Parâmetros - PAR104
Âncora
Acesso rápido
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F4 - Gravar os parâmetros informados
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Parâmetros
Impressora Paralela
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No campo filial informe para qual filial deseja fazer as alterações de parâmetros. Em razão da farmácia será preenchido conforme a razão configurada, no programa
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Cadastro de Filiais em (Parâmetros > Filiais).
Impressoras Paralelas
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Nesta guia o usuário pode |
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informar a configuração dos processos que a realizam a impressão de documentos em sua farmácia. |
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No campo selecione processo de impressão |
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o sistema informa os modelos de impressão de documentos que |
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utiliza para os seguintes processos: |
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Selecione o tipo de impressora |
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Os tipos de impressoras disponíveis são:
- Nenhuma;
- Padrão Epson;
- Padrão Matricial 40 col.;
- HP(Deskjet);
- Padrão Windows;
- Padrão Térmica 40 col.;
- Impressora NFC-e do terminal (esta opção estará disponível somente para o processo de impressão: Impressão dos Recebimentos - Títulos/Autenticação).
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que utilizará para impressões do processo, conforme a opção selecionada no campo anterior o sistema listará as impressoras permitidas.
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Em porta de comunicação |
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selecione a porta de comunicação utilizada pela impressora selecionada no campo |
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tipo de impressora, (LPT, COM ou impressão em rede). |
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Esta opção é utilizada para sistemas com Windows 98, no qual é possível selecionar a porta de impressão de notas M1 pelo |
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Linx Softpharma. Para Windows XP não é possível utilizar esta opção para condicionar em qual porta será realizada a impressão, sendo que a impressão será direcionada diretamente para a porta LPT que estiver configurada como padrão do Windows. |
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O campo localização da impressora |
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é utilizado para informar quando a impressora |
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não está fisicamente ligada ao computador |
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, para facilitar a localização da impressora basta clicar no botão disponível canto direito, que |
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o programa realizara a busca de todas as impressoras que estão compartilhadas na rede interna da farmácia. Após localizada basta dar um duplo clique no nome que o campo do endereço será preenchido automaticamente.
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Entradas
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Nesta guia é poderemos realizar a configuração dos parâmetros de entrada de mercadorias no sistema |
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, de acordo com as opções disponíveis na tela que são:
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Onde atualizar?
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Atualizar também?
- Atualizar preços para baixo: Marcar este campo caso a farmácia desejar que o sistema atualize os preços dos produtos também para baixo quando houver alteração, caso contrário, somente serão atualizados quando houver aumento de preço.
- Atualizar produtos em promoção: Marcar este campo caso a farmácia desejar que o sistema atualize os preços dos produtos em promoção. Não é recomendado marcar este campo caso a farmácia trabalhe com tabloide, visto que os valores estão impressos, e qualquer diferença poderá causar problemas à farmácia.
Observação: Quando o parâmetro "Atualizar Preço NF de Compra" estiver marcado será considerado a parametrização "Produto com PMC", presente no Cadastro de Produto. Assim, a alteração será de acordo com a marcação do campo "Produto com PMC":
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O campo lançar contas a pagar na entrada por transferência manual |
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quando marcado gerará um título a pagar na entrada de mercadorias oriundas de transferências entre filiais. |
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A opção utilizar pré-entrada de |
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mercadorias/ |
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check-in de |
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produtos quando marcada define para que os lançamentos e check-in da entrada de mercadorias e produtos seja feito pelos programas Pré-Entrada de mercadorias e Importar e faturar, ambos localizados em Compras, para que sejam conferidas e liberadas para o estoque da farmácia. |
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Existem ainda 3 (três) opções de filtros para estas entradas que são: (todos os produtos, produtos com controle de lote/vencimento e/ou somente itens controlados pelo SNGPC).
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- Quando a nota for importada pelo programa "Importação NF-e", o usuário deverá confirmar os valores rateados através do programa "FAT112 - Alteração de notas" e realizar os ajustes conforme a necessidade.
- Ao importar a nota pelo programa "Importação NF-e e Faturamento" se for identificado divergência de GNRE, a nota ficará sinalizada com a pendência "P6-Divergências de GNRE" e o usuário deverá realizar os ajustes no programa "GNRE".
- Caso esteja desmarcado o sistema apenas identificará o valor da GNRE e fará o rateio conforme regra de três para todos os itens com substituição tributária.
ATENÇÃO: As ferramentas de "Importação NF-e (IMP121)" e "Pré-Entrada de Mercadorias (IMP131)" estarão disponíveis por tempo limitado, pois serão substituídas pelo processo centralizado do programa "Importação NF-e e Faturamento". Caso tenha dúvidas sobre a utilização do mesmo, entre em contato com o Suporte Técnico.
