Onde você está?
Linx Microvix POS > Funcionalidades > Venda Direta
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A venda direta Venda Direta é assim conhecida por não necessitar da criação dos documentos de Pré-venda ou DAV para concretizar o processo de venda. Para iniciá-la, basta lançar os itens e o sistema exibirá a tela de "Seleção de Operação", na qual deve ser escolhida a opção "Venda".
Para iniciar a operação, selecione o tipo de operação que irá realizar.
Selecionar operação
Caso seja selecionada a opção "Venda", será possível alterar para DAV ou Venda Rápida no ícone ao lado do botão de pagamento.
Alterar operação
Nota | ||
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix Para desabilitar o recurso de ficha é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS e desmarcar os parâmetros "Utiliza DAV" e "Utiliza Pré-Venda". |
Item Promocional
Ao inserir da venda itens em promoção, para que seja possível identificá-los, o sistema os apresentará em negrito.
Destaque do item em promoção
Produto SerialProdutos com código serial podem ser inseridos diretamente na venda através dele, No entanto, caso exista cadastrado algum produto cujo o código corresponda exatamente igual ao do produto serial, no momento da inserção o sistema considerará primeiro o código de barras, posteriormente código de barras sem zero à esquerda, seguido de código do produto e por fim, código de serial. Esse tipo de busca somente será possível se o parâmetro "Buscar produto pelo controle" estiver marcado em Empresa > Parâmetros Globais > POS.
Além disso, ao iniciar uma venda inserindo um produto com controle, ele será automaticamente reservado para que não seja possível vender o mesmo serial em outra venda simultânea. Na tentativa de inserir, o sistema alertará da seguinte forma.
Alerta
Tais reservas poderão ser observadas ou excluídas através dos "Detalhes do Produto", disponível em Suprimentos > Estoque > Produtos > Pesquisa > Listar Itens > Menu de Opções. Na janela exibida, ao clicar em "Últimas entradas de compras/vendas", serão apresentados todos os códigos dos controles disponíveis e reservados.
Controles disponíveis e reservados
SaldoSe em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo Nota Fiscal, o parâmetro "Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque" estiver marcado, o sistema verificará se o produto possui saldo no depósito selecionado na venda e caso não, alertará o usuário com seguinte mensagem.
Alerta
Caso o produto tenha controle serial, após inserir o código, se não houver saldo o sistema emitirá o seguinte alerta.
Alerta serial sem saldo
Nota | ||
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O cancelamento de item é condicionado a uma permissão de usuário, caso esteja desativada, o botão de cancelar item será exibido bloqueado e para prosseguir será necessária a inserção de credenciais de um usuário com as devida autorização.
Inserir credenciais para cancelar item bloqueado
Dica | ||
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O cancelamento de item está condicionado a uma permissão de usuário, para concedê-la acesse Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS > Permissão "Cancelar item". |
Para prosseguir, basta clicar em "Pagamento" e será apresentada a tela com os planos de pagamento disponíveis:
Cartão;
Cheque;
Crediário;
Convênio;
Dinheiro;
Vale-Compras;
Vale-Troca;
Resgate de Pontos.
Nota | ||
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Plano de Pagamento Cartão
Para empresas que não utilizam TEF será necessário informar os campos "Documento, Código de Autorização e NSU" nas vendas com pagamento em cartão, no entanto, para que estejam disponíveis é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais e marcar o parâmetro "Informar NSU e Código de autorização em operações não TEF".
Dados da operação
Além disso, é possível configurar o sistema para obrigar o preenchimento dos campos "Código de Autorização e NSU", basta que em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF".
Os campos de "Vencimento" e "Valor" somente estarão disponíveis para alteração se o usuário em questão possuir as permissões "Alterar data de vencimento das faturas de cartão" e "Alterar valor das faturas de cartão" disponíveis em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS.
Campos bloqueados
Nota | ||
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Aviso | ||
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Informações Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Para informar CNPJ da Credenciadora do Cartão e a Bandeira em PDVs que não utilizam TEF, acesse: Menu > Empresa > Parâmetros Globais > ACESSO RESTRITO > NFC-e/SAT > Faturamento – NFC-e/SAT > Gerais – NFC-e > Parâmetro Informar tags de cartão no NFC-e (Sem TEF). |
Plano de Pagamento Voucher
Para empresas configuradas para utilizar o servidor TEF D-TEF será possível configurar a forma de pagamento "Voucher" para receber as vendas. Para utilizá-lo, basta acessar aba "Cartão" e selecionar a bandeira configurada com operação Voucher.
