Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.



Expandir
title
Sumário
ÍNDICE

Índice



Processo

maxLevel

PROCESSO FLYCHATS

1
Tarefa
Assunto

ObjetivoEste documento descreve o processo de Integração entre FlyChats e Sisdia.
Evento
Abrangência

Recursos




Painel

Passo a Passo 

Conceitos

CONCEITOS

FlyChats é um sistema Omnichannel de atendimento Online por robô, de maneira a interagir com pessoas através de chat a fim de captar leads, esclarecer dúvidas, agendar serviços entre outros.

A

 A partir das interações entre a pessoa e o robô, o FlyChats irá consumir um Webservice do DMS LINX instalado no tomcat, que irá gravar automaticamente o agendamento do cliente no SISDIA, além de consultar informações relacionadas para a geração do agendamento.

Image Modified


Nesta API de Agendamentos, estes métodos deverão ser consumidos automaticamente pelo FlyChats, de acordo com a seguinte dinâmica:

a) ListaEndereços: o FlyChats passa a cidade do cliente e a API retorna a lista de filiais mais próximas do cliente, com seus respectivos endereços, para que o cliente selecione a filial a ser feito a agendamento.
Image Modified


b) ObtemCadastroCliente: o FlyChats passa o CPF/CNPJ do cliente e a API retorna os dados cadastrais do cliente.
Image Modified


c) ObtemCadastroVeículo: o FlyChats passa a placa do veículo e a API retorna os dados cadastrais do veículo.
Image Modified


d) ListaPacotesModelo: o FlyChats passa o modelo do veículo e a API retorna a lista de pacotes de revisão disponíveis para o modelo, com os respectivos preços.
Image Modified


e) ListaHoráriosVagos: o FlyChats passa um intervalo de datas para agendamento (data inicial e data final) e a API retorna uma lista contendo as datas e os horários disponíveis dentro deste intervalo, com os respectivos consultores disponíveis em cada data/horário.
Image Modified


f) GravaAgendamento: o FlyChats passa a data e o horário escolhido e a API realiza o agendamento no OFIT0375, retornando o número do agendamento realizado.
Image Modified

Itens de Configuração

ITENS DE CONFIGURAÇÃO

  • FlyChatsApi.war – Provedor de Web Service do DMS LINX
  • Aplicação WEBSERVICE hospedada no servidor TOMCAT do cliente
  • Disponibiliza uma API RESTful com o seguinte endereço Endpoint: http://localhost:8080/FlyChatsApi/agendamento
  • Esta API possui recursos de consulta e gravação ao banco de dados INFORMIX do SISDIA, que são consumidos pelo FlyChats.
  • Os recursos são acessados pelo cliente (FlyChats) através das URLs dos recursos com os verbos GET ou POST da aplicação REST.
  • O cliente recebe uma mensagem de resposta no formato JSON.
  • O contrato WADL da API está em: http://localhost:8080/FlyChatsApi/agendamento?_wadl
Instalação

INSTALAÇÃO

  • Configurar o arquivo "<TOMCAT_HOME>/conf/ tomcat-users.xml" incluindo a role "tomcat" com um usuário relacionado. Este usuário será acessado pelo FlyChats;
    Exemplo:

Image Modified


  • Configurar o arquivo context.xml em /usr/local/tomcat/conf, criando a instancia 'agendamento' no qual será realizado a conexão com o banco de dados Informix;
    Exemplo:
    Image Modified


  • Copiar o arquivo FlyChatsApi.war para a pasta "<TOMCAT_HOME>/webapps"Exemplo:

Image Modified

  • Alternativamente é possível efetuar o deploy do FlyChatsApi.war pela interface gráfica do Apache Tomcat
    Exemplo:

Image Modified

Image Modified

OBS.: "<TOMCAT_HOME> = diretório de instalação do tomcat

Exemplos de Chamadas API pelo

EXEMPLOS DE CHAMADAS API PELO SOAPUI

Image Modified

Image Modified

Image Modified

Image Modified


  • ListaEndereços:

Image Modified


  • ObtemCadastroCliente:

Image Modified


  • ObtemCadastroVeículo:

Image Modified


  • ListaPacotesModelo

Image Modified


  • ListaHoráriosVagos:

Image Modified


  • GravaAgendamento:

Image Modified

ValidaçõesForma de Gravação do Agendamento FlyChats

VALIDAÇÕES

  • Se o cliente não possuir endereço principal, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço obtemCadastroCliente e o processo não será continuado.
  • Se a placa não estiver cadastrada, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço obtemCadastroVeiculo e o processo não será continuado.
  • Se não existir pacotes para o modelo, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço listaPacotesModelo e o processo não será continuado.
  • Se não existir horário vago na data, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço listaHorariosVagos e o processo não será continuado
  • A origem da início e fim de expediente e o tempo padrão do intervalo a ser utilizado no serviço listaHorariosVagos é parametrizado a partir do VIPE1001, aba Quadro agendamento, conforme exemplo abaixo:
  • Image Removed

