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Parâmetros - PAR104


      Este programa é utilizado para configurar os parâmetros do sistema para cada filial.


Acesso Rápido

Localização: Parâmetros > Parâmetros da Empresa

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F4 - Gravar os parâmetros informados

ALT + G - Gravar os parâmetros informados

ALT + F - Fechar programa

CTRL + A - Avançar tabulação

 

  • Filial: Neste campo o sistema traz o código filial selecionada para a alteração de seus parâmetros.   
  • Razão da Farmácia: Será preenchido conforme a razão configurada, no programa Manutenção de Filial, para a filial informada no campo "Filial".

Impressora Paralela

      Nesta guia o usuário pode realizar a configuração dos processos que realizam a impressão de documentos em sua farmácia.

  • Selecione processo de impressão: Informe o processo de impressão que deseja configurar. O sistema utiliza impressão de documentos nos seguintes processos: vendas, recebimento de títulos (autenticação), orçamento, vendas tele entrega, posologia, autenticação de água, luz e telefone, transferências e notas fiscais.
  • Tipo de impressora: Selecione o tipo de impressora responsável pela impressão do processo selecionado acima.Para cada tipo de lançamento são listados os tipos de impressoras permitidas para a impressão do documento.

      Os tipos de impressoras disponíveis são:

    • Nenhuma;
    • Padrão Epson;
    • Padrão Matricial 40 col.;
    • HP(Deskjet);
    • Padrão Windows;
    • Padrão Térmica 40 col.;
    • Impressora NFC-e do terminal (esta opção estará disponível somente para o processo de impressão: Impressão dos Recebimentos - Títulos/Autenticação).

Importante! 

  • Para o processo de impressão de posologia não deve ser configurado tipo de impressora "padrão Windows" devido a restrições quanto à impressão de etiquetas pelo sistema operacional. 
  • Quando estiver selecionada a opção Impressora NFC-e do terminal para impressão do extrato de cliente, no momento que o usuário pressionar o atalho "F7-Extrato" no programa Movimento de Contas a Receber, a impressão será direcionada para a impressora térmica configurada para o terminal.


  • Porta de comunicação: Selecione a porta de comunicação utilizada pela impressora selecionada no campo acima: LPT, COM ou impressão em rede. Obs.: Esta opção é utilizada para sistemas com Windows 98, no qual é possível selecionar a porta de impressão de notas M1 pelo SoftPharma. Para Windows XP não é possível utilizar esta opção para condicionar em qual porta será realizada a impressão, sendo que a impressão será direcionada diretamente para a porta LPT que estiver configurada como padrão do Windows.
    • Localização da impressora: Quando a impressora utilizada para a impressão não está fisicamente ligada ao computador que emitirá os documentos é preciso informar o endereço da mesma na rede interna da farmácia. Para facilitar a localização da impressora basta clicar no botão , que faz a busca de todas as impressoras que estão compartilhadas na rede interna da farmácia. Após localizada basta dar um duplo clique no nome que o campo do endereço será preenchido automaticamente.
  • Vias a ser(em) impressa(s): Esta opção fica disponível para a configuração de impressão das notas fiscais de venda e transferências emitidas pela farmácia. Informe em quantas vias deseja imprimir este tipo de nota fiscal.
  • Emitir recebimento em 2 vias: Esta opção é habilitada quando selecionado o processo de impressão de recebimento de títulos. Indica quantas vias devem ser impressas pelo sistema ao emitir um recebimento de títulos.
  • Gerar uma nota para cada formulário?: Quando marcada essa opção, o sistema imprime uma nota fiscal com número diferente a cada formulário impresso. Por exemplo: ao emitir uma nota de Venda M1, não é permitido informar mais de X itens, conforme a configuração da estrutura da nota fiscal. No caso da nota convênio, são geradas N notas, cada uma com numeração diferente. Quando desmarcada esta opção, o total da nota somente é impresso no último formulário, e o mesmo número de nota é impresso em todos os formulários.

Observação:  Quando este parâmetro estiver marcado, e a nota for emitida via "FAT115 - Transferência/Saídas/Entradas" o sistema validar no programa de geração de estrutura de Nota M1, se está como "Não paginada" ou "Paginada", se estiver como "Não paginada" desconsiderará o limite máximo de 50 itens por nota, e validará o número de itens configurado na estrutura de emissão da nota, caso venha ultrapassar o número máximo de itens o sistema apresentará a seguinte mensagem "Atenção: número de itens máximo atingido", e abortará o processo. Se for "Paginada", também será desconsiderado o limite máximo de 50 itens por nota, e emitirá nota única com "n" páginas. Em ambas as situações o sistema validará se o modelo da nota não é romaneio, pagamento de convênio e nota de perdas via Balanço com Confronto.

      É possível também realizar determinadas configurações de impressoras específicas para a impressão de determinados processos do sistema. Veja maiores informações no final do manual do programa de Cupom Fiscal.

Entradas

      Esta guia é utilizada para realizar a configuração dos parâmetros de entrada de mercadorias no sistema.

  • Atualizar preços NF de compra: Este campo deve ser marcado sempre que a farmácia desejar que o sistema atualize os preços automaticamente no lançamento de notas fiscais de compras. Marcando somente este campo, os preços somente serão atualizados caso houver aumento de preço. Em caso de redução, o valor do produto não será alterado.

Onde atualizar?

    • Atualizar preços somente na filial logada: Quando selecionada essa opção, ao dar entrada de alguma nota fiscal de compra, os preços dos produtos serão atualizados somente na filial que o usuário está logado para lançar a nota.
    • Atualizar preços em todas as filiais: Quando selecionada essa opção, ao dar entrada de alguma nota fiscal de compra, os preços dos produtos serão atualizados em todas as filiais.
    • Atualizar preços na filial logada e nas filiais do grupo: ao selecionar essa opção, ao efetuar a atualização de preços atualizará na filial logada e nas demais lojas que estão vinculadas ao grupo que ela pertence. Lembrando que o cadastro destes grupos é realizado no programa "Cadastro de Grupo de Filiais".

Atualizar também?

    • Atualizar preços para baixo: Marcar este campo caso a farmácia desejar que o sistema atualize os preços dos produtos também para baixo quando houver alteração, caso contrário, somente serão atualizados quando houver aumento de preço.
    • Atualizar produtos em promoção: Marcar este campo caso a farmácia desejar que o sistema atualize os preços dos produtos em promoção. Não é recomendado marcar este campo caso a farmácia trabalhe com tabloide, visto que os valores estão impressos, e qualquer diferença poderá causar problemas à farmácia.

Observação: Quando o parâmetro "Atualizar Preço NF de Compra" estiver marcado será considerado a parametrização "Produto com PMC", presente no Cadastro de Produto. Assim, a alteração será de acordo com a marcação do campo "Produto com PMC":

    • Quando estiver desmarcado:
    • Ao alterar o "Preço de Venda", será recalculado o "Preço de Custo". A Margem de Lucro ("%lucro") será mantida.
    • Ao alterar o "Preço de Custo", será recalculado o "Preço de Venda". A Margem de Lucro ("%lucro") será mantida.
    • Quando estiver marcado:
    • Ao alterar o "Preço Venda", será recalculado a "Margem de lucro (%lucro)". O Preço de Custo será mantido.
    • Ao alterar o "Preço Custo", será recalculado a "Margem de lucro (%lucro)". O Preço de Venda será mantido.
  • Lançar contas a pagar na entrada por transferência manual: Marque este campo se desejar gerar um título a pagar na entrada de mercadorias oriundas de transferências entre filiais.
  • Utilizar pré-entrada de Mercadorias/Check-in de Produtos?: Marcando este campo, todas as entradas de mercadorias serão lançadas nos programas "Pré-entrada de mercadorias" e "Importação NF-e e Faturamento" (Em check-in de Produtos) para que sejam conferidas e liberadas para o estoque da farmácia.
    • Quando desmarcado, somente as notas que possuírem produtos controlados serão lançadas para a conferência. Todos os itens da nota serão listados, mas o check-in será obrigatório apenas para os controlados.
  • Conferir ICMS ST - GNRE na importação de NF-e: quando estiver marcado, o sistema identificará o valor da GNRE e distribuirá conforme regra de três para todos os itens com substituição tributária.
    • Quando a nota for importada pelo programa "Importação NF-e", o usuário deverá confirmar os valores rateados através do programa "FAT112 - Alteração de notas" e realizar os ajustes conforme a necessidade.
    • Ao importar a nota pelo programa "Importação NF-e e Faturamento" se for identificado divergência de GNRE, a nota ficará sinalizada com a pendência "P6-Divergências de GNRE" e o usuário deverá realizar os ajustes no programa "GNRE".
    • Caso esteja desmarcado o sistema apenas identificará o valor da GNRE e fará o rateio conforme regra de três para todos os itens com substituição tributária.