Bandeiras de voucher
Caso a bandeira selecionada, possua mais de uma forma de pagamento vinculada, débito e voucher, por exemplo, o sistema exibirá as duas para escolha.
Débito e voucher vinculadas
Ao selecionar a opção voucher e confirmar o valor, o pagamento poderá ser finalizado.
Finalizar pagamento
Transação TEF
Nota | ||
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Plano de Pagamento Crediário
Não será possível efetuar vendas para Consumidor Final utilizando a forma de pagamento crediário, ao tentar, o sistema emitirá o seguinte alerta.
Alerta de bloqueio
Além disso, se em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais o parâmetro "Imprimir fatura(s) no POS" estiver marcado, ao finalizar uma venda com esta forma de pagamento, após a emissão do documento fiscal, será exibida a tela de impressão de faturas, através da qual será possível emitir também o carnê de pagamento, duplicatas, contrato do crediário e a ficha de crediário.
Impressão de faturas
Dica | ||
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No POS é possível trabalhar com o Modelo 16 para impressão de carnê, para configurá-lo acesse Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Fr. de Loja > Grupo Pré-Venda, parâmetro "Modelo carnê/vale-compras". Para informações sobre a configuração verifique o tópico Modelo carnê/vale-compras. |
Da mesma forma, se o parâmetro "Imprimir carnê em relatório gerencial", estiver habilitado em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Fr. de Loja, após as impressões de fatura, será emitido o Relatório Gerencial com informações do nome fantasia da empresa, endereço, telefone, código e nome do cliente, saldo para novas compras, data da compra, total, entrada e saldo a pagar, além das informações das faturas geradas.
Plano de Pagamento Cheque
Ao tentar finalizar uma venda com pagamento em cheque para cliente "Consumidor Final", o sistema solicitará a liberação utilizando as credenciais de um usuário supervisor.
Liberar venda para consumidor final
Inserir credenciais
Além disso, nas vendas em cheque, após confirmar o plano de pagamento que será utilizado, devem ser informados os dados de: número do cheque, banco, agência, conta e autorização da garantidora para finalizar a venda.
Dados do cheque
Nota | ||
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Os campos "Banco, Agência, Conta e Aut. Garantidora" são destinados à empresas que trabalham com seguradoras de cheque que garantirão o recebimento. |
Acréscimo em Índice ou Valor
Para a forma de pagamento "Crediário" serão apresentados todos os planos que não estiverem bloqueados para o sistema. Caso algum deles possua acréscimo em índice ou valor, no campo "Valor: R$" será exibido o valor do produto somado ao acréscimo.
Crediário com acréscimo em índice
Crediário com acréscimo em valor e índice
Quando o plano estiver com o acréscimo em valor e em índice, o sistema somará os dois ao valor do produto, ou seja:
- Venda = 67,50 + 6,75 + 10,00 = 84,25.
- Acréscimo em índice = 6,75 (67,50 * 10,01%).
- Acréscimo em Valor = 10,00.
O acréscimo em valor será rateado entre o valor das parcelas. Se o campo "Valor: R$" for alterado para um valor inferior ao valor do acréscimo TAC +1 centavo (neste caso o valor mínimo aceitável é R$10,01), o sistema emitirá o seguinte alerta:
Valor inferior
Nota | ||
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Para mais informações sobre arredondamento de parcelas e configuração de acréscimo por índice e valor, consulte o tópicos Planos de Pagamento. |
Acréscimo ou Desconto do Plano de Pagamento
Planos com acréscimo ou desconto, ao serem aplicados a venda exibirão os valores no campo "ACRÉSC./DESC" da tela de pagamento. O indicativo de acréscimo será acompanhado de um sinal de positivo ("+") e desconto, um sinal de negativo ("-").
