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Sumário

O troco pay trata-se do troco digital gerado pela API Rodobank, onde o posto pode transferir os valores para uma conta específica que será usada para que a API faça transferências bancárias dos trocos para o motorista ou contratado. O sistema comporta as implementações necessárias para tratar as vendas com troco pay que foram realizadas no PDV. Quando o usuário fazer uma venda com troco pay, vai popular as novas colunas criadas no banco e gerar a despesa no momento da confirmação do caixa.

Pré - Requisitos


  1. Solicitar à Rodobank/Troco Pay os dados: ID Cliente e Token para a integração.
  2. Verificar no portal Rodobank/ Troco Pay e com o cliente, quais usuários e senhas de operadores que tem acesso ao portal. Essa informação é importante para definir quais operadores poderão cancelar vendas com vínculo de Troco Pay. Na configuração do operador do TAC, logo mais abaixo, esta informação é melhor detalhada.
  3. Utilizar a versão do TAC igual ou superior a 3.1.0.420 e versão do EMSys 3.5.22.25.


Configurações no EMSys

Siga os procedimentos abaixo para a configurar a Integração com Troco Pay.

Parâmetros Empresa

Acesse os Parâmetros Empresa no EMSys:

EMSys3 > Sistema > Parâmetros Empresa > Troco Pay.


  1. Clique na opção Troco Pay no menu esquerdo da tela.
  2. Marque a opção: "Ativar a Integração com Troco Pay."
  3. Informe o código ID Cliente Integração repassado pela Rodobank.
  4. Informe o Token de Integração repassado pela Rodobank
  5. Clique no botão Confirmar para salvar as configurações.


Cadastro Forma de Pagamento


Acesse o cadastro de Forma de Pagamento através da tela:

EMSys3 > Gerencial > PDV > Forma de Pagamento > Cadastro Forma de Pagamento.

Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay. Marque a opção Troco Pay conforme destacado na imagem abaixo:



Cadastro de Pessoas


É possível parametrizar o cliente para receber somete um tipo de troco e para agendar o pagamento caso seja um contratado.

Esse processo não é obrigatório pois ao finalizar a venda no PDV as mesmas opções serão exibidas na tela de finalização de venda.

Mas caso seja configurado a opção de troco no cadastro de pessoa no EMSys para esse motorista / contratado, somente será possível finalizar uma venda com esta opção no PDV TAC, não sendo possível o operador alterar para uma diferente deste cadastro no EMSys. 

Essa opção será melhor utilizada para grandes empresas e transportadoras onde é possível ter um cadastro de Contratado para vários motoristas, por exemplo.

Para isso é preciso informar no cadastro de Pessoas (Cliente) a opção do troco no momento da venda, o código do contratado e a quantidade de Dias de Depósito. 

Acesse a tela Gerencial > Pessoas > Pessoa > Pessoas > Outros > Troco Pay:



  1. Selecione uma das opções de troco para ser realizado a baixa corretamente no momento da venda no PDV: 
  • Troco para o Contratado;
  • Troco para o Contratado com repasse ao Motorista;
  • Troco para o Motorista;
  • Definido no momento da venda;


2. Se optar por opção de troco para o Contratado é necessário selecionar o cadastro de pessoa do Contratado através desta opção.


3. Se informar o campo Quantidade de Dias de Depósito, a transferência bancária será realizada pela Troco Pay na conta destino contado a partir da data da venda, em dias corridos.
Exemplo: Se a venda ocorreu no dia e foi informado neste campo quantidade de dias depósito 3, a transferência será realizada no dia .


Exportação de Dados


TAC Online: Ao salvar os registros, os parâmetros são enviados automaticamente para o TAC via Web Service.

TAC Offline: Realizar a exportação de dados através do menu:

Gerencial > PDV > Exportação de Dados.

  1. Selecione o PDV que irá receber os dados;
  2. Marque a opção Cliente;
  3. Marque a opção Forma de Pagamento;
  4. Marque a opção Parâmetros;
  5. Clique no botão Exportar e aguarde a conclusão do processo.

Configurações no TAC 

Controle de Acesso Operador 


Por padrão todos os operadores cadastrados no TAC possuem permissão para finalizar venda com Troco Pay.

Porém é necessário habilitar o(s) usuário(s) que terão permissão para cancelar uma venda com transação Troco Pay. É possível habilitar todos os operadores ou somente o supervisor. Ao habilitar somente o suporte, ao efetuar o cancelamento da venda basta informar os dados de acesso do supervisor e prosseguir a liberação.

Acesse o TG3Config > Selecionar o Operador > Configurar Operador.