ATENÇÃO: As ferramentas de "Importação NF-e (IMP121)" e "Pré-Entrada de Mercadorias (IMP131)" estarão disponíveis por tempo limitado, pois serão substituídas pelo processo centralizado do programa "Importação NF-e e Faturamento". Caso tenha dúvidas sobre a utilização do mesmo, entre em contato com o Suporte Técnico.

  • Efetuar verificação dos títulos ao importar NF-e: quando este parâmetro estiver configurado ao realizar a importação de uma NF-e através do programa Importação NF-e, não permitirá lançar boletos em notas que estão como processadas, e obrigará ao usuário lançar o título quando o mesmo não tiver no arquivo .xml.
  • Acusar mensagem em NF-e com "Encargo/Desconto Financeiro" acima de: por padrão já apresenta configurado a tolerância de até R$ 5,00, podendo ser alterado conforme a sua necessidade, e ao configurar este campo quando o sistema efetuar o rateio da diferença do título com o valor total da nota fiscal, verificará se o resultado da diferença é maior que o informado neste campo, questionando se deseja continuar o lançamento. Observamos que será permitido informar o valor até R$ 99,99.
  • Pendências: Através desta configuração de pendências, a filial pode definir se tais situações devem ser consideradas pendências ao importar notas de entrada, e se devem bloquear o faturamento da nota até serem ajustadas:
    • Produtos com Variação Maior que 20% ("P2")
    • Produtos Ativados Automaticamente ("P3")
    • Divergência no Check-in de Produtos ("P7") - Para esta situação, a filial poderá definir apenas se bloqueará ou não o faturamento da nota, pois esta divergência sempre será considerada uma pendência a ser ajustada.

      Na primeira coluna será definido se usará ou não a pendência, caso use, o primeiro campo deverá permanecer como SIM. Na segunda coluna será definido se a pendência bloqueará ou não o faturamento da nota, se SIM, a nota será faturada somente após o ajuste da pendência.

Vendas

      Esta guia é utilizada para realizar a configuração dos parâmetros de venda de mercadorias no sistema.

1. Geral

  • Cliente Balcão: O código de cliente informado neste campo será considerado o cliente padrão para as vendas à vista realizadas para clientes não cadastrados na farmácia. A utilização deste cliente gera agilidade à farmácia nesta modalidade de venda, visto que o sistema já traz este cliente informado automaticamente na tela de vendas ao abri-la.
  • Salto final: Na utilização de controle interno, o usuário pode configurar o salto final da impressora, ou seja, quantas linhas após impresso o controle deve saltar para fazer o picote do papel.
  • Sistema de Fidelidade: Informar o valor e a quantidade de pontos o cliente receberá no sistema de fidelidade em suas compras.
  • Para cálculo do limite de crédito utilizar: Selecionar a fonte que deseja para calcular o limite de crédito dos clientes. A opção de Contas a Receber permanece sempre marcada não podendo ser alterada. O usuário tem a opção de controlar, além do contas a receber, os cheques pré-datados de seus clientes. O cartão de crédito não está sendo considerado pois neste caso a operadora é a responsável pelo pagamento dos títulos à farmácia, não havendo inadimplência.
  • Limite mês p/ cobertura de ofertas: nesse campo deverá informar o valor total, ou seja, do limite estipulado para cobrir as ofertas.

Observação: A partir do release 150.0 a cobertura de ofertas não é aplicável em venda concomitante para aquelas farmácias que trabalham com venda diretamente em Cupom Fiscal.

  • Senha/Biometria do Cliente: para as farmácias que trabalham com a autorização por Senha/Biometria, e que desejar que os clientes e dependentes também autorizem suas compras nesse campo deverá configurar se a autorização será "Somente na Finalização da Venda" ou "Somente na Pré-Venda/Orçamento".
    • Pré-Venda/Orçamento: essa condição virá marcada por padrão, quando selecionada a autorização do Cliente/Depende será solicitada na pré-venda ou no orçamento, quando a mesma tiver a forma de pagamento a prazo ou cheque.
    • Finalização da Venda: quando selecionada essa opção a autorização do Cliente/Dependente somente será solicitada na finalização da venda, ou seja, na baixa da pré-venda/orçamento no programa "Caixa On-line" (Lançamentos > Caixa).

Importante! Mesmo com a configuração marcada "Somente na Pré-Venda" poderão ocorrer situações onde será necessário o cliente/dependente autorizar novamente na finalização da venda, tais como: venda direta (sem orçamento ou pré-venda); e alteração da condição de pagamento no "Caixa On-line".

  • Informar lote na pré-venda: quando clicados sobre esse menu será apresentado as seguintes opções:
    • Sim: Sempre será solicitado e terá o mesmo funcionamento quando antiga opção "Não solicitar lote/vencimento na pré-venda" estava desmarcada. Com isso, se este parâmetro estiver desmarcado, ao realizar atualização, ela virá por padrão marcada;
    •  Não, se T.E.: Não será solicitado lote/vencimento, desde que a venda seja do tipo tele-entrega (checkbox de tele-entrega marcado na hora de informar o item). O funcionamento será igual ao atual se o "Não solicitar lote/vencimento na pré-venda" estiver mercado. Tanto que se tiver marcado, ao atualizar, esta opção já virá selecionada. Assim como na opção "Não", esta opção irá validar se a loja trabalha com conferência de itens (guia Caixa > menu Conferir Itens na Pré-Venda). Porém, além da opção "Sempre", também será aceito a opção "Somente Tele-Entregas";
    •  Não: Nunca será solicitado lote/vencimento na pré-venda, independente se for ou não tele-entrega.
      •  Observação: Para marcar este parâmetro a opção "Conferir Itens na pré-Venda" da aba "Caixa" deverá estar como "Sempre". Já que se não informar na pré-venda deverá ser informado na conferência do caixa online.
        •  Caso não estiver configurado, ao tentar gravar, será abortado o processo e a seguinte mensagem será exibida: "Somente será possível deixar de informar o lote/vencimento na pré-venda se a mesma tiver conferência, revise a configuração da aba Vendas/Caixa [OK]".

        •  Caso estiver configurado para não solicitar lote/vencimento na pré-venda e alterado a configuração de conferência para uma não permitida, também será abortado o processo e exibido a mesma mensagem citada anteriormente.
        •  Caso a opção selecionada seja "Sim", não será validado a conferência de itens na pré-venda, pois a conferência é um processo a parte e não depende da solicitação de código de barras.
  • Pedir quantidade na venda: Marcar este campo caso a farmácia desejar que na venda de cada item o sistema solicite ao vendedor a quantidade do produto vendida. Caso desmarcado, irá adicionar o item na fita detalhe sempre com quantidade igual a 1 (um).
  • Repetir itens na venda:
    • Se MARCAR essa opção o sistema lançará um produto por linha, ou seja, se o usuário passar dois (02) "Medicamento X" ficará um em cada linha do cupom;
    • Se DESMARCAR essa opção somará as quantidades do "Medicamento X" numa única linha acumulando as quantidades vendidas.

