Sumário

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar os procedimentos para utilização do módulo de Consignado/Comodato que destina-se a estabelecimentos que realizam controle de mercadorias consignadas e comodato de ativos imobilizados. O novo módulo está integrado com a retaguarda e utiliza as funcionalidades existentes no sistema para permitir ao cliente gerenciar novos pedidos utilizando a base de clientes, produtos e transportadoras que já constam cadastradas.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2. Premissas

  • A  Retaguarda Empório PRO na versão 9.01.0300 ou superior;
  • Ambiente deve possuir o sistema PEDIDOS e COMODATO habilitado.
  • Ambiente vinculado a bandeira CBE, indicando integração com o BackOffice Empório PRO.
  • Possuir produtos cadastrados como mercadoria para revenda e os produtos de Comodato cadastrados como ativo imobilizado;
  • Possuir clientes do estabelecimentos cadastrados. 


 Em caso de dúvidas quanto as parametrizações do seu ambiente contate o nosso time de suporte.

2.1 Configurações Gerais

Para emissão das notas fiscais de venda, Consignação e Comodato é necessário habilitar no ambientes as configurações gerais para emissão de notas automáticas. Acessar o menu Cadastros > Sistemas > Configurações Gerais, acessar a Guia Pedido e Comodato.



As configurações gerais de Pedidos e Comodato são separadas em Gerais, Configurações para notas de Consignação, Notas de Remessa de Comodato, Notas de Retorno de Consignação, Notas de Retorno de Comodato , Notas de Venda de Mercadoria em Consignação, Notas de Saída em Bonificação e Notas de Remessa de Locação e Notas de Retorno de Locação.

2.2.1 Gerais

Nesta opção devem ser configuradas as informações padrões para  preenchimento da série da notas fiscais, multa contratual de comodato e classificações fiscais para emissões automáticas das notas de faturamentos dos pedidos conforme segue:


  • Série a ser utilizada na emissão das notas de pedidos: o campo aceita apenas valores numéricos, e a série será utilizada para emissão de todas as notas fiscais geradas no módulo de PEDIDOS ;
  • Valor da multa Contratual:  deve ser informado nesse campo o valor em reais da multa contratual que será utilizado nos contratos dos itens de comodato;
  • Valor da multa Contratual:  deve ser informado nesse campo o valor por extenso da multa contratual que será utilizado nos contratos dos itens de comodato;

2.2.2 Configurações para Notas de Saída de Consignação

Para permitir o faturamento de pedidos com itens consignados é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.


Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Saída de consignação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto.

2.2.3 Configurações para Notas de Remessa de Comodato

Para permitir o faturamento de pedidos com itens remetidos em comodato é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Remessa de Comodato deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.4 Configurações para Notas de Retorno de Consignação

Para permitir o retorno de mercadorias consignados é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática. 

Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Retorno (devolução) de consignação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.5 Configurações para Notas de Retorno de Comodato

Para permitir o retorno dos itens enviados em comodato é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Retorno de Comodato deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.6 Configurações para Notas de Venda de Mercadoria em Consignação

Para permitir a emissão de notas fiscais de venda de mercadorias em consignação é necessário configurar apenas o CFOP que será utilizado nas notas de saída, as demais configurações fiscais (alíquotas de ICMS, PIS, Cofins, NCM e Cest) são baseados nas configurações  na guia fiscal do produto.

IMPORTANTE

As notas fiscais de vendas relacionadas ao pedido utilizam a classificação fiscal cadastradas no produto, seguindo o mesmo padrão que é utilizado para as vendas automáticas que são realizadas pelos PDV. Baseando se então no que o estabelecimento configurou na guia fiscal do produto e no menu CFOP por Operação.

Em casos de dúvidas relacionadas as classificações fiscais que devem ser utilizadas no estabelecimento deve-se solicitado apoio da equipe contábil do estabelecimento

2.2.7 Configurações para Notas de Saída em Bonificação

Para permitir o faturamento de pedidos somente com itens de Bonificação  é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Saída em Bonificação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.8 Configurações para Notas de Remessa de Locação

Para permitir o faturamento da nota de Remessa de Locação  é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Remessa de Locação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.9 Configurações para Notas de Retorno de Locação

Para permitir o faturamento da nota de entrada de Retorno de Locação é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.


Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões a nota de Retorno de Locação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

3. Funcionalidades

Para cadastrar ou consultar pedidos é necessário acessar o menu: OPERAÇÕES -> Consignado /Comodato.  Na tela inicial são disponibilizadas ao usuários as funcionalidade de inclusão de Novo Pedido, Integração Vtex e Aplicar filtro para pesquisa de pedidos.


A visualização de pedidos está dividida em Modo Pedidos e Modo itens do Pedido:

  • Modo Pedidos: Permite visualizar de forma individual os pedidos, exibindo os detalhes de endereço do cliente e datas relacionados ao pedido, permitindo também expandir o pedido para visualização dos detalhes:

Após aplicados os filtros desejados e possível realizar a exportação em planilha de Excel, conforme a organização dos filtros aplicados:

Exemplo de exportação dos resultados:


  • Modo itens do pedido: Permite visualizar e imprimir relatórios em Excel e PDF dos itens de que estão vinculados ao pedidos após aplicação de filtros.

Com a combinação dos filtros desejados é possível obter a exportação dos itens que estão vinculados aos pedidos e prever as quantidades de itens que são necessários para os pedidos futuros.

O modo de itens do pedido permite a exportação em EXCEL e PDF dos resultados obtidos.


3.1 Filtros para pesquisa de pedidos

Serão disponibilizados filtros de pesquisa dos pedidos já cadastrados, que permitem localizar produtos por:

  • Número do Pedido: Permite localizar os pedidos pelo número registrado na Retaguarda ou pelo número de integração do Pedido no site do Chopp Brahma Express 
  • Origem do Pedido:  Permite a seleção da origem do pedido, exibindo as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido, ou utilizado durante a inclusão do pedido.
  • NF-e: Permite a seleção do pedido utilizando como critério o número da nota fiscal;
  • Nome/CNPJ/CPF do cliente :  Permite a seleção com base em um dos dados do cliente, podendo ser utilizado o nome/razão social parcial do cliente ou CPF e CNPJ.

  • Data do Pedido de / até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:


  • Data do Evento de e até - Hora : Exibem campos para seleção de datas inicial e final para busca por data e Hora do evento, podendo ser informado somente o valor de e/ou o valor até e/ou hora. 


  • Data da Entrega/Retirada de e até, Hora de até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até, combinado com a informação de hora de até: 


  • Data de Recolha/Devolução de e até, Hora de até:: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até, combinado com a informação de hora de até: :


  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. 

  • Filtro Escolha os tipos de pedidos Permite selecionar os pedidos pelo tipo de pedido:


Ao utilizar essa opção é possível selecionar um ou mais tipos existentes: VENDA, CONSINADO, COMODATO, RETORNO DE  CONSIGNADO, RETORNO DE COMODATO, VENDA EM CONSIGNAÇÃO, VENDA EM BONIFICAÇÃO e LOCAÇÃO. Com esse filtro aplicado a consulta retornará os pedidos que possuem pela menos uma das operações selecionadas.

  • Saldo em aberto, Pendente de consignadoPendente Comodato, Pendente 

A consulta de Saldo em Aberto permitirá filtrar pedidos  em ABERTO que ainda não possuem pagamento ou possuem forma de pagamento que ainda não foi recebido, conforme exemplos abaixo:


Exemplo de pedido pendente de recebimento:


IMPORTANTE: Quando não é aplicado nenhum filtro de seleção mas aplicado a pesquisa será filtrado por data do pedido recebidos ou cadastrados nos últimos 7 dias. 