Acréscimo e desconto
Para a venda de produtos promocionais é possível bloquear a concessão de desconto advindo do plano de pagamento, para tanto é necessário marcar o parâmetro "Não aplicar índice de desconto do plano de pagamento em itens promocionais" disponível em: Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais. Desta forma, ao realizar uma venda que contenha itens em promoção e itens com valor normal, ao selecionar um plano com índice de desconto, o sistema concederá abatimento somente sobre os produtos que não estejam em promoção.
Resgate de Pontos Fidelidade
É possível utilizar a forma de pagamento "Pontos Resgate" para clientes que possuem cadastro no Microvix ERP com cartão fidelidade configurado. Ao clicar nesta opção será exibida a identificação do cliente, o CPF, o saldo de pontos disponíveis para resgate e a regra de conversão .
Resgate de pontos
Ao clicar no botão "Resgate de Pontos Fidelidade" será exibida uma mensagem informando o valor do vale troca gerado.
Vale gerado para resgate
Ao confirmar o resgate, será apresentada uma mensagem informando que o vale troca foi adicionado a compra como pagamento e o novo saldo de pontos do cliente.
Vale adicionado e saldo
Para que seja possível resgatar pontos, o valor da venda deve ser igual ou superior a quantidade disponível para resgate, caso contrário, o sistema apresentará o seguinte alerta.
Alerta sobre resgate
Nota | ||
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Tabela de Preço
Caso seja selecionada para venda uma tabela que possua planos de pagamento bloqueados, ao selecionar uma forma de pagamento com planos bloqueados, o sistema apresentará uma mensagem e não será possível selecioná-lo.
Tabela de preço bloqueada
Planos de pagamento bloqueados para itens em promoção
Ao realizar uma venda que contenha produtos em promoção, caso seja selecionado um plano de pagamento que esteja configurado com a opção "Permite realizar venda de produtos promocionais" desmarcada, o sistema bloqueará a utilização do plano conforme a imagem abaixo.
Plano de Pagamento bloqueado
Dica | ||
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Liberação Financeira
Durante a finalização da Pré-venda ou do DAV, caso o cliente possua faturas em atraso , o sistema exibirá um alerta informando o código da fatura, o valor, a data de vencimento e a quantidade de dias atrasados.
Liberação
Na Liberação Financeira da operação de Crediário, será apresentado o limite de crédito total do cliente, as deduções referentes às faturas em aberto, o limite de crédito abatido da venda e o crédito restante, no entanto, quando este valor estiver excedido, o sistema apresentará o valor ultrapassado.
Limite excedido
FINALIZAÇÃOApós a escolha/confirmação da forma de pagamento, o sistema realizará a finalização da venda e emitirá o DANFE (NFC-e), o CF-e (SAT) ou o Cupom Fiscal (PAF-ECF) correspondente a operação, considerando o tipo de emissão utilizada pelo usuário para o Microvix POS.
Nota | ||
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É possível realizar a impressão dos comprovantes TEF que correspondem à empresa e o cliente de forma separada, para isso é necessário ativar o parâmetro "Cortar segunda via do comprovante de TEF", disponível: Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais. Desta forma, primeiramente será impresso o comprovante TEF da empresa e logo após o comprovante do cliente. Para empresas que utilizam o PAF-ECF, não será possível realizar o cancelamento do último cupom fiscal, quando o parâmetro estiver ativo. |
Alerta com Link para Ajuste do NCM
Alerta com link para ajuste do GTIN
Alerta de cliente sem cep |
Aviso | ||
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix Para desabilitar o recurso de ficha é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS e desmarcar os parâmetros "Utiliza DAV" e "Utiliza Pré-Venda". |
Item Promocional
Ao inserir da venda itens em promoção, para que seja possível identificá-los, o sistema os apresentará em negrito.
Destaque do Item em Promoção
Produto Serial
Âncora | ||||
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Produtos com código serial podem ser inseridos diretamente na venda através dele, No entanto, caso exista cadastrado algum produto cujo o código corresponda exatamente igual ao do produto serial, no momento da inserção o sistema considerará primeiro o código de barras, posteriormente código de barras sem zero à esquerda, seguido de código do produto e por fim, código de serial. Esse tipo de busca somente será possível se o parâmetro "Buscar produto pelo controle" estiver marcado em Empresa > Parâmetros Globais > POS.