Importante! Quando a farmácia for versão PAF o sistema sempre considerará essa opção como marcada independente de como está parametrizado no programa.

Observação: Caso a opção "Aceitar Múltiplos Vendedores" estiver marcada o sistema lançará um produto por linha, desconsiderando a parametrização realizada pelo usuário, isso ocorre devido ao cálculo das comissões.

  • Sair descrição do item na venda: Desmarcar este campo caso a farmácia desejar que no controle interno saia somente a numeração de controle e o valor da venda. (Verificar legislação do PAF-ECF)
  • Pedir desconto por item: Marcar este campo caso a farmácia autorizar o vendedor a aplicar um percentual de desconto a cada item vendido, sendo percentual máximo permitido o configurado na condição de pagamento.
  • Permitir redução descontos promoção/tabloide: Marque essa opção para que o sistema permita reduzir, quando desconto por item, os descontos lançados automaticamente como promoção ou tabloide para o cliente.
  • Iniciar pelo desconto mínimo promoção/tabloide: Marque essa opção para que o sistema inicie os descontos dos produtos em promoção/tabloide pelo desconto mínimo, esse desconto é estipulado no programa "Cadastro de Produtos".
  • Pedir Confirme Impressão na Venda: Marcar este campo caso desejar que o sistema solicite a impressão da nota fiscal ao usuário.
  • Cartão pré-venda: Marque este campo caso a farmácia utilize cartões de controle de pré-venda, que é entregue ao cliente para apresentação no caixa da farmácia.
  • Emitir controle pré-venda: Se a farmácia desejar emitir um controle na pré-venda, marque este campo e este controle será impresso na impressora configurada para o controle interno.
  • Verificar títulos em atraso na venda: Marque este campo caso desejar que o sistema avise o colaborador quando o cliente e/ou convênio possui títulos em atraso.
  • Nova venda sem verificação da anterior: Marque este campo caso desejar fechar um venda já iniciada sem que o sistema solicite confirmação ao usuário. Recomendamos deixar este campo desmarcado, pois o usuário pode clicar sem querer e acabar perdendo todos os dados digitados.
  • Bloquear venda de produtos com lote vencido: ao marcar esse parâmetro não será possível vender produtos com lote vencidos, caso o usuário tente inserir o produto na fita detalhe apresentará uma mensagem informativa apresentando o número do lote.
  • Imprimir o Desconto no final do Cupom?
  • Mostrar mensagem de produtos: Informe este campo para que quando o produto possui mensagem cadastrada, esta seja exibida no ato da venda do item.
    • Quando a filial for gerenciada pelo PlugPharma, essa opção permanecerá desabilitada e já marcada por padrão, para que sempre que existirem produtos na venda que possuírem vínculos com PBM's, as mensagens sejam apresentadas aos usuários.
  • #CEST#NCM#NOME do produto no ECF: Ao marcar este campo, para produtos com tributação dos tipos: "Substituído", "Tributado", "Isento", "Não Tributado" ou "Outros", no cupom fiscal, no nome do produto, sairá também as informações CEST e NCM, seguindo o formato: #CEST#NCM#NOME DO PRODUTO. Quando a tributação for do tipo "Serviço ISS", será informado apenas o nome do produto.
    • O CEST será carregado de acordo com as configurações tributárias, os 00 (zeros) à esquerda serão considerados e gerados. O NCM será carregado no cadastro do produto, a exceção do NCM não será considerada.
  • Mostrar consulta rápida dos produtos na venda: Ao marcar este campo o sistema habilita uma consulta rápida dos produtos na tela de venda. Nesta tela de consulta rápida são exibidas apenas as informações essenciais ao vendedor na venda. Por este motivo foram retiradas todas as abas de consulta de produtos, exceto a consulta por código de barras. Nesta tela somente são exibidas as informações referentes ao produto selecionado na tela de vendas, não sendo permitida a consulta de outros produtos. Todas as configurações de controle de acesso são mantidas, ou seja, são as mesmas configuradas para o programa de Consulta de Produtos.
  • Aceitar arredondamento na venda: Ao marcar esta opção é permitido ao usuário realizar o arredondamento do valor final da nota fiscal. Atenção! esse arredondamento será possível dentro do percentual que estiver configurado na condição de pagamento em que está sendo realizada a venda, ou seja, se a venda estiver sendo feita "à vista" e o máximo permitido for 5%, o arredondamento aceitará este mesmo percentual de desconto.
  • Aceitar arredondamento somente dos centavos: Quando marcada esta opção, o sistema permite arredondar o valor final da venda apenas na casa dos centavos. Ainda assim, permite somente caso os centavos arredondados não ultrapassarem o percentual máximo da condição de pagamento.
  • Controlar comissão de vendas pagas por tipo de produto? Marque este campo somente se a farmácia controla a comissão dos vendedores pelo recebimento (vendas pagas) e ainda deseja emitir o relatório destas comissões por tipo de produto, caso contrário, deixe este campo em "branco".
  • Deduzir estoque de produtos em pré-vendas? Selecionando este campo, todas as vezes que forem efetuadas consultas de produtos na venda, o sistema pegará o estoque real e deduzirá a quantidade deste item que está em pré-venda para serem finalizadas. Com isso o vendedor ou televendas terá sempre o estoque disponível para ser vendido de determinado item. Ex.: item com 10un no estoque e com pré-venda de 3un, no momento em que outro vendedor ou televendas consultar esse item, aparecerá estoque com 7un, mesmo que a pré-venda ainda não tenha sido finalizada. Se a pré-venda for "cancelada" essa reserva de mercadoria também é cancelada, retornando ao estoque.
  • Gravar estatística de compra para vendas à vista?: Desmarque esta opção para não gerar informação de pós-venda aos clientes que comprarem somente à vista.
  • Pedir senha do vendedor ao iniciar venda?: Marque esta opção se desejar que, sempre que uma venda for iniciada, seja solicitado o código e a senha do vendedor que está fazendo o lançamento. Para editar uma pré-venda/orçamento, é necessário informar o vendedor da pré-venda/orçamento original e sua senha. Dessa forma, garante-se que um vendedor não edite uma pré-venda feita por outro.
  • Aceitar múltiplos vendedores na venda?: Marque esta opção para efetuar vendas com mais de um vendedor na mesma nota fiscal. Assim é possível efetuar vendas de perfumarias e medicamentos, por exemplo, na mesma nota e calcular as comissões da perfumista e do balconista corretamente, sem a necessidade de lançar notas fiscais separadas. Para isso, é necessário executar um processo manualmente, por isso deve-se entrar em contato com a SoftPharma agendando um horário.
  • Imprimir o contrato de autorização de débito na ECF/NFC-e: Marcando essa opção, o sistema imprime anexo ao Cupom Fiscal, o texto do Contrato de autorização de débitos do Cadastro de Convênios.
  • Comissão diferenciada para promoção/tabloide: marque essa opção quando desejar efetuar o pagamento de comissão diferenciada para produtos que estão em promoção/tabloide, tem por objetivo aumentar as vendas quando inserir produtos em tabloides/promoções e pagar uma comissão maior para os vendedores que atraírem mais clientes, incentivando mais vendas. E diminuir perdas ao reduzir a comissão de produto que entram em Promoção/Tabloide com a finalidade de atrair o cliente para a loja, não deixando lucro.
  • Exigir senha em Retorno Cliente/Cancelamento Vendas: marcar esse campo quando desejar a liberação dos retornos de clientes/Cancelamento Vendas através de Senha/Biometria do Colaborador, este campo somente estará habilitado quando no campo "Controle de Liberações" (Parâmetros > Parâmetros <Aba Controle Filial>) estiver marcada uma das opções "Senha do Colaborador" ou "Biometria do Colaborador". 
  • Exigir autorização do gerente para liberar ECF: quando este parâmetro estiver configurado, e houver um cupom truncado na Impressora Fiscal, ao efetuar o próximo cupom o sistema solicitará autorização do gerente através de código e senha do colaborador.
  • Solicitar CPF/CNPJ do consumidor na venda cupom fiscal: marque este parâmetro para fins de solicitar os dados do consumidor ao finalizar a venda via cupom fiscal, lembrando que quando exigido pelo Estado este campo será configurado automaticamente e desabilitado em atendimento ao Ato Cotepe - PAF-ECF.
  • Solicitar endereço do consumidor na venda: marque este parâmetro para fins de solicitar os dados do endereço consumidor ao finalizar a venda via cupom fiscal.
  • Solicitar dados do consumidor em pré-venda e orçamento: este campo permite a solicitação dos dados dos campos dois parâmetros anteriores no balcão de venda, agilizando o processo do caixa.