- Efetuar verificação dos títulos ao importar NF-e: quando este parâmetro estiver configurado ao realizar a importação de uma NF-e através do programa Importação NF-e, não permitirá lançar boletos em notas que estão como processadas, e obrigará ao usuário lançar o título quando o mesmo não tiver no arquivo .xml.
- Acusar mensagem em NF-e com "Encargo/Desconto Financeiro" acima de: por padrão já apresenta configurado a tolerância de até R$ 5,00, podendo ser alterado conforme a sua necessidade, e ao configurar este campo quando o sistema efetuar o rateio da diferença do título com o valor total da nota fiscal, verificará se o resultado da diferença é maior que o informado neste campo, questionando se deseja continuar o lançamento. Observamos que será permitido informar o valor até R$ 99,99.
- Pendências: Através desta configuração de pendências, a filial pode definir se tais situações devem ser consideradas pendências ao importar notas de entrada, e se devem bloquear o faturamento da nota até serem ajustadas:
- Produtos com Variação Maior que 20% ("P2")
- Produtos Ativados Automaticamente ("P3")
- Divergência no Check-in de Produtos ("P7") - Para esta situação, a filial poderá definir apenas se bloqueará ou não o faturamento da nota, pois esta divergência sempre será considerada uma pendência a ser ajustada.
Na primeira coluna será definido se usará ou não a pendência, caso use, o primeiro campo deverá permanecer como SIM. Na segunda coluna será definido se a pendência bloqueará ou não o faturamento da nota, se SIM, a nota será faturada somente após o ajuste da pendência.
Vendas
Esta guia é utilizada para realizar a configuração dos parâmetros de venda de mercadorias no sistema.
1. Geral
- Cliente Balcão: O código de cliente informado neste campo será considerado o cliente padrão para as vendas à vista realizadas para clientes não cadastrados na farmácia. A utilização deste cliente gera agilidade à farmácia nesta modalidade de venda, visto que o sistema já traz este cliente informado automaticamente na tela de vendas ao abri-la.
- Salto final: Na utilização de controle interno, o usuário pode configurar o salto final da impressora, ou seja, quantas linhas após impresso o controle deve saltar para fazer o picote do papel.
- Sistema de Fidelidade: Informar o valor e a quantidade de pontos o cliente receberá no sistema de fidelidade em suas compras.
- Para cálculo do limite de crédito utilizar: Selecionar a fonte que deseja para calcular o limite de crédito dos clientes. A opção de Contas a Receber permanece sempre marcada não podendo ser alterada. O usuário tem a opção de controlar, além do contas a receber, os cheques pré-datados de seus clientes. O cartão de crédito não está sendo considerado pois neste caso a operadora é a responsável pelo pagamento dos títulos à farmácia, não havendo inadimplência.
- Limite mês p/ cobertura de ofertas: nesse campo deverá informar o valor total, ou seja, do limite estipulado para cobrir as ofertas.
Observação: A partir do release 150.0 a cobertura de ofertas não é aplicável em venda concomitante para aquelas farmácias que trabalham com venda diretamente em Cupom Fiscal.
- Senha/Biometria do Cliente: para as farmácias que trabalham com a autorização por Senha/Biometria, e que desejar que os clientes e dependentes também autorizem suas compras nesse campo deverá configurar se a autorização será "Somente na Finalização da Venda" ou "Somente na Pré-Venda/Orçamento".
- Pré-Venda/Orçamento: essa condição virá marcada por padrão, quando selecionada a autorização do Cliente/Depende será solicitada na pré-venda ou no orçamento, quando a mesma tiver a forma de pagamento a prazo ou cheque.
- Finalização da Venda: quando selecionada essa opção a autorização do Cliente/Dependente somente será solicitada na finalização da venda, ou seja, na baixa da pré-venda/orçamento no programa "Caixa On-line" (Lançamentos > Caixa).
Importante! Mesmo com a configuração marcada "Somente na Pré-Venda" poderão ocorrer situações onde será necessário o cliente/dependente autorizar novamente na finalização da venda, tais como: venda direta (sem orçamento ou pré-venda); e alteração da condição de pagamento no "Caixa On-line".
- Informar lote na pré-venda: quando clicados sobre esse menu será apresentado as seguintes opções:
- Sim: Sempre será solicitado e terá o mesmo funcionamento quando antiga opção "Não solicitar lote/vencimento na pré-venda" estava desmarcada. Com isso, se este parâmetro estiver desmarcado, ao realizar atualização, ela virá por padrão marcada;
- Não, se T.E.: Não será solicitado lote/vencimento, desde que a venda seja do tipo tele-entrega (checkbox de tele-entrega marcado na hora de informar o item). O funcionamento será igual ao atual se o "Não solicitar lote/vencimento na pré-venda" estiver mercado. Tanto que se tiver marcado, ao atualizar, esta opção já virá selecionada. Assim como na opção "Não", esta opção irá validar se a loja trabalha com conferência de itens (guia Caixa > menu Conferir Itens na Pré-Venda). Porém, além da opção "Sempre", também será aceito a opção "Somente Tele-Entregas";
- Não: Nunca será solicitado lote/vencimento na pré-venda, independente se for ou não tele-entrega.
