Cancelar um item da venda
1. Na operação de venda, clique no item a ser cancelado (botão X ao lado do item).
2. Solicite ao gerente que informe sua senha para que seja possível cancelar o item desejado na operação de venda.
3. O item será excluído.
Cancelar venda não concluída (em operação)
Nas operações de venda, ocorrem situações de desistência por parte do cliente, levando ao cancelamento da operação. A venda interrompida será armazenada para efeito de auditoria mas não constará na conferência de caixa.
Para garantir a integridade do terminal, só poderão ser canceladas as vendas no mesmo terminal onde foram realizadas. Essa funcionalidade não será parametrizável, é padrão do sistema.
As operações de cancelamento são feitas por meio do botão Cancelar, disponível na tela inicial de venda.
Dica |
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Para os clientes que trabalham com impressão concomitante dos itens durante a venda, somente pode ser excluído o último item informado na lista. Automaticamente, será emitido, na impressora fiscal, o cancelamento do item. Para os clientes que não trabalham com impressão concomitante, qualquer item pode ser excluído, não importando sua ordem de leitura. |
Cancelar venda concluída
Último ticket (cupom fiscal) emitido no ECF
Caso necessário, é possível cancelar o último cupom fiscal emitido. No cancelamento da venda, os dados da comissão não serão gerados na retaguarda.
Após a conclusão da venda, existem duas opções para cancelamento:
Cancelar a venda
Neste caso, o cancelamento apenas pode ser feito caso tenha sido a última venda. Será impresso um Cupom Fiscal de cancelamento.
Efetuar uma devolução da mercadoria
Caso o Se o cliente tenha saído da loja e retornado para fazer a devolução e nesse intervalo tenham sido realizadas novas vendas, deve ser efetuada uma devolução, com a emissão da nota fiscal. Veja detalhes no tópico Devolução.
O cancelamento do último cupom fiscal é feito na tela inicial de venda, por meio do botão Tickets. Além do cancelamento, esse botão permite as seguintes operações:
- Consulta de Tickets
...
- emitidos na loja (Pré-venda, Orçamento e Orçamento OMS).
- Alteração do vendedor para visualização dos cupons emitidos.
- Visualização de todos os terminais da loja.
Última nota de venda
Somente poderá ser cancelada uma NF-e cujo uso tenha sido previamente autorizado pelo Fisco (protocolo “Autorização de Uso”) e desde que não tenha ainda ocorrido o fato gerador, ou seja, ainda não tenha ocorrido a saída da mercadoria do estabelecimento.
Consulte o prazo máximo do seu Estado para cancelamento de uma NF-e, contado a partir da autorização de uso. Da mesma forma que a emissão de uma NF-e de circulação de mercadorias, o pedido de cancelamento também deverá ser autorizado pela SEFAZ.
As NF-e canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente do seu Estado.
Procedimentos do cancelamento de venda
...
1. Na tela de vendas, clique no botão Ticketsbotão Tickets, PVs e DAVs (F4).
2. Será apresentada a tela para consulta pelo número do ticket. Então, será apresentada a tela Consulta de Tickets.
Para uma consulta refinada, os campos de filtros são: Número do Ticket, Pré-venda, Orçamento, Orçamento OMS e Data.
3. Selecione o período para seleção dos tickets filtro desejado e clique no botão botão OK.
Será apresentada a última venda concluída.
4. Clique no botão Cancelar.
O sistema apresenta uma janela solicitando confirmação do cancelamento. São apresentadas as informações do ticket, cupom fiscal e valor da venda.
5. Para cancelar, clique no botão Sim.
O sistema apresenta nova janela solicitando determinar o motivo do cancelamento.
6. Selecione e clique em OK.
Será solicitada a senha do Gerente.
7. Informe e confirme para autorizar o cancelamento do útimo ticket da venda.
O sistema retorna para a tela de venda.4. Serão apresentada(s) a(s) última(s) venda(s) concluída(s).
5. Escolha a venda/nota a ser cancelada e pressione o botão Cancelar (F7).
6. Selecione Sim, para confirmar se deseja realmente cancelar a venda.
7. O sistema apresenta uma janela para escolher o motivo do cancelamento.
Para autorização do cancelamento, é necessário a senha do gerente.
8. Aguarde a informação do cancelamento da nota junto com a numeração da mesma.
9. O sistema retornará à tela de vendas.
Na tela Vendas, opção Tickets, PVs e DAVs (F4), sessão Cancelados, é possível visualizar as vendas canceladas ao longo do dia.
Veja também:
Cancelando um contrato do Crediário
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