ASSUNTO

Integração entre o Linx DMS e o Gestão de Compras, possibilitando através do módulo de Peças, ser criado uma cotação no Gestão de compras facilitando o usuário.

Produto

LinxAutoShop

Menu

Peças > Gerenciamento do Estoque >Compras >Ordens de Compra > Cálculo da Ordem de Compra

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D Automotivo


FINALIDADE

Integrar o LinxAutoShop com o Gestão de Compras

ABRANGÊNCIA

Todos os clientes que utilizam o LinxAutoShop

APLICAÇÃO

O processo de pedido no LinxAutoshop integrado com o Gestão de Compras é um projeto de melhoria do processo de geração de pedidos de compras, integrado com o Gestão de compras , onde é possível fazer o processo de cotação, aprovação e o retorno para o LinxAutoshop


O processo permite os seguintes controles:

    • Inclusão de um pedido:
    • Efetuar a cotação do(s) itens /materiais
    • Fazer a aprovação da cotação
    • Gerar o pedido a partir da cotação e aprovação no LinxAutoshop


Parametros

1- Para utilizar o processo de integração é necessário informar os parâmetros do Gestão de Compras, padrões a serem utilizadas nas peças do LinxAutoshop que serão cadastradas automaticamente no Gestão de Compras

Gestão de Compras > Menu Gestão de Materiais de Consumo > Parametros > Aba Peças

Preencher os campos de informações do Grupo, SubgGrupo, e Categoria

Figura 1 - Manutenção de Parametros


2 - Observação padrão, que deve ser cadastrada previamente para ser usada na geração do pedido

No menu LinxAutoshop > configuração > cadastro > Observação Padrão

Sugestão: cadastrar observação de prazo de entrega ou desconto  


3 - Para fazer a aprovação no Gestão de compras  é necessário fazer o cadastramento do usuário e da politica de alçada,

Segue orientações sobre alguns cadastros necessários e suas associações


3.1 -Cadastro de usuários :

LinxAutoshop > Configuração > Cadastros > Menu-Usuários > Usuários e permissões

Verifique o cargo do usuário, no exemplo Cargo 2 – Vendedor de Peças

Figura 2 : Cadastro de usuários


3.2 Cadastro de vendedores

LinxAutoshop > Faturamento > Cadastro de vendedores

O vendedor deve estar cadastrado e associado a um departamento , no exemplo departamento de peças

Figura 3 : Cadastro de Vendedores


3.4 - Cadastro de centro de custos

LinxAutoshop > Menu Contabilidade > Cadastros > Centro custo

O centro de custo tem os departamentos associados a ele

No exemplo Centro Custo - 40 PC-Peças, associado ao departamento 40-Pc_peças

Figura 4 : Cadastro de Centros de Custo


3.5 - Associando a Politica de alçada ao Cargo do usuário

LinxAutoshop > Menu Faturamento > cadastro > politica de alçada

Definir os valores da politica de alçada , onde a  1.Alçada é o menor valor e  a 3.Alçada o maior valor

Selecionamos o centro de custo e nas colunas alçadas , associar ao cargo

Lembrando que o usuário tem um cargo, e esse mesmo usuário foi cadastrado a um vendedor com um departamento


3.6 - E centro de custo esta vinculado a um ou mais departamentos 

Figura 5 : Cadastro de Política de Alçada


Fazendo o Calculo da Ordem de Compra

LinxAutoShop > Peças > Gerenciamento do Estoque > Compras > Ordens de Compra > Cálculo da Ordem de Compra

 

Figura 6: Calculo da Ordem de Compra

 

O cálculo da Ordem de Compra, na aba Resultado, foi incluído o botão Cotar, clicando nele, será incluído automaticamente no Gestão de Compras, uma solicitação e uma cotação com todos os itens listados na tela.

LinxAutoShop > Peças > Gerenciamento do Estoque > Compras > Ordens de Compra > Cálculo da Ordem de Compra

Figura 7: Botão Cotar

 

Após a conclusão, é apresentado uma mensagem com o número da cotação que foi incluído,

No exemplo a cotação número 50

 

Figura 8: Resultado


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação

É possível filtrar a cotação gerada

No campo cotação digitar o número da cotação gerada no LinxAutoshop, no exemplo cotação 50

Ou clicar no botão Pesquisar cotação e serão exibidas as cotações em aberto 


Figura 9: Gestão de compras - Cotação


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba cotações

Clicar no botão Incluir, para incluir o fornecedor, onde pode sr incluído mais de um fornecedor

Preencher os valores dos itens cotados e salvar

 

Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba cotações

Clicar no botão Incluir, para incluir o fornecedor, preencher os valores dos itens cotados e salvar

Figura 10: Cotações , incluir fornecedores

 

Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação

É possível fazer a seleção do fornecedor

- Com menor valor, onde será selecionado a cotação com o fornecedor que apresentou o menor valor total da cotação

Figura 11: Seleção da cotação do fornecedor com menor valor


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação

É possível fazer a seleção do fornecedor com os menores valores

- Material com menor valor, onde será exibido os menores valores de cada produto por fornecedor

Figura 12: Seleção da cotação com material de menor valor


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação

É possível fazer a seleção do fornecedor

- Seleção de fornecedor manual, mesmo apresentando valores diferentes fica a critério do comprador fazer a escolha

Figura 13: Seleção da cotação do fornecedor Manual


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação

É possível fazer a seleção do fornecedor

- Seleção de material manual

Figura 14: Seleção da cotação por material manual


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba aprovação

No exemplo, selecionamos as cotações com fornecedores diferentes que apresentam menor valor

Clicamos no botão Enviar para aprovação

Figura 15: Seleção de material dos fornecedores com menor valor


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba aprovação

No exemplo : as duas cotações vão para aprovação  

Figura 16: Tela do envio da aprovação


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba aprovação

No exemplo :o status fica ‘Enviado para aprovação

e  o botão enviar para aprovação fica apagado

Figura 17: Tela após envio da aprovação


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba aprovação

A aprovação só será permitida de acordo com a política de Alçada

E aprovar os itens

Figura 18: Tela de aprovação da cotação


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação  > Aba pedido

Marcar o local da entrega , Empresa e Revenda e clicar em Gerar Pedido,

Selecionar a observação padrão e a condição de pagamento 

Figura 19: Geração do Pedido


Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba pedido

Será exibida a mensagem de pedido gerado com sucesso, exibindo o número do pedido  gerado

No exemplo gerado o pedido 37 e 38

Observando que os botões: condição de pagamento, consolidar pedido e reabrir não ficarão habilitados

Figura 20: Tela com a mensagem dos pedidos gerados


Fluxo normal de um pedido de peças no LinxAutoshop

Para demonstração do pedido criado no LinxAutoshop , exemplo pedido número 37

Menu Peças > Gerenciamento do estoque > Compras > Pedido de itens > Manutenção do pedido é possível ver o pedido 

e Menu Peças > consulta itens do estoque, aba pedidos, conseguimos consultar o item relacionado ao seu pedido 


Figura 21: pedido 37 no LinxAutoShop


Fluxo normal de um pedido de peças no LinxAutoshop

Para demonstração do pedido criado no LinxAutoshop , exemplo pedido número 38

Menu Peças > Gerenciamento do estoque > Compras > Pedido de itens > Manutenção do pedido é possível ver o pedido 

e Menu Peças > consulta itens do estoque, aba pedidos, conseguimos consultar o item relacionado ao seu pedido 

Figura 22: pedido 38 no LinxAutoShop

 

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.