- Observação: Para marcar este parâmetro a opção "Conferir Itens na pré-Venda" da aba "Caixa" deverá estar como "Sempre". Já que se não informar na pré-venda deverá ser informado na conferência do caixa online.
Caso não estiver configurado, ao tentar gravar, será abortado o processo e a seguinte mensagem será exibida: "Somente será possível deixar de informar o lote/vencimento na pré-venda se a mesma tiver conferência, revise a configuração da aba Vendas/Caixa [OK]".
- Caso estiver configurado para não solicitar lote/vencimento na pré-venda e alterado a configuração de conferência para uma não permitida, também será abortado o processo e exibido a mesma mensagem citada anteriormente.
- Caso a opção selecionada seja "Sim", não será validado a conferência de itens na pré-venda, pois a conferência é um processo a parte e não depende da solicitação de código de barras.
- Observação: Para marcar este parâmetro a opção "Conferir Itens na pré-Venda" da aba "Caixa" deverá estar como "Sempre". Já que se não informar na pré-venda deverá ser informado na conferência do caixa online.
- Pedir quantidade na venda: Marcar este campo caso a farmácia desejar que na venda de cada item o sistema solicite ao vendedor a quantidade do produto vendida. Caso desmarcado, irá adicionar o item na fita detalhe sempre com quantidade igual a 1 (um).
- Repetir itens na venda:
- Se MARCAR essa opção o sistema lançará um produto por linha, ou seja, se o usuário passar dois (02) "Medicamento X" ficará um em cada linha do cupom;
- Se DESMARCAR essa opção somará as quantidades do "Medicamento X" numa única linha acumulando as quantidades vendidas.
Importante! Quando a farmácia for versão PAF o sistema sempre considerará essa opção como marcada independente de como está parametrizado no programa.
Observação: Caso a opção "Aceitar Múltiplos Vendedores" estiver marcada o sistema lançará um produto por linha, desconsiderando a parametrização realizada pelo usuário, isso ocorre devido ao cálculo das comissões.
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Em Pendências pode-se definir quais situações devem ser consideradas pendências ao importar notas de entrada na filial, e se devem bloquear o faturamento da nota até sejam ajustadas pelo usuário através dos menus usar (sim/não) e bloquear faturamento (sim/não), de acordo com as opções, produtos com variação maior que 20%. produtos ativados automaticamente edivergência no check-in de produtos, para esta situação, a filial poderá definir apenas se bloqueará ou não o faturamento da nota, pois esta divergência sempre será considerada uma pendência a ser ajustada. |
Vendas
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GERAL
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2. Receitas
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Receitas
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Estoque
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Limite de venda
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Estoque
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Esta guia é utilizada para realizar a configuração do estoque de mercadorias da farmácia, geração de curva ABC, promoções, etc. Controle de |
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estoque negativoEm controle de estoque negativo é possível selecionar em quais grupos serão possíveis realizar vendas de produtos com estoque negativo através do campo aceitar estoque negativo por grupos principais.
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Marque o campo pedir senha para estoque negativo para que o sistema libere a venda de produtos com saldo negativo, mediante senha de autorização. Curva ABCNo campo percentual curva ABC informar o percentual de giro de produtos utilizado para o cálculo da curva ABC de produtos, sendo que o sistema já traz como padrão os percentuais de A: 50% B: 30% C: 20%, obrigatoriamente a soma dos percentuais deve fechar em 100%.
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Quando marcado o campo zerar automaticamente as promoções vencidas? |
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o sistema |
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vai identificar |
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as promoções vencidas, |
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e zera automaticamente |
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, sem abrir a tela solicitando ao usuário a ação a executar.
