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As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar o menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, conforme exemplo a seguir:


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3.2 Bancos

Para cadastrar o banco no qual os cheques pertencerão, acessar o menu Cadastros > Tabelas > Financeiro > BancosSerá exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Para informações referentes ao cadastro de bancos no sistema, acessar o manual Cadastro de Tabelas.

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As contas de cheques devem ser criadas para cada banco cadastrado no sistema, podendo ser cadastrado também para cada conta corrente. Acessando o menu Cadastros > Plano de Contas, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

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Para incluir cheques a pagar, acessar Passivo > Circulante > Cheques a pagar e clicar no botão Novo. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Na opção Tipo contábil selecionar a opção Débito. No Filtro Tipo selecionar a opção Conta a pagar. Na aba Opções marcar a opção Aceitar lançamentos.

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Para cheques devolvidos e cheques à vista, é necessário criar a conta Cheques Devolvidos e Cheque à Vista. Para isto, acessar a conta Ativo > Valores a Receber, e clicar no botão Novo, conforme imagem a seguir: 

 


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Na opção Tipo contábil selecionar a opção Débito. No filtro Tipo selecionar a opção Conta receber. Na aba Opções marcar a opção Aceitar lançamentos.

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A movimentação de conta de cheques a pagar funcionará após a configuração das contas. Para isto, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Contas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os campos:

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É possível cadastrar contas correntes utilizadas pelo estabelecimento através do menu Cadastros > Tabelas > Financeiro > Contas Correntes. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Para informações referentes às configurações de conta corrente, acessar o manual de Cadastro de Tabelas, página 13.

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Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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A seguir serão descritos os motivos de movimentação a serem criados.

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Para cadastrar o motivo de movimentação de Cheques a pagar, clicar no botão Novo e configurar os campos conforme imagem a seguir:


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Preencher os campos:

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Para cadastrar o motivo de movimentação de formas de pagamento de cheques, clicar no botão Novo e configurar os campos conforme imagem a seguir:


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Preencher os campos:

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Para cadastrar o motivo de movimentação de formas de baixa de cheques, clicar no botão Novo e configurar os campos conforme imagem a seguir:


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Preencher os campos:

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Para cadastrar o motivo de movimentação de Cheques devolvidos, clicar no botão Novo e configurar os campos conforme imagem a seguir:


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Preencher os campos:

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Para cadastrar o motivo de movimentação de Baixa cheques devolvidos, clicar no botão Novo e configurar os campos conforme imagem a seguir:


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Preencher os campos:

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Para executar as rotinas de cheque troco será necessário criar o motivo de movimentação Cheque Troco. Ao clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Preencher os campos:

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Na aba Informações, no filtro Informações adicionais, selecionar a opção Cheque Troco, conforme imagem a seguir:


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Após, clicar no botão Salvar para registrar as configurações.

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Acessar o menu Cadastros > Tabelas > Cargos, será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Para informações referentes as configurações de cargos, acessar o manual de Cadastro de Tabelas, página 6.

Após incluir o cargo, acessar o menu Cadastro > Funcionários. Selecionar o funcionário desejado e preencher o campo Cargo com o cargo criado, conforme imagem a seguir: 


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Após, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

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Para funcionamento das rotinas de Recebimento de Lotes será necessário realizar algumas configurações no caixa ADM do estabelecimento. Para isto acessar o menu Configurações > Parâmetros > Caixa ADM. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

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Ao clicar no botão Novo a tela a seguir será exibida:


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Para informações referentes à configuração do Caixa ADM, acessar o Manual Caixa, página 7.

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Para funcionamento das rotinas de Entregar Cheque Troco Para Operador de Caixa será necessário realizar uma configuração nos parâmetros do PDV. Para isto, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Caixas Pontos de Venda. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Selecionar a conta PDV desejada e clicar no botão Editar. A tela a seguir será exibida:


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Na aba Configurações, será necessário preencher o campo Conta cheque com a conta 1.9.5.1 Cheque PDV.

