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As configurações gerais de Pedidos e Comodato são separadas em Gerais, Configurações para notas de Consignação, Notas de Remessa de Comodato, Notas de Retorno de Consignação, Notas de Retorno de Comodato e Notas  de Venda de Mercadoria em Consignação.

2.2.1 Gerais

Nesta opção devem ser configuradas as informações padrões para  preenchimento da série da notas fiscais, multa contratual de comodato e classificações fiscais para emissões automáticas das notas de faturamentos dos pedidos conforme segue:

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  • Modo itens do pedido: Permite visualizar e imprimir relatórios em Excel e PDF dos itens de que estão vinculados ao pedidos após aplicação de filtros.

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Com a combinação dos filtros desejados é possível obter a exportação dos itens que estão vinculados aos pedidos e prever as quantidades de itens que são necessários para os pedidos futuros.

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Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo * para orientar o usuário sobre sua obrigatoriedade  de preenchimento, o que irá permitirpermitir  <SALVAR> o pedido.



Orientações para preenchimentos dos campos:

  • Cliente: Deve ser informado o nome ou CPF/CNPJ para o sistema realizar a busca de clientes previamente cadastrados;
  • Endereço de Entrega: Após a seleção do cliente será listado todos os endereços vinculados ao cadastro. Por padrão para incluir um novo cliente no sistema é obrigatório informar endereço, sendo que caso necessário é possível vincular ao cliente diversos endereços de Entrega. Caso o cliente possua mais de um endereço cadastrado será exibido uma listagem com todos os endereços para escolha do usuário;
  • Entrega/Retirada:  Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos.
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;
  • Data do Evento: Calendário para indicar a data do Evento;
    • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;
  • Recolha/Devolução: Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos. O usuário pode informar intervalos de horário para  através dos campos Hora de " e Até:
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
    • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;
  • Origem: Exibe as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Transporte Próprio por conta do Remetente: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Transporte Próprio por conta do Destinatário: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem ocorrência de Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento. O estabelecimento também deve ser cadastrado como transportadora e deve ser selecionado nos pedidos que possuem frete por conta do remetente.
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido, podem ser informados até 400 caracteres nesse campo .

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Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no pedido que deseja inserir na retaguarda:


Aviso

IMPORTANTE: Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO. Os produtos do tipo VENDA e CONSIGNADO são as mercadorias para revenda do estabelecimento que são comercializados, e os produtos do tipo COMODATO são os produtos do tipo ativo imobilizado, não será possível selecionar produtos do tipo mercadoria para revenda quando for selecionado a tabela de preço COMODATO.


Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:

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Será carregado o valor do produto cadastrado para o sistema preencher o campo Valor do Ativoselecionado e será necessário preencher a quantidade desejada:


A quantidade padrão constará como 1, no entanto o usuário pode alterar para a quantidade desejada e a retaguarda irá aplicar o cálculo do novo Preço Total para o item:

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Deve ser adicionado todos os itens no Pedido e realizado o preenchimento do campos obrigatórios para a função salvar ser liberada:


Para salvar um pedido não é necessário informar as informações de pagamento, podendo o usuário escolher entre <SALVAR> o pedido em edição ou utilizar a função <PRÓXIMO>para preencher os dados da guia Pagamentos.

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Após o preenchimento dos campos do pedido o pedido poderá ser salvo na retaguarda. 

Dica

IMPORTANTE: Nos totais do Pedido são sumarizados apenas os valores referente aos itens de venda pois itens consignados ou ativos vinculados ao Comodato não realizam movimentação financeira. Enquanto o Pedido não constar com notas fiscais vinculadas é liberado a edição ao usuário de todos os dados do pedido.

3.1.4 Faturamento:

O Faturamento do Pedido realiza a emissão das notas relacionado ao pedido, caso no pedido constem itens de VENDA, CONSIGNADO e COMODATO será liberado em ações <FATURAR> para cada item.

