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Integração entre o Apollo Linx DMS e o Gestão de Compras, possibilitando através do módulo de Peças, ser criado uma cotação no Gestão de compras facilitando o usuário. |
Produto | LinxAutoShop |
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Menu | Peças > Gerenciamento do Estoque >Compras >Ordens de Compra > Cálculo da Ordem de Compra |
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Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D Automotivo |
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Integrar o LinxAutoShop com o Gestão de Compras |
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Todos os clientes que utilizam o LinxAutoShop |
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O processo de pedido no LinxAutoshop integrado com o Gestão de Compras é um projeto de melhoria do processo de geração de pedidos de compras, integrado com o Gestão de compras , onde é possível fazer o processo de cotação, aprovação e o retorno para o LinxAutoshop O processo permite os seguintes controles:
Parametros1- Para utilizar o processo de integração é necessário informar os parâmetros do Gestão de Compras, padrões a serem utilizadas nas peças do LinxAutoshop que serão cadastradas automaticamente no Gestão de Compras Gestão de Compras > Menu Gestão de Materiais de Consumo > Parametros > Aba Peças Preencher os campos de informações do Grupo, SubgGrupo, e Categoria Figura 1 - Manutenção de Parametros 2 - Observação padrão, que deve ser cadastrada previamente para ser usada na geração do pedido No menu LinxAutoshop > configuração > cadastro > Observação Padrão Sugestão: cadastrar observação de prazo de entrega ou desconto 3 - Para fazer a aprovação no Gestão de compras é necessário fazer o cadastramento do usuário e da politica de alçada, Segue orientações sobre alguns cadastros necessários e suas associações 3.1 -Cadastro de usuários : LinxAutoshop > Configuração > Cadastros > Menu-Usuários > Usuários e permissões Verifique o cargo do usuário, no exemplo Cargo 2 – Vendedor de Peças Figura 2 : Cadastro de usuários 3.2 Cadastro de vendedores LinxAutoshop > Faturamento > Cadastro de vendedores O vendedor deve estar cadastrado e associado a um departamento , no exemplo departamento de peças Figura 3 : Cadastro de Vendedores 3.4 - Cadastro de centro de custos LinxAutoshop > Menu Contabilidade > Cadastros > Centro custo O centro de custo tem os departamentos associados a ele No exemplo Centro Custo - 40 PC-Peças, associado ao departamento 40-Pc_peças Figura 4 : Cadastro de Centros de Custo 3.5 - Associando a Politica de alçada ao Cargo do usuário LinxAutoshop > Menu Faturamento > cadastro > politica de alçada Definir os valores da politica de alçada , onde a 1.Alçada é o menor valor e a 3.Alçada o maior valor Selecionamos o centro de custo e nas colunas alçadas , associar ao cargo Lembrando que o usuário tem um cargo, e esse mesmo usuário foi cadastrado a um vendedor com um departamento 3.6 - E centro de custo esta vinculado a um ou mais departamentos Figura 5 : Cadastro de Política de Alçada Fazendo o Calculo da Ordem de CompraLinxAutoShop > Peças > Gerenciamento do Estoque > Compras > Ordens de Compra > Cálculo da Ordem de Compra
Figura 6: Calculo da Ordem de Compra
O cálculo da Ordem de Compra, na aba Resultado, foi incluído o botão Cotar, clicando nele, será incluído automaticamente no Gestão de Compras, uma solicitação e uma cotação com todos os itens listados na tela. LinxAutoShop > Peças > Gerenciamento do Estoque > Compras > Ordens de Compra > Cálculo da Ordem de Compra Figura 7: Botão Cotar
Após a conclusão, é apresentado uma mensagem com o número da cotação que foi incluído, No exemplo a cotação número 50
Figura 8: Resultado Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação É possível filtrar a cotação gerada No campo cotação digitar o número da cotação gerada no LinxAutoshop, no exemplo cotação 50 Ou clicar no botão Pesquisar cotação e serão exibidas as cotações em aberto Figura 9: Gestão de compras - Cotação Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba cotações Clicar no botão Incluir, para incluir o fornecedor, onde pode sr incluído mais de um fornecedor Preencher os valores dos itens cotados e salvar
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba cotações Clicar no botão Incluir, para incluir o fornecedor, preencher os valores dos itens cotados e salvar Figura 10: Cotações , incluir fornecedores
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação É possível fazer a seleção do fornecedor - Com menor valor, onde será selecionado a cotação com o fornecedor que apresentou o menor valor total da cotação Figura 11: Seleção da cotação do fornecedor com menor valor Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação É possível fazer a seleção do fornecedor com os menores valores - Material com menor valor, onde será exibido os menores valores de cada produto por fornecedor Figura 12: Seleção da cotação com material de menor valor Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação É possível fazer a seleção do fornecedor - Seleção de fornecedor manual, mesmo apresentando valores diferentes fica a critério do comprador fazer a escolha Figura 13: Seleção da cotação do fornecedor Manual Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação É possível fazer a seleção do fornecedor - Seleção de material manual Figura 14: Seleção da cotação por material manual Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba aprovação No exemplo, selecionamos as cotações com fornecedores diferentes que apresentam menor valor Clicamos no botão Enviar para aprovação Figura 15: Seleção de material dos fornecedores com menor valor Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba aprovação No exemplo : as duas cotações vão para aprovação Figura 16: Tela do envio da aprovação Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba aprovação No exemplo :o status fica ‘Enviado para aprovação e o botão enviar para aprovação fica apagado Figura 17: Tela após envio da aprovação Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba aprovação A aprovação só será permitida de acordo com a política de Alçada E aprovar os itens Figura 18: Tela de aprovação da cotação Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba pedido Marcar o local da entrega , Empresa e Revenda e clicar em Gerar Pedido, Selecionar a observação padrão e a condição de pagamento Figura 19: Geração do Pedido Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba pedido Será exibida a mensagem de pedido gerado com sucesso, exibindo o número do pedido gerado No exemplo gerado o pedido 37 e 38 Observando que os botões: condição de pagamento, consolidar pedido e reabrir não ficarão habilitados Figura 20: Tela com a mensagem dos pedidos gerados Fluxo normal de um pedido de peças no LinxAutoshop Para demonstração do pedido criado no LinxAutoshop , exemplo pedido número 37 Menu Peças > Gerenciamento do estoque > Compras > Pedido de itens > Manutenção do pedido é possível ver o pedido e Menu Peças > consulta itens do estoque, aba pedidos, conseguimos consultar o item relacionado ao seu pedido Figura 21: pedido 37 no LinxAutoShop Fluxo normal de um pedido de peças no LinxAutoshop Para demonstração do pedido criado no LinxAutoshop , exemplo pedido número 38 Menu Peças > Gerenciamento do estoque > Compras > Pedido de itens > Manutenção do pedido é possível ver o pedido e Menu Peças > consulta itens do estoque, aba pedidos, conseguimos consultar o item relacionado ao seu pedido Figura 22: pedido 38 no LinxAutoShop
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