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A rotina de Emissão de Cheque para Pagamento foi criada com o objetivo de emitir cheques para pagar fornecedores, deixando os cheques com a situação Aguardando Compensação. Acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Emissão de Cheque para Pagamento. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os campos:

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Após cadastrar o cheque, clicar no botão Salvar, ao registrar o último cheque clicar no botão Fechar para que a tela com a relação dos cheques a serem impressos seja exibida. Informar a conta corrente, selecionar os cheques e clicar no botão Imprimir frente. Caso seja necessário imprimir o verso do cheque, clicar no botão Imprimir verso. Conforme imagem a seguir:

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Após realizar a impressão dos cheques, clicar no botão FecharESC, o sistema questionará se deseja enviar os cheques para o financeiro: 


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Selecionar a opção desejada para encerrar a rotina.

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Após realizar as configurações o sistema permitirá lançar cheques troco através do menu Financeiro. O sistema permitirá lançar cheques troco através do módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos>Emissão de Cheque Troco. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os mesmos campos descritos no tópico 4.1. 

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Ao clicar no botão Fechar o sistema questionará se deseja enviar os cheques para o gerente:


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Selecionar a opção desejada para encerrar a rotina. 

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Ao registrar um cheque troco será possível emitir o mesmo ao gerente do posto, para realizar esta entrega acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques >Cheques Emitidos>Entrega de Cheque Troco para gerente. Será exibida a tela a seguir:


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Esta tela possui os campos:

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Ao informar os filtros clicar no botão Confirmar e então a tela a seguir será exibida:


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Nesta tela será possível visualizar os cheques de acordo com os filtros informados.

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Será possível gerenciar as informações relacionadas aos cheques troco, além de permitir editar, excluir cheques, entregar ao gerente e incluir cheques. Para utilizar esta rotina acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Gerenciamento de Cheque Troco. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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A guia Parâmetros para exibição dos cheques possui os seguintes filtros:

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O responsável pelo cheque deverá registrar o recebimento do mesmo, para realizar este recebimento acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Recebimento de Lote. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os campos:

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O responsável pelo cheque deverá realizar a entrega do mesmo para o caixa. Para realizar esta entrega acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Entrega de Cheque Troco para Operador de caixa. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os campos:

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O gerente do estabelecimento poderá realizar a devolução dos cheques para o financeiro. Para realizar a devolução acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Devolução para o Financeiro. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os campos:

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Será possível gerenciar as informações relacionadas aos lotes de cheques através do módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Gerenciamento de Lote de Cheque. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os filtros:

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Ao clicar no botão Editar, será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os campos:

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A aba Cheques exibe os cheques que constituem este lote. Conforme imagem a seguir:


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 Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar. O sistema exibirá a mensagem conforme imagem a seguir:


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4.10 Conciliação de Cheques

A rotina Conciliação de cheques tem como objetivo processar o extrato da conta corrente, registrar automaticamente a compensação dos cheques que foram entregues a clientes e verificar se as informações de compensação do cheque estão de acordo com as informações de emissão do mesmo, para utilizar esta rotina acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Conciliação de Cheques. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os campos:

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O relatório de Gerência de cheque troco exibe as informações referentes a emissão e situação de cheques trocos no sistema. Para visualizar, acessar o menu Financeiro > Relatórios > Controles Bancários > Gerência de cheque troco. A tela a seguir será exibida:


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Esta tela possui os filtros:

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O relatório de Posição geral de cheques exibe a localização e valores dos cheques troco emitidos pelo sistema. Para visualizar, acessar Financeiro > Relatórios > Controles Bancários >Posição geral de cheques. A tela a seguir será exibida:


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Esta tela possui os filtros:

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Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será exibido conforme imagem a seguir:


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5.3 Relação de Cheques

O relatório de Relão de cheques apresenta as informações referentes aos cheques recebidos ou emitidos para a conta selecionada. Para visualizar, acessar o menu Financeiro > Relatórios > Relação de cheques.


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Esta tela possui os filtros:

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Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório conforme imagem a seguir:


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