Além disso, ao iniciar uma venda inserindo um produto com controle, ele será automaticamente reservado para que não seja possível vender o mesmo serial em outra venda simultânea. Na tentativa de inserir, o sistema alertará da seguinte forma.
Alerta
Tais reservas poderão ser observadas ou excluídas através dos "Detalhes do Produto", disponível em Suprimentos > Estoque > Produtos > Pesquisa > Listar Itens > Menu de Opções. Na janela exibida, ao clicar em "Últimas entradas de compras/vendas", serão apresentados todos os códigos dos controles disponíveis e reservados.
Controles disponíveis e reservados
Saldo
Âncora | ||||
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Se em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo Nota Fiscal, o parâmetro "Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque" estiver marcado, o sistema verificará se o produto possui saldo no depósito selecionado na venda e caso não, alertará o usuário com seguinte mensagem.
Alerta
Caso o produto tenha controle serial, após inserir o código, se não houver saldo o sistema emitirá o seguinte alerta.
Alerta serial sem saldo
Nota | ||
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O cancelamento de item é condicionado a uma permissão de usuário, caso esteja desativada, o botão de cancelar item será exibido bloqueado e para prosseguir será necessária a inserção de credenciais de um usuário com as devida autorização.
Inserir credenciais para cancelar item bloqueado
Dica | ||
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O cancelamento de item está condicionado a uma permissão de usuário, para concedê-la acesse Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS > Permissão "Cancelar item". |
Pagamento
Âncora | ||||
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Para prosseguir, basta clicar em "Pagamento" e será apresentada a tela com os planos de pagamento disponíveis:
Cartão;
Cheque;
Crediário;
Convênio;
Dinheiro;
Vale-Compras;
Vale-Troca;
Resgate de Pontos.
Tela de Pagamento
Conforme a definição da forma de pagamento, o sistema exibirá no menu lateral direito. Além disso, também serão discriminados acréscimos e descontos, sendo que, os descontos serão identificados se oriundos de concessão manual, campanhas promocionais, fidelidades, entre outros.
Nota | ||
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Plano de Pagamento Cartão
Para empresas que não utilizam TEF será necessário informar os campos "Documento, Código de Autorização e NSU" nas vendas com pagamento em cartão, no entanto, para que estejam disponíveis é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais e marcar o parâmetro "Informar NSU e Código de autorização em operações não TEF".
Dados da Operação
Além disso, é possível configurar o sistema para obrigar o preenchimento dos campos "Código de Autorização e NSU", basta que em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF".
Os campos de "Vencimento" e "Valor" somente estarão disponíveis para alteração se o usuário em questão possuir as permissões "Alterar data de vencimento das faturas de cartão" e "Alterar valor das faturas de cartão" disponíveis em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS.
Campos Bloqueados
Nota | ||
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Aviso | ||
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Informações Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Para informar CNPJ da Credenciadora do Cartão e a Bandeira em PDVs que não utilizam TEF, acesse: Menu > Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > NFC-e/SAT > Faturamento – NFC-e/SAT > Gerais – NFC-e > Parâmetro Informar tags de cartão no NFC-e (Sem TEF). |
Plano de Pagamento Voucher
Para empresas configuradas para utilizar o servidor TEF D-TEF será possível configurar a forma de pagamento "Voucher" para receber as vendas. Para utilizá-lo, basta acessar aba "Cartão" e selecionar a bandeira configurada com operação Voucher.
Bandeiras de Voucher
Caso a bandeira selecionada, possua mais de uma forma de pagamento vinculado, débito e voucher, por exemplo, o sistema exibirá as duas para escolha.
Débito e Voucher Vinculados
Ao selecionar a opção voucher e confirmar o valor, o pagamento poderá ser finalizado.
Finalizar Pagamento
Transação TEF
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Plano de Pagamento Crediário
Não será possível efetuar vendas para Consumidor Final utilizando a forma de pagamento crediário, ao tentar, o sistema emitirá o seguinte alerta.
Alerta de Bloqueio
Além disso, se em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais o parâmetro "Imprimir fatura(s) no POS" estiver marcado, ao finalizar uma venda com esta forma de pagamento, após a emissão do documento fiscal, será exibida a tela de impressão de faturas, através da qual será possível emitir também o carnê de pagamento, duplicatas, contrato do crediário e a ficha de crediário.
