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Este documento tem como objetivo informar sobre detalhar as atualizações no produto Linx UX a partir das implementações referentes às obrigações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Neste momento, ressaltamos dois temas nesta entrega, sendo: Nesse tópico detalhamos a nova tela de Gestão LGPD e processo de Anonimização de dados de titulares, conforme detalharemos abaixo.:
Dica | ||
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Para mais funcionalidades dentro do tema LGPD, verifique as soluções Linx no Reshop LGPD. |
Tela de Gestão LGPD
A tela foi criada com o intuito de concentrar Gestão LGPD concentra todas as necessidades de tratamento para as solicitações de titulares, como: relatórios, anonimização de dados, exportação e integração.
Para acessar a tela , basta logar no UX e seguir Gestão LGPD, siga o seguinte caminho:
Linx Administrativo > Módulos > LGPD > Manutenção > Gestão LGPD
Ou, buscar busque por Gestão LGPD no campo de busca do menu lateral do Linx UX.
A tela de gestão LGPD irá buscar o Gestão LGPD faz a busca pelo cliente nos cadastros de Cliente Varejo e Cliente Atacado, trazendo e traz algumas funcionalidades como:
- Consulta de dados pessoais disponíveis , acessando o no UX;
- Exportação completa de dados pessoais disponíveis, acessando com acesso de tabelas do sistema para detalhes;
- Solicitação de anonimização e acompanhamento da execução da eliminação, até o final.
Aviso |
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Importante: A tela Gestão LGPD não estará está disponível para todos os perfis de usuáriousuários. O Acesso à tela e suas informações estará é disponível apenas para perfil de Franqueador [ASVDC1] , dentro do ambiente administrativo, no módulo LGPD. |
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Para atender os processos de LGPD, o Linx UX permite que o usuário realize realizar a anonimização de dados de cliente varejo e atacado que estão cadastrados no sistemacadastrados na base de dados, sempre que solicitado pelo Titular titular dos dados .Para iniciar a anonimização, seguem parâmetros de entrada e campos que consideramos e que poderão ser usados(consumidor). O processo de anonimização/revogação do cadastro do titular pode ser realizado pelo Linx UX ou pelo Reshop LGPD.
Listamos algumas opções para iniciar a anonimização de dados de cliente:
- CPF ou EMAIL e-Mail > Para localização do Titular;
- ID Cliente Varejo, ID Cliente Atacado - > Para localização do Titular que já teve algum dado anonimizado;
- Bandeira Rede;
- ID Solicitação (Id de solicitação externa. Exemplo: ID Reshop ou ID OneTrust solicita uma anonimização para o UX (não obrigatório));
- Sistema solicitante (não obrigatório).
Abaixo, um exemplo de como ficaria ficam os dados de um cliente que solicitou a anonimização:
- Nome De: “Maria Silva” para: “Anônimo”
- CPF De: “730.512.990-90” para: <valor aleatório e único, que seja um para ser usado como número de cpf inválido>CPF inválido>
Anonimização em Lote
Para realizar o processo de anonimização em lote é necessário clicar no botão na guia Gestão de Titulares na tela Gestão LGPD para fazer download do arquivo modelo para planilha de importação.
Preencha a planilha modelo com as informações que serão anonimizadas em lote e faça a importação do arquivo na tela.
Dica |
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O processo de consentimento dos dados é realizado pelo titular dos dados a partir do Reshop LGPD. |
Processamento
O processamento dos dados solicitados para anonimização seguirá da segue o seguinte forma fluxo no Linx UX:
- Localizar o cliente varejo que será anonimizadoLocalize o Cliente Varejo para anonimização.
Com o dado pessoal (cpfCPF, email, id cliente atacado, id cliente varejo) deverá ser localizado e-mail, ID Cliente Atacado, ID Cliente Varejo) localize o cadastro de cliente varejo para a bandeira informada na chamada; Localizar Localize o cliente atacado que será anonimizadopara anonimização.
Com o dado pessoal (cpfCPF, email, id cliente atacado, id cliente varejo) deverá ser localizado e-mail, ID Cliente Atacado, ID Cliente Varejo) localize o cadastro de cliente varejo para a bandeira informada na chamada;
AcessarNota Importante: Um O mesmo cliente pode estar cadastrado em mais de uma das bandeiras do sistema.
Por isso a escolha de anonimização considera a bandeira, pois uma vez que o titular dos dados pode solicitar a anonimização na bandeira X, mas querer manter seus dados na bandeira Y.
Informações A tela de Gestão LGPD, mencionada acima, pode apresentar o mesmo cliente mais de uma vez. Isto pode ocorrer caso haja cadastro do cliente da mesma bandeira, porém advindos de Grupos Econômicos distintos ou cadastrado como cliente varejo e/ou atacado.
Para estes casos, é importante que o usuário verifique e selecione na tela quais cadastros deseja anonimizar.- Acesse a tabela de mapeamento de campos e verificar verifique se o dado pode ser anonimizado, de acordo a regra configurada;
O sistema deverá gravar Linx UX grava o histórico da execução de regra da LGPD; - Após a execução do processo, o Linx UX deverá gravar grava o log com a solicitação, regra LGPD, data hora , e mensagem com o que foi e/ou não foi anonimizado. No log irá constar constam os dados dos documentos que não permitiram permitem a anonimização e a previsão para anonimização dos dados;Marcar o cliente varejo/atacado como INDICA LGPD.
Para conhecimento, abaixo reunimos as informações que serão anonimizadas:
- Cadastro de Cliente Varejo;
- Cadastro de Cliente Atacado;
- Documentos financeiros;
- Notas fiscais;
- Atendimento de vendas;
- Dados em outros cadastros.
Após o processamento ser realizado, o usuário poderá verificar o retorno das solicitações, conforme exemplo abaixo:
• Status:
- Não iniciado: Quando a solicitação foi feita, mas o processo ainda não foi iniciado;
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- Aguardando temporalidade: Quando a solicitação feita tem que aguardar o prazo estipulado pela temporalidade de dados;
- Finalizado: Quando a solicitação de anonimização não possui nenhum bloqueio por temporalidade e pode ser realizada com sucesso;
- Erro: Quando a solicitação de anonimização não foi iniciada ou não foi finalizada por qualquer motivo diferente da temporalidade.
• Log:
Após a execução do processo, o UX deverá gravar grava o log com a solicitação, regra LGPD, data hora, e mensagem com o que foi e/ou não foi anonimizado. No log irá constar consta os dados dos documentos que não permitiram a anonimização e a previsão para anonimização dos dados.
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