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Quando marcada a opção no controle de lotes, forçar a dispensa dos itens mais antigos |
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, no momento da venda, o sistema sempre |
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verificará se o lote que está sendo dispensado é o mais antigo daquele produto. Se não for, dá mensagem ao usuário e pede confirmação da venda do lote mais novo. |
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Quando configurado exige pelo menos um código de barras válido pro produto |
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, o sistema aceitará apenas código válidos para o cadastro dos produtos. |
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No campo filial responsável pelo agendamento/execução do processamento automático da Curva ABC |
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deve ser informado a filial que ficará responsável por configurar e executar o processamento automático da Curva ABC. Apenas uma filial pode ser selecionada. No caso de Redes, a filial selecionada é que ficará responsável pelo agendamento da geração da curva ABC para toda Rede. |
Caixa
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Esta guia é utilizada para realizar a configuração dos recebimentos, autenticações e outras relacionadas ao caixa da farmácia. |
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A autenticação em caixa é utilizada nas farmácias que desejam fazer autenticação de água, luz e telefone e possuir uma impressora para impressão da autenticação do título. A configuração dos totalizadores (no caso de impressora fiscal) deve ser feita pelo programa Configuração ECF |
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em (Parâmetros > Configuração ECF), Verificar legislação do PAF-ECF |
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. Deverá informar a posição da matrícula no código de barras das contas de |
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água, |
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luz e |
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telefone para que no ato do recebimento (leitura do código de barras) para que o sistema consiga identificar a matrícula do cliente neste código de barras e possa imprimir um relatório de conferência de todas as contas recebidas no período.
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A opção autenticação em |
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contas a receber é utilizadaquando a farmácia utiliza recebimento de títulos ou boleto bancário de outras empresas que não seja de |
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água, |
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luz ou |
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telefone. A configuração do totalizador de recebimento de títulos deve ser feita pelo programa Configuração ECF |
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em (parâmetros), Verificar legislação do PAF-ECF |
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Em controle de sangria do caixa é possível configurar para o sistema exibir uma mensagem informativa quando o caixa atingir um valor "xx". E também realize o bloqueio das operações ate que seja feito a sangria do caixa, para que esta ação ocorra informe um valor "xx" no campo bloquear operações no caixa. No campo vias adicionais Sangria/Suprimento deverá informar o número de vias adicionais que deseja imprimir quando efetuar a Sangria ou Suprimento no caixa, ao informar 0 (zero) imprimirá somente a via padrão do sistema. |
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O menu controle de restrição abertura/fechamento de caixas é composto pelas seguintes opções:
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Parâmetros:
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- Geral (somente 1 caixa): Deve ser utilizada quando a farmácia possui apenas um terminal de caixa na farmácia e não precisa manter mais de um aberto ao mesmo tempo;
- Por terminal (mais de um caixa): Deve ser utilizada quando a farmácia controla os caixas por terminal e precisa manter mais de um caixa aberto ao mesmo tempo, pois possui mais de um terminal de caixa na farmácia;
- Por usuário do sistema: Permite que a farmácia faça o controle dos caixas diários da farmácia por usuário do sistema e não por terminal. Para modificar a forma de trabalho, não deve existir nenhum caixa aberto na farmácia. Caso houver algum, o sistema mostra uma mensagem e abre um arquivo informando os caixas que estão abertos e devem ser fechados para ativar o processo. Maiores informações no programa Abertura/Fechamento de Caixa.
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- Quando a farmácia trabalhar por confirmação de posse e com valor fixo de abertura, será contemplada a transferência de valores de forma a não prejudicar o processo de trabalho com caixa por confirmação de posse. Na abertura do caixa diário é realizada a entrada de dinheiro no caixa diário e saída do caixa financeiro, e no fechamento do caixa não é feita a saída automática de valores do caixa diário e entrada no financeiro.
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- O novo campo estará habilitado somente quando o produto TEF estiver liberado e houver TEF configurado no sistema.
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Observação: Caso o sistema esteja configurado para "Utilizar Sehas de Liberação", ao marcar o campo "Exigir Autorização na Retirada de Valores do Caixa Diário", será exibida a seguinte mensagem: "Para usar a configuração 'Exigir autorização na retirada de valores do Caixa Diário' marcada é preciso trabalhar com 'Controle Liberação' diferente de 'Utilizar Senhas de Liberação'".
- Utilizar Auditoria de Caixa por Consolidação Diária/Rede: Este parâmetro estará disponível quando a loja possuir o produto "105-Auditoria de Caixa Financeiro" e trabalhar com controle de confirmação de posse. Esta configuração será por filial e deverá ser MARCADO quando a loja desejar gerenciar de uma forma mais consolidada o processo de auditoria de caixa. Ao marcá-lo, o programa "Auditoria de Caixa", apresentará opções, informações e funcionalidades mais abrangentes.
- Exigir que usuário supervisor/gerente autorize a troca de modalidade de pagamento: iNo processo de fechamento de caixa diário é possível realizar a troca de modalidade de pagamento (dinheiro por cheque, dinheiro por cartão). Ao selecionar esse parâmetro, esta troca somente poderá ocorrer mediante autorização (senha/biometria) do gerente ou supervisor. Caso esse parâmetro não seja selecionado, o usuário do caixa poderá realizar esta troca de modalidade sem a necessidade de autorização do gerente/supervisor.
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- Valor aceitável de diferença no caixa: informe um valor máximo aceitável de diferença no caixa.