Impressão de Faturas
Dica | ||
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No POS é possível trabalhar com o Modelo 16 para impressão de carnê, para configurá-lo acesse Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Fr. de Loja > Grupo Pré-Venda, parâmetro "Modelo carnê/vale-compras". Para informações sobre a configuração verifique o tópico Modelo carnê/vale-compras. |
Da mesma forma, se o parâmetro "Imprimir carnê em relatório gerencial", estiver habilitado em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Fr. de Loja, após as impressões de fatura, será emitido o Relatório Gerencial com informações do nome fantasia da empresa, endereço, telefone, código e nome do cliente, saldo para novas compras, data da compra, total, entrada e saldo a pagar, além das informações das faturas geradas.
Plano de Pagamento Cheque
Ao tentar finalizar uma venda com pagamento em cheque para cliente "Consumidor Final", o sistema solicitará a liberação utilizando as credenciais de um usuário supervisor.
Liberar Venda para Consumidor Final
Inserir Credenciais
Além disso, nas vendas em cheque, após confirmar o plano de pagamento que será utilizado, devem ser informados os dados de: número do cheque, banco, agência, conta e autorização da garantidora para finalizar a venda.
Dados do Cheque
Nota | ||
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Os campos "Banco, Agência, Conta e Aut. Garantidora" são destinados à empresas que trabalham com seguradoras de cheque que garantirão o recebimento. |
Pagamento com Vale Trocas
Na tela de pagamento, na aba de Troca, será possível utilizar vales troca como forma de pagamento. Desta forma, ao efetuar uma venda para um cliente já possua vales disponíveis em seu nome, na aba de troca será exibida uma notificação com a quantidade de vales existentes.
Vales Disponíveis
Ao acessá-la será exibida a listagem com os vales disponíveis, para utilizá-los basta ativar a chave da coluna "Utilizar" e o valor será adicionado à venda.
Listagem
- Troca: permite informar e inserir manualmente o número do vale;
- Pesquisa: permite localizar um vale gerado anteriormente;
Pesquisa de Vale
- Teclado: caso a venda não seja identificada, ou seja, realizada para Consumidor Final, serão apresentadas as opções acima e o teclado será exibido, do contrário a listagem será apresentada e para acioná-lo clique em
Acréscimo em Índice ou Valor
Para a forma de pagamento "Crediário" serão apresentados todos os planos que não estiverem bloqueados para o sistema. Caso algum deles possua acréscimo em índice ou valor, no campo "Valor: R$" será exibido o valor do produto somado ao acréscimo.
Crediário com Acréscimo em Índice
Crediário com Acréscimo em Valor e Índice
Quando o plano estiver com o acréscimo em valor e em índice, o sistema somará os dois ao valor do produto, ou seja:
- Venda = 67,50 + 6,75 + 10,00 = 84,25.
- Acréscimo em índice = 6,75 (67,50 * 10,01%).
- Acréscimo em Valor = 10,00.
O acréscimo em valor será rateado entre o valor das parcelas. Se o campo "Valor: R$" for alterado para um valor inferior ao valor do acréscimo TAC +1 centavo (neste caso o valor mínimo aceitável é R$10,01), o sistema emitirá o seguinte alerta:
Valor Inferior
Nota | ||
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Para mais informações sobre arredondamento de parcelas e configuração de acréscimo por índice e valor, consulte o tópicos Planos de Pagamento. |
Acréscimo ou Desconto do Plano de Pagamento
Planos com acréscimo ou desconto, ao serem aplicados a venda exibirão os valores no campo "ACRÉSC./DESC" da tela de pagamento. O indicativo de acréscimo será acompanhado de um sinal de positivo ("+") e desconto, um sinal de negativo ("-").
Acréscimo e Desconto
Para a venda de produtos promocionais é possível bloquear a concessão de desconto advindo do plano de pagamento, para tanto é necessário marcar o parâmetro "Não aplicar índice de desconto do plano de pagamento em itens promocionais" disponível em: Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais. Desta forma, ao realizar uma venda que contenha itens em promoção e itens com valor normal, ao selecionar um plano com índice de desconto, o sistema concederá abatimento somente sobre os produtos que não estejam em promoção.