Na nova tela será exibido o botão Troco Pay na parte superior da tela. Clique neste botão e informe o usuário e senha do operador cadastrado no portal Troco Pay (verifique Pré-Requisito). Clique em Ok para finalizar a configuração.

Observação

O usuário e senha solicitado nesta tela deverá ser o mesmo repassado pelo Troco Pay. Se Informar incorretamente, impedirá o cancelamento da venda.



Funcionalidades no TAC 

Consulta Cadastro Troco Pay


No TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:

  • TAC -> Administração -> Troco Pay -> Consultar Motorista;
  • TAC -> Administração -> Troco Pay -> Consultar Contratado;


Basta informar o CPF ou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar:



Jornada de Venda


Ao realizar uma venda com troco, será exibido uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay:


  • Se o usuário clicar em "Não", o sistema segue a venda normal e o operador deve efetuar o troco em dinheiro.
  • Se o usuário clicar em "Sim", o sistema segue para uma nova tela onde é possível dividir o troco entre Dinheiro e Troco Pay (caso deseje dividir o valor do troco em dinheiro e troco pay):



  1. No campo Espécie informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay deixe esse campo com valor 0.
  2. No campo Valor Troco Pay informe o valor que será repassado à Troco Pay.

Clique no botão OK. Uma nova tela onde será inserido o cpf/cnpj de quem irá receber o trocopay:


  1. No campo Identificação informe o CPF/CNPJ do motorista/contratado e clique no botão pesquisar.

Na pesquisa se o motorista / contratado for encontrado, o sistema exibirá a tela abaixo contendo os dados completos do motorista/Contratado:


Observação

Se o CPF ou CNPJ do motorista / contratado não for encontrado na pesquisa, será exibido uma mensagem: Motorista / Contratado não encontrado. 

O operador poderá realizar o cadastro de uma nova ativação, preenchendo todos os dados na tela abaixo. Ao clicar em Ok para prosseguir, será enviado para a Troco Pay os dados desse novo cadastro.




Após preencher e seguir com a venda, o trocopay será realizado e a venda finalizada.


Será emitido o comprovante do troco enviado à Troco Pay:

Consulta transações


É possível consultar todas as transações realizadas com Troco Pay diretamente no PDV. Basta acessar o menu:

TAC > Administração > Troco Pay > Transações.

Selecione uma das opções de filtros por Status, Período das transações ou um turno específico. Clique no botão pesquisar para exibir os dados na tela:


Cancelamento Troco Pay 


Hoje o Cancelamento de um Troco Pay é vinculado ao cancelamento do documento fiscal, basta realizar o cancelamento da nota que o Troco Pay será cancelado automaticamente.

Para realizar o cancelamento é necessário ter um operador com um usuário Troco Pay que tenha permissão para realizar o cancelamento.

Para liberar o acesso de cancelamento do operador, volte e siga o passo 2.1


O cancelamento é possível ser feito completo e parcial:

  • Completo: é feito o estorno total do valor Troco Pay.
  • Parcial: é feito o estorno parcial do valor de acordo com o que existe disponível na conta do cliente (necessário acesso de supervisor).


Fechamento de Caixa no EMSys


Os caixas integrados no EMSys, online ou offline, exibirão as transações realizadas com Troco Pay. 

Ao acessar a tela de menu: Gerencial > PDV > Fechamento de Caixa, na árvore de menu esquerdo da tela, clique em Troco Pay. Todas as transações serão exibidas no lado direito da tela:


Informações Técnicas


  • Ao realizar a exportação de Parâmetros para o PDV TAC, o indicativo que a empresa está habilitada para realizar troco com Troco Pay é armazenado na tabela tab_parametro_sistema conforme imagem abaixo com os seguintes códigos de parâmetros:

  • Ao realizar a exportação de Forma de Pagamento para o PDV TAC, o indicativo que a forma de pagamento está habilitada para TrocoPay é armazenado na coluna ind_trocopay da tabela tab_forma_pagto.
    Recebe valores 'S' para Sim está habilitado e 'N' para Não está habilitado.


  • Ao realizar a exportação de Cliente para o PDV TAC, o indicativo de opções de troco informada no EMSys é gravado na coluna ind_destino_trocopay da tabela tab_cliente, de acordo com a opção marcada:
    1. Troco para o Contratado = TC
    2. Troco para o Contratado com Repasse ao Motorista = CM
    3. Troco para o Motorista: = TM
    4. Definido no momento da venda = DV

A informação Quantidade de Dias para depósito será gravado na coluna dta_pagto_trocopay da tabela tab_cliente.




  • Sem rótulos