    • Image Added

    FORMA DE GRAVAÇÃO DO AGENDAMENTO FLYCHATS

    • Distribuidor: Filial que o FlyChats enviou a partir do endereço selecionado pelo cliente
    • Departamento: Selecionado automaticamente pelo DMS
    • Consultor: Enviado pelo FlyChats a partir da lista de horários vagos
    • Cliente: Enviado pelo FlyChats
    • Endereço: endereço ativo principal do cliente
    • Placa/Chassi: Enviado pelo FlyChats
    • Tipo: informado pelo FlyChats (P=Periódica, C=Corretiva, I=Inspeção)
    • Pacote/Cod.Serviço: Enviado pelo FlyChats a partir da lista de pacotes
    • Tipo de OS: Se o FlyChats não enviar o tipo da Ordem então será pesquisado o padrão
    em
    conforme
    •  conforme Modelo/Grupo/Serviço, senão conforme parametrizado
    em
    para
    •  para filial e o Código de Integração "FLYCHATS" e conforme definido no campo "Informações Adicionais 1"
    • Tempo Estimado: Para DIAGNOSTICO: default 1h Para pacote será considerado o tempo cadastrado.
    • Valor ME: default 0 (ZERO)
    • Agendado Para: Usará a Data/Hora informada no Website
    • Plano p/ Início do Serviço: Usará a Data/Hora informada no Website
    • Prazo Prometido p/ Entrega: será o campo "Plano p/ Início do Serviço" + o número horas calculado
    .

    Implementação no Sisdia

    • .

    INFORMAÇÕES IMPORTANTES

    • Para a integração do Sisdia com o FlyChats, o sistema considera os parâmetros 'Tempo Recepção para Agendamento Automático' e 'Tempo Entrega para Agendamento Automático' do VIPE1001, para adicionar esse tempo aos campos de 'Início' e 'Fim', respectivamente, do horário agendado tanto para o técnico quanto para o consultor.
    • Para a integração do Sisdia com o FlyChats, o sistema considera o parâmetro "Pesquisa horário disponível para o Agendamento Automático? (S/N)" do VIPE1001. Sendo o valor N(NÃO) então a integração deverá refletir no quadro de agendamento o horário informado pelo usuário a partir do FlyChats. Sendo o valor S(SIM) então a integração deverá refletir no quadro de agendamento horário disponível para o Técnico, e poderá ser diferente do horário informado pelo usuário a partir do FlyChats. Para ambos os casos (S ou N), a integração considera os tempos adicionais gastos na recepção e na entrega dos veículos que são informados via parametrização no VIPE1001.
    • Para a integração do Sisdia com o FlyChats, a API considera na consulta de técnicos disponíveis o campo "Tipo Box" no cadastro do recurso (OFIC4200), com a finalidade de separar os serviços especiais que serão executados por técnicos específicos (esses serviços especiais são: Reparo Geral, Manutencao Periodica, Acessorios, Diagnostico, Duo Tec, Apoio Duo Tec, Alinhamento, Lavagem e LQS), Ou seja, caso a haja no cadastro do recurso (OFIC4200) valor no campo "Tipo Box" para um desses serviços especiais, então quando a aplicação Flychats realizar a consulta dos horários disponíveis a API irá tratar os chips especiais, direcionando no quadro de agendamento conforme esse tipo de serviço(csservic-id_tpserv) para o técnico disponível correspondente.

    IMPLEMENTAÇÃO NO SISDIA

    Passa a ser incluído no OFIT0375 uma nova opção, denominada "FlyChats", através da qual será disponibilizada uma consulta/relatório dos agendamentos realizados via integração com o FlyChats.

    Nesta consulta/relatório serão listados todos os veículos agendados pelo FlyChats e que geraram ordem de serviço, contendo as seguintes informações: Filial, Data/Hora Agendamento, Placa, Consultor e Número da OS.

    Para tanto, no momento da integração do Sisdia com o FlyChats por meio do serviço GravaAgendamento serão inserido na tabela flychats os dados para exibição no relatório.

    Telas no Sisdia envolvendo o processo FlyChats

    TELAS NO SISDIA ENVOLVENDO O PROCESSO FLYCHATS

    Através do OFIT0375: O programa OFIT0375 é utilizado para a geração e manutenção de agendamentos e pré-ordens.

    Image Modified 


    A opção do "FlyChats" nessa tela, irá exibir um relatório de todos os agendamentos gerados durante um período que desejar. Também irá exibir as pré-ordens que se tornaram Ordens de Serviços:
    Image Modified


    Para este caso, o filtro corresponde ao dia 01/01/2020 até 30/05/2020, retornando todas as pré-ordens abertas pelo FlyChats e na última coluna "Nro. OS" são exibidas as Ordens de Serviços geradas:
    Image Modified


    Com a opção do relatório conforme o layout abaixo:
    Image Modified 


    Essa mesma tela pode ser acessada diretamente através do programa FLCH0000:

    Image Modified


    Para buscar o programa, basta preencher no MENU inicial do Sisdia e pressionar "Tab" ou "Enter":
    Image Modified 


    Quando uma pré-ordem é gerada com sucesso através do FlyChats, será gravado no campo "Observação" da pré-ordem uma mensagem informando que foi aberta pelo FlyChats:

    Image Modified


    Essa mesma informação se mantém, mesmo quando a pré-ordem virar uma Ordem de Serviço: 
    Image Modified


    Image Modified 
    Para consultar uma Ordem de Serviço, basta acessar

    o

    OFIC1200. Para abrir uma Ordem de Serviço, é utilizado

    o

    OFIT1000, ou, quando já existe pré-ordem, a abertura da OS pode ser gerada diretamente

    do OFIT0375

    do OFIT0375.


    Painel

    Solução de problemas 

    Expandir
    titleOutras soluções...

    Resultados da pesquisa
    spacekeyDMS
    maxLimit50
    queryFAQ
    typepage




    Documentação de versões anteriores deste programa

    Expandir
    titleVersões anteriores

    Não há informações disponíveis.