2. Receitas

      Nesta aba, o usuário definirá quais imagens e como as mesmas serão coletadas para enviá-las ao Silo Digital. Observamos que, esta é uma funcionalidade do produto Silo; logo, o mesmo deve estar liberado para que a farmácia usufrua desta funcionalidade.

  • Coletar imagens de receitas de medicamentos quando?: Neste campo será definido o momento em que a imagem será coletada, através das opções:
    • Silo Digital: Selecionando esta opção as imagens serão coletadas e confirmadas apenas no Silo Digital. Tanto na pré-venda como na venda, não solicitará anexo.
    • Pré-venda: Nesta opção, as imagens serão coletadas na pré-venda. Apenas imagens de documentos como o cupom fiscal do Farmácia Popular (que é emitido na venda) será solicitado após a finalização da mesma.
    • Venda: Nesta opção, as imagens serão coletadas na finalização da venda, sendo chamado pela própria tela de venda.
  • Coletar imagens de receitas em: Neste campo será definido quais itens deverão ter suas imagens coletadas para o controle no Silo Digital. Desta forma, será solicitado anexo somente na venda selecionada aqui.
    • Vendas de psicotrópicos: Solicitará imagens para itens com controle especial.
    • Vendas de antibióticos: Solicitará imagens para itens antimicrobianos.
    • Vendas em Farmácia Popular: As imagens serão solicitadas apenas para itens do programa Farmácia Popular. Nesta opção, será solicitado a receita e os documentos necessários na pré-venda e na finalização da venda será solicitado o cupom fiscal.
  • Solicitar confirmação da imagem do farmacêutico: Este parâmetro definirá a necessidade da confirmação do farmacêutico para a replicação da imagem ao Silo, quando o usuário logado não for farmacêutico.
    • Sim: Quando a opção "Sim" estiver selecionada, ao coletar a imagem, o sistema solicitará a confirmação do farmacêutico. Se confirmado, a imagem ficará com o status "Aprovada" e será enviada ao Silo. Caso a senha não seja informada, a venda será finalizada e a imagem deverá ser aprovada posteriormente no Silo Digital. Quando o colaborador estiver configurado como farmacêutico, não será solicitado esta confirmação.
    • Não: Quando a opção "Não" estiver selecionada, será solicitado apenas se a imagem está ou não legível.

      Os campos abaixo servem para controlar o plug-in do Scanner, definindo a forma que a imagem será visualizada e escaneada, no momento de coletar as imagens.

  • Lista de Dispositivos: Serão listados os dispositivos/scanner configurados no terminal ou na rede. Ao selecionar um, o mesmo ficará registado, para que o mesmo seja enviado para o plug-in posteriormente. Sua marcação não será obrigatória, pois se não for informado aqui, será possível selecioná-lo manualmente no momento da venda.
  • Pré-visualizar Imagem Scanner: Marcando este campo, será aberta a tela de visualização do Scanner antes de escanear. Quando o campo estiver desmarcado, irá direto para o escaneamento.
  • Escala de Cor: Neste campo terá as opções de cor: Preto e Branco; Cinza; Colorido. Quando o campo "Pré-visualizar Imagem Scanner" estiver desmarcado, o usuário poderá selecionar qualquer uma das opções. Caso esteja marcado, o campo permanecerá bloqueado, pois a visualização e seleção será realizada na hora de escanear.
  • Resolução: Este campo estará liberado quando o campo "Pré-visualizar Imagem Scanner" estiver desmarcado. Nele, serão disponibilizadas as opções de resolução: 75, 100, 200 e 300.
  • Testar Dispositivo: Servirá para que o visualizar as configurações realizadas ficaram adequadas para o escaneamento. Ao pressioná-lo, é aberto uma tela para que seja selecionado o dispositivo.

Estoque

      Esta guia é utilizada para realizar a configuração do estoque de mercadorias da farmácia, geração de curva ABC, promoções, etc.

  • Controle de Estoque Negativo: Nesse grupo será possível selecionar as seguintes opções:
    • Aceitar Estoque Negativo por Grupos Principais: Ao clicar sobre esse campo o usuário poderá selecionar qual ou quais grupos principais de produtos deseja aceitar a venda com estoque negativo. 
      • Observação: Essa opção é utilizada principalmente para que o usuário possa optar por fazer o balanço de alguns grupos de produtos, deixando apenas marcado para vender com estoque negativo, os grupos de produtos que não realizaram o balanço, podendo optar por realizar o balanço em um momento mais apropriado. 
    • Pedir senha para Estoque Negativo: Marque este campo caso o usuário desejar que no ato da venda o sistema solicite senha de liberação para permitir a venda de itens com estoque abaixo de zero.
  • Percentual utilizado na curva ABC: Informar o percentual de giro de produtos utilizado para o cálculo da curva ABC de produtos, sendo que o sistema já traz como padrão os percentuais de A: 50% B: 30% C: 20%, obrigatoriamente a soma dos percentuais deve fechar em 100%.
    • Estes percentuais informados aqui valem somente como sugestão para a hora da geração da curva ABC, porém, caso o usuário desejar, no momento de efetuar a geração da curva, esses valores podem ser alterados normalmente.
  • Zerar automaticamente as promoções vencidas?: Ao marcar esta opção, ao acessar o sistema e identificar que existem promoções vencidas, o sistema zera automaticamente as promoções, sem abrir a tela solicitando ao usuário a ação a executar.
    • Somente nesta filial: Selecione esta opção caso desejar que as promoções sejam zeradas automaticamente somente nesta filial que está configurada.
    • Em todas as filiais: Selecione esta opção caso desejar que as promoções sejam zeradas automaticamente em todas as filiais ao acessar o sistema e identificar que existem promoções vencidas. Esta deve ser utilizada quando existe um responsável na rede que faz o controle de preços a consumidor, promoções, etc.
  • No controle de lotes, forçar a dispensa dos itens mais antigos: Quando marcada essa opção, no momento da venda, o sistema sempre irá verificar se o lote que está sendo dispensado é o mais antigo daquele produto. Se não for, dá mensagem ao usuário e pede confirmação da venda do lote mais novo.
  • Exige pelo menos um código de barras válido pro produto: Quando marcado, o sistema aceitará apenas código válidos para o cadastro dos produtos.
  • Filial responsável pelo agendamento/execução do processamento automático da Curva ABC: Neste campo, deve ser informado a filial que ficará responsável por configurar e executar o processamento automático da Curva ABC. Apenas uma filial pode ser selecionada. No caso de Redes, a filial selecionada é que ficará responsável pelo agendamento da geração da curva ABC para toda Rede.

Caixa

      Esta guia é utilizada para realizar a configuração dos recebimentos, autenticações e outras relacionadas ao caixa da farmácia.

