Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. ESTOQUE: Como realizar uma devolução sem marcar defeito - F9 - Devolução sem defeito.
  2. 10.2. ESTOQUE: Como Marcar Produto com Defeito no SetaERP?

Dúvidas frequentes (FAQ)

O que eu faço quando fiz uma Devolução ao fornecedor e não movimentou estoque?

  1. Caso a nota fiscal ainda esteja no prazo de cancelamento, o cliente poderá cancelar o documento fiscal e refazer o processo pela tela de devolução ao fornecedor, marcando o produto como defeito,
  2. Se o cliente não aceitar cancelar o documento fiscal, poderá realizar o acerto de estoque,
  3. Caso esteja fora do prazo de cancelamento do documento fiscal e o cliente não quiser fazer acerto de estoque, terá que realizar o estorno da nota fiscal de devolução (pela mesma tela que foi feita a nota de devolução) e refaz o processo pela tela de devolução ao fornecedor, marcando o produto como defeito.

Fiz uma devolução ao fornecedor errada e já passou o prazo de cancelamento, preciso realizar uma nota de estorno da operação, como proceder?

  1. Se foi feita pela tela Fiscal -> Emissão de nota fiscal -> o estorno vai ser feito por lá também, elencando o tipo de operação como 76 – Estorno de NF-e, colocando o fornecedor e o(s) produto(s), lembrando que a tributação da nota de estorno é igual a tributação que foi na nota de devolução ao fornecedor.
  2. Se feita pela tela de Estoque -> Devolução ao fornecedor -> o estorno vai ser feito por lá também, filtrar o status como “enviado”, colocar o número da nota da devolução ao fornecedor, marcar o(s) produto(s) e clicar em “Estorno de NF-e” e vai emitir a nota fiscal de estorno, lembrando que a tributação da nota fiscal de estorno tem que ser igual da nota de devolução ao fornecedor.

Como cancelar nota fiscal de devolução ao fornecedor (quando o documento ainda está dentro do prazo de cancelamento)?

?Se tiver no prazo de cancelamento, na tela Fiscal -> consulta de nota fiscal -> filtrar a nota fiscal que precisa ser cancelada, marcar o documento e clicar em “Cancelar NFE”, lembrando que os produtos vão voltar para o estoque de defeito, não para o estoque saldável da loja.


Se marcar o produto para defeito de forma

...

incorreta, consigo desfazer essa operação?

Sim, consegue.

  1. Acesse o modulo Retaguarda, menu Estoque, opção Devolução ao Fornecedor;
  2. Verifique se o produto se encontra com status Baixado, e baixado por Acerto;
  3. É preciso que o cliente tenha permissão para fazer o acerto de estoque
  4. Caso o produto não esteja baixado, realize a baixa manual do produto, através do botão F9 - Baixar Manual;
  5. E no tipo de baixa selecione a opção ACERTO;
  6. Feito a baixa manual, volte a tela anterior, e filtre o status por Baixado.
  7. O produto estando como baixado por acerto o botão estará habilitado, basta selecionar o produto e clicar em DESFAZER DEFEITO, para que o produto possa voltar ao estoque de venda. 

Faço uma devolução de um produto cujo o mesmo está como defeito mas ao passar no caixa não informou que era defeito e fez como devolução normal, como proceder agora ?

  1. Verificar se a devolução está vinculada a uma nova venda e essa esta dentro do prazo de cancelamento do documento fiscal (30 min), caso sim, por gentileza cancelar a nova venda e a devolução e fazer o processo novamente marcando diretamente no caixa o produto como defeito;
  2. Caso esteja expirado o prazo será possível apenas marcar o produto como defeito através do retaguarda, para isso verificar se o usuário tem acesso as telas de Retaguarda → Estoque→ Acerto de estoque ou Retaguarda → Estoque→ Devolução ao fornecedor;
  3. Há 2 formas de marcar para defeito:

...

Retaguarda → Estoque→ Acerto de estoque, informar o produto ao qual foi devolvido no caixa mas não foi marcado como defeito, fazer uma saída e marcar a opção "Produto com Defeito"


Image Modified


2) A segunda opção é marcar o produto como defeito diretamente na tela de Devolução ao fornecedor no seguinte caminho:

...

Na tela inicial da devolução ao fornecedor clicar em "Marcar como Defeito"


Image Modified

Após informar todos os dados do defeito clicar em "Marcar como Defeito" para salvar as informações. 

...