Resgate de Pontos Fidelidade
É possível utilizar a forma de pagamento "Pontos Resgate" para clientes que possuem cadastro no Microvix ERP com cartão fidelidade configurado. Ao clicar nesta opção será exibida a identificação do cliente, o CPF, o saldo de pontos disponíveis para resgate e a regra de conversão .
Resgate de Pontos
Ao clicar no botão "Resgate de Pontos Fidelidade" será exibida uma mensagem informando o valor do vale troca gerado.
Vale Gerado para Resgate
Ao confirmar o resgate, será apresentada uma mensagem informando que o vale troca foi adicionado a compra como pagamento e o novo saldo de pontos do cliente.
Vale Adicionado e Saldo
Para que seja possível resgatar pontos, o valor da venda deve ser igual ou superior a quantidade disponível para resgate, caso contrário, o sistema apresentará o seguinte alerta.
Alerta sobre Resgate
Nota | ||
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Cupom de Desconto
Na opção "Desconto" das formas de pagamento será possível inserir um cupom de desconto que esteja previamente cadastrado no ERP na rotina de Cupons de Desconto.
Cupom de Desconto
Nota | ||
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Para saber mais sobre o cadastro de cupons acesse o manual clicando aqui. |
Deverá inserir o cupom conforme o que está cadastrado para aplicar o desconto. Clicando sobre a lupa, se o cupom existir e estiver válido, o desconto será aplicado na venda.
Para remover ou adicionar novamente o cupom será através do botão .
Tabela de Preço
Caso seja selecionada para venda uma tabela que possua planos de pagamento bloqueados, ao selecionar uma forma de pagamento com planos bloqueados, o sistema apresentará uma mensagem e não será possível selecioná-lo.
Tabela de Preço Bloqueada
Planos de pagamento bloqueados para itens em promoção
Ao realizar uma venda que contenha produtos em promoção, caso seja selecionado um plano de pagamento que esteja configurado com a opção "Permite realizar venda de produtos promocionais" desmarcada, o sistema bloqueará a utilização do plano conforme a imagem abaixo.
Plano de Pagamento Bloqueado
Dica | ||
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Liberação Financeira
Durante a finalização da Pré-venda ou do DAV, caso o cliente possua faturas em atraso , o sistema exibirá um alerta informando o código da fatura, o valor, a data de vencimento e a quantidade de dias atrasados.
Liberação
Na Liberação Financeira da operação de Crediário, será apresentado o limite de crédito total do cliente, as deduções referentes às faturas em aberto, o limite de crédito abatido da venda e o crédito restante, no entanto, quando este valor estiver excedido, o sistema apresentará o valor ultrapassado.
Limite Excedido
Emissão de RPS com ISS Retido
No Microvix POS, ao finalizar a venda de um serviço configurado para reter ISS (definido em Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária e Serviços > Cadastros Auxiliares > CNAE) será discriminado o valor do imposto que o tomador do serviço deverá pagar a cidade em que reside. Este valor não interferirá no total da venda.
Alíquota de ISS em Destaque
Além disso, quando a venda utilizar planos de pagamento diferentes de dinheiro, o imposto retido será deduzido proporcionalmente de todos os planos de pagamento, para identificar este valor será aplicado o seguinte cálculo:
Retenção de ISS do Plano = (Total do Plano / Total da Nota) * Total dos impostos retidos
Por exemplo:
- Venda com valor da nota de R$150,00
- ISS: R$12,00
- Pagamentos:
- Cartão de crédito 2x: R$50,00
- Cheque prazo: R$100,00
- Retenção dos Planos:
- Cartão de crédito 2X: (50/150) * 12 = R$4,00
Logo, o total das faturas geradas pelo plano Cartão de crédito 2X será de R$46,00 (R$50,00 – R$4,00). Embora na tela de pagamento seja informado que será pago R$50,00 para o financeiro constará como R$46,00. - Chegue prazo: (100/150) * 12 = R$8,00
Logo, o total das faturas geradas pelo plano Cheque prazo será de R$92,00(R$100,00 – R$12,00). Embora na tela de pagamento seja informado que será pago R$100,00 para o financeiro constará como R$92,00.
