O Manual de Instalação e Conversão tem por objetivo informar os procedimentos para instalação do Controle Patrimonial nas estações de trabalho e configuração das bases de dados Firebird e Oracle, bem como descrever as rotinas de conversão do sistema Ageware para o Controle Patrimonial CNP.
O documento está organizado em dois processos: Instalação e Conversão.
Os roteiros de trabalho apresentam a seqüência de telas que devem ser acessadas, abas e botões que devem ser selecionados ou tarefas a serem realizadas para executar uma determinada atividade ou processo.
O manual foi elaborado de forma simples e objetiva para facilitar a localização das informações.
Aviso |
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Antes de realizar qualquer procedimento, leia todo o manual com atenção e providencie os requisitos para a execução dos processos. Realize um backup da base de dados do Apollo para que seja possível recuperar as informações, caso necessário. |
Instalação do Banco de Dados Firebird
Se você não possui um Banco de Dados Oracle e deseja instalar o Firebird, acesse o arquivo Firebird-1.5.3.4870-0-Win32.exe, disponível no pacote de instalação, para ambiente Windows, ou o arquivo FirebirdSS-1.5.1.4481-0.i686.rpm, para Linux.
A responsabilidade pela instalação e configuração dos gerenciadores de Banco de Dados é exclusivamente da empresa que está adquirindo o Controle Patrimonial CNP.
Orientações para Instalação da Base de Dados
Oracle
Linux
Para configuração do Oracle em servidores Linux, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:
- Disponibilizar o CD em uma estação de trabalho que tenha o Client do Oracle instalado e acessando o gerenciador previamente instalado.
- Acessar a unidade de CD pelo Windows Explorer e executar o programa ExecutaSQL.
Abaixo segue tela de exemplo do ExecutaSQL.
No ExecutaSQL, o usuário deve:
- Selecionar a opção Oracle, no campo Banco de Dados;
- Informar o nome da base configurada no Oracle no campo Base de Dados;
- Clicar no botão Abrir B.D.. Nesse momento, a situação Fechado será alterada para Aberto;
- Em seguida, informar os scripts abaixo no campo Script, um de cada vez, na ordem que segue, e clicar no botão Executar:
- Apollo.tab (script para criação das tabelas - Oracle);
- Apollo.ind (script para criação dos índices - Oracle);
- Apollo.con (script para criação das constraints - Oracle);
- Geramenu.sql (script para criar os menus – Oracle);
- Gerafuncao.sql (script para criar as funções – Oracle);
- GeraBase.sql (script para criar os dados do cliente – Oracle).
Dica |
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Windows
Para instalar a base de dados Oracle no Servidor Windows, é necessário:
- Abrir a unidade de CD pelo Windows Explorer, ou outro meio, e executar o programa ExecutaSQL.
- No ExecutaSQL deve:
- Selecionar a opção Oracle no campo Banco de Dados;
- Informar o nome da base configurada no Oracle no campo Base de Dados;
- Clicar no botão Abrir B.D.. Nesse momento a situação Fechado será alterada para Aberto.
- Em seguida, informar os scripts abaixo no campo Script, um de cada vez, e clicar no botão Executar:
- Apollo.tab (script para criação das tabelas - Oracle);
- Apollo.ind (script para criação dos índices - Oracle);
- Apollo.con (script para criação das constraints - Oracle);
- Geramenu.sql (script para criar os menus – Oracle);
- Gerafuncao.sql (script para criar as funções – Oracle);
- GeraBase.sql (script para criar os dados do cliente – Oracle).
Dica |
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Firebird
Linux
Para configuração do Firebird em servidores Linux, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:
- Logar no Linux com usuário que acesse o sistema operacional. Ex: $ _
- Criar o diretório Apollo através da seguinte linha de comando: $ mkdir /apollo
- Acessar o CD de instalação na unidade e digitar o comando: $ mount /mnt/cdrom
- Em seguida, digitar: $ cd /mnt/cdrom
- Copiar o diretório base para a máquina servidora com o seguinte comando: $ cp -Rf base /apollo/
A instalação do Apollo no Servidor Linux está completa.
