ÍNDICE


O Manual de Instalação e Conversão tem por objetivo informar os procedimentos para instalação do Controle Patrimonial nas estações de trabalho e configuração das bases de dados Firebird e Oracle, bem como descrever as rotinas de conversão do sistema Ageware para o Controle Patrimonial CNP.
O documento está organizado em dois processos: Instalação e Conversão.
Os roteiros de trabalho apresentam a seqüência de telas que devem ser acessadas, abas e botões que devem ser selecionados ou tarefas a serem realizadas para executar uma determinada atividade ou processo.
O manual foi elaborado de forma simples e objetiva para facilitar a localização das informações.

Antes de realizar qualquer procedimento, leia todo o manual com atenção e providencie os requisitos para a execução dos processos.
Realize um backup da base de dados do Linx DMS para que seja possível recuperar as informações, caso necessário.

Instalação do Banco de Dados Firebird

Se você não possui um Banco de Dados Oracle e deseja instalar o Firebird, acesse o arquivo Firebird-1.5.3.4870-0-Win32.exe, disponível no pacote de instalação, para ambiente Windows, ou o arquivo FirebirdSS-1.5.1.4481-0.i686.rpm, para Linux.
A responsabilidade pela instalação e configuração dos gerenciadores de Banco de Dados é exclusivamente da empresa que está adquirindo o Controle Patrimonial CNP.

Orientações para Instalação da Base de Dados

Oracle

Linux

Para configuração do Oracle em servidores Linux, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:

  • Disponibilizar o CD em uma estação de trabalho que tenha o Client do Oracle instalado e acessando o gerenciador previamente instalado.
  • Acessar a unidade de CD pelo Windows Explorer e executar o programa ExecutaSQL.


Abaixo segue tela de exemplo do ExecutaSQL.



No ExecutaSQL, o usuário deve:

  • Selecionar a opção Oracle, no campo Banco de Dados;
  • Informar o nome da base configurada no Oracle no campo Base de Dados;
  • Clicar no botão Abrir B.D.. Nesse momento, a situação Fechado será alterada para Aberto;
  • Em seguida, informar os scripts abaixo no campo Script, um de cada vez, na ordem que segue, e clicar no botão Executar:
    • Apollo.tab (script para criação das tabelas - Oracle);
    • Apollo.ind (script para criação dos índices - Oracle);
    • Apollo.con (script para criação das constraints - Oracle);
    • Geramenu.sql (script para criar os menus – Oracle);
    • Gerafuncao.sql (script para criar as funções – Oracle);
    • GeraBase.sql (script para criar os dados do cliente – Oracle).


  • No quadro abaixo do botão Executar aparecerá cada comando executado pelo script. Após todos os comandos, deve aparecer OK no final.
  • Para configuração do Linx DMS em estações Linux, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:


Windows

Para instalar a base de dados Oracle no Servidor Windows, é necessário:

  • Abrir a unidade de CD pelo Windows Explorer, ou outro meio, e executar o programa ExecutaSQL.
  • No ExecutaSQL deve:
  • Selecionar a opção Oracle no campo Banco de Dados;
  • Informar o nome da base configurada no Oracle no campo Base de Dados;
  • Clicar no botão Abrir B.D.. Nesse momento a situação Fechado será alterada para Aberto.
  • Em seguida, informar os scripts abaixo no campo Script, um de cada vez, e clicar no botão Executar:
  • Apollo.tab (script para criação das tabelas - Oracle);
  • Apollo.ind (script para criação dos índices - Oracle);
  • Apollo.con (script para criação das constraints - Oracle);
  • Geramenu.sql (script para criar os menus – Oracle);
  • Gerafuncao.sql (script para criar as funções – Oracle);
  • GeraBase.sql (script para criar os dados do cliente – Oracle).


  • O Banco de Dados deve estar ativo para o funcionamento do Linx DMS.
  • No quadro abaixo do botão Executar aparecerá cada comando executado pelo script. Após todos os comandos deve aparecer OK no final.

