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Implementação do Projeto de integração do agendamento on-line entre o Portal da Nissan e o Linx DMS. |
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Implementar o projeto de integração entre o Service Booking da Nissan e o Linx DMS. |
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Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Nissan. |
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O projeto Service Booking Nissan trata-se de um processo de interface responsável por consultar a disponibilidade de agenda na concessionária para os serviços de revisão, Recall ou outros serviços. A escolha será realizada no Portal da Nissan, através de um calendário com as datas disponíveis para o atendimento do cliente, de acordo com a disponibilidade da concessionária. PRÉ-REQUISITOPara que haja a comunicação segura entre o LinxDMS e o serviço da Nissan é necessário que haja a liberação de endereços IPs no firewall do cliente. Os endereços são fornecidos pela Nissan e deve ser utilizado o item North America Instance. IP Addresses for IICS NA1 POD (North America POD1) DNS Name: CAI-PROD-USW1-EXT-ALB-45213801.us-west-2.elb.amazonaws.com
https://knowledge.informatica.com/s/article/535281?language=en_US#na1 IMPORTANTE! Após a liberação da porta no Firewall é necessário enviar para a Nissan as seguintes informações: Endpoint: http://IP_SERVIDOR:PORTA_SERVIDOR/LinxDMS/Oficina/NisServiceBook/ Usuário e senha de conexão: Os mesmos utilizados no NissanDI. Os dados de Endpoint e Usuário/senha, devem ser para o e-mail [email protected] . Não alterar a URL Linx DMS(Web) cadastrada em Apollo > Configurações > Cadastros > Empresa e Revenda > aba Parâmetros > URL Linx DMS(Web), pois é utilizada em outros serviços. Para verificar qual a porta utilizada no Configurador do LinxDMS acesse o Menu: Apollo > Configurações > Cadastros > Empresa e Revenda > aba Parâmetros > URL Linx DMS(Web). http://IP:Porta/LinxDMSPrincipal Configuração no Linx DMS Acesse o Fábrica > Nissan> Parâmetros > Aba Service Booking. Figura 1 : Parâmetros do FábricaCampos:
Selecione na coluna DMS a categoria referente a cadastrada no Service Booking. Após concluir as seleções, clique em OK. Figura 2 : Categorias Serviços Service BookingConfiguração do E-mailÉ necessário configurar um endereço de e-mail para que seja realizado a comunicação de um Novo Agendamento On-line realizado no site da Nissan para o Responsável da Oficina. Esse e-mail será utilizado pelo Linx DMS para realizar o disparo de e-mail para o Responsável da Oficina, contendo o Número do Contato, Cliente, E-mail, Telefone, Data e Hora de Agendamento. Acesse o Menu Apollo >Configurações >Cadastro de Empresas e revendas > Aba Agenda de Processos. Figura 3 : Parametrização do e-mailConfiguração de SegurançaO sistema precisa gerar um certificado digital próprio para comunicação com a API do Service Book Nissan. Para que esse certificado seja gerado e consumido é preciso liberar todas as permissões para usuários autenticados ou todos usuários para a pasta raiz do Linx DMS. Botão direito pasta raiz > Propriedades > Segurança > Selecionar usuário > Botão Editar
Figura 3.1 : Propriedades > Segurança > Selecionar usuário > Botão EditarUtilização no Linx DMSPRÉ-REQUISITO O intervalo de tempo entre os Agendamentos realizados no Portal da Nissan, devem ser parametrizados em Apollo > Oficina > Cadastros > Horário > Atendimento Recepção, preenchendo o campo Tempo de Atendimento. Os parâmetros "Horário de Intervalo" e "Horário de Trabalho" deverão estar preenchidos.