Windows
Para configuração do Firebird em servidores Windows, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:
- Disponibilizar o CD na unidade do servidor e criar uma pasta Apollo através do Windows Explorer. Acessar a pasta com um duplo clique e, dentro dela, criar uma pasta chamada base.
- Copiar a base do Apollo disponível no CD (Apollo.gdb) para o diretório Apollo\base.
Aviso |
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O Banco de Dados deve estar ativo para o funcionamento do Apollo. |
Configuração das Estações de Trabalho
2.3.1. Linux
Para configuração em estações Linux, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:
Configuração da Estação de Trabalho Linux.
- Logar no Linux com um usuário que acesse o sistema operacional. Exemplo: $ _
- Criar o diretório Apollo através da seguinte linha de comando: $ mkdir /apollo
- Copiar os arquivos, inicialmente para criação de CD, digitando a linha de comando: $ mount /mnt/cdrom
- Em seguida, acessar o CD: $ cd /mnt/cdrom
- Copiar os diretórios lib para a estação com o comando: $ cp -Rf lib /apollo/
- Digitar as linhas de comando abaixo para vincular (link) as libs existentes:
- $ ln -s /apollo/lib/libborunwind.so.6.0 /apollo/lib/libborunwind.so.6;
- $ ln -s /apollo/lib/libgds.so.0 /apollo/lib/libgds.so;
- $ ln -s /apollo/lib/libmidas.so.1.0 /apollo/lib/libmidas.so.1;
- $ ln -s /apollo/lib/libqt.so.2.3.0 /apollo/lib/libqt.so.2;
- $ ln -s /apollo/lib/libqtintf-6.5.0-qt2.3.so /apollo/lib/libqtintf-6.5-qt2.3.so;
- $ ln -s /apollo/lib/libsqlib.so.1.0 /apollo/lib/libsqlib.so.1;
- $ ln -s /apollo/lib/libsqlora.so.1.0 /apollo/lib/libsqlora.so.1;
- $ echo "/apollo/lib" >>/etc/ld.so.conf.
- Definir o compartilhamento das libs vinculadas (links) com a seguinte linha de comando:$ ldconfig.
Configuração da Estação de Trabalho Linux
- Configurar os arquivos utilizados pelo Apollo para conexão com a base de dados:
- Apollo.ini: Arquivo que define o diretório padrão do Apollo. Deve ser criado através do comando $ echo "/apollo/bin" > /apollo/bin/apollo.ini
- Conexao.dat: Contém informações para conexão do Apollo com a base de dados. Deve estar localizado no diretório /apollo/bin. É necessário editar o arquivo conexao.dat através do comando $ vi conexao.dat ou outro editor de texto qualquer.
O conteúdo do arquivo deverá ser similar à seguinte configuração:
- [BANCODADOS]= Indica qual o Banco de Dados utilizado. Pode ser INTERBASE para conexões Interbase ou Firebird ou ORACLE para conexões Oracle. O preenchimento desta opção é obrigatório;
Ex: [BANCODADOS]=INTERBASE
- [DATABASE]= Deve ser informada qual a conexão utilizada para acessar o Banco de Dados. Se for conexão Interbase, deve ser especificado o caminho/arquivo do banco;
Ex: [DATABASE]=/apollo/bd/apollo.gdb. - Se for Oracle, o nome do servidor. Exemplo: [DATABASE]=APOLLO. O preenchimento desta opção é obrigatório;
- [LOGINPADRAO]= Sempre que o Apollo for iniciado, aparecerá este usuário como padrão. O preenchimento desta opção é opcional;
- [SENHAPADRAO]= Senha padrão do usuário. O preenchimento desta opção é opcional;
- [USUARIOPADRAOFIREBIRD]= Selecionando SIM, o programa assume o usuário e senha padrão do Firebird, que são: SYSDBA e masterkey, respectivamente; NÃO permite que o programa assuma o usuário e senha definidos na instalação.
Dica |
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- Conexao.ini: Contém informações para conexão do Frente de Caixa com a base de dados. Deve estar localizado no diretório /apollo/bin. É necessário editar o arquivo conexao.ini, através do comando $ vi conexao.ini ou outro editor de texto qualquer.