Os filtros aplicados são listados antes do resultado da pesquisa e podem a critério do cliente combinar com todas as opções disponíveis:

3.1.1 Mais Filtros

A opção Mais filtros quando habilitada exibe filtros adicionais que podem ser aplicados para obtenção da consulta de pedidos:

Opções disponíveis:

  • Busca por Descrição, EAN ou código rápido do produto: Lista na pesquisa pedidos que possuem o item selecionado;
  • Formas de pagamento vinculado ao pedido: Lista todas as formas de pagamento ativas para buscar pedidos vinculados nessa forma de pagamento;
  • Data de faturamento: de - até combinado com hora de - até: Pesquisa pelas datas de emissão de notas fiscais vinculados ao pedido

3.2 Cadastro de Novo Pedido

O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>



A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo * para orientar o usuário sobre sua obrigatoriedade  de preenchimento, o que irá permitir  <SALVAR> o pedido.



Orientações para preenchimentos dos campos:

  • Cliente: Deve ser informado o nome ou CPF/CNPJ para o sistema realizar a busca de clientes previamente cadastrados;
  • Endereço de Entrega: Após a seleção do cliente será listado todos os endereços vinculados ao cadastro. Por padrão para incluir um novo cliente no sistema é obrigatório informar endereço, sendo que caso necessário é possível vincular ao cliente diversos endereços de Entrega. Caso o cliente possua mais de um endereço cadastrado será exibido uma listagem com todos os endereços para escolha do usuário;
  • Entrega/Retirada:  Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos.
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;
  • Data do Evento: Calendário para indicar a data do Evento;
    • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;
  • Recolha/Devolução: Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos. O usuário pode informar intervalos de horário para  através dos campos Hora de " e Até:
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
    • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;
  • Origem: Exibe as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Entrega Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Entrega da Loja: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Cliente Retira: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento. O estabelecimento também deve ser cadastrado como transportadora e deve ser selecionado nos pedidos que possuem frete por conta do remetente (Entrega da Loja).
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido, podem ser informados até 400 caracteres nesse campo .

3.1.2 Produtos:

Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no pedido que deseja inserir na retaguarda:



IMPORTANTE: Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO, VENDA EM BONIFIÇÃO E LOCAÇÃO. Os produtos do tipo VENDA, CONSIGNADO E BONIFICAÇÃO são as mercadorias para revenda do estabelecimento que são comercializados, e os produtos do tipo COMODATO E LOCAÇÃO são os produtos do tipo ativo imobilizado, não será possível selecionar produtos do tipo mercadoria para revenda quando for selecionado a tabela de preço COMODATO E LOCAÇÃO.


Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:


Será carregado o valor do produto selecionado e será necessário preencher a quantidade desejada:


A quantidade padrão constará como 1, no entanto o usuário pode alterar para a quantidade desejada e a retaguarda irá aplicar o cálculo do novo Preço Total para o item:


Para inserir o item no pedido deve ser utilizado o botão <+>:


Os totais do Pedido serão atualizados após a inserção de cada item de venda no pedido, conforme exemplos:


Adição do segundo item de venda: 


Deve ser adicionado todos os itens no Pedido e realizado o preenchimento do campos obrigatórios para a função salvar ser liberada:


Para salvar um pedido não é necessário informar as informações de pagamento, podendo o usuário escolher entre <SALVAR> o pedido em edição ou utilizar a função <PRÓXIMO>para preencher os dados da guia Pagamentos.


Durante a edição ou visualização de um pedido é possível navegar entre as opções de Dados de Pedido, Produtos e Pagamento através das guias no topo da tela ou utilização as funções PRÓXIMO ou VOLTAR. Para sair do pedido deve-se utilizar o botão <CANCELAR>.

3.1.3 Pagamentos:

Nessa etapa deve ser informada as formas de pagamento para os itens de venda vinculado ao Pedido. 


A tela de pagamento permite ao usuário adicionar valores de acréscimos ou descontos ao total do pedido e a seleção das formas de pagamento já previamente cadastradas para o estabelecimento.

Após a seleção da forma de pagamento a tela apresentará preenchida o valor A RECEBER pendente de lançamento:

É possível adicionar ao pedido uma ou mais formas de pagamento para totalizar o valor geral do Pedido.