Figura 4 : Apollo > Oficina > Cadastros > Horário > Atendimento RecepçãoÉ necessário verificar também se no cadastro de vendedores os horários estão parametrizados. Apollo > Faturamento > Cadastros > Cadastro Vendedores Figura 4.1 : Apollo > Faturamento > Cadastros > Cadastro VendedoresAcesse o Menu Apollo > Oficina > Agendamento Oficina. Os agendamentos on-line realizados através do portal da Nissan, serão exibidos na Agenda do Consultor com o caractere "@". Figura 4.2 : Agendamento da OficinaDados do ClienteQuando o cliente efetuar o agendamento no Portal da Nissan, o sistema irá verificar se o cliente informado no site existe cadastrado no Linx DMS, buscando pelo campo endereço de e-mail informado no Portal da Nissan. Caso não encontre o cliente, será criado um novo com cadastro de cliente com o tipo Prospecção, sendo necessário completar o cadastro para que sejapossívelrealizar o faturamento. Importante: Verificar no Menu CRM Plus > Parâmetros > Módulo se o campo o Tipo Cliente (Cad. Simplificado) está selecionado "Prospecção". Menu Apollo > Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes. Dados do VeículoO sistema irá buscar no Linx DMS o veículo, consultando na Ficha de Segmento a Placa Atual ou Placa Anterior, de acordo com a Placa informada no site, caso não encontre será incluído no campo "Observações Adicionais" em Apollo > Oficina > Agendamento Oficina. O responsável pelo Agendamento deverá preencher a Ficha de Segmento em Apollo > Oficina > Ficha de Seguimento > Manutenção. Agendamento On-lineApós o cliente efetuar o agendamento on-line no site da Nissan, o concessionário terá 2h para realizar a confirmação do agendamento através do Linx DMS. Será enviado para o Portal da Nissan os seguintes Status para os Agendamentos: 1 - Confirmado. 2 - Reagendado. 3 - Cancelado. 4 - Serviço Realizado. 5 - No Show. Status 1 - ConfirmadoPara confirmar o agendamento acesse o Menu Apollo > Oficina > Agendamento Oficina. Após verificar os dados do agendamento, deverá ser confirmado através do botão "Confirmação SB" . Figura 5 : Manutenção da Agenda : ConfirmaçãoStatus 2 : ReagendadoPara reagendar um agendamento acesse o Menu Apollo > Oficina > Agendamento Oficina. Clique no botão " Reagendar(410)". Figura 6 : Manutenção da Agenda : ReagendarStatus 3 : CanceladoPara cancelar um agendamento acesse o Menu Apollo > Oficina > Agendamento Oficina. Clique no botão Cancelar Agend. (96) Não será possível Excluir um agendamento proveniente do agendamento online. Será exibido a mensagem " Não é possível excluir um agendamento do Service Booking." Figura 7 : Oficina - Agendamento Oficina : Cancelar/ExcluirStatus 4 : Serviço RealizadoApós o fechamento da Ordem de Serviço e o faturamento realizado será enviado ao portal da Nissan o Status de Serviço Realizado. Figura 8 : Oficina - Agendamento Oficina > Consulta Avançada. Status 5 : No ShowSerá considerado No Show, quando o cliente não comparecer. Acesse o Menu Apollo > Oficina > Agendamento Oficina. Selecione o Agendamento, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Cliente não compareceu" Figura 9 : Oficina - Agendamento Oficina : Não compareceuConsultar o Log da Integração dos Agendamentos entre o Portal Nissan e o Linx DMS.Acesse o Menu Apollo >Configurações > Consulta Log Web. Selecionar no Campo Processo a Opção "Nissan Service Booking" . Informe a Data Inicial para Pesquisa e clique no botão "Pesquisar". Será exibido os logs referentes a comunicação realizada com o Service Booking Nissan. Figura 10 : Consulta de Log webConsultar o Status dos Agendamentos Integrados com o Service Booking da Nissan.Para consultar os status dos agendamentos acesse Menu Apollo > Oficina > Agendamento Oficina > Consulta Avançada. Selecione o Flag "Exibir Apenas Agendamento SB NIssan", será exibido todos os status da comunicação realizada. Clique em Procurar. Observação: O ID de agendamento SB será gerado pela Nissan e enviado para o Linx DMS como identificador único da reserva e será usado como chave em todos os processos onde a reserva poderá sofrer alteração, exemplo: caso ocorra um reagendamento o ID será o mesmo. Figura 11: Menu Apollo > Oficina > Agenda da oficina > Consulta Avançada.Para filtrar um determinado Status, utilize o Grid Resultado filtrando pela coluna Status SB. Exemplo : Para visualizar os agendamentos que ainda não foram confirmados filtre pelo Status SB "Não Enviado". É possível confirma-los clicando no botão "Confirmação SB". Figura 12 : Manutenção da Agenda : Consulta Avançada - Status SB |
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