O conteúdo do arquivo deverá ser similar à seguinte configuração:
[CONFIGURACAO_BD]: Cabeçalho do arquivo. Esta linha não deve ser alterada.
- BANCODADOS= Indica qual o Banco de Dados utilizado. Poderá assumir os valores INTERBASE para conexão com Firebird ou ORACLE para conexão com ORACLE. Deve ser o mesmo do conexao.dat;
- DATABASE= Deve ser informada qual a conexão utilizada para acessar o Banco de Dados. Se for conexão Interbase, deve ser especificado o caminho completo e o nome do arquivo da base de dados. Se a conexão for Oracle, deve ser informado o nome da string de conexão (nome do serviço). Deve ser o mesmo do conexao.dat.
- Config.ini: Contém configurações para o Frente de Caixa.
O conteúdo do arquivo deverá ser similar a seguinte configuração:
- DIRARQUIVOS= Diretório onde ficam os arquivos temporários gerados pelo Frente de Caixa;
- BANCO_PADRAO= Nome do banco utilizado como default quando condição de pagamento a prazo.
Os demais campos deste arquivo são configurados pelo Frente de Caixa.
Agora, basta criar o atalho para o Apollo na área de trabalho ou executar o programa Apollo.exe diretamente pela pasta Apollo.
Windows
Para configuração das estações Windows, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:
Configuração da Estação de Trabalho Windows
- Disponibilizar o CD na unidade da estação de trabalho ou na unidade do servidor e criar uma pasta Apollo na unidade C: da estação, através do Windows Explorer.
- Copiar os arquivos do CD para um diretório Apollo.
Aviso |
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Configuração da Estação de Trabalho Windows
Configurar os seguintes arquivos, que estão na pasta Apollo, utilizados para conexão com a base de dados:
- Apollo.ini: Este arquivo define o diretório padrão do Apollo. Deve ser editado e informado o caminho\pasta onde foram copiados os arquivos do CD na estação. Exemplo: C:\apollo
- Conexao.dat: Contém informações para conexão do Apollo com a base de dados. Deve ser editado e possuir as seguintes informações:
- [BANCODADOS]= Indica qual o Banco de Dados utilizado. Pode ser INTERBASE para conexões Interbase/Firebird ou ORACLE para conexões Oracle. O preenchimento desta opção é obrigatório;
Ex: [BANCODADOS]=INTERBASE - [DATABASE]= Deve ser informada qual a conexão utilizada para acessar o Banco de Dados. Se for conexão Interbase, deve ser especificado o caminho/arquivo do banco;
Ex: [DATABASE]=F:\apollo\bd\apollo.gdb.
Se for Oracle, o nome do servidor. Exemplo: [DATABASE]=APOLLO. O preenchimento desta opção é obrigatório; - [LOGINPADRAO]= Sempre que o Apollo for iniciado, aparecerá este usuário como padrão. O preenchimento desta opção é opcional;
- [SENHAPADRAO]= Senha padrão do usuário. O preenchimento desta opção é opcional;
- [BANCODADOS]= Indica qual o Banco de Dados utilizado. Pode ser INTERBASE para conexões Interbase/Firebird ou ORACLE para conexões Oracle. O preenchimento desta opção é obrigatório;
[USUARIOPADRAOFIREBIRD]= Selecionando SIM, o programa assume o usuário e senha padrão do Firebird, que são: SYSDBA e masterkey, respectivamente; NÃO permite que o programa assuma o usuário e senha definidos na instalação;
Aviso |
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- Conexao.ini: Este arquivo contém informações para conexão do Frente de Caixa com a base de dados. O arquivo deve ser editado e possuir as seguintes informações:
- [CONFIGURACAO_BD]: Cabeçalho do arquivo. Esta linha não deve ser alterada;
- BANCODADOS= Indica qual o Banco de Dados utilizado. Pode assumir os valores INTERBASE para conexão com Firebird ou ORACLE para conexão com ORACLE. Deve ser o mesmo do conexao.dat;
- DATABASE= Deve ser informada qual a conexão utilizada para acessar o Banco de Dados. Se for conexão Interbase, é necessário especificar o caminho completo e o nome do arquivo da base de dados. Se a conexão for Oracle, deve ser informado o nome da string de conexão (nome do serviço). Deve ser o mesmo do conexao.dat.