Para informar um valor recebido no Pedido deve ser utilizado as ações da forma de pagamento desejada:


Ação de Receber o pedido atualiza os totais do pedido indicando ao usuário o valor já recebido:

Quando utilizado a forma de pagamento de CRÉDITO ou DÉBITO será necessário realizar a seleção de REDE, Bandeira, Produto Rede e NSU:

Os campos são de preenchimento obrigatório, exceto o NSU, caso o cliente não deseje realizar o controle de rede e bandeira basta selecionar as opções: Outros.

Após o preenchimento dos campos do pedido o pedido poderá ser salvo na retaguarda. 

IMPORTANTE: Nos totais do Pedido são sumarizados apenas os valores referente aos itens de venda pois itens consignados ou ativos vinculados ao Comodato não realizam movimentação financeira. Enquanto o Pedido não constar com notas fiscais vinculadas é liberado a edição ao usuário de todos os dados do pedido.

3.1.4 Faturamento:

O Faturamento do Pedido realiza a emissão das notas relacionado ao pedido, caso no pedido constem itens de VENDA, CONSIGNADO e COMODATO será liberado em ações <FATURAR> para cada item.

Caso o faturamento do item ocorra com sucesso será exibido alerta ao usuário indicando que o faturamento foi realizados com sucesso.


Deve ser realizado o faturamento dos demais itens do pedido, e após processo finalizado o botão <FATURAR> não será mais exibido ao usuário. Durante o processo de aprovação das notas será exibido o status Gerando NFe mas já será possível visualizar as numerações de cada nota emitida. Após aprovação das notas o status de faturamento das notas será autorizado conforme situação na Sefaz.



IMPORTANTE

Pedidos faturados não permitem exclusão de itens ou inclusão de novos produtos, somente durante a edição do pedido a ação de excluir, na guia produtos constará liberada para utilização.

 

Nos pedidos faturados e com as notas autorizadas é liberado ao usuário o baixar o arquivo PDF da nota, opção disponível na guia Faturamento, após a autorização da Nota Fiscal.

Pelo menu Nfe-> Monitoramento também é possível consultar todas as notas emitidas. Em ambos os locais são disponibilizados a opção de Download do arquivo, no entanto pelo menu de Monitoramento é possível selecionar diversas notas para realizar a impressão em lote dos arquivos PDFs.


3.3 Integração Vtex

Para ambientes devidamente configurados e integrados com a VTEX é possível receber pedidos através do botão<Integração Vtex>.  Para cadastrar ou receber pedidos integrados ao site de Vtex é necessário acessar o menu Operações -> Consignado e comodato . Caso o cliente vinculado ao pedido não conste cadastrado na retaguarda a integração Vtex irá realizar o cadastro do Cliente junto ao recebimento do pedido.




Nos pedidos que constem dados de uma pessoa jurídica (CNPJ) e  pessoa física (CPF )  será realizado o cadastro dos dois clientes na retaguarda e o usuário precisará escolher manter no pedido o CNPJ ou CPF desejado:

A opção <Resolver Depois> permite ao usuário que visualizou a mensagem não realizar uma escolha no momento e aplicar ajustes no pedido, inserção de itens e não resolver a pendência. No entanto enquanto não for selecionado um cliente o sistema irá bloquear o faturamento da venda:

O padrão no recebimento de pedidos com dados de CNPJ e CPF é realizar a integração do pedido incialmente com o CNPJ, e na resolução de pendência o estabelecimento decide se deseja alterar para o CPF. Caso o estabelecimento queria mudar o pedido para outro cliente será necessário primeiro cadastrar o outro cliente desejado e após esse procedimento mudar manualmente o cliente do pedido.

Caso o produto vinculado ao Pedido não conste devidamente cadastrado na retaguarda será exibido mensagem de alerta ao usuário:



Deve ser realizado o cadastro do produto indicado, em Cadastros → Produtos → Produtos utilizando o código Ean/Gtin do produto.

Após o cadastro a retaguarda irá vincular o produto recebido da Integração com o Produto cadastrado pelo estabelecimento, desta forma basta realizar novamente o procedimento de <Integração Vtex>, e o pedido será integrado. Nos dados do pedido, guia produtos será exibido o a quantidade de itens, preço de venda e desconto conforme pedido realizado no site do e-commerce choppbrahmaexpress.com.br.