Firebird

Linux

Para configuração do Firebird em servidores Linux, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:

  • Logar no Linux com usuário que acesse o sistema operacional. Ex: $ _
  • Criar o diretório Apollo através da seguinte linha de comando: $ mkdir /apollo
  • Acessar o CD de instalação na unidade e digitar o comando: $ mount /mnt/cdrom
  • Em seguida, digitar: $ cd /mnt/cdrom
  • Copiar o diretório base para a máquina servidora com o seguinte comando: $ cp -Rf base /apollo/


A instalação do Linx DMS no Servidor Linux está completa.

Windows

Para configuração do Firebird em servidores Windows, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:

  • Disponibilizar o CD na unidade do servidor e criar uma pasta Apollo através do Windows Explorer. Acessar a pasta com um duplo clique e, dentro dela, criar uma pasta chamada base.
  • Copiar a base do Linx DMS disponível no CD (Apollo.gdb) para o diretório Apollo\base .

O Banco de Dados deve estar ativo para o funcionamento do Linx DMS.


Configuração das Estações de Trabalho

2.3.1. Linux

Para configuração em estações Linux, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:

Configuração da Estação de Trabalho Linux.

  • Logar no Linux com um usuário que acesse o sistema operacional. Exemplo: $ _
  • Criar o diretório Apollo através da seguinte linha de comando: $ mkdir /apollo
  • Copiar os arquivos, inicialmente para criação de CD, digitando a linha de comando: $ mount /mnt/cdrom
  • Em seguida, acessar o CD: $ cd /mnt/cdrom
  • Copiar os diretórios lib para a estação com o comando: $ cp -Rf lib /apollo/
  • Digitar as linhas de comando abaixo para vincular (link) as libs existentes:
    • $ ln -s /apollo/lib/libborunwind.so.6.0 /apollo/lib/libborunwind.so.6 ;
    • $ ln -s /apollo/lib/libgds.so.0 /apollo/lib/libgds.so ;
    • $ ln -s /apollo/lib/libmidas.so.1.0 /apollo/lib/libmidas.so.1 ;
    • $ ln -s /apollo/lib/libqt.so.2.3.0 /apollo/lib/libqt.so.2 ;
    • $ ln -s /apollo/lib/libqtintf-6.5.0-qt2.3.so /apollo/lib/libqtintf-6.5-qt2.3.so ;
    • $ ln -s /apollo/lib/libsqlib.so.1.0 /apollo/lib/libsqlib.so.1 ;
    • $ ln -s /apollo/lib/libsqlora.so.1.0 /apollo/lib/libsqlora.so.1 ;
    • $ echo "/apollo/lib" >>/etc/ld.so.conf .
  • Definir o compartilhamento das libs vinculadas (links) com a seguinte linha de comando:$ ldconfig.

Configuração da Estação de Trabalho Linux

  • Configurar os arquivos utilizados pelo Linx DMS para conexão com a base de dados:
    • Apollo.ini: Arquivo que define o diretório padrão do Linx DMS. Deve ser criado através do comando $ echo "/apollo/bin" > /apollo/bin/apollo.ini
    • Conexao.dat: Contém informações para conexão do Linx DMS com a base de dados. Deve estar localizado no diretório /apollo/bin . É necessário editar o arquivo conexao.dat através do comando $ vi conexao.dat ou outro editor de texto qualquer.