- Config.ini: Contém configurações para o Frente de Caixa. O arquivo deve ser editado e possuir as seguintes informações:
- DIRARQUIVOS= Diretório onde ficarão os arquivos temporários gerados pelo Frente de Caixa;
- BANCO_PADRAO= Nome do banco que irá como default quando a condição de pagamento for a prazo.
Os demais campos deste arquivo são configurados pelo Frente de Caixa.
Orientações para Instalação e Configuração do Controle Patrimonial
Inclusão do Controle Patrimonial
Para inclusão do Controle Patrimonial é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:
- Copiar o programa ControlePatrimonial.exe do CD para o diretório da estação onde está o arquivo Apollo.ini ;
- Caso o menu Controle Patrimonial não seja habilitado, solicitar a CNP uma nova chave de liberação onde conste a permissão de uso do Controle Patrimonial.
Verificação e Inclusão dos Centros de Custo
Execute o sistema de Controle Patrimonial e cadastre os centros de custos utilizados na contabilidade. O cadastramento dos centros de custos é pré-requisito para a execução da conversão do sistema Ageware através do programa acpafx, que solicitará as equivalências entre os centros de custos utilizados pela Ageware e pelo Controle Patrimonial da CNP.
Para realizar o cadastro, é necessário acessar Controle Patrimonial > Cadastros > Centro de Custos. Em seguida, clicar no botão +. No campo Centro de Custo, informar o código do Centro de Custo e, no item Descrição, a descrição do centro.
Observação:
- O cadastro deve ser realizado com acompanhamento do Contador, observando as informações do Controle Patrimonial Ageware.
- Caso o cliente utilize o sistema Apollo, as informações referentes aos Centros de Custo serão migradas automaticamente.
Verificação e Inclusão do Código Contábil
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Código Contábil. Caso o cliente tenha sistema Apollo, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, pode criar as referências de acordo com o Plano de Contas.
Verificação e Inclusão Conta Patrimonial
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Contas Patrimonial. No caso de conversão Ageware, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, pode criar as referências de acordo com o Plano de Contas.
Importante:
- Para que o sistema efetue os respectivos cálculos de depreciação, o campo Taxa de Depreciação deve estar preenchido com o respectivo índice.
Verificação e Inclusão Conta Contábil
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Conta Contábil. Caso o cliente tenha sistema Apollo, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, pode criar estas referências de acordo com o Plano de Contas.
Verificação e Inclusão de Empresa e Revenda
Para alterar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Empresa e Revenda. Caso o cliente tenha sistema Apollo, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, estas informações já vêm cadastradas na base de implantação gerada pela CNP.
Verificação e Inclusão de Espécie de Bem
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Espécie de Bem. O campo não é obrigatório e pode ser utilizado conforme a necessidade da empresa/revenda.
Verificação e Inclusão de Fornecedor
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Fornecedor. Caso o cliente tenha sistema Apollo, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, deve cadastrar os fornecedores.
Verificação e Inclusão de Grupos Contábeis
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Grupos Contábeis. Caso o cliente tenha sistema Apollo, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, deve cadastrar os grupos contábeis.
Verificação e Inclusão de Histórico Padrão
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Histórico Padrão. Caso o cliente tenha sistema Apollo, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, deve cadastrar o Histórico Padrão. Esta informação é necessária para efetuar a integração das informações do Controle Patrimonial com a Contabilidade do Apollo.
Verificação e Inclusão de Índice
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Índices. Caso o cliente tenha sistema Apollo, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, deve cadastrar os índices.
Verificação e Inclusão de Localização
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Localização. É possível informar a localização do bem e consultar através de relatórios do Controle Patrimonial.
Exemplo:
Verificação e Inclusão de Planta Seguro
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Planta Seguro. É possível vincular os bens adquiridos a uma determinada Seguradora e consultar informações através de relatórios. O preenchimento do campo não é obrigatório.
Verificação e Inclusão de Tipos de Movimentação
Para realizar o cadastro, é necessário acessar Controle Patrimonial > Cadastros > Tipo de Movimentação. Essa informação é necessária para determinar os tipos de movimentação na aquisição e na transferência de bens, entre outros.
