ÍNDICE
Índice separator braces
O que é o módulo VEP
Ferramenta de apoio para as Concessionárias da Rede Volkswagen aperfeiçoarem a gestão do fluxo de Vendas Externas de Peças.
O sistema permite o planejamento e controle de todas as etapas de uma venda, desde o primeiro contato com o cliente até a entrega da peça no destino final.
Através do VEP no BRAVOS os gestores possuem a gestão à vista de suas metas e principais indicadores de performance.
Principais vantagens do módulo VEP
Além de estar 100% alinhado com todas as boas práticas e processos do programa VEP da Volkswagen, o sistema traz novidades em relação à versão padrão do BRAVOS:
- Tela única para controle de todas as etapas de vendas;
- Gestão da carteira de vendedores;
- Agenda para os vendedores e promotor externo;
- Relatórios para reuniões de desempenho com equipe;
- Gestão à vista para vendedores e gestores com atualização em tempo real;
- Atendimento nos padrões do script comercial VEP;
- Cadastro rápido de novos clientes;
- Consulta aos dados de crédito do cliente para vendedores;
- Histórico de todos os contatos do cliente com a concessionária;
- Segmentação correta dos clientes de Vendas Externas;
- Controle de indicadores para o Estoque: separação e expedição;
- Gráficos do Diagnóstico VEP para consulta do gestor.
Como funciona o módulo VEP
Instrução:
Veja abaixo como é a tela do módulo VEP (VendasExternaPecas.exe):
Quais são as funções do sistema
O módulo VEP possui seis abas principais:
...
Cada aba deve ser utilizada em uma etapa diferente do ciclo de Vendas Externas de Peças, possuindo restrições de acordo com o perfil de cada usuário.
Carteira de Cliente
Como funciona a aba Contatos
A aba Contatos deve ser utilizada pela equipe comercial da Concessionária, possuindo recursos para os vendedores TELE-PEÇAS, BALCONISTAS e EXTERNOS; bem como para o PROMOTOR EXTERNO.
Nessa aba a equipe comercial realiza o planejamento de suas atividades no dia-a-dia. Aqui é possível visualizar quatro pilares:
- Carteira de Clientes;
- Aguardando;
- Andamento;
- Enviados para Expedição.
Como funciona a aba Carteira de Clientes
- Os vendedores podem visualizar todos os clientes atribuídos por seu gestor em sua Carteira de Vendedor;
- É importante que os vendedores atualizem sua carteira clicando com o botão direito sobre a tela "Carteira de Vendedor > Atualizar".
...
- Movimentação:
- Última NF;
- Data Última Venda;
- Valor Última Venda.
Subaba Carteira
Essa aba consiste em mostrar, de forma resumida, algumas informações referentes ao vendedor. Clicando com o botão direito é possível ver alguns dados de forma analítica.
Subaba Gestão a vista
O vendedor poderá acompanhar suas vendas conforme o dia e o acumulado do mês nessa aba. É importante salientar que nessa aba mostram todas as vendas realizadas pelo vendedor, inclusive as vendas para clientes que não fazem parte da sua carteira.
...
Ao clicar nos indicadores é possível visualizar cada nota de venda.
Como funciona a aba Agenda
Os vendedores podem visualizar todos os clientes que estão aguardando um atendimento que foram atribuídos a sua "agenda" pelo gestor.
...
O campo Providência Compra indica a situação da providencia de compra do item selecionado no atendimento.
Como funciona a aba Enviados para Expedição
Quando um atendimento é enviado para a expedição, entra na aba Expedição. É possível acompanha o andamento do item na expedição clicando com o botão direito na opção Situação do contato. O sistema irá apresentar em qual etapa da expedição o contato se encontra: Aguardando Separação, Separação ou Expedição.
Atendimento
- Todos os orçamentos para clientes devem ser realizados através da aba Atendimento. Dessa forma, o vendedor estará sempre registrando as vendas perdidas e atualizando a base e o cadastro dos clientes da Concessionária;
- Para iniciar um atendimento pelo sistema, o vendedor deve sempre perguntar o nome e o telefone do cliente, seguindo o Script Comercial do programa VEP;
...
Após o envio para o ETKA o vendedor pode acessar o portal do ETKA e incluir os itens no orçamento. Ao concluir o processo no portal o vendedor deve clicar no botão Atualizar, assim, as peças incluídas no portal serão incluídas no atendimento.
Expedição
Esse processo visa o controle da separação do material até a expedição a partir do romaneio. Com ele, os usuários deverão registrar o momento de começar a separação, terminar a separação, começar a conferência e terminar a conferência. Com esses registros, será possível estimar o tempo que o romaneio ficou aguardando o início da separação, tempo de separação, tempo de aguardo para início da conferência e tempo de conferência.
...
- Quando o contato entrar na aba "Expedição", o usuário deve clicar duas vezes no romaneio informando o usuário e senha de login do VEP nos campos. Para mais informações consulte o manual do BRAVOS, capítulo "Expedição de Itens".
Gestão
Nessa aba os gestores poderão controlar todos os indicadores e fatores importantes para o andamento do fluxo VEP.
A aba possui três subcategorias:
...
- Existe a possibilizada de geração do relatório de Análise de Peças, onde possui informações sobre estoque e financeiro. Esse relatório é o mesmo disponível no programa "ConsultaGerencial.exe".
Configurações
A maiorias das configurações do programa VEP seguem as mesmas estabelecidas pelo BRAVOS, ou seja, parâmetros como política de preço e controle de romaneio seguiram as definições dos parâmetros de peças do BRAVOS.
Na aba Configurações do VEP serão definidos itens que serão obedecidos somente por esse programa.
...