do produto e no menu CFOP por Operação.


3. Funcionalidades

Para cadastrar ou consultar pedidos é necessário acessar o menu: OPERAÇÕES -> Consignado /Comodato.  Na tela inicial são disponibilizadas ao usuários as funcionalidade de inclusão de Novo Pedido, Integração Vtex e Aplicar filtro para pesquisa de pedidos.

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A visualização de pedidos está dividida em Modo Pedidos e Modo itens do Pedido:

  • Modo Pedidos: Permite visualizar de forma individual os pedidos, exibindo os detalhes de endereço do cliente e datas relacionado ao pedido, permitindo também expandir o pedido para visualização dos detalhes:

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  • Modo itens do pedido: Permite visualizar e imprimir relatórios em Excel e PDF dos itens de que estão vinculados ao pedidos após aplicação de filtros.
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Com a combinação dos filtros desejados é possível obter a exportação dos itens que estão vinculados aos pedidos e prever as quantidades de itens que são necessários para os pedidos futuros.

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IMPORTANTE: Atualmente somente o modo de itens do pedido permite a exportação em EXCEL e PDF dos resultados obtidos.

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3.1 Filtros para pesquisa de pedidos

Serão disponibilizados filtros de pesquisa dos pedidos já cadastrados, que permitem localizar produtos por:

  • Número do Pedido: Permite localizar os pedidos pelo número registrado na Retaguarda ou pelo número de integração do Pedido no site do Chopp Brahma Express 
  • Origem do Pedido:  Permite a seleção da origem do pedido, exibindo as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery...
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Transporte Próprio por conta do Remetente: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Transporte Próprio por conta do Destinatário: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem ocorrência de Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento.
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido

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  • Data do Pedido de / até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:

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  • Data do Evento de e até - Hora : Exibem campos para seleção de datas inicial e final para busca por data e Hora do evento, podendo ser informado somente o valor de e/ou o valor até e/ou hora. 

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  • Data da Entrega/Retirada  de e até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até: 

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  • Data de Recolha/Devolução de e até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:

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  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. 

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 Filtros Consignado, Comodato e Saldo em Aberto: Devem ser utilizados quando deseja-se localizar pedidos que possuam venda de itens em consignado, comodato ou saldo em aberto:Image Added

A consulta de Saldo em Aberto permitirá filtrar pedidos que ainda não possuem pagamento em aberto ou possuem pagamento que ainda não foi recebido, conforme exemplos abaixo:

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Exemplo de pedido pendente de recebimento:

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3.2 Cadastro de Novo Pedido

O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>

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A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda:

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Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO. Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:

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Será carregado o valor do produto cadastrado para o sistema preencher o campo Valor do Ativo:

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A quantidade padrão constará como 1, no entanto o usuário pode alterar para a quantidade desejada e a retaguarda irá aplicar o cálculo do novo Preço Total para o item:

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Para inserir o item no pedido deve ser , os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo * para orientar o usuário sobre sua obrigatoriedade  de preenchimento, o que irá permitir

<SALVAR> o pedido.

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Orientações para preenchimentos dos campos:

  • Cliente: Deve ser informado o nome ou CPF/CNPJ para o sistema realizar a busca de clientes previamente cadastrados;
  • Endereço de Entrega: Após a seleção do cliente será listado todos os endereços vinculados ao cadastro. Por padrão para incluir um novo cliente no sistema é obrigatório informar endereço, sendo que caso necessário é possível vincular ao cliente diversos endereços de Entrega. Caso o cliente possua mais de um endereço cadastrado será exibido uma listagem com todos os endereços para escolha do usuário;
  • Entrega/Retirada:  Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos.
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;
  • Data do Evento: Calendário para indicar a data do Evento;
    • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;
  • Recolha/Devolução: Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos. O usuário pode informar intervalos de horário para  através dos campos Hora de " e Até:
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
    • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;
  • Origem: Exibe as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Transporte Próprio por conta do Remetente: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Transporte Próprio por conta do Destinatário: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem ocorrência de Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento. O estabelecimento também deve ser cadastrado como transportadora e deve ser selecionado nos pedidos que possuem frete por conta do remetente.
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido, podem ser informados até 400 caracteres nesse campo .

3.1.2 Produtos:

Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no pedido que deseja inserir na retaguarda:

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IMPORTANTE: Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO. Os produtos do tipo VENDA e CONSIGNADO são as mercadorias para revenda do estabelecimento que são comercializados, e os produtos do tipo COMODATO são os produtos do tipo ativo imobilizado, não será possível selecionar produtos do tipo mercadoria para revenda quando for selecionado a tabela de preço COMODATO.


Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:

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Será carregado o valor do produto cadastrado para o sistema preencher o campo Valor do Ativo:

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A quantidade padrão constará como 1, no entanto o usuário pode alterar para a quantidade desejada e a retaguarda irá aplicar o cálculo do novo Preço Total para o item:


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Para inserir o item no pedido deve ser utilizado o botão <+>:

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Os totais do Pedido serão atualizados após a inserção de cada item de venda no pedido, conforme exemplos:

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Adição do segundo item de venda: 

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Deve ser adicionado todos os itens no Pedido e realizado o preenchimento do campos obrigatórios para a função salvar ser liberada:Image Removed

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Para salvar um pedido não é necessário informar as informações de pagamento, podendo o usuário escolher entre <SALVAR> o pedido em edição ou utilizar a função <PRÓXIMO>para preencher os dados da guia Pagamentos.