Exemplo:
Verificação e Inclusão de Usuários
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Usuários. Caso o cliente tenha sistema Apollo, as informações são migradas automaticamente. Para cada usuário, deve-se dar permissão de acesso. Se o cliente adquiriu apenas o Controle Patrimonial, deve realizar o cadastramento dos usuários.
Manutenção do Controle Patrimonial
Verificação e Inclusão de Período
Nesse momento, é possível verificar se o sistema está funcionando e se o menu do Controle Patrimonial está disponível. É necessário cadastrar o período inicial de implantação.
Para isso, basta abrir o Windows Explorer (Windows) ou Gerenciador de Janelas (Linux), acessar a pasta do Controle Patrimonial e executar o programa ControlePatrimonial.exe com um duplo clique. Em seguida, entrar no sistema com o usuário ADMIN e senha ADMIN, clicar na opção Cadastros/Grupos Contábeis e verificar se já existem alguns grupos cadastrados.
Para incluir o período, basta entrar no menu Controle Patrimonial > Movimentação > Implantação de Bens/Saldos. O sistema solicita o último dia do mês de implantação (no sistema anterior) e se a conversão é do sistema Ageware.
Exemplo:
Exemplo:
- Se o cálculo foi realizado até Dezembro/2006, o dia que deve ser informado, para criar o período de implantação, é 31/12/2006.
Dica |
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Inclusão de Aquisição de Bens
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Movimentação > Aquisição de Bens. O processo é realizado quando um bem for adquirido pela empresa/revenda, podendo ser imobilizado. Na inclusão, é necessário observar a que conta patrimonial deve pertencer o bem, pois a informação é utilizada no processo de depreciação.
O campo Taxa de Depreciação Específica deve ser preenchido somente nos casos em que a taxa de depreciação do bem seja diferente da taxa cadastrada na conta patrimonial a qual pertence este item.
Exemplo:
Inclusão de Baixa de Bens
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Movimentação > Baixa de Bens. O processo é realizado quando houver uma baixa do bem imobilizado, seja ela por venda, sucateamento, quebra, entre outros.
Transferência de Bens - Filiais
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Movimentação > Transferência de Bens – Filiais. O processo é realizado quando a empresa/revenda tiver mais de um estabelecimento cadastrado no Controle Patrimonial e houver a necessidade de transferência de bem.
Transferência de Bens - Interna
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Movimentação > Transferência de Bens – Interna. O processo é realizado quando determinado bem for transferido de centro de custo ou conta patrimonial. As movimentações são mostradas no Relatório de Depreciação.
Cadastro de Bens
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Movimentação > Cadastro de Bens. O processo é realizado quando for necessária a manutenção de determinado bem. A situação pode ocorrer na migração de um aplicativo para outro ou mesmo após a aquisição de bem, quando sua Descrição estiver incorreta.
Cálculo
Para realizar o calculo, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cálculo > Encerrar Período. O processo é realizado no encerramento do mês. É importante verificar se todas as notas fiscais de aquisição de bens, baixas, transferências entre filiais e internas foram lançadas no Controle Patrimonial. No momento da geração do cálculo, é necessário indicar se ele é Provisório ou Definitivo.
Os campos Totais de Saídas Tributadas e Total de Saídas devem ser preenchidos apenas por concessionárias que utilizam o CIAP (Crédito de ICMS do Ativo Permanente). Os valores totais podem ser obtidos nos livros fiscais de entradas e de saídas.
Exemplo:
Reabrir Período
Para realizar a Reabertura de Período, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cálculo > Reabrir Período. O processo é realizado quando for constatado, após o encerramento do mês, que determinada nota fiscal, baixa, transferência entre filiais ou interna não foi efetuada. Após correção, deve-se realizar novamente o Encerramento do Mês, marcando a opção Definitivo.
Exemplo:
Integração
Para realizar a Integração, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cálculo > Integração. O processo é realizado quando, após o encerramento do mês, for necessário integrar as depreciações na Contabilidade. O cliente que tem o Apollo deve criar as respectivas referências.
Relatórios
Para realizar a geração de relatórios, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Relatórios.