  • Autenticação em Caixa: Utilizada nas farmácias que desejam fazer autenticação de água, luz e telefone e possuir uma impressora para impressão da autenticação do título. A configuração dos totalizadores (no caso de impressora fiscal) deve ser feita pelo programa Configuração ECF. (Verificar legislação do PAF-ECF)
  • Posição da matrícula no código de barras para recebimento de Água, Luz e Telefone: Informar a posição da matrícula no código de barras das contas de Água, Luz e Telefone para que no ato do recebimento (leitura do código de barras) o sistema consiga identificar a matrícula do cliente neste código de barras e possa imprimir um relatório de conferência de todas as contas recebidas no período.
    • Para informar onde se encontra a matrícula seguir essas instruções: O sistema está solicitando 3 campos, exemplo: 30:10:09 onde temos no 1º campo(30) a posição inicial do código de barras onde começa a matrícula, o 2º campo(10) é quantos dígitos a matrícula possui e o 3º campo(09) é o digito verificador da matrícula que se não informado, o sistema NÃO lerá este campo e se informado o sistema lerá este campo juntamente com a matrícula. Para não ler o 3º campo basta informar 00.
  • Autenticação em Contas a Receber: Selecione esta opção quando a farmácia utiliza recebimento de títulos ou boleto bancário de outras empresas que não seja de Água, Luz ou Telefone. A configuração do totalizador de recebimento de títulos deve ser feita pelo programa Configuração ECF. (Verificar legislação do PAF-ECF)

Observação: Indiferente se o cliente pertencer ao PAF-ECF ou não, se estiver devidamente configurado par impressão "Fiscal" imprimirá o registro de suprimento.

  • Vias: Informe a quantidade de vias em que deseja emitir os cupons de autenticação de títulos do contas a receber.
  • Controle de Sangria de Caixas: na tabela abaixo deverá informar os valores para fins de controle de sangria
  • Exibir mensagem informativa: o sistema exibirá uma mensagem informativa que o caixa está com valor "X", para informar esse valor deverá dar duplo clique com o mouse na linha.
  • Bloquear operações no caixa: o sistema irá bloquear as operações quando o valor em caixa for igual ao estipulado nessa linha, dessa forma o usuário deverá efetuar a sangria do caixa para continuar as operações, para informar esse valor deverá dar duplo clique com o mouse na linha.
  • Vias adicionais Sangria/Suprimento: nesse campo deverá informar o número de vias adicionais que deseja imprimir quando efetuar a Sangria ou Suprimento no caixa, ao informar 0 (zero) imprimirá somente a via padrão do sistema.
  • Controle de Restrição Abertura/Fechamento de Caixas: Este menu é composto pelas seguintes opções: 
  • Todos: Quando marcado selecionará todas as opções do menu e realizará a verificação tanto na Abertura do Caixa quanto no Fechamento do mesmo.
  • Na Abertura do 1o. Caixa Verificar Caixas Abertos no Dia Anterior: Quando marcado este campo, realizará a verificação se existem outros caixas diários abertos (para todos os usuários, terminais ou caixa geral).
  • No Fechamento, Verificar Pendências de NFC-e do próprio Caixa: Quando marcado este campo, o sistema verificará se há NFC-e com status de TimeOut ou Rejeitada vinculada ao Caixa Diário.
  • Conferir itens na pré-venda? Selecione se é para o sistema solicitar a conferência dos itens antes de baixar uma pré-venda. O sistema permite que a farmácia configure o sistema para nunca conferir os itens, sempre conferir, somente vendas tele entregas ou somente vendas que não são tele entregas.
  • Controlar de Caixa diário: Selecione a forma que deseja controlar a abertura e fechamento dos caixas diários de sua farmácia:
    • Geral (somente 1 caixa): Deve ser utilizada quando a farmácia possui apenas um terminal de caixa na farmácia e não precisa manter mais de um aberto ao mesmo tempo;
    • Por terminal (mais de um caixa): Deve ser utilizada quando a farmácia controla os caixas por terminal e precisa manter mais de um caixa aberto ao mesmo tempo, pois possui mais de um terminal de caixa na farmácia;
    • Por usuário do sistema: Permite que a farmácia faça o controle dos caixas diários da farmácia por usuário do sistema e não por terminal. Para modificar a forma de trabalho, não deve existir nenhum caixa aberto na farmácia. Caso houver algum, o sistema mostra uma mensagem e abre um arquivo informando os caixas que estão abertos e devem ser fechados para ativar o processo. Maiores informações no programa Abertura/Fechamento de Caixa.
  • Controle de Fechamento de Caixa por: nesse campo poderá selecionar se o fechamento de caixa poderá ser controlado por "Mapa de Caixa", "Confirmação de Posse" ou "Confirmação de Posse por Usuário".
    • Quando a farmácia trabalhar por confirmação de posse e com valor fixo de abertura, será contemplada a transferência de valores de forma a não prejudicar o processo de trabalho com caixa por confirmação de posse. Na abertura do caixa diário é realizada a entrada de dinheiro no caixa diário e saída do caixa financeiro, e no fechamento do caixa não é feita a saída automática de valores do caixa diário e entrada no financeiro.
  • Abrir gaveta de dinheiro: Marcar este campo caso a farmácia tenha impressora fiscal e gaveta automática de dinheiro, e no final da venda o sistema irá abri-la.
  • Pedidos on-line simular venda completa: Marque este campo caso a farmácia desejar que o caixa finalize a venda sem que haja necessidade de confirmar os dados lançados pelo vendedor, somente com a confirmação do pagamento do cliente.
  • Permitir recebimento com TEF somente controle: esta opção é marcada por padrão afim de que o usuário também possa efetuar baixas de títulos através do TEF Controle, caso o usuário não desejar mais receber em "TEF somente controle" deverá desmarcar essa opção.
    • O novo campo estará habilitado somente quando o produto TEF estiver liberado e houver TEF configurado no sistema.
  • Solicitar senha ao reabrir o caixa diário? Marcando esta opção, na reabertura de caixa é solicitada a senha do usuário que realizou o fechamento do mesmo. Esta opção é usada para que somente o usuário que fechou o caixa tenha acesso a reabri-lo e somente fica habilitada quando utilizado controle de caixa por terminal.
  • Mover resultado (DINHEIRO) da auditoria para o próximo caixa: Com esta opção marcada, ao abrir um novo caixa para o usuário/terminal, o sistema traz automaticamente o valor final em dinheiro da auditoria de caixa como valor de abertura para o novo caixa.
  • Realizar recarga de celular manual no caixa: Este parâmetro deve ser marcado para controlar os valores recebidos nas vendas de recargas efetuadas manualmente.
  • Ao realizar recebimento de água/luz exigir código de barra válido: Ao marcá-lo, no recebimento de contas de Luz/Água, o sistema verificará se o código de luz informado condiz a fatura emitida pelas empresas Copel/Sanepar. Se sim, realizará a validação do código e se o mesmo corresponder a um código válido, o lançamento será permitido. 
  • Exigir Autorização na Retirada de Valores do  Caixa Diário: Este campo por padrão vem desmarcado e somente poderá ser ativado quando trabalhado no sistema com "Senha/Biometria por Colaborador", e não, por "Senha de Liberação", configurado na aba Controle de Filial no campo "Controle de Liberação". Este campo deve ser marcado para atender as ações de Abertura e Fechamento de Caixa no qual diz respeito a retirada de valores do caixa diário.

Observação: Caso o sistema esteja configurado para "Utilizar Sehas de Liberação", ao marcar o campo "Exigir Autorização na Retirada de Valores do Caixa Diário", será exibida a seguinte mensagem: "Para usar a configuração 'Exigir autorização na retirada de valores do Caixa Diário' marcada é preciso trabalhar com 'Controle Liberação' diferente de 'Utilizar Senhas de Liberação'".