Para pedidos origem SITE e recebidos via integração Vtex após autorização da nota fiscal o usuário deve enviar o faturamento do pedido através da ação <FATURAR NA VTEX>. Essa  função garante o envio para a Vtex do número da nota fiscal autorizada e irá mudar o status do pedido na e-commerce para FATURADO.



Importante o código apresentado na mensagem de alerta deve ser utilizado para o estabelecimento informar a sua franqueadora ou ao time de suporte qual produto apresentou falha de integração.

3.4 Impressão de Pedido

Após salvo o pedido na retaguarda, será liberado acesso a função de Impressão do Pedido, no topo da tela:

Na impressão do Pedido constará todos os detalhes do pedido, o conteúdo preenchido no campo Observações e orientações para equipe de entrega do pedido, assim como o Check List de Montagem:


As informações da lateral do pedido e do Check List de montagem devem ser preenchidas de acordo com montagem realizada:


IMPORTANTE: Caso o estabelecimento não conste com a bandeira CBE configurado não será apresentado informações do CheckList de montagem e dados na lateral do pedido.

3.5 Impressão de Contrato

Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:


O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.

O valor da multa e multa por extenso preenchida inicialmente nas configurações gerais será exibido no corpo do contrato. 

A impressão do contrato consta disponível apenas após faturamento da nota de comodato, nos pedidos que não constem COMODATO não é liberado acesso a contrato.


3.5 Impressão de Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato

Após realizado o faturamento de pedidos que possuam Consignação ou Comodato, será liberado acesso a função Recibo. Implementação liberada na versão 11.01.0000

O Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato é disponibilizado em duas vias: LOJA e CLIENTE, e pode ser utilizado para controle do recolhimento dos itens de Consignado e itens de Comodato:

Será detalhado na impressão do recibo nas duas vias: Loja e Cliente todos os produtos de consignado ou Comodato vinculados ao pedido. Na primeira via deve ser coletado os dados e assinatura do cliente, e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

A segunda via é destinada ao cliente, e deve ser assinada pelo entregador/responsável pela recolha/devolução no estabelecimento e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

Os campos de Observações e Itens extras constam disponíveis para preenchimento manual de acordo com a necessidade do estabelecimento.

3.6 Retorno de Comodato

A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato  é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.

No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial. Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo. Nos casos de recolha total dos ativos basta ao usuário clicar em Retornar.



Caso o usuário informe o total de produtos emitidos em comodato após clicar em <retornar> o sistema irá emitir uma nova nota de Entrada de Retorno de Comodato o irá bloquear a geração de novos retornos nesse pedido. Após a emissão da nota o status do pedido será alterado para RECOLHIDO.

3.6.1 Retorno de Comodato Parcial

Nos retornos de Comodato parcial, quando a quantidade recolhida é  menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Recolher,  o usuário deve preencher a quantidade que deseja retornar de cada item. Desta forma será atualizar as informações de Recolhendo e Pendente conforme quantidade informada pelo usuário e o pedido após atualizado ficará com o status de Recolhido Parcialmente.

Na tela de Retorno de Comodato será listado todos os ativos vinculados ao pedido, juntamente com sua descrição, código do Produto e status de retorno: Recolhido, Recolhendo e Pendente.

Regras para o RETORNO de COMODATO:

  • Se  o ATIVO IMOBILIZADO não possui vinculo com número de série o usuário precisa preencher em Recolher a quantidade recolhida, por padrão a tela inicia com a quantidade total de itens. Após preenchimento a tela de edição do retorno irá atualizar a coluna RECOLHENDO.
  • Se  o ATIVO IMOBILIZADO possui vinculo com número de série o usuário precisa utilizar a listagem de número de séries para marcar no checkbox NO CLIENTE qual equipamento está sendo recolhido, desta forma  a quantidade recolhida será atualizada em Recolhendo e Recolher.