O conteúdo do arquivo deverá ser similar à seguinte configuração: 

  • [BANCODADOS]= Indica qual o Banco de Dados utilizado. Pode ser INTERBASE para conexões Interbase ou Firebird ou ORACLE para conexões Oracle. O preenchimento desta opção é obrigatório;
    Ex: [BANCODADOS]=INTERBASE
  • [DATABASE]= Deve ser informada qual a conexão utilizada para acessar o Banco de Dados. Se for conexão Interbase, deve ser especificado o caminho/arquivo do banco;
    Ex:[DATABASE]=/apollo/bd/apollo.gdb.
  • Se for Oracle, o nome do servidor. Exemplo: [DATABASE]=APOLLO. O preenchimento desta opção é obrigatório;
  •  [LOGINPADRAO]= Sempre que o Linx DMS for iniciado, aparecerá este usuário como padrão. O preenchimento desta opção é opcional;
  • [SENHAPADRAO]= Senha padrão do usuário. O preenchimento desta opção é opcional;
  • [USUARIOPADRAOFIREBIRD]= Selecionando SIM, o programa assume o usuário e senha padrão do Firebird, que são: SYSDBA e masterkey, respectivamente; NÃO permite que o programa assuma o usuário e senha definidos na instalação.


  • No caso de Servidor Linux deverá ser NÃO.
  • [DIRATUALIZACAO]= Diretório onde devem estar os executáveis atualizados. Sempre que o Linx DMS é iniciado, verifica se há novas versões neste diretório. Se o programa encontrar, fará a cópia automaticamente. Exemplo: [DIRATUALIZACAO]=/apollo/atualizacao/.


  • Conexao.ini: Contém informações para conexão do Frente de Caixa com a base de dados. Deve estar localizado no diretório /apollo/bin . É necessário editar o arquivo conexao.ini, através do comando $ vi conexao.ini ou outro editor de texto qualquer.


O conteúdo do arquivo deverá ser similar à seguinte configuração:

  • [CONFIGURACAO_BD]: Cabeçalho do arquivo. Esta linha não deve ser alterada.

  • BANCODADOS= Indica qual o Banco de Dados utilizado. Poderá assumir os valores INTERBASE para conexão com Firebird ou ORACLE para conexão com ORACLE. Deve ser o mesmo do conexao.dat;
  • DATABASE= Deve ser informada qual a conexão utilizada para acessar o Banco de Dados. Se for conexão Interbase, deve ser especificado o caminho completo e o nome do arquivo da base de dados. Se a conexão for Oracle, deve ser informado o nome da string de conexão (nome do serviço). Deve ser o mesmo do conexao.dat.
  • Config.ini: Contém configurações para o Frente de Caixa.


O conteúdo do arquivo deverá ser similar a seguinte configuração:

  • DIRARQUIVOS= Diretório onde ficam os arquivos temporários gerados pelo Frente de Caixa;
  • BANCO_PADRAO= Nome do banco utilizado como default quando condição de pagamento a prazo.


Os demais campos deste arquivo são configurados pelo Frente de Caixa.
Agora, basta criar o atalho para o Linx DMS na área de trabalho ou executar o programa Apollo.exe diretamente pela pasta Apollo .

Windows

Para configuração das estações Windows, é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:

Configuração da Estação de Trabalho Windows

  • Disponibilizar o CD na unidade da estação de trabalho ou na unidade do servidor e criar uma pasta Apollo na unidade C: da estação, através do Windows Explorer.
  • Copiar os arquivos do CD para um diretório Apollo.


  • Dentro deste diretório existem arquivos que o usuário deve editar. O conteúdo destes arquivos é descrito a seguir.
  • É importante salientar que a edição deve ser realizada sempre pelo Bloco de Notas.