Orientações para Conversão de Dados
Este processo define as rotinas de conversão do sistema Ageware para o Controle Patrimonial CNP.
O processo de conversão está dividido em duas etapas:
- Conversor COBOL: A empresa deve executar os conversores no sistema Ageware para gerar o arquivo texto (ageware.txt);
- Conversor Delphi: Deve ser utilizado para verificar o conteúdo do arquivo texto e gerar as informações para as tabelas do Controle Patrimonial no Banco de Dados.
Conversor Cobol
O conversor acpafx gera um arquivo texto com o nome ageware.txt no diretório obj, o mesmo onde será executado o programa.
Ao executar o conversor, aparecerá na tela apenas o início e o final de cada tabela. O conversor solicita as informações da empresa no sistema Ageware e as informações para implantação no Controle Patrimonial CNP, conforme a tela abaixo.
Preenchimento dos campos
- Grupo Empresarial, Empresa e Filial: Inserir os mesmos dados utilizados para acesso ao sistema Ageware.
- Revenda Apollo: Informar o número da revenda cadastrada no Apollo.
- Data Implantação: Inserir a data inicial e a final do último período encerrado no Ageware.
O arquivo ageware.txt não é substituído pelo programa Conversor. Se o usuário realizar mais de uma conversão (Cobol e Delphi), executando todos os procedimentos, deve renomear ou excluir o arquivo ageware.txt anteriormente gerado, para evitar que as informações da próxima rotina de conversão sejam adicionadas a ele.
O conversor irá acessar as tabelas do sistema Ageware e gerar o arquivo txt com as informações do último período encerrado para implantação no Controle Patrimonial CNP.
Durante o processo de conversão, serão solicitadas, na tela, as equivalências entre os centros de custo do sistema Ageware e do Controle Patrimonial CNP.
O conversor deve ser executado através do prompt de comando, conforme sistema operacional:
Nota |
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Em algumas telas, é necessário clicar ENTER para continuar o processo. |
Aviso |
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É necessário que o arquivo de conversão seja gerado para cada empresa e revenda individualmente. Após a importação, o usuário deve renomear o arquivo para agewareXY.txt, onde "X" é o número da empresa e "Y", o número da revenda, e gerar o arquivo da próxima empresa/revenda, se houver necessidade. Desta forma, será possível resolver com mais agilidade eventuais inconsistências que ocorrerem durante o processo. |
Linux
- Logar-se com um usuário que tenha acesso aos diretórios e acessar o diretório obj.
Exemplo:
$ cd /acp/obj ou $cd /acp/acpobj
Depois $ cobrun –F acpafx
Windows/DOS
Abrir uma sessão do DOS, pelo menu Iniciar > Executar e digitar command.com. Em seguida, acessar o diretório obj.
Exemplo:
C:\> cd \acp\obj ou C:\> cd \acp\acpobj
Depois C:\acp\acpobj> xm –F acpafx
Após o término, o arquivo ageware.txt será gerado e deverá ser copiado para uma estação qualquer que tenha acesso ao Controle Patrimonial CNP e ao programa Converte.exe.
Conversor Delphi
Conversor único que realiza a leitura do arquivo texto gerado pelo Conversor Cobol e grava seu conteúdo nas tabelas do Banco de Dados.
Na estação onde foi copiado o arquivo ageware.txt, deve-se acessar a pasta Apollo e executar o programa converte.
Depois de executar o programa, o usuário terá acesso aos seguintes campos:
- Banco de Dados: Existem dois bancos de dados disponíveis: Interbase (para Interbase ou Firebird) ou Oracle. Um deles deve ser selecionado.
- Situação (Aberto / Fechado): O campo determina se a seção do banco está aberta ou fechada. É automático e pode ser alterado com um clique no botão Abrir BD. Se o programa obtiver sucesso, a situação é alterada para Aberto.
- Base de Dados: Nome da base de dados onde os dados são convertidos. Se for Interbase ou Firebird, é o nome do Banco de Dados com o caminho para o arquivo completo. Exemplo: c:\apollo\bd\apollo.gdb. Caso seja Oracle, é o nome da instância criada para o Banco de Dados. Se o arquivo conexao.dat estiver no mesmo diretório, então, tanto o Banco de Dados, quanto a base de dados serão carregados com as informações que constam nesse arquivo, podendo ser alteradas conforme necessário.