- Valor padrão de abertura do caixa: Informe o valor que deseja para a abertura de todos os caixas. O valor configurado neste campo será utilizado para todos os caixas da farmácia. Na abertura desses caixas, não será permitido que o usuário altere esse valor. O valor informado para a abertura de caixa não é gravado enquanto não houver o plano de contas configurado corretamente.
- Quando a farmácia trabalha com valor fixo de abertura do caixa diário, já é feito o lançamento de saída automaticamente do respectivo valor do caixa financeiro, melhorando o processo de trabalho.
Controle De Filial
Esta guia é utilizada para realizar o controle da filial, informações referentes à replicação e configuração relacionada à filial depósito.
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- Quando o produto "61 – Contabilidade Gerencial" estiver desativado, foi removida a pergunta se o usuário deseja desdobrar o centro de resultado do título e não abrirá a tela de desdobramento durante o lançamento de novos lançamentos ou alteração de título;
- Quando o produto "61 – Contabilidade Gerencial" estiver ativo verificará:
- Se o parâmetro "Obrigar informar centro de resultado" está desmarcado, então abrirá a tela de desdobramento de centros de custo sem perguntas de confirmação, mas preenchimento dos campos não será obrigatório.
- Se o parâmetro "Obrigar informar centro de resultado" está marcado, o sistema fará algumas validações específicas para o lançamento das informações de centros de custo, explanaremos a seguir essas alterações.
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Controle de Filial
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Esta guia é utilizada para realizar o controle da filial, informações referentes à replicação e configuração relacionada à filial depósito.
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Para as farmácias que utilizam replicação de dados deve ser informado o endereço eletrônico de acesso ao PHP do servidor principal para fazer os cadastros de produtos, vendedores, clientes, fornecedores e outros processos que utilizam o servidor principal para pegar o sequenciamento. Caso não informado, as filiais não poderão realizar cadastros. |
Cotação
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Esta guia é utilizada para configurar a cotação para as farmácias que utilizam recebimentos em outras moedas, permitindo informar o câmbio do dia para moedas de diferentes nacionalidades. Configurando os valores, o sistema informa ao vendedor os preços dos produtos nas moedas que possuem câmbio definido |
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Esses valores devem ser atualizados |
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Transferência
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diária e manualmente. |
Transferência
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Esta guia é utilizada para configurar o processo de transferência entre filiais que utilizam o |
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Linx Softpharma. |
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Tele Entrega
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Quanto usar módulo controle tele-entregas estiver selecionado está opção torna-se obrigatório o lançamento de entregas para o motoqueiro e baixa das tele-entregas, para que as mesmas movimentem o caixa diário. Caso não utilize o módulo, o caixa será movimentado na venda da mercadoria, independente da baixa da tele entrega |
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A opção controlar venda T.E. com máquina de cartão GPRS |
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deve ser marcada caso a farmácia trabalhe com máquinas móveis de cartão de crédito e com a maquineta fixa no caixa. |
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Este campo estará habilitado |
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se o campo “usar modulo controle tele-entrega” estiver marcado.
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Quando o campo bloquear venda T.E. para cliente Balcão/Especial |
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estiver marcado não |
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será possível vender no modo tele-entrega para os clientes |
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balcão ou |
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cliente especial, apresentando a mensagem informativa de bloqueio, caso queira dar continuidade a essa venda o usuário deverá selecionar um cliente ou cadastrá-lo no sistema. Controle de |
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tele entregaNo controle de tele entrega o usuário pode configurar os parâmetros de layout e impressão dos documentos de notas para tele-entrega. O layout de impressão pode ser 40 ou 132 colunas, quando selecionada a opção 132 colunas poderá observar que na tela |
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“Entregue” para informar qual motoqueiro será responsável pela entrega, o campo |
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emitir o endereço de entrega? |
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será apresentado e bloqueado. |
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Quando marcado o campo imprimir endereço em duas vias na pré-venda/orçamento |
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serão impressas duas vezes o endereço de entrega do cliente, uma via |
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é anexo a nota fiscal e outra |
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para controle na farmácia. |
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A opção imprimir comprovante na venda em ECF/Térmica NFC- |
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edeve ser marcada para que a cada venda tele entrega, seja impresso um cupom vinculado no ECF com as informações da tele entrega (cliente, endereço, complemento, próximo a, etc.). Ao marcá-lo ficará habilitado o campo |
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vias para que o usuário informe a quantidade de vias que deseja |
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imprimir em cada venda. Por padrão virá sempre preenchido com a quantidade 01(um). |
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O campo imprimir comprovante de baixa em ECF/Térmica NFC-e |
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permite a configuração se deseja ou não imprimir os comprovantes de baixa de tele entrega na impressora fiscal em relatório gerencial, |
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Lembrando que caso não seja possível imprimir em ECF será impresso em impressora paralela ou vídeo. Controle de |
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- Layout de impressão: Selecione se deseja a impressão em:
- 40 colunas
- 80 colunas
- A4
- A6
- 80mm (também apresentará código de barras)
- Layout de impressão: Selecione se deseja a impressão em:
Observação: Com exceção da opção 40 colunas, ao selecionar qualquer outra opção o campo "Imprimir informações de Tele entrega" será marcado automaticamente.
