Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Manual do projeto Digital Appointment Center da Honda, contendo os passos de configuração e as funcionalidades no Linx DMS. |
Produto | LinxDMS |
---|---|
Menu | Fábrica > Honda > Oficina > Digital Appointment Center |
Data | 18/08/2022 |
Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D DMS |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Este documento tem a finalidade de detalhar a configuração e a operação do projeto Digital Appointment Center da Honda no Linx DMS. |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Este documento destina-se a todas as concessionárias da montadora Honda (2w e 4w). |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
O projeto Digital Appointment Center trata-se de um processo de troca de informações entre a concessionária (2w e 4w) e o portal de agendamento de serviços da Honda. Os agendamentos podem ocorrer através dos seguintes canais:
Para todos os canais acima, existe uma sincronização entre os agendamentos do portal e da concessionária. Esta sincronização é realizada automaticamente pelo Linx DMS Web com base na configuração realizada. Além dos agendamentos, existem outras integrações realizadas entre a concessionária e o portal:
Consulta as informações da concessionária no portal. Atualização de configurações para os agendamentos e disponibilidades.
Consulta dos consultores cadastrados e disponibilidade diária de cada um.
Consulta e cadastro de indisponibilidades dos consultores e ou da concessionária. Utilizada quando o consultor ou a concessionária não puderem receber agendas nas datas e horários informados.
Consulta das disponibilidades dos consultores e ou da concessionária. Configuração no Linx DMS Parâmetros do Fábrica Menu Fábrica > Honda > Parâmetros Acessar a aba Digital Appointment Center e preencher os campos solicitados. Campos:
Cadastro de Motivos Menu Linx DMS > Configuração > Motivos Preencher o “Motivo no Digital Appointment Honda” em todos os motivos do tipo “Cancelamento”. A aba Honda é apresentada apenas para os tipos de motivo “Cancelamento”. Cadastro de Vendedores Menu Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro Vendedores Marcar o campo “Vendedor aparece no Digital Appointment” para os vendedores que devem aparecer no portal. Parâmetros CRM Plus Menu CRM Plus > Parâmetro > Módulo Na aba Geral sub aba Inclusão de Clientes, o campo Categoria de Cliente Padrão deve estar preenchido. Geralmente, ele é preenchido com a categoria de clientes PROSPECÇÃO. Esta informação é necessária pois será utilizada na inclusão de novos clientes na importação dos agendamentos. Utilização no Linx DMS O Linx DMS Web é responsável por efetuar a comunicação com o Digital Appointment Center da Honda. Esta comunicação pode ocorrer de duas formas:
A seguir, são descritos os pontos de integração com o portal da Honda. Digital Appointment Center Menu Fábrica > Honda > Oficina > Digital Appointment Center Neste menu, é possível efetuar consultas e atualizações nas informações do portal. Aba Concessionária Campos:
Ao clicar no botão Consultar, o Linx DMS efetua uma consulta no Digital Appointment Center da Honda e retorna as seguintes informações:
A tela a seguir é apresentada nas opções Incluir e Alterar: Na Alteração, os campos são preenchidos com os valores da linha selecionada na grade. Para a opção Excluir, é apresentada a pergunta: Ao confirmar, o registro é removido da tela. O botão Atualizar envia as informações para o portal da Honda. A atualização com sucesso retorna a mensagem neste formato: Já a atualização com erro retorna a mensagem neste formato: O botão Log apresenta as comunicações realizadas: Observação: O botão Log existe em todas as abas de comunicação e apresenta informações de todas as comunicações e não só da aba selecionada. Aba Consultores: Ao clicar no botão Consultar, o Linx DMS efetua uma consulta no Digital Appointment Center da Honda e retorna as seguintes informações:
O grupo Cargas Iniciais possui os seguintes botões:
Opção utilizada para o envio dos consultores do Linx DMS para o portal da Honda. Ao clicar, é apresentada a seguinte tela: Ao confirmar a tela acima, é criado um registro de Consultores na tabela de eventos, para o processo automático do Linx DMS Web efetuar a comunicação de todos os consultores disponíveis no Linx DMS.