Configuração da Estação de Trabalho Windows

Configurar os seguintes arquivos, que estão na pasta Apollo, utilizados para conexão com a base de dados:

  • Apollo.ini: Este arquivo define o diretório padrão do Linx DMS. Deve ser editado e informado o caminho\pasta onde foram copiados os arquivos do CD na estação. Exemplo: C:\apollo
  • Conexao.dat:Contém informações para conexão do Linx DMS com a base de dados. Deve ser editado e possuir as seguintes informações:
    • [BANCODADOS]= Indica qual o Banco de Dados utilizado. Pode ser INTERBASE para conexões Interbase/Firebird ou ORACLE para conexões Oracle. O preenchimento desta opção é obrigatório;
      Ex: [BANCODADOS]=INTERBASE
    • [DATABASE]= Deve ser informada qual a conexão utilizada para acessar o Banco de Dados. Se for conexão Interbase, deve ser especificado o caminho/arquivo do banco;
      Ex:[DATABASE]=F:\apollo\bd\apollo.gdb.
      Se for Oracle, o nome do servidor. Exemplo: [DATABASE]=APOLLO. O preenchimento desta opção é obrigatório;
    • [LOGINPADRAO]= Sempre que o Linx DMS for iniciado, aparecerá este usuário como padrão. O preenchimento desta opção é opcional;
    • [SENHAPADRAO]= Senha padrão do usuário. O preenchimento desta opção é opcional;

[USUARIOPADRAOFIREBIRD]= Selecionando SIM, o programa assume o usuário e senha padrão do Firebird, que são: SYSDBA e masterkey, respectivamente; NÃO permite que o programa assuma o usuário e senha definidos na instalação;

  • No caso de Servidor Linux deverá ser NÃO.
  • [DIRATUALIZACAO]= Diretório onde devem estar os executáveis atualizados. Sempre que o Linx DMS é iniciado, verifica se há novas versões neste diretório. Se o programa encontrar, fará a cópia automaticamente.
  • Ex:[DIRATUALIZACAO]=F:\apollo\atualizacao\.



  • Conexao.ini: Este arquivo contém informações para conexão do Frente de Caixa com a base de dados. O arquivo deve ser editado e possuir as seguintes informações:
    • [CONFIGURACAO_BD]: Cabeçalho do arquivo. Esta linha não deve ser alterada;
    • BANCODADOS= Indica qual o Banco de Dados utilizado. Pode assumir os valores INTERBASE para conexão com Firebird ou ORACLE para conexão com ORACLE. Deve ser o mesmo do conexao.dat;
    • DATABASE= Deve ser informada qual a conexão utilizada para acessar o Banco de Dados. Se for conexão Interbase, é necessário especificar o caminho completo e o nome do arquivo da base de dados. Se a conexão for Oracle, deve ser informado o nome da string de conexão (nome do serviço). Deve ser o mesmo do conexao.dat.
  • Config.ini: Contém configurações para o Frente de Caixa. O arquivo deve ser editado e possuir as seguintes informações:
    • DIRARQUIVOS= Diretório onde ficarão os arquivos temporários gerados pelo Frente de Caixa;
    • BANCO_PADRAO= Nome do banco que irá como default quando a condição de pagamento for a prazo.

Os demais campos deste arquivo são configurados pelo Frente de Caixa.

Orientações para Instalação e Configuração do Controle Patrimonial

Inclusão do Controle Patrimonial

Para inclusão do Controle Patrimonial é necessário executar os procedimentos descritos a seguir:

  • Copiar o programa ControlePatrimonial.exe do CD para o diretório da estação onde está o arquivo Apollo.ini ;
  • Caso o menu Controle Patrimonial não seja habilitado, solicitar a CNP uma nova chave de liberação onde conste a permissão de uso do Controle Patrimonial.

Verificação e Inclusão dos Centros de Custo

Execute o sistema de Controle Patrimonial e cadastre os centros de custos utilizados na contabilidade. O cadastramento dos centros de custos é pré-requisito para a execução da conversão do sistema Ageware através do programa acpafx, que solicitará as equivalências entre os centros de custos utilizados pela Ageware e pelo Controle Patrimonial da CNP.
Para realizar o cadastro, é necessário acessar Controle Patrimonial > Cadastros > Centro de Custos. Em seguida, clicar no botão +. No campo Centro de Custo, informar o código do Centro de Custo e, no item Descrição, a descrição do centro.
Observação:

  • O cadastro deve ser realizado com acompanhamento do Contador, observando as informações do Controle Patrimonial Ageware.
  • Caso o cliente utilize o sistema Linx DMS, as informações referentes aos Centros de Custo serão migradas automaticamente.