  • Utilizar Auditoria de Caixa por Consolidação Diária/Rede: Este parâmetro estará disponível quando a loja possuir o produto "105-Auditoria de Caixa Financeiro" e trabalhar com controle de confirmação de posse. Esta configuração será por filial e deverá ser MARCADO quando a loja desejar gerenciar de uma forma mais consolidada o processo de auditoria de caixa. Ao marcá-lo, o programa "Auditoria de Caixa", apresentará opções, informações e funcionalidades mais abrangentes.
  • Exigir que usuário supervisor/gerente autorize a troca de modalidade de pagamento: iNo processo de fechamento de caixa diário é possível realizar a troca de modalidade de pagamento (dinheiro por cheque, dinheiro por cartão). Ao selecionar esse parâmetro, esta troca somente poderá ocorrer mediante autorização (senha/biometria) do gerente ou supervisor. Caso esse parâmetro não seja selecionado, o usuário do caixa poderá realizar esta troca de modalidade sem a necessidade de autorização do gerente/supervisor.
  • .
  • Valor aceitável de diferença no caixa: informe um valor máximo aceitável de diferença no caixa.
  • Valor padrão de abertura do caixa: Informe o valor que deseja para a abertura de todos os caixas. O valor configurado neste campo será utilizado para todos os caixas da farmácia. Na abertura desses caixas, não será permitido que o usuário altere esse valor. O valor informado para a abertura de caixa não é gravado enquanto não houver o plano de contas configurado corretamente.
    • Quando a farmácia trabalha com valor fixo de abertura do caixa diário, já é feito o lançamento de saída automaticamente do respectivo valor do caixa financeiro, melhorando o processo de trabalho.

Controle De Filial

      Esta guia é utilizada para realizar o controle da filial, informações referentes à replicação e configuração relacionada à filial depósito.

  • Controlar filial: Marcar este campo caso a farmácia desejar controlar mais de uma filial no banco de dados. Esta opção é utilizada quando há replicação de dados entre as filiais.
  • Esta filial é depósito: Marque este campo somente se a farmácia em questão estiver funcionando como depósito da rede.
  • Filial Administrativo: Marque este campo se a filial em questão é uma filial administrativa. 
  • Receber títulos de outras filiais: Marque este campo caso a farmácia tenha o contas a receber compartilhado em todas as lojas da rede, ou seja, que uma filial possa receber títulos de outras filiais.
  • Lançar CPA (Contas a pagar) na filial logada?: Marcar este campo somente para as empresas que possuem mais de uma filial e utilizam replicação de dados. Dessa forma, quando o usuário baixar uma duplicata do contas a pagar, o sistema lançará na filial "Física/Logada" que está sendo baixada, ou seja, o usuário pode baixar várias duplicatas de todas as filiais e o sistema lançará no financeiro da loja na qual o usuário está logado.
  • Controlar Alçadas em Contas a Pagar: me marcar essa opção permitirá que a farmácia efetue o controle de alçadas no contas a pagar. Atenção: essa configuração é realizada para toda a rede, ou seja, se marcar em uma filial o parâmetro será válido para toda a rede. Deverá configurar também no programa "Plano de contas" (Parâmetros > Configurações) e deverá ser estipulado o valor da alçada que o colaborador está autorizado a liberar no "Cadastro de Colaboradores" (Cadastros > Cadastros de Colaboradores).
  • Obrigar informar Centro de Resultados: nos programas Movimento de fornecedores e Lançamentos de Despesas foram alteradas algumas regras de lançamentos, conforme segue:
    • Quando o produto "61 – Contabilidade Gerencial" estiver desativado, foi removida a pergunta se o usuário deseja desdobrar o centro de resultado do título e não abrirá a tela de desdobramento durante o lançamento de novos lançamentos ou alteração de título;
    • Quando o produto "61 – Contabilidade Gerencial" estiver ativo verificará:
      • Se o parâmetro "Obrigar informar centro de resultado" está desmarcado, então abrirá a tela de desdobramento de centros de custo sem perguntas de confirmação, mas preenchimento dos campos não será obrigatório.
      • Se o parâmetro "Obrigar informar centro de resultado" está marcado, o sistema fará algumas validações específicas para o lançamento das informações de centros de custo, explanaremos a seguir essas alterações.
  • Filial Somente Consulta: Marque para sinalizar a filial somente consulta, ou seja, a filial que será utilizada exclusivamente para consultas. Para esta, não serão lançados novos lançamentos. Quando marcado, na tela de login (ao acessar o sistema) e na tela principal, será apresentada a informação de que a filial é Somente Consulta.
  • Gerar demanda de vendas realizadas entre filiais: quando marcado, ao processar a CURVA ABC, serão consideradas as vendas que foram feitas entre lojas para o cálculo de demanda, a verificação se o cliente da venda é filial ou não, será feito através do CNPJ do cadastro do cliente para com o CNPJ do cadastro da filial. 
    • Essa configuração também será validada no processo de agendamento da Curva ABC.
  • Controle de Liberação: nesse campo é possível selecionar se a farmácia trabalhará com o processo de autorização "Senhas de Liberação" ou por "Senha/Biometria do Colaborador".
    • Senhas de Liberação: essa opção virá marcada por padrão, e se mantiver selecionado o processo de "Senhas de Liberação" continuará funcionando como atualmente.
    • Senha do Colaborador: quando selecionar essa opção as senhas antes cadastradas no programa "Senhas de Liberação" perderão a funcionalidade, e nos programas que antes era solicitada essa a senha será solicitada a "Senha do Colaborador", previamente liberadas no programa "Cadastro de Colaboradores" (Cadastro > Colaboradores).
    • Biometria do Colaborador: e nessa opção as senhas antes cadastradas no programa "Senhas de Liberação" também perderão a funcionalidade, e nos programas que antes era solicitada a senha de liberação agora será solicitada a "Biometria do Colaborador", previamente liberadas no programa "Cadastro de Colaboradores" (Cadastro > Colaboradores). Importante: também haverá possibilidade de permitir que determinado colaborador efetue a autorização via digitação de senha do colaborador.

Observação: Se estiver definido "Senhas/Biometria de Colaborador" e trocar para "Controle de Liberação", o SoftPharma fará algumas validações e desabilitará algumas funções tais como "Solicitar senha do colaborador no Retorno de Clientes" (aba Vendas) e "Solicitar senha do colaborador na Transferência" (aba Transferências). E por sua vez apresentará a seguinte mensagem: "A parametrização do campo Controle de Liberação irá desabilitar os parâmetros 'Solicitar Senha do Colaborador no Retorno de Cliente – Aba Vendas' e 'Solicitar senha do colaborador na Transferência – Aba Transferências'".

  • URL servidor de sequenciamento: Para as farmácias que utilizam replicação de dados deve ser informado o endereço eletrônico de acesso ao PHP do servidor principal para fazer os cadastros de produtos, vendedores, clientes, fornecedores e outros processos que utilizam o servidor principal para pegar o sequenciamento. Caso não informado, as filiais não poderão realizar cadastros.

Cotação

      Esta guia é utilizada para configurar a cotação para as farmácias que utilizam recebimentos em outras moedas, permitindo informar o câmbio do dia. Configurando os valores, o sistema informa ao vendedor os preços dos produtos nas moedas que possuem câmbio definido. Obs.: Esses valores devem ser atualizados diariamente e manualmente.

Transferência

      Esta guia é utilizada para configurar o processo de transferência entre filiais que utilizam o SoftPharma.

  • Transferência em 2 vias: Marcar este campo caso a farmácia desejar emitir notas de transferências em 2 vias.
  • Transferência a preço de custo? A transferência é efetuada a custo médio por padrão, mas se o usuário desejar emitir pelo preço de custo, basta marcar este campo.
  • Lançar transferência automática?: Marcar este campo em empresas que possuem mais de uma filial e a mesma está utilizando replicação de dados. Com este campo marcado o sistema fará a transferência das mercadorias e emitirá a nota de compra automaticamente na filial de destino da mercadoria.
  • Utilizar pré-entrada em transferência automática? Selecionando este campo o sistema lançará todas as entradas por transferência no programa Pré-entrada de mercadoria para que seja confirmada a entrega dos produtos e finalizada a entrada no estoque.
  • Reservar demanda da filial depósito na transferência por romaneio: Ao marcar esta opção o sistema permite à filial depósito reservar a sua demanda no processo de transferência por romaneio, de forma que a quantidade definida não seja transferida para as outras filiais.
  • Solicitar Senha do Colaborador na Transferência: esse campo estará habilitado quando no campo "Controle de Liberações" (Parâmetros > Parâmetros > Aba Controle Filial) estiver marcado uma das opções "Senha do Colaborador" ou "Biometria do Colaborador".