Opção utilizada para o envio dos agendamentos existentes no Linx DMS para o portal da Honda. Ao clicar, é apresentada a seguinte tela: Ao confirmar a tela acima, são criados registros de Agendamentos na tabela de eventos (um para cada agendamento), para o processo automático do Linx DMS Web efetuar a comunicação. Quando o registro selecionado no período for de bloqueio de horário do consultor, será enviado um evento de Indisponibilidade. Para este caso é o Fábrica que efetua a comunicação, ou seja, a indisponibilidade não é enviada pelo processo automático do Linx DMS Web. Aba Indisponibilidades: Ao clicar no botão Consultar, o Linx DMS efetua uma consulta no Digital Appointment Center da Honda e retorna as seguintes informações:
A tela a seguir é apresentada na opção "Incluir": A atualização com sucesso retorna a mensagem neste formato: Já a atualização com erro retorna a mensagem neste formato: Para a opção "Excluir", é apresentada a pergunta a seguir: Ao confirmar a tela é enviada uma atualização de exclusão para o portal da Honda. O campo Consultor permite que a consulta seja realizada apenas para este consultor. Aba Disponibilidades: Ao clicar no botão Consultar, o Linx DMS efetua uma consulta no Digital Appointment Center da Honda e retorna as seguintes informações:
Aba Eventos: Filtros:
Ao clicar no botão Consultar, são selecionadas as informações na tabela de eventos do processo. Para os registros do tipo "Agenda" é possível efetuar a retransmissão para o portal, clicando com o botão direito na linha da grade e selecionando a opção "Retransmitir Evento". Nesta opção é solicitada a confirmação do usuário: Após a atualização do registro para retransmissão, é apresentada a mensagem a seguir: Agenda da Oficina Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento da Oficina A Agenda dos Consultores é periodicamente sincronizada com a Honda, de acordo com a parametrização realizada. Com isso, todo agendamento ou bloqueio de horário criados no Linx DMS, são enviados para o portal da Honda e todo agendamento criado no portal é importado no Linx DMS. Para os agendamentos importados, temos um ícone para auxiliar na visualização.
Por definição da montadora, os agendamentos criados no portal da Honda não podem ser excluídos no Linx DMS. Ao utilizar a opção de Exclusão, é apresentada a seguinte mensagem: Para estes agendamentos deve ser utilizada a opção de Cancelamento.
No momento do cancelamento, é obrigatória a informação do motivo de cancelamento conforme os motivos configurados no tópico “Cadastro de Motivos” deste manual.
O reagendamento é permitido sempre para o mesmo consultor. Para reagendar com um novo consultor, é preciso cancelar o agendamento atual e criar outro para o novo consultor. A seguir está a mensagem apresentada ao trocar o consultor do agendamento
Quando o cliente não comparecer na oficina, é enviada para a Honda a informação de “No Show” para o agendamento. Nesta situação é criado um registro de Agendamento com Status “No Show” na tabela de eventos, para o processo automático do Linx DMS Web efetuar a comunicação.
No momento da abertura da OS, é enviada para a Honda a informação de “Show” para o agendamento. Nesta situação é criado um registro de Agendamento com Status “Show” na tabela de eventos, para o processo automático do Linx DMS Web efetuar a comunicação. Cadastro de Consultores Menu Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro de Vendedores Ao efetuar alguma inclusão ou alteração no cadastro de consultores, é criado um registro de Consultores na tabela de eventos, para o processo automático do Linx DMS Web efetuar a comunicação. Cadastro de Horários da Recepção Menu Linx DMS > Oficina > Cadastros > Horário > Atendimento da Recepção Ao efetuar alguma alteração no cadastro de horários da recepção, é criado um registro de Consultores na tabela de eventos, para o processo automático do Linx DMS Web efetuar a comunicação. É criado um registro para cada consultor que possui o horário configurado. Importante: Para o horário completo do consultor são considerados os campos Horário de Trabalho e o primeiro Horário de Intervalo. Cadastro de Horários da Recepção Menu Linx DMS > Configuração > Cadastros > Calendário Ao cadastrar um Feriado (Nacional ou Regional), é enviado o registro de Indisponibilidade da concessionária para o portal da Honda. |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br. |