O troco pay trata-se do troco digital gerado pela API Rodobank, onde o posto pode transferir os valores para uma conta específica que será usada para que a API faça transferências bancárias dos trocos
Bem-vindo ao Troco Pay!
O Troco Payé uma solução inovadora que permite a gestão do troco digital, integrado com a API Rodobank. Por meio deste sistema, o estabelecimento pode transferir automaticamente o valor do troco para uma conta específica, de onde a API realizará a transferência bancária diretamente para o motorista ou contratado.
O sistema
comporta as implementações necessárias
foi implementado para tratar as vendas
com troco pay que foram realizadas no PDV. Quando o usuário fazer
realizadas com o Troco Pay no PDV, automatizando todo o processo. Ao registrar uma venda com troco
pay
digital,
vai popular as
as informações necessárias são automaticamente salvas nas novas colunas
criadas no
do banco de dados, e
gerar
a despesa é gerada no momento da confirmação do caixa, garantindo agilidade e precisão na contabilização.
Painel
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#411E5A
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Sumário
Índice
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Painel
Pré-Requisitos
1. Solicitar os dados de integração à Rodobank/Troco Pay
os dados
:
ID do Cliente
e
Token para a integração
2.
Verificar no portal da Rodobank/Troco Pay e com o cliente
, quais
:
Quais usuários e senhas de operadores
que tem
têm acesso ao portal.
Essa
Esta informação é
importante
essencial para definir quais operadores
poderão
terão permissão para cancelar vendas
com vínculo de
vinculadas ao Troco Pay.
Na configuração do operador do TAC, logo mais abaixo, esta informação é melhor detalhada.Utilizar a versão do TAC igual ou superior a
Observação: A configuração detalhada dos operadores no TAC será abordada na seção a seguir.
3. Versões recomendadas:
TAC: Versão 3.1.0.420
e versão do EMSys
ou superior
EMSys: Versão 3.5.22.25
.
ou superior
Painel
Configurações no EMSys
Siga os procedimentos abaixo para a configurar a Integração com Troco Pay.
Parâmetros Empresa
Acesse os Parâmetros Empresa no EMSys:
EMSys3 > Sistema > Parâmetros Empresa >
Acesse EMSys3 → Sistema → Parâmetros Empresa → Troco Pay.
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Clique na opção Troco Payno menu esquerdo da tela.
Marque a opção
: "
Ativar a Integração com Troco Pay.
"
Informe o código ID Cliente Integração repassado pela Rodobank.
Informe oToken de Integração repassado pela Rodobank
Clique no botãoConfirmarpara salvar as configurações.
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Cadastro Forma de Pagamento
Acesse o cadastro de Forma de Pagamento
através da tela
:
EMSys3 > Gerencial > PDV > Forma de Pagamento > Cadastro
EMSys3 → Gerencial → PDV → Forma de Pagamento → Cadastro Forma de Pagamento.
Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay
. Marque
, e marque a opçãoTroco Pay conforme destacado na imagem abaixo:
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Cadastro de Pessoas
É possível
parametrizar
configurar o cliente para receber
somete
somente um tipo de trocoe, se for um contratado, também para agendar o pagamento
caso seja um contratado
.
Esse processo não é obrigatório pois
Embora essa configuração não seja obrigatória, ao finalizar a venda no PDV, as
mesmas
opções de troco e pagamento agendado serão exibidas automaticamente na tela de finalização
de
da venda.
Mas caso seja configurado
Caso a opção de troco tenha sido configurada no cadastro de pessoa noEMSyspara
esse
um motorista
/
ou contratado, somente
será possível finalizar uma venda com esta opção
essa opção ficará disponível para finalizar a venda no PDV TAC
, não sendo possível o operador
. O operador não poderá alterar para uma opção diferente
deste
da registrada no cadastro
no
do EMSys.
Essa
opção será melhor utilizada
funcionalidade é especialmente útil para grandes empresas e transportadoras
onde é possível ter
, que possuem um cadastro de
Contratado para vários motoristas,
"Contratado" que inclui múltiplos motoristas por exemplo.
Para isso é preciso informar no
No cadastro de Pessoas (Cliente), será necessário informar, a opção
do
de trocono momento da venda, ocódigo do contratado, e aquantidade de
Dias
dias de
Depósito
depósito.
Acesse
a tela
: Gerencial
>
→Pessoas
>
→Pessoa
>
→Pessoas
>
→ Outros
>
→ Troco Pay
:
.
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1. Selecione uma das opções de troco para
ser realizado a baixa corretamente
garantir o correto processamento da baixa no momento da venda no PDV:
Troco para o Contratado
;
.
Troco para o Contratado com repasse ao Motorista
;
.
Troco para o Motorista
;
.
Definido no momento da venda
;
.
