Integração entre o Linx DMS e o Gestão de Compras, possibilitando através do módulo de Peças, ser criado uma cotação no Gestão de compras facilitando o usuário.
Produto | LinxAutoShop |
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Menu | Peças > Gerenciamento do Estoque >Compras >Ordens de Compra > Cálculo da Ordem de Compra |
Data |
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Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D Automotivo |
Integrar o LinxAutoShop com o Gestão de Compras
Todos os clientes que utilizam o LinxAutoShop
O processo de pedido no LinxAutoshop integrado com o Gestão de Compras é um projeto de melhoria do processo de geração de pedidos de compras, integrado com o Gestão de compras , onde é possível fazer o processo de cotação, aprovação e o retorno para o LinxAutoshop
O processo permite os seguintes controles:
- Inclusão de um pedido:
- Efetuar a cotação do(s) itens /materiais
- Fazer a aprovação da cotação
- Gerar o pedido a partir da cotação e aprovação no LinxAutoshop
Parametros
1- Para utilizar o processo de integração é necessário informar os parâmetros do Gestão de Compras, padrões a serem utilizadas nas peças do LinxAutoshop que serão cadastradas automaticamente no Gestão de Compras
Gestão de Compras > Menu Gestão de Materiais de Consumo > Parametros > Aba Peças
Preencher os campos de informações do Grupo, SubgGrupo, e Categoria
Figura 1 - Manutenção de Parametros
2 - Observação padrão, que deve ser cadastrada previamente para ser usada na geração do pedido
No menu LinxAutoshop > configuração > cadastro > Observação Padrão
Sugestão: cadastrar observação de prazo de entrega ou desconto
3 - Para fazer a aprovação no Gestão de compras é necessário fazer o cadastramento do usuário e da politica de alçada,
Segue orientações sobre alguns cadastros necessários e suas associações
3.1 -Cadastro de usuários :
LinxAutoshop > Configuração > Cadastros > Menu-Usuários > Usuários e permissões
Verifique o cargo do usuário, no exemplo Cargo 2 – Vendedor de Peças
Figura 2 : Cadastro de usuários
3.2 Cadastro de vendedores
LinxAutoshop > Faturamento > Cadastro de vendedores
O vendedor deve estar cadastrado e associado a um departamento , no exemplo departamento de peças
Figura 3 : Cadastro de Vendedores
3.4 - Cadastro de centro de custos
LinxAutoshop > Menu Contabilidade > Cadastros > Centro custo
O centro de custo tem os departamentos associados a ele
No exemplo Centro Custo - 40 PC-Peças, associado ao departamento 40-Pc_peças
Figura 4 : Cadastro de Centros de Custo
3.5 - Associando a Politica de alçada ao Cargo do usuário
LinxAutoshop > Menu Faturamento > cadastro > politica de alçada
Definir os valores da politica de alçada , onde a 1.Alçada é o menor valor e a 3.Alçada o maior valor
Selecionamos o centro de custo e nas colunas alçadas , associar ao cargo
Lembrando que o usuário tem um cargo, e esse mesmo usuário foi cadastrado a um vendedor com um departamento
3.6 - E centro de custo esta vinculado a um ou mais departamentos
Figura 5 : Cadastro de Política de Alçada
Fazendo o Calculo da Ordem de Compra
LinxAutoShop > Peças > Gerenciamento do Estoque > Compras > Ordens de Compra > Cálculo da Ordem de Compra
Figura 6: Calculo da Ordem de Compra
O cálculo da Ordem de Compra, na aba Resultado, foi incluído o botão Cotar, clicando nele, será incluído automaticamente no Gestão de Compras, uma solicitação e uma cotação com todos os itens listados na tela.
LinxAutoShop > Peças > Gerenciamento do Estoque > Compras > Ordens de Compra > Cálculo da Ordem de Compra
Figura 7: Botão Cotar
Após a conclusão, é apresentado uma mensagem com o número da cotação que foi incluído,
No exemplo a cotação número 50
Figura 8: Resultado
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação
É possível filtrar a cotação gerada
No campo cotação digitar o número da cotação gerada no LinxAutoshop, no exemplo cotação 50
Ou clicar no botão Pesquisar cotação e serão exibidas as cotações em aberto
Figura 9: Gestão de compras - Cotação
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba cotações
Clicar no botão Incluir, para incluir o fornecedor, onde pode sr incluído mais de um fornecedor
Preencher os valores dos itens cotados e salvar
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba cotações
Clicar no botão Incluir, para incluir o fornecedor, preencher os valores dos itens cotados e salvar
Figura 10: Cotações , incluir fornecedores
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação
É possível fazer a seleção do fornecedor
- Com menor valor, onde será selecionado a cotação com o fornecedor que apresentou o menor valor total da cotação
Figura 11: Seleção da cotação do fornecedor com menor valor
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação
É possível fazer a seleção do fornecedor com os menores valores
- Material com menor valor, onde será exibido os menores valores de cada produto por fornecedor
Figura 12: Seleção da cotação com material de menor valor
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação
É possível fazer a seleção do fornecedor
- Seleção de fornecedor manual, mesmo apresentando valores diferentes fica a critério do comprador fazer a escolha
Figura 13: Seleção da cotação do fornecedor Manual
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba Aprovação
É possível fazer a seleção do fornecedor
- Seleção de material manual
Figura 14: Seleção da cotação por material manual
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba aprovação
No exemplo, selecionamos as cotações com fornecedores diferentes que apresentam menor valor
Clicamos no botão Enviar para aprovação
Figura 15: Seleção de material dos fornecedores com menor valor
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba aprovação
No exemplo : as duas cotações vão para aprovação
Figura 16: Tela do envio da aprovação
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba aprovação
No exemplo :o status fica ‘Enviado para aprovação
e o botão enviar para aprovação fica apagado
Figura 17: Tela após envio da aprovação
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba aprovação
A aprovação só será permitida de acordo com a política de Alçada
E aprovar os itens
Figura 18: Tela de aprovação da cotação
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba pedido
Marcar o local da entrega , Empresa e Revenda e clicar em Gerar Pedido,
Selecionar a observação padrão e a condição de pagamento
Figura 19: Geração do Pedido
Gestão de Compras > Gestão de Materiais de Consumo > Aba cotação > Aba pedido
Será exibida a mensagem de pedido gerado com sucesso, exibindo o número do pedido gerado
No exemplo gerado o pedido 37 e 38
Observando que os botões: condição de pagamento, consolidar pedido e reabrir não ficarão habilitados
Figura 20: Tela com a mensagem dos pedidos gerados
Fluxo normal de um pedido de peças no LinxAutoshop
Para demonstração do pedido criado no LinxAutoshop , exemplo pedido número 37
Menu Peças > Gerenciamento do estoque > Compras > Pedido de itens > Manutenção do pedido é possível ver o pedido
e Menu Peças > consulta itens do estoque, aba pedidos, conseguimos consultar o item relacionado ao seu pedido
Figura 21: pedido 37 no LinxAutoShop
Fluxo normal de um pedido de peças no LinxAutoshop
Para demonstração do pedido criado no LinxAutoshop , exemplo pedido número 38
Menu Peças > Gerenciamento do estoque > Compras > Pedido de itens > Manutenção do pedido é possível ver o pedido
e Menu Peças > consulta itens do estoque, aba pedidos, conseguimos consultar o item relacionado ao seu pedido
Figura 22: pedido 38 no LinxAutoShop
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.