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Durante a edição ou visualização de um pedido é possível navegar entre as opções de Dados de Pedido, Produtos e Pagamento através das guias no topo da tela ou utilização as funções PRÓXIMO ou VOLTAR.

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Para salvar um pedido não é necessário informar as informações de pagamento, podendo o usuário escolher entre <SALVAR> o pedido em edição ou utilizar a função <PRÓXIMO>para preencher os dados da guia Pagamentos.

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utilização as funções PRÓXIMO ou VOLTAR.

3.1.3 Pagamentos:

Nessa etapa deve ser informada as formas de pagamento para os itens de venda vinculado ao Pedido. 

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A tela de pagamento permite ao usuário adicionar valores de acréscimos ou descontos ao total do pedido e a seleção das formas de pagamento já previamente cadastradas para o estabelecimento.Image Removedde pagamento já previamente cadastradas para o estabelecimento.


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Após a seleção da forma de pagamento a tela apresentará preenchida o valor A RECEBER pendente de lançamento:

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É possível adicionar ao pedido uma ou mais formas de pagamento para totalizar o valor geral do Pedido.

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Para informar um valor recebido no Pedido deve ser utilizado as ações da forma de pagamento desejada:

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Ação de Receber o pedido atualiza os totais do pedido indicando ao usuário o valor já recebido:

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Após o preenchimento dos campos do pedido o pedido poderá ser salvo na retaguarda. 

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O Faturamento do Pedido realiza a emissão das notas relacionado ao pedido, caso no pedido constem itens de VENDA, CONSIGNADO e COMODATO será liberado em ações <FATURAR> para cada item.

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Caso o faturamento do item ocorra com sucesso será exibido alerta ao usuário indicando que o faturamento foi realizados com sucesso.

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Deve ser realizado o faturamento dos demais itens do pedido, e após processo finalizado o botão <FATURAR> não será mais exibido ao usuário. Durante o processo de aprovação das notas será exibido o status Gerando NFe mas já será possível visualizar as numerações de cada nota emitida.

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 Após aprovação das notas o status de faturamento das notas será autorizado conforme situação na Sefaz.

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O dowlnload Download do arquivo PDF das notas constará disponível dentro do Pedido ou no menu Nfe-> Monitoramento . Em ambos os locais são disponibilizados a opção de dowlnload do arquivo.

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IMPORTANTE: Pedidos faturados não permitem exclusão de itens ou inclusão de novos produtos, somente durante a edição do pedido a ação de excluir constará liberada para utilização.

3.

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3 Integração Vtex

Para ambientes devidamente configurados e integrados com a VTEX é possível receber pedidos através do botão<integração vtex>.  Para cadastrar ou receber pedidos integrados ao site de Vtex é necessário acessar o menu Cadastros Operações -> Operações ->PedidosConsignado e comodatoImage Removed


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Caso o produto vinculado ao Pedido não conste devidamente cadastrado na retaguarda será exibido mensagem de alerta ao usuário:

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Deve ser realizado o cadastro do produto indicado, em Cadastros → Produtos → Produtos utilizando o código Ean/Gtin do produto.Image Removed

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Após o cadastro a retaguarda irá vincular o produto recebido da Integração com o Produto cadastrado pelo estabelecimento, desta forma basta realizar novamente o procedimento de INTEGRAÇÂO VTEX, e o pedido será integrado.Image Removed

Nos dados do pedido será exibido o produto com a descrição definida pela franquia.

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Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Pedido, no topo da tela:

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Na impressão do Pedido constará todos os detalhes do pedido, o conteúdo preenchido no campo Observações e orientações para equipe de entrega do pedido, assim como o Check List de Montagem:

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As informações da lateral do pedido e do Check List de montagem devem ser preenchidas de acordo com montagem realizada:

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3.5 Impressão de Contrato

Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:

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O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.

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A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato  é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.

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No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial. Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo.Image Removed

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Caso o usuário informe o total de produtos emitidos em comodato após clicar em <retornar> o sistema irá emitir uma nova nota de Entrada de Retorno de Comodato o irá bloquear a geração de novos retornos nesse pedido. Após a emissão da nota o status do pedido será recolhido.

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Caso no retorno de comado o usuário informe quantidade menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Quantidade a retornar, após o usuário retornar o comodato a tela seguirá permitindo que sejam efetuados novos retornos de comodato dos itens pendentes e o pedido ficará com o status de Recolhido Parcialmente.Image Removed

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3.6 Retorno de Consignado

O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida pelo consignatário ou devolvida ao estabelecimento.


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A tela de retorno de consignado permite ao estabelecimento efetivar em uma nova operação a venda de mercadoria remetida em consignação, desta forma deve ser informado a quantidade que foi vendida e informar uma forma de pagamento para emissão da nova venda.


Podem ser informados mais de uma forma de pagamento para finalizar a emissão de uma nova venda até o valor total a pagar:

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mais de uma forma de pagamento para finalizar a emissão de uma nova venda até o valor total a pagar:


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Para o sistema realizar a emissão da nota de devolução da mercadoria em consignação e a nota de venda de mercadoria em consignação devem ser informados o valor total para os itens vendidos:


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Após o usuário <Retornar> será exibido o alerta indicando o retorno do consignado e a emissão de nota de venda:


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Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nota nova operação de venda de mercadoria em consignação deve ser informados o valor total para os itens vendidos:

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Após o usuário <Retornar> será exibido o alerta indicando o retorno do consignado e a emissão de nota de venda:

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Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nova operação de venda

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Dica

Listamos aqui nesse espaço alguns guias rápidos referente a cadastros de produtos, clientes e configurações de Boleto Bancário :