- Cartão de crédito 2X: (50/150) * 12 = R$4,00
É importante salientar que o imposto somente será retido para operações feitas a pessoas jurídicas (CNPJ). Além disso, na contabilização somente a conta débito será selecionada com base na operação padrão do ISS (Retenção de ISS 117), a conta crédito será a mesma que contabiliza o débito do plano de pagamento, por exemplo:
Contabilização do ISS
- Conta Débito;
- Conta débito da operação padrão Retenção de ISS (117);
- Conta Crédito;
- Conta débito da operação padrão do plano de pagamento.
Caso a nota seja paga com mais de um plano de pagamento, na contabilização, o sistema deverá realizar o rateio do valor do imposto, assim como a contabilização será de acordo com cada plano de pagamento utilizado na venda.
FINALIZAÇÃO Âncora finalização finalização
finalização | |
finalização |
No momento de finalização, clicando sobre o ícone , será possível selecionar se deseja gerar uma DAV, uma Antecipação Financeira ou somente finalizar a venda.
Escolher Operação
Após a escolha/confirmação da forma de pagamento, o sistema realizará a finalização da venda e emitirá o DANFE (NFC-e), o CF-e (SAT) ou o Cupom Fiscal (PAF-ECF) correspondente a operação, considerando o tipo de emissão utilizada pelo usuário para o Microvix POS.
Nota | ||
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COMPARTILHAR NOTA Âncora Compartilhar Compartilhar
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Ao finalizar a venda será possível compartilhar a nota por e-mail, WhatsApp, copiar link ou realizar a impressão.
Compartilhar nota
Para compartilhar por e-mail será necessário inserir um endereço válido e depois confirmar.
Confirmar e-mail
Para compartilhar por WhatsApp será exibida uma mensagem para confirmar o meio de compartilhamento.
Confirmar compartilhamento
Em seguida insira o número e confirme.
Informar WhatsApp
Após informar será exibida a tela do Whatsapp Web para iniciar uma conversa e enviar o link da nota.
Código Promocional
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Para empresas que trabalham com conceito de Franqueadora e Franquia, é possível configurar o sistema para que seja impresso nos documentos ficais códigos promocionais que permitirão ao cliente participar de diversas promoções , como por exemplo, em sites de terceiros. Para tanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr. de Loja > Grupo Pré-Venda e marcar o parâmetro "Utiliza geração de código promocional do documento".
Além disso, com o referido parâmetro habilitado, a Franqueadora deverá acessar ERP > CRM > Cadastros Auxiliares > Campos Adicionais e criar um campo denominado "Código Franquia" (exatamente como descrito aqui), posterior a isto, acessar o cadastro da Franquia (CRM > Pesquisa) e preenchê-lo na aba "Campos Adicionais".
Código da franquiaFranquia
Este número irá compor o código promocional que será formado por Código da franquia + Número fixo (01) + Documento (6 últimos dígitos) + Mês + Dia + Ano. Após geração, o código deverá ser impresso no documento fiscal (Cupom fiscal, DANFE ou CF-e) logo abaixo da mensagem promocional, caso a empresa não esteja com mensagem promocional configurada o código deverá ser exibido sozinho.
Cancelamento da Venda
Âncora | ||||
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Após iniciar uma venda ela poderá ser cancelada em dois momentos: na tela inicial ou na tela de pagamento, desta forma, ao clicar no botão "Cancelar", o sistema exibirá uma listagem de motivos para o cancelamento. A informação do motivo não condiciona o cancelamento, portanto, se ele não for selecionado, mesmo assim a venda será cancelada.
Cancelar vendaVenda
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Os motivos de cancelamento somente serão exibidos no Microvix POS, caso estejam previamente cadastrados do Microvix ERP, para mais informações verifique o tópico Motivos de Cancelamento de CF. |
Relatório de Vendas Canceladas no POS
Para verificar a quantidade de vendas canceladas e motivo é possível acessar o relatório de Vendas Canceladas no POS em Faturamento > Relatórios. Para mais detalhes sobre os filtros e as informações retornadas clique aqui.