Verificação e Inclusão do Código Contábil

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Código Contábil. Caso o cliente tenha sistema Linx DMS, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, pode criar as referências de acordo com o Plano de Contas.

Verificação e Inclusão Conta Patrimonial

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Contas Patrimonial. No caso de conversão Ageware, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, pode criar as referências de acordo com o Plano de Contas.
Importante:

  • Para que o sistema efetue os respectivos cálculos de depreciação, o campo Taxa de Depreciação deve estar preenchido com o respectivo índice.



Verificação e Inclusão Conta Contábil

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Conta Contábil. Caso o cliente tenha sistema Linx DMS, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, pode criar estas referências de acordo com o Plano de Contas.

Verificação e Inclusão de Empresa e Revenda


Para alterar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Empresa e Revenda. Caso o cliente tenha sistema Linx DMS, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, estas informações já vêm cadastradas na base de implantação gerada pela CNP.

Verificação e Inclusão de Espécie de Bem

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Espécie de Bem. O campo não é obrigatório e pode ser utilizado conforme a necessidade da empresa/revenda.

Verificação e Inclusão de Fornecedor

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Fornecedor. Caso o cliente tenha sistema Linx DMS, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, deve cadastrar os fornecedores.

Verificação e Inclusão de Grupos Contábeis

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Grupos Contábeis. Caso o cliente tenha sistema Linx DMS, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, deve cadastrar os grupos contábeis.

Verificação e Inclusão de Histórico Padrão

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Histórico Padrão. Caso o cliente tenha sistema Linx DMS, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, deve cadastrar o Histórico Padrão. Esta informação é necessária para efetuar a integração das informações do Controle Patrimonial com a Contabilidade do Linx DMS.

Verificação e Inclusão de Índice

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Índices. Caso o cliente tenha sistema Linx DMS, as informações são migradas automaticamente. Se adquiriu apenas o Controle Patrimonial, deve cadastrar os índices.

Verificação e Inclusão de Localização

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Localização. É possível informar a localização do bem e consultar através de relatórios do Controle Patrimonial.

Exemplo:

Verificação e Inclusão de Planta Seguro

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Planta Seguro. É possível vincular os bens adquiridos a uma determinada Seguradora e consultar informações através de relatórios. O preenchimento do campo não é obrigatório.

Verificação e Inclusão de Tipos de Movimentação

Para realizar o cadastro, é necessário acessar Controle Patrimonial > Cadastros > Tipo de Movimentação. Essa informação é necessária para determinar os tipos de movimentação na aquisição e na transferência de bens, entre outros.

Exemplo:


Verificação e Inclusão de Usuários

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cadastros > Usuários. Caso o cliente tenha sistema Linx DMS, as informações são migradas automaticamente. Para cada usuário, deve-se dar permissão de acesso. Se o cliente adquiriu apenas o Controle Patrimonial, deve realizar o cadastramento dos usuários.

Manutenção do Controle Patrimonial

Verificação e Inclusão de Período

Nesse momento, é possível verificar se o sistema está funcionando e se o menu do Controle Patrimonial está disponível. É necessário cadastrar o período inicial de implantação.
Para isso, basta abrir o Windows Explorer (Windows) ou Gerenciador de Janelas (Linux), acessar a pasta do Controle Patrimonial e executar o programa ControlePatrimonial.exe com um duplo clique. Em seguida, entrar no sistema com o usuário ADMIN e senha ADMIN, clicar na opção Cadastros/Grupos Contábeis e verificar se já existem alguns grupos cadastrados.
Para incluir o período, basta entrar no menu Controle Patrimonial > Movimentação > Implantação de Bens/Saldos. O sistema solicita o último dia do mês de implantação (no sistema anterior) e se a conversão é do sistema Ageware.