Tele Entrega

  • Usar módulo controle tele entregas? Selecione este campo para usar o módulo de controle de tele entregas. Selecionando esta opção será obrigatório o lançamento de entregas para o motoqueiro e baixa das tele entregas para que as mesmas movimentem o caixa diário. Caso não utilize o módulo, o caixa será movimentado na venda da mercadoria, independente da baixa da tele entrega. Ver mais informações no manual do programa Controle de tele entregas.
  • Controlar venda T.E. com máquina de cartão GPRS? Esta opção deve ser marcada caso a farmácia trabalhe com máquinas móveis de cartão de crédito e com a maquineta fixa no caixa. (este campo estará habilitado somente quando o campo 'Usar módulo T.E.' estiver marcado).
    • Informar dados do cartão somente na baixa da Tele Entrega? Esta opção deverá ser marcada caso a farmácia trabalhe somente com a máquina de cartão GPRS. (este campo estará habilitado somente quando o campo 'Usar módulo T.E.' estiver marcado).
  • Bloquear venda T.E. para cliente Balcão/Especial: quando estiver marcado não permitirá realizar as vendas com tele entrega para os clientes Balcão ou Cliente Especial, apresentando a mensagem informativa de bloqueio, caso queira dar continuidade a essa venda o usuário deverá selecionar um cliente ou cadastrá-lo no sistema.

Controle de Entrega


    • Layout de Impressão: 40 ou 132 colunas, quando selecionada a opção 132 colunas poderá observar que na tela "Entregue" para informar qual motoqueiro será responsável pela entrega o campo "Emitir o endereço de entrega?" será apresentado e bloqueado.
    • Imprimir endereço em duas vias na pré-venda/orçamento: Quando marcado esse campo serão impressas duas vezes o endereço de entrega do cliente, uma via fica na nota fiscal e outra fica para controle na farmácia.
    • Imprimir comprovante na venda em ECF/Térmica NFC-e: Esta opção deve ser marcada para que a cada venda tele entrega, seja impresso um cupom vinculado no ECF com as informações da tele entrega (cliente, endereço, complemento, próximo a, etc.). Ao marcá-lo ficará habilitado o campo:
      • Vias: Informe a quantidade de vias que deseja que seja impresso em cada venda. Por padrão virá sempre preenchido com a quantidade 01(um).
    • Imprimir comprovante de baixa em ECF/Térmica NFC-e: permite a configuração se deseja ou não imprimir os comprovantes de baixa de tele entrega na impressora fiscal em relatório gerencial, lembrando que caso não seja possível imprimir em ECF será impresso em impressora paralela ou vídeo.

Controle de Expedição

    • Layout de impressão: Selecione se deseja a impressão em:
      • 40 colunas
      • 80 colunas
      • A4
      • A6
      • 80mm (também apresentará código de barras)

Observação: Com exceção da opção 40 colunas, ao selecionar qualquer outra opção o campo "Imprimir informações de Tele entrega" será marcado automaticamente.

    • Ordenação: Esse recurso auxiliará o usuário na ordenação de impressão dos itens para o controle de expedição, facilitando a busca pelo item no estoque. Ao clicar sobre esse menu exibirá as seguintes opções:
    • Pré-Faturamento: Essa é a ordem atual e será a opção padrão, tanto na atualização do sistema;
    • Alfabética: Irá ajustar a ordem dos itens para ser impressa na ordem alfabética;
    • Agrupado por Grupo: Irá exibir os itens agrupados por grupo principal. Tanto os nomes dos grupos principais como dos itens serão em ordem alfabética.
    • Imprimir informações de Tele entrega: ao marcar essa opção imprimirá as seguintes informações adicionais: cliente, matrícula, vendedor, e também uma sinalização se houver a impressão do relatório.
    • Imprimir automático ao finalizar pré-vendas: quando marcado esse campo imprimirá o controle de expedição automaticamente ao finalizar a pré-venda, o mesmo relatório que é impresso através do atalho "I" no Caixa On-line/Controle de Tele Entrega.

Informações Importantes!

  • Para farmácias PAF as opções "Imprimir endereço em duas vias na pré-venda/orçamento" e "Imprimir automático ao Finalizar pré-venda" estarão bloqueadas de maneira DESmarcada, para acatar exigências impostas pelo PAF ECF.
  • As farmácias que utilizam T.E. Centralizada, as pré-vendas originadas em outras filiais, os controles de expedição não serão impressos automaticamente, e para visualizar quais são as pré-vendas oriundas das demais filiais recomendamos filtrar vendas somente T.E., e ordenar a coluna T.E.
    • Tele entregas centralizada em qual filial? Se as tele entregas são centralizadas, informar em qual filial é para ser efetivada a venda e emitida a nota fiscal. Esta opção só fica disponível para farmácias que utilizam replicação de dados entre as filiais. A forma correta de utilizar filial centralizadora para as tele entregas é quando a farmácia utiliza o módulo de tele entregas, pois dessa forma, o estoque, os lançamentos de títulos e de caixa e outros lançamentos são feitos no momento em que é feita a baixa da tele entrega e não no momento da venda.

Controle de taxa de Tele entrega

    • Bloquear alteração do preço da taxa de tele entrega: quando esse parâmetro estiver marcado garantirá que o valor da taxa de tele entrega não será alterado pelo usuário. Esse bloqueio será válido para pré-vendas, orçamento, cupom fiscal, NF-e e Nota Manuscrita.
    • Produto relacionado a taxa de entrega: Quando a farmácia deseja cobrar taxa de entrega de seus clientes nas vendas tele entregas, deverá cadastrar um produto e informá-lo neste campo. Dessa forma, em todas as vendas tele entrega será adicionado o produto informado neste campo com seu valor, que será a taxa de entrega cobrada do cliente.

Cobrança de Tele Entregas

      Selecione o modo de cobrança da tele entrega. Pode ser por valor único, por faixa de valores, por horário de venda ou nenhuma das opções:

    • Nenhuma: ao marcar esta opção, não haverá taxa para tele entrega, em todas as situações;
    • Valor único: na venda, a taxa de tele entrega está relacionada ao valor do produto configurado para registrar a taxa na venda. Se houver um valor específico por bairro, este deverá ser utilizado;
    • Faixa de valores: permite configurar o valor da taxa por faixa de valor da venda; Quando selecionada esta opção, será exibido logo abaixo um menu suspenso contendo os campos para configurar o valor da taxa;

Configuração de Faixas de Valores
Esta configuração é utilizada para que a farmácia possa cobrar taxa de tele entrega diferenciada para determinadas faixas de valores de venda. Para utilizar esta funcionalidade, além de configurar as faixas, é preciso ajustar as configurações do Cadastro de bairros.

        • Faixa inicial: indica o valor inicial da faixa para cálculo da tele entrega;
        • Faixa final: indica o valor final da faixa para cálculo da tele entrega;
        • Valor: indica o valor que será cobrado para tele entregas dentro da faixa informada.