Saiba mais sobre Controle de número de série de produtos do tipo Ativo Imobilizado em  https://share.linx.com.br/x/9nNCG


No exemplo abaixo temos o preenchimento do campo RECOLHER informando que  no item Barril de 30 litros está sendo recolhido a quantidade Zero.


Após finalizar o preenchimento dos campos de recolha o usuário deve clicar em RETORNAR para confirmar a Operação. Pedidos recolhidos parcialmente ficaram disponíveis para novos retornos de comodato do itens pendentes:


3.7 Retorno de Consignado

O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida (parcial ou total)  ou devolvida ao estabelecimento.


A tela de retorno de consignado permite ao estabelecimento efetivar em uma nova operação a venda de mercadoria remetida em consignação, desta forma deve ser informado a quantidade que foi vendida e informar uma forma de pagamento para emissão da nova venda.


Após ajuste da quantidade vendida pelo usuário e utilizado a função <RETORNAR> a nota de retorno de consignado será gerada e transmitida para a Sefaz mas para emissão da nota de VENDA em CONSIGNAÇÃO o usuário precisará preencher a forma de pagamento da nova operação de venda, conforme exemplos abaixo:

IMPORTANTE:

  • A forma de pagamento só será contabilizado no turno após o usuário clicar em receber, caso esteja sendo utilizado o novo turno de pedidos.
  • Através da aba PAGAMENTOS na opção de forma de pagamento (VENDA EM CONSIGNAÇÃO) é possível adicionar todas as formas de pagamento. No entanto caso o usuário deseje utilizar a forma de pagamento BOLETO, após inserido a forma será necessário clicar na ação Gerar Boleto para que ocorra a geração do PDF do boleto bancário.

Após adicionado a forma de pagamento na venda em consignação o usuário deve realizar o faturamento da nota de venda em consignação na GUIA FATURAMENTO.

Os totais do Consignado, Retorno do Consignado e Venda em Consignação serão atualizados na guia Produtos e na lateral direita do pedido após finalizado o processo de retorno de consignado.


Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nova operação de venda.

Caso ocorra a devolução total do consignado basta zerar informar campo quantidade vendida, desta forma não será solicitado forma de pagamento e não haverá emissão de nota fiscal de venda de mercadoria em consignação.

3.8 Emissão de pedidos de bonificação

A emissão de bonificação permite acobertar fiscalmente as operação de saída de mercadorias em bonificação, doação ou Brinde.

A nota de bonificação por ser uma emissão sem cobrança para o cliente do valor dos itens não necessita de inserção de forma de pagamento

3.9 Emissão de pedidos de Locação 

A nota de Locação deve ser utilizada para os estabelecimentos que realizem aluguel de seus ATIVOS. O documento fiscal emitido servirá para acobertar há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. No campo VALOR deve ser informado o preço unitário do item que está sendo enviando em LOCAÇÃO


Nas emissões de locação será necessário adicionar a forma de pagamento especifica para o pedido de locação, sendo que o valor de recebimento irá considerar desconto, acréscimos ou frete existente no pedido:


Pedidos que possuem itens de venda e locação será necessário informar individualmente a forma de pagamento:

Caso no pedido conste cobrança de valor de frete o valor é considerado no pedido de venda:


4.0 Retorno de Locação

O retorno de Locação é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em aluguel for devolvida/retornada ao estabelecimento, o fluxo de retorno de locação é o mesmo realizado para emissões de notas de retorno de comodato.

4.1 Bloquear faturamento de produtos sem estoque

Na versão 11.02.000 foi implementada a funcionalidade de permitir bloquear faturamento de pedidos de produtos que não possuam saldo suficiente em estoque para atender o pedido, no entanto com essa opção habilitada só será liberado o faturamento após ajuste de estoque ou entradas de notas de compra

O bloqueio é habilitado conforme solicitação do estabelecimento, caso deseje bloquear o faturamento de pedidos sem estoque disponível entre em contato com nosso time de suporte.

5 Guias uteis

Listamos aqui nesse espaço alguns guias referente a cadastros de produtos, clientes, configurações de Boleto Bancário e Relatórios que você também pode se interessar :