Exemplo:




Exemplo:

  • Se o cálculo foi realizado até Dezembro/2006, o dia que deve ser informado, para criar o período de implantação, é 31/12/2006.


  • A tela de Implantação de Bens/Período será exibida apenas uma vez, quando não houver período cadastrado.
  • Caso não esteja aparecendo grupo ou não consiga incluir o período, entre em contato com o Suporte Nacional.


Inclusão de Aquisição de Bens

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Movimentação > Aquisição de Bens. O processo é realizado quando um bem for adquirido pela empresa/revenda, podendo ser imobilizado. Na inclusão, é necessário observar a que conta patrimonial deve pertencer o bem, pois a informação é utilizada no processo de depreciação.
O campo Taxa de Depreciação Específica deve ser preenchido somente nos casos em que a taxa de depreciação do bem seja diferente da taxa cadastrada na conta patrimonial a qual pertence este item.

Exemplo:


Inclusão de Baixa de Bens

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Movimentação > Baixa de Bens. O processo é realizado quando houver uma baixa do bem imobilizado, seja ela por venda, sucateamento, quebra, entre outros.

Transferência de Bens - Filiais

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Movimentação > Transferência de Bens – Filiais. O processo é realizado quando a empresa/revenda tiver mais de um estabelecimento cadastrado no Controle Patrimonial e houver a necessidade de transferência de bem.

Transferência de Bens - Interna

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Movimentação > Transferência de Bens – Interna. O processo é realizado quando determinado bem for transferido de centro de custo ou conta patrimonial. As movimentações são mostradas no Relatório de Depreciação.

Cadastro de Bens

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Movimentação > Cadastro de Bens. O processo é realizado quando for necessária a manutenção de determinado bem. A situação pode ocorrer na migração de um aplicativo para outro ou mesmo após a aquisição de bem, quando sua Descrição estiver incorreta.

Cálculo

Para realizar o calculo, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cálculo > Encerrar Período. O processo é realizado no encerramento do mês. É importante verificar se todas as notas fiscais de aquisição de bens, baixas, transferências entre filiais e internas foram lançadas no Controle Patrimonial. No momento da geração do cálculo, é necessário indicar se ele é Provisório ou Definitivo.
Os campos Totais de Saídas Tributadas e Total de Saídas devem ser preenchidos apenas por concessionárias que utilizam o CIAP (Crédito de ICMS do Ativo Permanente). Os valores totais podem ser obtidos nos livros fiscais de entradas e de saídas.

Exemplo:



Reabrir Período

Para realizar a Reabertura de Período, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cálculo > Reabrir Período. O processo é realizado quando for constatado, após o encerramento do mês, que determinada nota fiscal, baixa, transferência entre filiais ou interna não foi efetuada. Após correção, deve-se realizar novamente o Encerramento do Mês, marcando a opção Definitivo.
Exemplo:


 

Integração

Para realizar a Integração, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Cálculo > Integração. O processo é realizado quando, após o encerramento do mês, for necessário integrar as depreciações na Contabilidade. O cliente que tem o Linx DMS deve criar as respectivas referências.

Relatórios

Para realizar a geração de relatórios, é necessário acessar o menu Controle Patrimonial > Relatórios.

Orientações para Conversão de Dados

Este processo define as rotinas de conversão do sistema Ageware para o Controle Patrimonial CNP.
O processo de conversão está dividido em duas etapas:

  • Conversor COBOL: A empresa deve executar os conversores no sistema Ageware para gerar o arquivo texto (ageware.txt);
  • Conversor Delphi: Deve ser utilizado para verificar o conteúdo do arquivo texto e gerar as informações para as tabelas do Controle Patrimonial no Banco de Dados.