2. Se
optar por opção de troco
a opção desejada for Troco para o Contratado, é necessário selecionar o cadastro de pessoado
Contratado através desta opção
contratado utilizando a opção correspondente.
3.
Se informar o campo
Caso informe a Quantidade de Dias de Depósito,a transferência bancária será realizada pela Troco Pay
na
para a conta destino
contado
, contando a partir dadata da venda, em dias corridos, conforme o período informado.
Exemplo: Se a venda
ocorreu no dia
foi realizada em e
foi informado neste campo
a quantidade de dias de depósito informada for 3, a transferência será
realizada no dia
feita em .
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Exportação de Dados
TAC Online:Ao salvar os registros, os parâmetros
são
serão enviados automaticamente para o TAC via Web Service.
TAC Offline: Realizar
TAC Off-line: Para realizar a exportação de dados
através do menu:Gerencial > PDV > Exportação
, acesse Gerencial → PDV → Exportação de Dados.
Selecione o PDVque irá receber os dados
;
.
Marque a opção Cliente
;
.
Marque a opção Forma de Pagamento
;
.
Marque a opção Parâmetros
;
.
Clique no botãoExportar Dadose aguarde a conclusão do processo.
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Painel
Configurações no TAC
Controle de Acesso Operador
Por
Por padrão, todos os operadores cadastrados no TAC
possuem
têm permissão para finalizar
venda
vendas com Troco Pay.
Porém
No entanto, é necessário habilitar o(s) usuário(s) que terão permissão paracancelar uma venda com transação Troco Pay.
É
É possível habilitar todos os operadores ou
somente o supervisor. Ao habilitar somente o suporte, ao efetuar o cancelamento da venda basta
restringir a permissão apenas aosupervisor. Caso seja habilitado apenas o supervisor, para cancelar a venda, será necessário informar os dados de acesso do supervisor e prosseguir com a liberação.
Acesse o
Acesse: TG3Config > Selecionar o Operador > Configurar Operador.
Na
nova
tela
será exibido
demonstrada abaixo, o botão Troco Payaparecerá na parte superior
da tela
. Clique
neste
nesse botão e
informe
forneça ousuárioe asenhado operador cadastrado no portal Troco Pay(
verifique
veja os Pré-
Requisito
Requisitospara mais detalhes).
Clique em
Ok
OKpara finalizar a configuração.
Nota
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Observação
Ousuárioe senha
solicitado
solicitados nesta tela
deverá ser o mesmo repassado
devem ser os mesmos fornecidos pelo Troco Pay.
Se Informar incorretamente, impedirá
Caso sejam informados de forma incorreta, ocancelamento da venda será impedido.
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Painel
Funcionalidades no TAC
Consulta Cadastro Troco Pay
No TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:
TAC
->
→ Administração
->
→ Troco Pay
->
→ Consultar Motorista
;
.
TAC
->
→ Administração
->
→ Troco Pay
->
→ Consultar Contratado
;
.
Basta informar o CPFou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar:
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Jornada de Venda com Troco Pay
Ao realizar uma venda comtroco, será
exibido
exibida uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay
:
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Se
para o repasse do troco, conforme mostrado abaixo.
1. Se o usuário clicar em
"
Não
"
, o sistema
segue a
continuará com o processo de venda normal, e o operador
deve
deverá efetuar o troco em dinheiro.
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2. Se o usuário clicar em
"
Sim
"
,o sistema
segue
avançará para uma nova tela onde
é
será possível dividir o troco entre Dinheiro e Troco Pay
(
, caso deseje dividir o valor do troco
em dinheiro e troco pay):
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entre essas duas opções.
3. No campo Espécie, informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay, deixe
esse
este campo com valor
0
zerado.
4. No campo Valor Troco Payinforme o valor que será repassado
à
ao Troco Pay.
Clique no botão OK. Uma nova tela onde será inserido o cpf/cnpj
Após isso, clique em OK.
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5. Atela de Forma de Pagamento será exibida. Nesse momento, deve ser inserido no campo de identificação deve ser inserido o CPF ou CNPJde quem irá receber o
trocopay:
Troco Pay,clique na lupa para pesquisar.
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No campo Identificação informe o CPF/CNPJ do motorista/contratado e clique no botão pesquisar.
Na pesquisa
6. Durante a pesquisa, se o motorista
/
ou contratadofor encontrado, o sistema exibirá a tela abaixo
contendo
com os dados completosdo motorista/
Contratado:
contratado.
Nota
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Observação
Se o CPFou CNPJdo motorista
/
oucontratadonão for encontradona pesquisa, será
exibido uma mensagem: Motorista / Contratado não encontrado.
O operador poderá realizar o cadastro de uma nova ativação, preenchendo todos os dados na tela abaixo. Ao clicar em Ok para prosseguir, será enviado para a Troco Pay os dados desse novo cadastro.