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expediçãoNo campo controle de expedição o usuário pode configurar de acordo com as opções de layout e impressão a seguir: Em layout de impressão deverá selecione como será o layout de impressão podendo ser 40 colunas, 80 colunas, A4, A6, 80 mm. A opção por 80 mm também apresentará código de barras. E ao selecionar a opção 40 colunas, o campo “Imprimir informações de tele entrega” não será marcado automaticamente. O campo ordenação permite ao usuárioselecionar em que ordem de organização o relatório de expedição será apresentado: (pré-faturamento, alfabética ou agrupado por). Ao marcar a opção imprimir informações de tele-entrega imprimirá as seguintes informações adicionais: cliente, matrícula, vendedor, e também uma sinalização se houver a impressão do relatório. |
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Quando marcado campo imprimir automático ao finalizar pré-vendas |
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imprimirá o controle de expedição automaticamente ao finalizar a pré-venda, o mesmo relatório que é impresso através do atalho "I" no |
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caixa on-line/ |
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controle de |
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tele entrega. |
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Se as tele-entregas são centralizadas, informar em qual filial é para ser efetivada a venda e emitida a nota fiscal. |
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A opção tele entregas centralizada em qual filialsomente fica disponível para farmácias que utilizam replicação de dados entre as filiais. A forma correta de utilizar filial centralizadora para as tele entregas é quando a farmácia utiliza o módulo de tele entregas, pois dessa forma, o estoque, os lançamentos de títulos e de caixa e outros lançamentos são feitos no momento em que é feita a baixa da tele entrega e não no momento da venda. Controle |
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da taxa de tele |
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-entregaPara que o valor da taxa de tele-entrega não |
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seja alterado pelo usuário, deverá marcar o parâmetro bloquear alteração do preço da taxa de tele entrega. Esse bloqueio será válido para pré-vendas, orçamento, cupom fiscal, NF-e e |
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nota manuscrita. |
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Quando a farmácia deseja cobrar taxa de entrega de seus clientes nas vendas tele entregas, deverá cadastrar um produto e informá-lo |
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Cobrança de Tele Entregas
Selecione o modo de cobrança da tele entrega. Pode ser por valor único, por faixa de valores, por horário de venda ou nenhuma das opções:
- Nenhuma: ao marcar esta opção, não haverá taxa para tele entrega, em todas as situações;
- Valor único: na venda, a taxa de tele entrega está relacionada ao valor do produto configurado para registrar a taxa na venda. Se houver um valor específico por bairro, este deverá ser utilizado;
- Faixa de valores: permite configurar o valor da taxa por faixa de valor da venda; Quando selecionada esta opção, será exibido logo abaixo um menu suspenso contendo os campos para configurar o valor da taxa;
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no campo produto relacionado a taxa de entrega. Dessa forma, em todas as vendas tele entrega será adicionado o produto informado neste campo com seu valor, que será a taxa de entrega cobrada do cliente. Quando liberado o produto 48-NFS-e para o código da farmácia e configurado o uso desta funcionalidade, este campo será renomeado para serviço relacionado à taxa de entrega. Cobrança de tele-entregas Neste campo podemos configurar como será os parâmetros nas cobranças de tele-entrega de acordo com as opções disponíveis (nenhuma, valor único, hora da venda e/ou faixa de valores) para cada uma das opções a tela abrirá configurações secundarias para definir como as tachas serão cobradas. A faixa de valores é utilizada para que a farmácia possa cobrar taxa de tele entrega diferenciada para determinadas faixas de valores de venda. Para utilizar esta funcionalidade, além de configurar as faixas, é preciso ajustar as configurações do Cadastro de |
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Bairros (Cadastros > Bairros).
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Regras para o funcionamento desta funcionalidade
- O valor da primeira faixa será 0,01, visto que é o valor mínimo para venda de um produto;
- O valor inicial de cada faixa deve, obrigatoriamente, ser o valor da faixa inicial + 0,01, não possibilitando lacunas entre uma faixa e outra;
- Quando não informar valor para a faixa final, automaticamente assume o valor 999.999,99, não permitindo informar nenhuma outra faixa depois desta;
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- Quando a faixa selecionada for a última, somente é permitida a edição da faixa final e valor.