Conversor Cobol

O conversor acpafx gera um arquivo texto com o nome ageware.txt no diretório obj, o mesmo onde será executado o programa.
Ao executar o conversor, aparecerá na tela apenas o início e o final de cada tabela. O conversor solicita as informações da empresa no sistema Ageware e as informações para implantação no Controle Patrimonial CNP, conforme a tela abaixo.


Preenchimento dos campos

  • Grupo Empresarial, Empresa e Filial: Inserir os mesmos dados utilizados para acesso ao sistema Ageware.
  • Revenda Linx DMS : Informar o número da revenda cadastrada no Linx DMS.
  • Data Implantação: Inserir a data inicial e a final do último período encerrado no Ageware.


O arquivo ageware.txt não é substituído pelo programa Conversor. Se o usuário realizar mais de uma conversão (Cobol e Delphi), executando todos os procedimentos, deve renomear ou excluir o arquivo ageware.txt anteriormente gerado, para evitar que as informações da próxima rotina de conversão sejam adicionadas a ele.
O conversor irá acessar as tabelas do sistema Ageware e gerar o arquivo txt com as informações do último período encerrado para implantação no Controle Patrimonial CNP.
Durante o processo de conversão, serão solicitadas, na tela, as equivalências entre os centros de custo do sistema Ageware e do Controle Patrimonial CNP.
O conversor deve ser executado através do prompt de comando, conforme sistema operacional:

Em algumas telas, é necessário clicar ENTER para continuar o processo.


É necessário que o arquivo de conversão seja gerado para cada empresa e revenda individualmente. Após a importação, o usuário deve renomear o arquivo para agewareXY.txt, onde "X" é o número da empresa e "Y", o número da revenda, e gerar o arquivo da próxima empresa/revenda, se houver necessidade. Desta forma, será possível resolver com mais agilidade eventuais inconsistências que ocorrerem durante o processo.

Linux

  • Logar-se com um usuário que tenha acesso aos diretórios e acessar o diretório obj.


Exemplo:
$ cd /acp/obj ou $cd /acp/acpobj
Depois $ cobrun –F acpafx

Windows/DOS


Abrir uma sessão do DOS, pelo menu Iniciar > Executar e digitar command.com. Em seguida, acessar o diretório obj.
Exemplo:
C:\> cd \acp\obj ou C:\> cd \acp\acpobj
Depois C:\acp\acpobj> xm –F acpafx
Após o término, o arquivo ageware.txt será gerado e deverá ser copiado para uma estação qualquer que tenha acesso ao Controle Patrimonial CNP e ao programa Converte.exe.

Conversor Delphi

Conversor único que realiza a leitura do arquivo texto gerado pelo Conversor Cobol e grava seu conteúdo nas tabelas do Banco de Dados.
Na estação onde foi copiado o arquivo ageware.txt, deve-se acessar a pasta Apollo e executar o programa converte.



Depois de executar o programa, o usuário terá acesso aos seguintes campos:

  • Banco de Dados: Existem dois bancos de dados disponíveis: Interbase (para Interbase ou Firebird) ou Oracle. Um deles deve ser selecionado.
  • Situação (Aberto / Fechado): O campo determina se a seção do banco está aberta ou fechada. É automático e pode ser alterado com um clique no botão Abrir BD. Se o programa obtiver sucesso, a situação é alterada para Aberto.
  • Base de Dados: Nome da base de dados onde os dados são convertidos. Se for Interbase ou Firebird, é o nome do Banco de Dados com o caminho para o arquivo completo. Exemplo: c:\apollo\bd\apollo.gdb . Caso seja Oracle, é o nome da instância criada para o Banco de Dados. Se o arquivo conexao.dat estiver no mesmo diretório, então, tanto o Banco de Dados, quanto a base de dados serão carregados com as informações que constam nesse arquivo, podendo ser alteradas conforme necessário.
  • Abrir BD: Depois de informar o Banco de Dados e a base de dados, deve-se clicar no botão Abrir BD. A situação do banco deve ser alterada para Aberto. Caso não ocorra a alteração, alguma informação referente ao Banco de Dados está incorreta e ele não será aberto.
  • Diretório Arquivo Texto: Campo que contém o diretório onde está o arquivo texto gerado pelo Conversor Cobol. Obrigatoriamente, deve ser informado com * (barra invertida), no caso de Windows, ou */ (barra normal), no caso de Linux, incluindo a respectiva barra ('\' ou '/') no final da descrição. Exemplo: Windows - C:\acp\acpobj\ ou Linux: /acp/acpobj/
  • Nome do Arquivo Texto: Campo onde consta o nome do arquivo texto que foi gerado pelo Conversor Cobol. O default é mrsys21.txt, gerado automaticamente pelo Conversor Cobol. Para o Controle Patrimonial CNP, deverá ser alterado para ageware.txt.
  • Empresa: Local onde aparecem as empresas cadastradas na base para conversão, depois que o Banco de Dados estiver aberto. Caso exista mais de uma, é necessário selecionar aquela a que os dados pertencem. É importante lembrar que o campo Empresa não deve ser confundido com a filial. Por isso, deve-se utilizar o seu respectivo código. As filiais (empresas) são convertidas automaticamente com a utilização dos conversores.
  • Cliente Padrão Conversão: Não informar.
  • Carregar: Após o Banco de Dados aparecer como Aberto, deve-se informar o diretório e o nome do arquivo, e clicar no botão Carregar para que o programa inicie os processos com o arquivo texto no Banco de Dados.
  • Sair: Botão utilizado para sair do programa.
  • Atualiza Numeradores: Botão que acerta os numeradores do sistema, com base nas informações convertidas. Não é necessário clicar nele para a implantação do Controle Patrimonial CNP.
  • Entradas: Campo que identifica automaticamente qual o arquivo de entrada do processo, ao iniciar a conversão.
  • Saídas: Campo que identifica automaticamente as tabelas de destino, onde os dados são armazenados no Banco de Dados, ao iniciar a conversão.
  • Lidos: Local onde pode ser visualizado o número de registros lidos durante o processo.
  • Erros: Local onde pode ser visualizado o número de registros com erro durante o processo.


Após finalizar a conversão, é gerado um arquivo texto com o nome de LogConversao.txt, no mesmo diretório do arquivo texto utilizado no processo. Neste log estão descritas as seguintes informações:

  • Origem: Arquivo texto de origem da conversão. Exemplo: c:\acp\ageware.txt
  • Destino: Tabelas de destino da conversão: Exemplo: AFX_BEM
  • Erro: Para cada registro aparece uma linha demonstrando o erro retornado pelo Banco de Dados, que causou a não inclusão do registro na base de dados, além do comando SQL que o programa de conversão tentou executar. Estes erros devem ser analisados um a um pelo usuário, o qual verificará se deve aceitar, ou seja, a informação não é necessária no sistema, ou o dado está realmente com problema. Caso decida aceitar o erro, é necessário observar os registros que dependem daquele que está errado, pois, como se trata de Banco de Dados, o mesmo pode gerar inconsistências de integridade, não permitindo a inclusão de informações que dependam de registro em outra tabela. Caso a solução para corrigi-lo seja refazer o processo, os dados gerados devem ser excluídos da base de dados ou deve-se voltar um backup da base anterior ao processo da conversão. Se o usuário não realizar essa tarefa, novos erros ocorrerão na tentativa de inclusão de registros que já existem na base de dados.


Final Conversão: Demonstra os dados referentes ao número de registros lidos, número de registros com erro e horário de início e finalização da conversão. Exemplo: 3186 Registros Lido(s), 4 erro(s) encontrados. Iniciado às: 13:08:33 Finalizado às: 13:09:41.
Agora, é necessário entrar no sistema e conferir se os dados do sistema Ageware foram convertidos corretamente para o Controle Patrimonial.