- Abrir BD: Depois de informar o Banco de Dados e a base de dados, deve-se clicar no botão Abrir BD. A situação do banco deve ser alterada para Aberto. Caso não ocorra a alteração, alguma informação referente ao Banco de Dados está incorreta e ele não será aberto.
- Diretório Arquivo Texto: Campo que contém o diretório onde está o arquivo texto gerado pelo Conversor Cobol. Obrigatoriamente, deve ser informado com * (barra invertida), no caso de Windows, ou */ (barra normal), no caso de Linux, incluindo a respectiva barra ('\' ou '/') no final da descrição. Exemplo: Windows - C:\acp\acpobj\ ou Linux: /acp/acpobj/
- Nome do Arquivo Texto: Campo onde consta o nome do arquivo texto que foi gerado pelo Conversor Cobol. O default é mrsys21.txt, gerado automaticamente pelo Conversor Cobol. Para o Controle Patrimonial CNP, deverá ser alterado para ageware.txt.
- Empresa: Local onde aparecem as empresas cadastradas na base para conversão, depois que o Banco de Dados estiver aberto. Caso exista mais de uma, é necessário selecionar aquela a que os dados pertencem. É importante lembrar que o campo Empresa não deve ser confundido com a filial. Por isso, deve-se utilizar o seu respectivo código. As filiais (empresas) são convertidas automaticamente com a utilização dos conversores.
- Cliente Padrão Conversão: Não informar.
- Carregar: Após o Banco de Dados aparecer como Aberto, deve-se informar o diretório e o nome do arquivo, e clicar no botão Carregar para que o programa inicie os processos com o arquivo texto no Banco de Dados.
- Sair: Botão utilizado para sair do programa.
- Atualiza Numeradores: Botão que acerta os numeradores do sistema, com base nas informações convertidas. Não é necessário clicar nele para a implantação do Controle Patrimonial CNP.
- Entradas: Campo que identifica automaticamente qual o arquivo de entrada do processo, ao iniciar a conversão.
- Saídas: Campo que identifica automaticamente as tabelas de destino, onde os dados são armazenados no Banco de Dados, ao iniciar a conversão.
- Lidos: Local onde pode ser visualizado o número de registros lidos durante o processo.
- Erros: Local onde pode ser visualizado o número de registros com erro durante o processo.
Após finalizar a conversão, é gerado um arquivo texto com o nome de LogConversao.txt, no mesmo diretório do arquivo texto utilizado no processo. Neste log estão descritas as seguintes informações:
- Origem: Arquivo texto de origem da conversão. Exemplo: c:\acp\ageware.txt
- Destino: Tabelas de destino da conversão: Exemplo: AFX_BEM
- Erro: Para cada registro aparece uma linha demonstrando o erro retornado pelo Banco de Dados, que causou a não inclusão do registro na base de dados, além do comando SQL que o programa de conversão tentou executar. Estes erros devem ser analisados um a um pelo usuário, o qual verificará se deve aceitar, ou seja, a informação não é necessária no sistema, ou o dado está realmente com problema. Caso decida aceitar o erro, é necessário observar os registros que dependem daquele que está errado, pois, como se trata de Banco de Dados, o mesmo pode gerar inconsistências de integridade, não permitindo a inclusão de informações que dependam de registro em outra tabela. Caso a solução para corrigi-lo seja refazer o processo, os dados gerados devem ser excluídos da base de dados ou deve-se voltar um backup da base anterior ao processo da conversão. Se o usuário não realizar essa tarefa, novos erros ocorrerão na tentativa de inclusão de registros que já existem na base de dados.
Final Conversão: Demonstra os dados referentes ao número de registros lidos, número de registros com erro e horário de início e finalização da conversão. Exemplo: 3186 Registros Lido(s), 4 erro(s) encontrados. Iniciado às: 13:08:33 Finalizado às: 13:09:41.
Agora, é necessário entrar no sistema e conferir se os dados do sistema Ageware foram convertidos corretamente para o Controle Patrimonial.