- Quando a faixa selecionada não for a última, é permitido selecionar apenas o valor;
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Na tabela será possível visualizar as faixas já configuradas e seus valores de cobrança, é possível também fazer a remoção das faixas já criadas, porém, somente é permitido remover a última faixa cadastrada. Para alterar os campos das faixas anteriores a |
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última é necessário excluir as |
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últimas até alcançar a desejada. |
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- Horário da venda: permite configurar o valor da taxa de acordo com o horário. Quando selecionada esta opção, deverá ser configurado o período equivalente a uma determinada taxa de entrega. Logo abaixo deste campo, será exibido um menu para que o usuário informe o horário inicial, horário final e a taxa equivalente a este período.
Importante! Quando a farmácia deseja cobrar taxas de entrega diferenciadas para cada bairro, deve acessar o Cadastro de Bairros e configurar o valor desejado para a taxa de entrega.
Quando liberado o produto 48-NFS-e para o código da farmácia e configurado o uso desta funcionalidade, o campo "Produto relacionado à taxa de entrega" é chamado "Serviço relacionado à taxa de entrega".
Importante! uma vez configurado para utilizar NFS-e, a farmácia é obrigada a trabalhar com a cobrança de taxa de entrega sendo contabilizada como um serviço da empresa, ou seja, não há como utilizar NFS-e apenas para as vendas de manipulados.
SNGPC
Exigir conferência de lançamentos: Marque essa opção se deseja que o sistema fique configurado para que os lançamentos de produtos controlados no módulo SNGPC sejam gerados com situação "pendente", exigindo assim, que o farmacêutico os confira para então alterar a situação do lançamento "pendente" para "liberado".
- Permitir Cancelamento de Notas com Produtos Controlados/Antibióticos: Essa opção poderá ser marcada somente se existir uma data no campo "Última Movimentação Enviada p/ o SNGPC", pois será a partir desta data que o sistema irá validar se o retorno de cliente será possível ou não, já que é impossível fazer esse processo para movimentações já enviadas ao SNGPC. Quando essa alteração for permitida, será solicitada a senha do farmacêutico (seu código será gravado).
Permitirá o usuário selecionar se deseja gerenciar o balanço do SNGPC por “Tipo de Produto” ou por “Lista (Classificação)”;
Quando houver troca de opção de Tipo de Produto para Lista ou vice e versa, será solicitada a autorização por senha/biometria do farmacêutico responsável, sendo que este processo será salvo nos logs de alteração do sistema.
E se existir balanço oficial “Por Lista”, não permitirá alteração e exibirá a seguinte mensagem: “Esta filial possui pelo menos um balanço completo oficial realizado ‘Por Lista’. Para voltar a trabalhar por Tipo de Produto, os balanços fechados por lista deverão ser estornados”.
Imprimir adendos no Balanço Completo: essa opção vem marcada por padrão, e no Balanço Completo gerará as informações referente aos medicamentos que foram movimentados e estão marcados como Adendos no Cadastro do Produto. Porém algumas vigilâncias sanitárias locais recomendam a não impressão de produtos adendos no Balanço Completo e de Aquisições, caso a sua farmácia não tenha a obrigatoriedade de imprimir os adendos nos balanços deverá desmarcar este parâmetro.
Imprimir adendos no Balanço de Vendas: essa opção também vem marcada por padrão, e no Balanço de Vendas gerará as informações referente aos medicamentos que foram vendidos e estão marcados como Adendos no Cadastro do Produto. Porém algumas vigilâncias sanitárias locais recomendam a não impressão de produtos adendos no Balanço de Vendas, caso a sua farmácia não tenha a obrigatoriedade de imprimir os adendos nos balanços deverá desmarcar este parâmetro.
Observação: Adendo é uma publicação de Lei que faz com que um produto que exceda "x" quantidade em miligramas de uma substância seja tratado pontualmente de forma diferenciada, como por exemplo a receita a ser solicitada é na venda e no livro são diferentes.
Exibir Autorização na Venda de Produtos: Marque nesse campo para quais produtos gostaria de solicitar autorização do farmacêutico para realizar a venda.
Todos: Se marcado esse parâmetro, ao realizar a venda de medicamentos de Controle Especial e Antimicrobianos, o sistema irá solicitar autorização do farmacêutico para realizar a venda.
Controle Especial: Se marcado esse parâmetro, ao realizar a venda de medicamentos de Controle Especial, o sistema irá solicitar autorização do farmacêutico para realizar a venda.
Antimicrobianos: Se marcado esse parâmetro, ao realizar a venda de medicamentos Antimicrobianos, o sistema irá solicitar autorização do farmacêutico para realizar a venda.
Gerenciar Balanço Completo por: Selecione qual será a forma de filtros utilizados na emissão do relatório de Balanço Completo.
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Tipo de Produto: Selecione essa opção caso a configuração dos medicamentos a serem impressos no Balanço Completo seja feita através do Tipo de Produto.
Lista (Classificação): Selecione essa opção caso a configuração dos medicamentos a serem impressos no Balanço Completo seja feita através da Substância.