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Após preencher e seguir
exibida a mensagem: "Nenhum Registro Encontrado" ao clicar OK, o sistema novamente exibirá uma mensagem "Realize um novo cadastro para o motorista e para o contatado".
O operador deverá preencher todos os dados solicitados e clicar em OKpara prosseguir, os dados do novo cadastro serão enviados para oTroco Pay.
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7. Após preencher as informações e prosseguir com a venda, o
trocopay
Troco Payserá
realizado
processado e a venda será finalizada.
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Image Modified
8. Será emitido o comprovantedo troco enviado
à
ao Troco Pay
:
.
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Consulta transações
É possível consultar todas as transações realizadas com Troco Pay diretamente no PDV. Basta acessar o menu:
TAC > Administração > Troco Pay > Transações.
Selecione uma das opções de filtros por Status, Período das transações ou um turno específico. Clique no botão pesquisar para exibir os dados na tela:
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Cancelamento Troco Pay
Hoje o Cancelamento de um Troco Pay é vinculado ao cancelamento do documento fiscal, basta realizar o cancelamento da nota que o Troco Pay será cancelado automaticamente.
Para realizar o cancelamento é necessário ter um operador com um usuário Troco Pay que tenha permissão para realizar o cancelamento.
Para liberar o acesso de cancelamento do operador, volte e siga o passo 2.1
O cancelamento é possível ser feito completo e parcial:
Completo: é feito o estorno total do valor Troco Pay.
Parcial: é feito o estorno parcial do valor de acordo com o que existe disponível na conta do cliente (necessário acesso de supervisor).
Fechamento de Caixa no EMSys
Os caixas integrados no EMSys, online ou offline, exibirão as transações realizadas com Troco Pay.
Ao acessar a tela de menu: Gerencial > PDV > Fechamento de Caixa, na árvore de menu esquerdo da tela, clique em Troco Pay. Todas as transações serão exibidas no lado direito da tela:
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Informações Técnicas
Ao realizar a exportação
No MenuAdministração → Troco Pay → Transações, é possívelrealizar pesquisas detalhadas por período, status e turno das transações, facilitando a verificação e a conciliação de eventuais inconsistências no processo.
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Caso haja algum erro no status da transação, há uma opção de Conciliar Pendências para garantir que o sistema atualize corretamente o status de cada operação.
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Cancelamento Troco Pay
O cancelamento do Troco Pay não pode ser feito de forma independente, pois está vinculado à venda. Para cancelar o Troco Pay, é necessário cancelar toda a venda, não sendo possível cancelar apenas o valor do troco.
O processo de cancelamento do troco exige que a nota fiscal associada seja cancelada primeiro. Após o cancelamento da nota, o sistema realizará automaticamente o cancelamento do Troco Pay. Para realizar essa ação, é necessário que o operador tenha um usuário Troco Pay com a permissão adequada para cancelamento. Usuários sem essa permissão não poderão realizar o cancelamento do Troco Pay. O administrador tem a possibilidade de remover ou alterar permissões de usuários, restringindo ou concedendo acesso para cancelar transações (conforme descrito nas orientações do item 2.1).
Para realizar o cancelamento, acesse o Gerenciado de Documentos Fiscais, clique no botãoCancelar, em seguida insira a Justificativa do Cancelamento, clique em OK para confirmar.
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Caso o cancelamento seja efetuado, será exibida a mensagem "Troco Pay Cancelado com Sucesso", esta transaçãoserá refletida no Portal do Rodobank, confirmando o cancelamento da operação.
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Painel
Informações Técnicas
Exportação de Parâmetros
Ao realizar aExportação de Parâmetrospara o PDV TAC,o indicativo de que a empresa está habilitada para realizartroco com Troco Payé armazenado na tabela tab_parametro_sistema, conforme ilustrado na imagem abaixo
com os
. Os seguintes códigos de parâmetrossão utilizados:
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Exportação de Forma de Pagamento
Ao realizar a exportação
de
da Forma de Pagamentopara o PDV TAC, o indicativo de que a forma de pagamento está habilitada para
TrocoPay
Troco Payé armazenado na coluna ind_trocopayda tabela tab_forma_pagto. O valor será:
Recebe valores
'S'paraSim
está
(habilitado
e
)
'N'para Não
está habilitado.Ao
(não habilitado)
Exportação de Cliente para o PDV TAC:
Ao realizar a exportação de Clientepara o PDV TAC, o indicativo
de
das opções de troco
informada
informadas no EMSysé gravado na coluna ind_destino_trocopayda tabela tab_cliente,
de acordo com
conforme a opção
marcada
selecionada:
Troco para o Contratado= TC
Troco para o Contratado com Repasse ao Motorista= CM
Troco para o Motorista
:
= TM
Definido no momento da venda= DV
A informação
Além disso, aQuantidade de Dias para
depósito
Depósitoserá
gravado
gravada na coluna dta_pagto_trocopayda tabela tab_cliente.