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IMPORTANTE: Pedidos faturados não permitem exclusão de itens ou inclusão de novos produtos, somente durante a edição do pedido a ação de excluir, na guia produtos constará liberada para utilização.

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Para ambientes devidamente configurados e integrados com a VTEX é possível receber pedidos através do botão<integração vtex>botão<Integração Vtex>.  Para cadastrar ou receber pedidos integrados ao site de Vtex é necessário acessar o menu Operações -> Consignado e comodato

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Caso o produto vinculado ao Pedido não conste devidamente cadastrado na retaguarda será exibido mensagem de alerta ao usuário:


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Deve ser realizado o cadastro do produto indicado, em Cadastros → Produtos → Produtos utilizando o código Ean/Gtin do produto.

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Após o cadastro a retaguarda irá vincular o produto recebido da Integração com o Produto cadastrado pelo estabelecimento, desta forma basta realizar novamente o procedimento de INTEGRAÇÂO VTEX<Integração Vtex>, e o pedido será integrado.

Nos dados do pedido, guia produtos será exibido o produto com a descrição definida pela franquia.Image Removeda quantidade de itens, preço de venda e desconto conforme pedido realizado no site do e-commerce choppbrahmaexpress.com.br.

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Dica
Importante o código apresentado na mensagem de alerta deve ser utilizado caso o estabelecimento precise informar a sua franqueadora ou ao time de suporte qual produto apresentou falha de integração.

3.4 Impressão de Pedido

Após realizado salvo o faturamento do pedido na retaguarda, será liberado acesso a função de Impressão do Pedido, no topo da tela:

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Na impressão do Pedido constará todos os detalhes do pedido, o conteúdo preenchido no campo Observações e orientações para equipe de entrega do pedido, assim como o Check List de Montagem:

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As informações da lateral do pedido e do Check List de montagem devem ser preenchidas de acordo com montagem realizada:

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IMPORTANTE: Caso o estabelecimento não conste com a bandeira CBE configurado não será apresentado informações do CheckList de montagem e dados na lateral do pedido.

3.5 Impressão de Contrato

Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:

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O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.

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A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato  é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.Image Added

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No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial. Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo.


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Caso o usuário informe o total de produtos emitidos em comodato após clicar em <retornar> o sistema irá emitir uma nova nota de Entrada de Retorno de Comodato o irá bloquear a geração de novos retornos nesse pedido. Após a emissão da nota o status do pedido será recolhido.

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Caso no retorno de comado o usuário informe quantidade menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Quantidade a retornar, após o usuário retornar o comodato a tela seguirá permitindo que sejam efetuados novos retornos de comodato dos itens pendentes e o pedido ficará com o status de Recolhido Parcialmente.

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3.6 Retorno de Consignado

O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida pelo consignatário ou devolvida ao estabelecimento.Image Removed


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A tela de retorno de consignado permite ao estabelecimento efetivar em uma nova operação a venda de mercadoria remetida em consignação, desta forma deve ser informado a quantidade que foi vendida e informar uma forma de pagamento para emissão da nova venda.

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Podem ser informados mais de uma forma de pagamento para finalizar a emissão de uma nova venda até o valor total a pagar:

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, pois ara o sistema realizar a emissão da nota de devolução da mercadoria em consignação e a nota de venda de mercadoria em consignação devem ser informados o valor total para os itens vendidos:

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Após o usuário <Retornar> será exibido o alerta indicando o retorno do consignado e a emissão de nota de venda:Image Removed


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Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nova operação de venda.

Caso ocorra a devolução total do consignado basta zerar informar campo quantidade vendida, desta forma não será solicitado forma de pagamento pois não haverá emissão de nota fiscal de venda de mercadoria em consignação.

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Dica

Listamos aqui nesse espaço alguns guias rápidos referente a cadastros de produtos, clientes e configurações de Boleto Bancário :

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