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Para editar uma faixa, deve-se dar um duplo clique sobre a que deseja alterar, ou selecioná-la e pressionar “enter“. Regras para o funcionamento desta funcionalidade
Também é possível configurar o valor da taxa de acordo com o horário da venda. Quando selecionada esta opção, deverá ser configurado o período equivalente a uma determinada taxa de entrega. Logo abaixo deste campo, será exibido um menu para que o usuário informe o horário inicial, horário final e a taxa equivalente a este período. Essa funcionalidade é utilizada pelas farmácias que possuem valores diferenciados para horários de rush ou de madrugada.
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SNGPC
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Nesta aba são efetuadas configurações referentes a movimentações e emissões de relatórios de produtos controlados pela ANVISA. Quando exigir conferência de lançamentos estiver marcado, os produtos controlados pelo modulo SNGPC serão gerados como situação “pendente“, para que o farmacêutico faça a conferência e então altere a situação de “pendente“ para “liberado“. A opção permitir cancelamento de notas com produtos controlados/antibióticos poderá ser marcada somente se existir uma data no campo "Última Movimentação Enviada p/ o SNGPC", pois será a partir desta data que o sistema validará se o retorno de cliente será possível ou não, já que é impossível fazer esse processo para movimentações já enviadas ao SNGPC. Quando essa alteração for permitida, será solicitada a senha do farmacêutico. Os parâmetros Imprimir adendos no Balanço Completo e de Balanço de Vendas, vêm marcados por padrão, que por sua vez gerarão informações referentes aos medicamentos que foram movimentados e estão marcados como adendo no Cadastro de Produtos (Cadastros > Produtos), no entanto algumas vigilâncias sanitárias locais recomendam a não impressão de produtos adendos nos balanços, caso a sua farmácia não tenha a obrigatoriedade deverá desmarcar estes parâmetros.
Através do menu exibir autorização na venda de produtos o usuário poderá configurar se deseja solicitar a senha do farmacêutico na dispensação de determinados produto, podendo ser: todos, somente controle especial e/ou antimicrobianos. No campo gerenciar balanço completo por poderá ser configurada a forma de gerenciamento dos balanços enviados a ANVISA, podendo ser por: tipo de produto ou lista (classificação), nesta opção a lista de medicamentos será emitida por substância.
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No campo última movimentação enviada p/ o SNGPC |
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é informada a data que ocorreu o último envio para o SNGPC |
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, caso seja necessário alterar a mesma erá solicitada a |
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Licença sanitária: Nesse campo deve ser informado o número da licença sanitária.
Convênios
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senha/biometria do farmacêutico. E, no campo licença sanitária é a identificação (licença) da farmácia junto a vigilância sanitária. |
Convênios
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Através desta guia é possível efetuar a configuração geral sobre a gestão de convênios. No campo produto para impressão de notas convênios SEM produtos, permite ao usuário, que seja informado um produto para impressão de nota convênio sem produtos. Ao selecionar o produto, seu código de barras será carregado |
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para "Gravar" para finalizar a operação. |
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Não será permitido o cadastro de produtos inativos e nem de serviços (uma mensagem aparecerá para informar o usuário que deve escolher um produto de comercialização caso seja selecionado um serviço). |
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Configure se os títulos do convênio serão baixados em caixa financeiro da(s) |
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- Filial Logada;
- Filiais que possuem movimento – essa virá como opção padrão.
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filial logada ou das filiais que possuem movimento. Ao marcar a opção nota convênio com produtos, no entantoantes de selecionar umas das opções disponíveis será apesentada uma mensagem para validar com a contabilidade da farmácia se esta opção pode ser utilizada em seu Estado e qual CFOP e Natureza da operação que deve ser utilizada”.
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Observação: Ao marcar esta opção, apresentará a mensagem: "Verifique com o seu contador se esta opção pode ser utilizada em seu estado
e qual CFOP e Natureza da operação que deve ser utilizada".
Mediante a este novo parâmetro, o programa "Fechamento de Convênio" se comportará da seguinte maneira:
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Quando a nota de convênio com produtos estiver configurada, o programa Fechamento de Convênios (Relatórios > Contas a Receber), efetuará as verificações a seguir:
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Nesta aba será apresentada uma mensagem em vermelho com o objetivo de instruir o usuário quanto a legislação vigente, referente a geração da nota convênio |
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Metas
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Informe o percentual (%) de variação aceitável para as metas da farmácia, para cada um dos campos deve ser informado um percentual que a loja deseja alcançar durante o período. Os valores informados serão a variável de indicações utilizadas como referência para saber se a farmácia está conseguindo alcançar suas metas ou não. E definir quais os setores estão com índices acima da media e quais estão abaixo. Lembrando que estes valores são calculadas de forma mensal. |