Regras FiscaisNo Microvix POS é possível definir regras fiscais para que ao realizar operações quem envolvam determinadas CFOPs, CSTs ou CSOSNs, sejam aplicados bloqueios ou advertências. Tal procedimento permite antecipar problemas relacionados a rejeições, fazendo com que o usuário os corrija antes de concluir a venda. Para realizar a configuração destas regras é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix Para informações de como configurar as regras ficais verifique o tópico Regras Fiscais para POS e Contingência/Loja. |
Validação de CSOSN que não Depende de Configuração
Caso a empresa pertença ao sistema de tributação Simples Nacional, a CSOSN deve estar informada na configuração tributária do produto, caso contrário, ao inserir um item, o POS validará esta informação e será apresentada uma mensagem solicitando o ajuste correto da configuração tributária. Para consultar o sistema de tributação da empresa basta acessar Empresa > Dados da Empresa, e para realizar o ajuste da configuração tributária do produto acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária.
Validação CSOSN
titleColor | #FFF |
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titleBGColor | #2C004B |
title | Observações |
title | Particularidades NFC-e |
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- Na inicialização da venda, os parâmetros necessários para finalização serão validados pelo sistema, desta forma, caso algum deles não esteja configurado corretamente uma mensagem de alerta será apresentada solicitação a correta parametrização.
Alerta de parametrização
- Para empresas que trabalham com o modo de venda NFC-e Conjugada, é necessária a combinação de produtos e serviços para que seja possível a finalização da venda, caso contrário o sistema exibirá a seguinte mensagem:
Alerta
Informações |
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Para mais informações sobre a NFC-e Conjugada, clique aqui. |
- Caso o sistema esteja sem conexão com a internet, no momento da finalização da nota, ela será autorizada em contingência. Assim que a conexão for restabelecida o sistema realizará a comunicação com a SEFAZ em segundo plano e o usuário poderá verificar as situações listando as notas através do menu NFC-e > Pesquisa de Documentos. Do mesmo modo, se o aplicativo MID-e estiver inoperante.
- As notas geradas deverão ser enviadas à SEFAZ e autorizadas no prazo de 24h.
- Ao finalizar uma venda, com a forma de pagamento "Cartão de crédito" ou "Cartão de débito", o comprovante originado desta transação será emitido pela impressora não fiscal.
- Sempre que houver conexão, o sistemas ERP e POS possuirão as mesmas informações, desta forma, as notas com status "Enviadas" serão tratadas como válidas impactando estoque, financeiro e etc, e exibidas nos relatórios, sem qualquer efeito negativo sobre o fechamento de caixa.
- Caso a venda seja rejeitada na finalização, tanto pelo MID-e quanto pela SEFAZ, o POS fará a inutilização automática da nota, apresentando-a como "Inutilizada" na listagem de NFC-es. Porém, se o POS estiver em modo contingência, a nota será inutilizada automaticamente assim que o sistema retornar ao seu modo de operação. Dependendo do retorno do MID-e, a nota ficará com status "Inutilização agendada", "Inutilizada" ou "Inutilização Rejeitada".
- As notas com status "13 - Rejeitada após inutilização", deverão ser inutilizadas manualmente.
- Caso o serviço de emissão de cupom fiscal eletrônico esteja indisponível, durante a finalização da venda o sistema emitirá uma mensagem e a nota será inutilizada.
Mensagem de retorno
. Para mais detalhes sobre os filtros e as informações retornadas clique aqui.
Regras Fiscais
Âncora | ||||
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No Microvix POS é possível definir regras fiscais para que ao realizar operações quem envolvam determinadas CFOPs, CSTs ou CSOSNs, sejam aplicados bloqueios ou advertências. Tal procedimento permite antecipar problemas relacionados a rejeições, fazendo com que o usuário os corrija antes de concluir a venda. Para realizar a configuração destas regras é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.
Aviso | ||
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix Para informações de como configurar as regras ficais verifique o tópico Regras Fiscais para POS e Contingência/Loja. |
Validação de CSOSN que não Depende de Configuração
Caso a empresa pertença ao sistema de tributação Simples Nacional, a CSOSN deve estar informada na configuração tributária do produto, caso contrário, ao inserir um item, o POS validará esta informação e será apresentada uma mensagem solicitando o ajuste correto da configuração tributária. Para consultar o sistema de tributação da empresa basta acessar Empresa > Dados da Empresa, e para realizar o ajuste da configuração tributária do produto acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária.
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Âncora | ||||
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