Regras para o funcionamento desta funcionalidade

        •  O valor da primeira faixa será 0,01, visto que é o valor mínimo para venda de um produto;
        • O valor inicial de cada faixa deve, obrigatoriamente, ser o valor da faixa inicial + 0,01, não possibilitando lacunas entre uma faixa e outra;
        • Quando não informar valor para a faixa final, automaticamente assume o valor 999.999,99, não permitindo informar nenhuma outra faixa depois desta;
        • Para editar uma faixa, deve-se dar um duplo clique sobre a que deseja alterar, ou selecioná-la e pressionar Enter;
          • Quando a faixa selecionada for a última, somente é permitida a edição da faixa final e valor.
          • Quando a faixa selecionada não for a última, é permitido selecionar apenas o valor;
        • Somente é permitido remover a última faixa cadastrada. Para alterar os campos das faixas anteriores a ultima é necessário excluir as ultimas até alcançar a desejada.
    • Horário da venda: permite configurar o valor da taxa de acordo com o horário. Quando selecionada esta opção, deverá ser configurado o período equivalente a uma determinada taxa de entrega. Logo abaixo deste campo, será exibido um menu para que o usuário informe o horário inicial, horário final e a taxa equivalente a este período.

Importante! Quando a farmácia deseja cobrar taxas de entrega diferenciadas para cada bairro, deve acessar o Cadastro de Bairros e configurar o valor desejado para a taxa de entrega.

      Quando liberado o produto 48-NFS-e para o código da farmácia e configurado o uso desta funcionalidade, o campo "Produto relacionado à taxa de entrega" é chamado "Serviço relacionado à taxa de entrega".

Importante! uma vez configurado para utilizar NFS-e, a farmácia é obrigada a trabalhar com a cobrança de taxa de entrega sendo contabilizada como um serviço da empresa, ou seja, não há como utilizar NFS-e apenas para as vendas de manipulados.

SNGPC

  • Exigir conferência de lançamentos: Marque essa opção se deseja que o sistema fique configurado para que os lançamentos de produtos controlados no módulo SNGPC sejam gerados com situação "pendente", exigindo assim, que o farmacêutico os confira para então alterar a situação do lançamento "pendente" para "liberado".

  • Permitir Cancelamento de Notas com Produtos Controlados/Antibióticos: Essa opção poderá ser marcada somente se existir uma data no campo "Última Movimentação Enviada p/ o SNGPC", pois será a partir desta data que o sistema irá validar se o retorno de cliente será possível ou não, já que é impossível fazer esse processo para movimentações já enviadas ao SNGPC. Quando essa alteração for permitida, será solicitada a senha do farmacêutico (seu código será gravado).
    • Permitirá o usuário selecionar se deseja gerenciar o balanço do SNGPC por “Tipo de Produto” ou por “Lista (Classificação)”;

      • Quando houver troca de opção de Tipo de Produto para Lista ou vice e versa, será solicitada a autorização por senha/biometria do farmacêutico responsável, sendo que este processo será salvo nos logs de alteração do sistema.

      • E se existir balanço oficial “Por Lista”, não permitirá alteração e exibirá a seguinte mensagem: “Esta filial possui pelo menos um balanço completo oficial realizado ‘Por Lista’. Para voltar a trabalhar por Tipo de Produto, os balanços fechados por lista deverão ser estornados”.

  • Imprimir adendos no Balanço Completo: essa opção vem marcada por padrão, e no Balanço Completo gerará as informações referente aos medicamentos  que foram movimentados e estão marcados como Adendos no Cadastro do Produto. Porém algumas vigilâncias sanitárias locais recomendam a não impressão de produtos adendos no Balanço Completo e de Aquisições, caso a sua farmácia não tenha a obrigatoriedade de imprimir os adendos nos balanços deverá desmarcar este parâmetro.

  • Imprimir adendos no Balanço de Vendas: essa opção também vem marcada por padrão, e no Balanço de Vendas gerará as informações referente aos medicamentos  que foram vendidos e estão marcados como Adendos no Cadastro do Produto. Porém algumas vigilâncias sanitárias locais recomendam a não impressão de produtos adendos no Balanço de Vendas, caso a sua farmácia não tenha a obrigatoriedade de imprimir os adendos nos balanços deverá desmarcar este parâmetro.

Observação: Adendo é uma publicação de Lei que faz com que um produto que exceda "x" quantidade em miligramas de uma substância seja tratado pontualmente de forma diferenciada, como por exemplo a receita a ser solicitada é na venda e no livro são diferentes.

  • Exibir Autorização na Venda de Produtos: Marque nesse campo para quais produtos gostaria de solicitar autorização do farmacêutico para realizar a venda.

    • Todos: Se marcado esse parâmetro, ao realizar a venda de medicamentos de Controle Especial e Antimicrobianos, o sistema irá solicitar autorização do farmacêutico para realizar a venda.

    • Controle Especial: Se marcado esse parâmetro, ao realizar a venda de medicamentos de Controle Especial, o sistema irá solicitar autorização do farmacêutico para realizar a venda.

    • Antimicrobianos: Se marcado esse parâmetro, ao realizar a venda de medicamentos Antimicrobianos, o sistema irá solicitar autorização do farmacêutico para realizar a venda.

  • Gerenciar Balanço Completo por: Selecione qual será a forma de filtros utilizados na emissão do relatório de Balanço Completo.

    • Tipo de Produto: Selecione essa opção caso a configuração dos medicamentos a serem impressos no Balanço Completo seja feita através do Tipo de Produto.

    • Lista (Classificação): Selecione essa opção caso a configuração dos medicamentos a serem impressos no Balanço Completo seja feita através da Substância.

      Observação: Apenas será possível alternar entre as opções Tipo de Produtos e Lista caso não haja nenhum balanço completo oficial já emitido para o ano atual. Caso contrário, será necessário primeiro estornar os balanços oficiais do ano atual e somente após alterar a configuração. É necessário que TODOS os produtos do relatório tenham a mesma configuração.

  • Última Movimentação Enviada p/ o SNGPC: Deve ser informada a data que ocorreu o último envio para o SNGPC. Para alterá-la será solicitada a Senha/Biometria do farmacêutico.

  • Licença sanitária: Nesse campo deve ser informado o número da licença sanitária.

Convênios

  • Produto para impressão de Notas convênios SEM produtos: Essa funcionalidade permite que seja informado um produto para impressão de nota convênio sem produtos. Ao selecionar o produto, seu código de barras será carregado e basta clicar em "Gravar" para finalizar a operação.
    • Não será permitido o cadastro de produtos inativos e nem de serviços (uma mensagem aparecerá para informar o usuário que deve escolher um produto de comercialização caso seja selecionado um serviço).
    • A fim de visualizar com maior facilidade e rapidez que se trata de uma nota sem produtos, pode-se colocar no novo campo a informação "Nota para convênio referente a vários cupons fiscais".
  • Títulos de convênio baixar em caixa financeiro da(s):  Selecione aqui nesse campo em qual filial será lançado o pagamento de convênio em caixa financeiro, se será na:
    • Filial Logada;
    • Filiais que possuem movimento – essa virá como opção padrão.
  • Nota convênio com produtos: Apresentará as seguintes opções:

1. Considerar somente vendas em ECF. (Modo padrão) 
 
        2. Considerar vendas em ECF, NF-e, NFC-e, NFS-e, SAT, D1 e M1.

Observação: Ao marcar esta opção, apresentará a mensagem: "Verifique com o seu contador se esta opção pode ser utilizada em seu estado
e qual CFOP e Natureza da operação que deve ser utilizada".

Mediante a este novo parâmetro, o programa "Fechamento de Convênio" se comportará da seguinte maneira:

  • Quando a opção 1 estiver selecionada, nas notas de convênio com produtos, serão carregados somente os produtos pertinentes a vendas ECF.
    • Caso não tenha nenhuma venda ECF registrada no sistema, aparecerá uma mensagem informativa.
  • Quando a opção 2 estiver selecionada, ao emitir notas convênios "Por emissão COM produtos" ou "Por Fechamento COM produtos", serão consideradas as vendas de todos os tipos de documentos mais as vendas ECF que já são geradas na NF.

 Observação: Logo abaixo dos campos é apresentado uma mensagem em vermelho com o objetivo de instruir o usuário quanto a legislação vigente, referente a geração da nota convênio conforme apresentado na imagem abaixo. 






 
 

  • Sem rótulos